Print

A Nova Aliança: Promessa de Transformação

homem frustrado

Multidões de Cristãos lutam e ficam desanimados com o fato de que, não importa o quanto se esforcem para resistir à tentação, eles ainda caem no pecado. Para alguns, Satanás preparou a mentira de que eles não precisam se preocupar em obedecer à lei divina porque “a lei foi pregada à cruz e agora estamos sob a graça.” Para outros Cristãos, eles caem na armadilha do legalismo. Como os Judeus de antigamente, eles formam regras feitas pelo homem para limitar suas oportunidades de pecar, pensando que, se viverem uma vida suficientemente rígida, serão aceitáveis ​​a Yah.

A verdade é que os crentes pecam porque continuamos a lutar sob o acordo da Antiga Aliança, conforme ratificada pelos Filhos de Israel: “Tudo o que Yahuwah falou, nós faremos.” (Êxodo 19:8, tradução direta da NKJV)

O problema é que não podemos obedecer em nossas próprias forças, não importa o quanto tentemos. Paulo expressou isso melhor. “Nós sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou não-espiritual, vendido como escravo ao pecado. Eu não entendo o que faço. Pois o que eu quero fazer eu não faço, mas o que eu odeio eu faço.” (Romanos 7:14-15, tradução direta da NIV)

mulher chorando

Independentemente do quanto desejamos refletir a imagem de Yah, ainda falhamos. “Portanto, eu encontro esta lei em ação: Embora eu queira fazer o bem, o mal está bem ali comigo. Pois em meu ser interior eu me deleito com a lei de Yahuwah; mas eu vejo outra lei operando em mim, travando guerra contra a lei da minha mente e me tornando um prisioneiro da lei do pecado que opera dentro de mim. Ó homem destruído que sou! Quem me livrará deste corpo de morte?” (Romanos 7:21-24, tradução direta da NIV)

A boa notícia do evangelho é que Yahuwah entende o problema e providenciou uma maneira de escapar. “Eu agradeço a Yahuwah – através de Yahushua Cristo nosso Senhor!” (Romanos 7:25, tradução direta da NKJV) O problema, claro, é que todos nós ainda temos as naturezas caídas herdadas de Adão. Esta natureza caída é a outra “lei” operando em nossa carne que nos mantém pecando mesmo quando não queremos. Para neutralizar esta lei da hereditariedade, Yahuwah dá aos crentes um pagamento inicial do Espírito Santo. Para todos os que desejam honrar Yah, este penhor de Seu Espírito é suficiente para transformar odiadores da lei divina em amantes da lei divina.

Este sinal do Espírito Santo é insuficiente para substituir a natureza caída pela natureza divina, então os crentes continuam a se esforçar seriamente contra o pecado e continuarão a fazer isso até serem presentados com uma natureza superior. Cair em pecado não significa que eles não sejam genuinamente convertidos. Significa simplesmente que eles ainda têm uma natureza caída. No entanto, com o dom do Espírito, os crentes agora amam a lei divina que costumavam odiar e detestam o pecado que costumavam amar. Yahuwah tem uma promessa especial para todos os que permitem que este presente os transforme em amantes da lei divina: o estabelecimento de uma nova e diferente aliança.

Eis que dias estão chegando, diz Yahuwah, em que Eu farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá – não de acordo com a aliança que Eu fiz com seus pais no dia em que Eu os tomei pela mão para tirá-los da terra do Egito, Minha aliança a qual eles quebraram, embora Eu fosse um marido para eles, diz Yahuwah. (Jeremias 31:31-32, tradução direta da NKJV)

garota com bíblia e tulipasYahuwah está aqui prometendo fazer por nós o que nós nunca fomos capazes de fazer por nós mesmos.

Então Eu aspergirei água limpa sobre vós, e vós ficareis limpos; Eu vos purificarei de todas as vossas imundícies e de todos os vossos ídolos. Eu vos darei um novo coração e porei um novo espírito dentro de vós; Eu tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. Eu colocarei Meu Espírito dentro de vós e farei com que vós andeis em Meus estatutos, e vós guardareis Meus julgamentos e os cumprireis. Então vós habitareis na terra que dei a vossos pais; vós sereis o Meu povo e Eu serei o vosso Deus. (Ezequiel 36:25-28, tradução direta da NKJV)

Esta é a Nova Aliança! Ele nos limpará e colocará um novo Espírito dentro de nós. Ele removerá nossos corações de pedra (as naturezas caídas que nos mantêm pecando apesar de nossos melhores esforços sob a Antiga Aliança), e Ele colocará Seu Espírito dentro de nós. Então, Ele nos capacitará a seguir Seus estatutos e cumpri-los. Yahuwah está prometendo aqui recriar Seu povo, dando-lhes novas e superiores naturezas que são modeladas conforme a Sua própria. Isso é o que é necessário para realmente viver sem pecado. Sob a Antiga Aliança, um penhor desta recriação foi dado, mas será experimentado em sua plenitude quando Yahushua retornar para estabelecer o reino de Yah na terra.

Porque agradou ao Pai que nele habitasse toda a plenitude e por ele reconciliar Consigo todas as coisas, por ele, quer as coisas na terra, quer as coisas nos céus, tendo feito a paz pelo sangue da sua cruz.

E vós, que antes estáveis alienados e inimigos em vossas mentes por obras perversas, agora Ele reconciliou no corpo de sua carne por meio da morte, para apresentar-vos santos, irrepreensíveis e acima de qualquer reprovação aos Seus olhos. (Colossenses 1:19-22, tradução direta da NKJV)

Se você se sente desanimado porque ainda está caindo no pecado, tome coragem. O próprio fato de você querer parar de pecar é prova da obra do Espírito em seu coração, porque o coração natural não ama as coisas de Yah.

Pois aqueles que vivem segundo a carne pensam nas coisas da carne, mas aqueles que vivem segundo o Espírito, nas coisas do Espírito. Porque a mente carnal é inimizade contra Deus; pois não está sujeita à lei de Deus, nem de fato pode estar. Então, aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus. Mas vós não estais na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vós. (Romanos 8:5, 7-9, tradução direta da NKJV)

Continue a se render a Yahuwah. Apegue-se às Suas promessas pela fé e algum dia, em breve, quando Yahushua retornar, você será preenchido com a plenitude do Espírito de Yah como uma nova criatura – o que você já é – Nele. Esta será a realidade da vida sob a Nova Aliança: perfeição em Yahuwah, cheia de Seu espírito.

garota segurando bíblia e tulipas