Print

Cristologia Bíblica Básica para Cristãos Unitários

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

Yahushua é Deus? Para a maioria dos Cristãos nos últimos 1700 anos, a resposta tem sido um firme Sim. Para eles, a questão foi resolvida no século quarto no Concílio de Nicéia, que proclamou Cristo como “Deus de Deus, Luz de Luz ... de uma essência com o Pai” em seu credo Cristológico (Cristologia sendo o estudo da Natureza de Cristo). Nem todos concordaram e, até hoje, muitas pessoas discordam. Nós, é claro, estamos nessa minoria. Como resultado, nós, unitaristas, somos freqüentemente acusados de rebaixar Yahushua por discordar do credo.

Questions Every Sincere Trinitarian/Binitarian Should Contemplate

Questões que Todo Trinitário/Binitarista Sincero Deveria Contemplar: Yahuwah é um. Yahushua, o Cristo, é Seu único filho humano gerado. Ao contrário da crença popular, a Escritura não ensina que Cristo é o Criador, que o Pai e o Filho são o mesmo ser, ou que Yahushua existia antes de seu nascimento em Belém. Algumas questões instigantes para buscadores sinceros da verdade...

Na verdade, muitos de nós nem sempre fomos unitaristas; podemos ter sido criados em uma família trinitária. Quando aprendemos pela primeira vez que Yahushua não é o Ser Supremo, podemos de fato passar a pensar menos dele, e isso é o que aconteceu com os movimentos unitários que mais tarde se tornaram Transcendentalismo e Universalismo Unitário. No entanto, os primeiros unitaristas na América eram todos Cristãos apaixonados; mente aberta e liberal com certeza, mas todos eram profundamente devotados a Cristo e Yahuwah. Inegavelmente, foi esta devoção intensa que os levou a afirmações unitárias: rejeitar a doutrina da Trindade e a natureza dual de Cristo.

A bolsa de estudos já percorreu um longo caminho desde o “Iluminismo” unitarista. Aprendemos coisas sobre Yahushua e sua época que eram desconhecidas dos primeiros unitaristas. E aprendemos muito mais sobre a própria Bíblia.

Então, como podemos nós, como Cristãos unitaristas, dizer coisas Biblicamente corretas sobre Yahushua? Claramente, temos que voltar ao que a Bíblia tem a dizer sobre Cristo. Tal estudo está além do escopo deste artigo. Por enquanto, vamos simplesmente nos concentrar nas obras de Paulo, cujas crenças representam as das igrejas originais de Jerusalém.

Para Paulo, Yahushua não é Yahuwah, mas ele é o Filho de Yahuwah; a imagem de Yahuwah. Como tal, Cristo revela Yahuwah para nós, mas ele também revela a vontade de Yahuwah para a humanidade de uma forma sem precedentes. Essas são coisas que todos os primeiros pioneiros unitaristas afirmaram. Mas apenas tangencialmente eles tocaram em outro aspecto extremamente importante da Cristologia de Paulo: o fato de que Cristo realiza para Yahuwah o que somente Yahuwah pode fazer. Este é o útero do qual surgiu a teologia Trinitária; mas é aqui também que podemos ver mais facilmente os erros cometidos pelos Trinitários. Pois quando estudamos o que Cristo fez em sua crucificação e ressurreição, e quando estudamos o que ele atualmente faz à direita de Yahuwah, podemos encontrar o significado surpreendente de Cristo entrelaçado com sua clara inferioridade a Yahuwah. Isso é o que devemos explorar agora.

Este ato salvador Cristo realizou na terra – mas atualmente ele está no céu à destra do Pai. O que ele está fazendo agora? A resposta é impressionante, de tirar o fôlego e incrível: Cristo atualmente funciona como Yahuwah. Muitas das funções de Cristo são deveres que Yahuwah costumava assumir ou deveria assumir. Começamos com Filipenses 2:9: “Por esta razão [a humildade de Cristo], Yahuwah o exaltou altamente e deu-lhe o Nome que está acima de todo nome.” Duas questões principais derivam desse versículo: O que é “o Nome” e o que significa sua outorga a Yahushua? Primeiro, “o Nome que está acima de todo nome" sem dúvida seria entendido como um eufemismo para o próprio Nome de Yahuwah, isto é, YHWH. Ou seja, Yahushua recebeu o próprio nome único de Yahuwah. Mas, em segundo lugar, isso não significa que Yahushua mudou seu nome para Yahuwah, como quando minha esposa mudou seu sobrenome para o meu. Na antiga cultura Judaica, quando um novo nome era legado a alguém, isso significava que sua função ou status havia mudado. O ponto do versículo, portanto, é que Yahushua agora funciona de acordo com qualquer coisa associada ao Nome, YHWH; ele é funcionalmente Yahuwah. Ele funciona para Yahuwah sem, é claro, ser o Próprio Yahuwah, porque Yahuwah é apenas Uma Pessoa. Simplificando, Yahuwah exaltou Yahushua à Sua mão direita e concedeu a ele Seu único e próprio Senhorio e Cargo.

Não é surpreendente, então, encontrar Cristo agindo correspondentemente. Claramente, há uma “sobreposição funcional” entre Yahuwah e Cristo, que agora exerce prerrogativas divinas. Existem muitos exemplos disso, mas alguns servirão para nossos propósitos. Em Romanos 10:13, Paulo diz que “todo aquele que invocar o Nome do Senhor realmente será de fato salvo.” Este versículo é uma citação direta de Joel 2:32 que previa “todos” invocando o Senhor Yahuwah para a salvação. Essa realização, porém, Paulo agora atribui a Yahushua, que é o senhor de Romanos 10:13. Claramente, Cristo está in loco Dei; isto é, no lugar de Yahuwah. Similarmente, Paulo pode falar do “assento de julgamento” de Yahuwah e Cristo (2 Co. 5:10). Ainda mais impressionante, ele retoma o conhecido tema do Antigo Testamento do “Dia do Senhor,” que previa Yahuwah vindo à terra para trazer o julgamento divino, e entende o senhor em questão como Cristo que atua no papel de Yahuwah como Seu agente ou representante. Novamente, podemos ver uma sobreposição funcional impressionante.

Algumas Reflexões sobre a História da Trindade

Algumas Reflexões sobre a História da Trindade: A Trindade é um produto da filosofia Grega. Não pode ser fundamentada pelas Escrituras.

Igualmente significativa é outra passagem, 1 Coríntios 15:45: “o primeiro Adão tornou-se alma vivente... o último Adão (Cristo) tornou-se Espírito que dá vida.” Os leitores de Paulo dificilmente deixariam de notar o óbvio: que ele acabou de atribuir a função de “Espírito que dá vida” a Cristo. “Dar vida” sempre foi trabalho do Espírito Santo, que não é uma pessoa por si só, mas o Próprio Yahuwah em Seu alcance à humanidade. E, no entanto, no pensamento de Paulo, essa tarefa foi assumida pelo Cristo exaltado.

Portanto, seja em sua existência na terra ou em sua pós-existência à destra de Yahuwah, Cristo faz o que somente Yahuwah pode fazer. No entanto, ele é constantemente distinguido de Yahuwah. Nunca o título “Deus” é dado a ele, e embora ele tenha o Nome, este foi concedido a ele por Yahuwah; não é seu por natureza. Paulo diz em 1 Coríntios 8:6 que há “um Deus...e um Senhor.” Existem duas escolhas que podemos fazer agora. Podemos dizer que a razão pela qual Paulo pode atribuir funções divinas a Cristo é porque Yahuwah é uma Trindade, ignorando assim a inferioridade essencial de Cristo a Yahuwah, ou podemos resolver a tensão da maneira que Paulo faz: Cristo pode funcionar dessa maneira precisamente porque foi autorizado por Yahuwah para fazer isso. Para ter certeza, Cristo funciona de maneiras nas quais ele está claramente alinhado com o único Deus. Mesmo assim, nossa Cristologia nunca diz mais do que Cristo é o agente de Yahuwah; Seu representante; ou Seu funcionário. Esta é uma maneira extremamente exaltada de falar sobre Cristo; dizer que ele é funcionalmente Yahuwah é dizer coisas sobre ele que não podemos dizer de nenhum outro. Mas as primeiras pessoas que fizeram tais formulações não deram o passo adiante no confuso território da Trindade.

Anteriormente, mencionei que nenhum intermediário serviria; somente “o braço do Senhor” poderia realizar para Yahuwah o que somente Yahuwah poderia fazer. Sem dúvida, isso é verdade. Aqui vemos o cerne da controvérsia unitária. Pois enquanto os unitaristas desejavam contestar a alegação de que Yahuwah era uma Trindade e de que Cristo era, portanto, de dupla natureza, eles também sustentavam a ideia de que Yahushua, precisamente como um homem, foi criado para cumprir o papel de Yahuwah. Deixe-me explicar isso.

Cristo foi e é um homem; sua existência começou no ventre de Maria. Ele adorou, amou, e orou a seu Deus, e qualquer igualdade que ele reivindicou era uma igualdade funcional (Fp. 2:6). Mas ele é, assim, aquele que cumpre o papel de Yahuwah; precisamente como um homem – nem mais, nem menos – ele incorpora o poder salvador do Próprio Yahuwah.

Devemos abordar a Bíblia como uma grande narrativa. Do primeiro ao último, uma enorme história está sendo contada. Yahuwah criou todas as coisas; todas as coisas se tornaram corruptas; Yahuwah irá restaurar todas as coisas. A Escritura afirma que este ato de restauração seria obra do próprio Yahuwah. Mas a figura central neste drama não é mais Yahuwah, mas Cristo. Ou melhor, como estou convencido de que devemos dizer, Cristo existiu apenas para ser, em sua função, Yahuwah para o mundo. Yahuwah é transcendente; Ele não pode ser visto a menos que o observador se desintegre instantaneamente. Portanto, se Ele vai agir na história, Ele deve fazê-lo por meio de um agente escolhido. Mas não é qualquer agente que servirá; este é um trabalho para o próprio Yahuwah. Yahuwah, portanto, criou Yahushua para ser Seu representante pessoal na terra, para fazer por Ele o que somente Ele pode fazer. Yahushua nasceu para este propósito. E o que é mais, se Paulo pode acreditar em tais coisas e não chegar a uma teologia Trinitária nem a uma crença em um Jesus de dupla natureza, nós também não deveríamos.

Portanto, podemos resgatar a Cristologia de Paulo e adicionar mais aos debates unitários, coisas que até então eram desconhecidas de nossos pioneiros espirituais. Cristo foi e é um homem; sua existência começou no ventre de Maria. Ele adorou, amou e orou a seu Deus, e qualquer igualdade que ele reivindicou era uma igualdade funcional (Fp. 2:6). Mas ele é, portanto, aquele que cumpre o papel de Yahuwah; precisamente como um homem – nem mais, nem menos – ele incorpora o poder salvador do próprio Yahuwah. Ele completa as tarefas, que somente Yahuwah pode fazer. E isso porque sempre foi intenção de Yahuwah que Ele, por meio de Cristo, completasse a grande obra de salvação profetizada há milênios. Como unitaristas, sabendo e crendo nisso, não podemos acrescentar mais nada às Escrituras afirmando as palavras do Credo Niceno; mas, além disso, como Cristãos unitaristas, também não podemos ser acusados de rebaixar nosso Senhor e Salvador, Yahushua Cristo.

Para obter mais informações sobre este assunto importante, visite o Diretório de Conteúdo da WLC: A Trindade (erro doutrinário)


Este é um artigo não WLC escrito por Anthony DeMarco.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC