Print

A Grande Esperança Cristã: A Ressurreição

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

ressurreição

Em sua pregação constante, conforme demonstrado em 1 Coríntios 15 e na correspondência Tessalônica, Paulo claramente identificou a ressurreição do túmulo como a última e única fonte de esperança e conforto para todos os santos ao longo dos tempos. Em um Dia de Ressurreição futuro único para os fiéis, o Senhor Yahushua Cristo descerá do céu. Os mortos em Cristo ressuscitarão e “serão revelados com ele em glória” (Cl. 3:4). Ao mesmo tempo, todos os Cristãos vivos serão pegos com eles no ar (1 Ts. 4:13-18). “Num piscar de olhos,” o corpo de cada pessoa da aliança mudará para ser imperecível. Eles se revestirão da imortalidade, ao serem ressuscitados como pessoas espirituais, poderosas, gloriosas e celestiais (1 Co. 15:42-44, 51-54).

Esses eventos maravilhosos ocorrerão “na sua vinda” (1 Ts. 5:23; 1 Co. 15:23), “no seu aparecimento no tempo devido” (1 Tm. 6:14-15), no “último dia” (João 6:40), quando há uma “ressurreição da vida” (João 5:29). Portanto, “esperamos ansiosamente por ele” (Fp. 3:20) na “revelação de Yahushua Cristo” (1 Pe. 1:5, 7, 13; Rm. 8:18-19; 1 Co. 1:7), sua “aparição” (1 Tm. 6:14; Tt. 2:13; 1 João 3:2-3), sua vinda (parousia) em glória para estabelecer seu Reino na terra.

Os justos “serão como ele quando ele aparecer...na sua vinda” e verão a Cristo “como ele é” (1 João 2:28; 3:2). João estaria falando fora de ordem ao ansiar por ver Cristo “como ele é” quando ele retornar ainda no futuro, se os justos mortos o conhecessem no céu muito antes de sua vinda futura. Os santos serão como Cristo somente quando adquirirem corpos gloriosos “na última trombeta” no Dia da Ressurreição (Fp. 3:20-21; 1 Co. 15:50-55). Todos os que não se tornaram assim “semelhantes a Cristo” não alcançarão o Reino (ver v. 50). Portanto, ninguém poderia ter entrado no “céu” na hora da morte, mas deve aguardar a entrada no Reino ainda futuro, quando Cristo aparecer naquele Dia glorioso. Então, pela primeira vez, todos os salvos de todas as eras verão Yahushua, não antes.

O esquema popular ensaiado e repetido nos serviços funerários é, portanto, muito enganoso. Ele desencoraja a compreensão bíblica do programa divino, no qual a Bíblia nos exorta a acreditar!

cristão confuso

De fato, estranho é o cenário do Dia da Ressurreição da tradição, onde as “almas” dos justos supostamente descem do céu com Yahushua e, simultaneamente, corpos terrestres surgem de seus túmulos. No esquema popular, as “almas” devem realmente ir à frente dele, para que possam reentrar em suas sepulturas antes de serem retiradas delas! A tradição é obrigada a nos dizer exatamente como isso será feito. Ela, então, reforça isso por todos os meios possíveis, na palavra falada, popular e formal, e por escrito.

Em vez disso, e em forte contraste, Paulo deixou os crentes de Tessalônica confortáveis sobre seus entes queridos ao escrever que no ainda futuro Dia da Ressurreição, o Senhor Yahushua Cristo sozinho “descerá do céu com um grito e os justos mortos ressuscitarão dos túmulos para encontrar o Senhor no ar” (1 Ts. 4:16-17). Paulo queria que “confortássemos uns aos outros com estas palavras” (v.18).

Quando Yahushua falou das condições no Reino (Lucas 20:34-36), ele descreveu o que prevaleceria “na ressurreição” (Mt. 22:30) entre os filhos (produtos) da ressurreição. Se a morte leva os santos ao “céu” na hora da morte, como alegado, por que o Senhor os chama de “filhos da ressurreição”? Isso é totalmente sem sentido se a ressurreição e o julgamento equivalem a nada mais do que um breve interlúdio após uma anterior existência “celestial” desencarnada.

A visão popular da morte, julgamento, recompensa e ressurreição parece ser irremediavelmente confusa quando comparada com os textos lúcidos das Escrituras.

Recompensa pelas boas ações é concedida “na ressurreição dos justos” (Lucas 14:14), na futura vinda de Cristo. Que favor poderia ser concedido se os santos estivessem desfrutando do “céu” por séculos e séculos antes do Dia da Ressurreição? Paulo esperava atingir a ressurreição (Atos 23:6; 24:15; Fp. 3:11). Esta declaração é falsa se, na morte, o apóstolo fosse receber o “céu” e residir lá com Cristo antes do Dia da Ressurreição.

Depois que Yahushua ascendeu da terra (Atos 1:11), dois anjos chamaram a atenção dos apóstolos para o fato de que ele voltaria assim que tivesse partido. (A afirmação das Testemunhas de Jeová de que a segunda vinda foi em 1914 é evidentemente falsa.) Nosso Senhor despertar os santos da sepultura em seu futuro retorno é a esperança e consoladora estrela polar de todos os santos ao longo dos tempos. Mas este cenário é frustrado e descarrilado pela insistência da tradição no alojamento fiel de Yahushua no céu durante o intervalo entre a morte e o Dia da Ressurreição. O esquema popular é incoerente. Muitos não pensaram bem nisso.

No final de seu ministério, Yahushua disse que iria preparar um futuro lugar para os discípulos (João 14:2; cp. Sl. 115:16). Anteriormente, ele havia dito a eles, “Para onde vou, vocês não podem ir” (João 13:33). Ele suavizou essa declaração, garantindo-lhes que voltaria e “os receberia para si” (João 14:3) para que estivessem onde ele está. Claramente, os discípulos não puderam vir a Yahushua. Em vez disso, ele iria até eles no Dia da Ressurreição. Qual é o objetivo de sua volta à terra se os santos possuem uma habitação celestial instantaneamente na hora da morte? É impossível para Yahushua “recebê-los para si mesmo” em um lugar onde eles já estariam com ele! Quão satisfeito está Yahushua com um esquema que torna o Novo Testamento tão confuso e inconsistente?

Não haveria razão para Cristo como portador das chaves da morte e do Hades (Ap. 1:18) reassegurar João e os leitores do livro de Apocalipse desse fato, se os justos mortos não tivessem que se preocupar com a ressurreição do Hades – a acontecer na volta de Cristo, e só então. Só existe uma maneira de sair da morte e é por meio da ressurreição de todo o homem. Não é de se admirar, então, que Davi e Yahushua falaram do “sono da morte” (Sl. 13:3; João 11:11, 14). Este é o verdadeiro intervalo entre a morte e a ressurreição. O sono é uma condição de inconsciência. Quão paralisantes têm sido os terríveis efeitos da filosofia Platônica sobre a fé da Bíblia? Platão e Yahushua nunca deveriam ter sido misturados.

A busca pela imortalidade, imortalidade para sempre, vida indestrutível, deve ser a primeira prioridade para todos nós como frágeis e mortais! Paulo escreveu sobre a fé Cristã com essas belas palavras. O ponto principal da crença no Evangelho é que Yahuwah dará vida eterna “àqueles que, pela paciência no fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade” (Rm. 2:7, tradução direta da ESV).

Devemos buscar aquela imortalidade que é revelada no Evangelho (2 Tm. 1:10) e que será conferida àqueles que persistirem até o fim (Mt. 24:13; Rm. 13:11). Esperamos que o presente da imortalidade seja concedido apenas no retorno de Yahushua, embora possa ser saboreado por antecipação através do espírito de Yahuwah, agora nesta vida.

segunda vinda


Este é um artigo não WLC escrito por Stan Paher.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC