Print

Evangelismo e o Reino de Yahuwah

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

Evangelismo e o Reino de Yahuwah

Enquanto o Reino de Yahuwah foi o tema central de toda a pregação no Novo Testamento, ele foi virtualmente ignorado pelos evangelistas modernos. Essa ausência de evangelismo centrado no Reino teve efeitos devastadores na igreja Ocidental e agora atingiu a massa crítica. Um evangelho antropocêntrico do individualismo Americano, que remonta às suas raízes não mais longe do que a fronteira Americana, substituiu o “evangelho do reino” centrado em Yahuwah. A deficiência é tão grande que muitos evangelistas e professores de evangelismo teriam dificuldade até mesmo para definir o “evangelho do reino” (Mt. 24:14; Marcos 1:14). O resultado foi uma mensagem diluída que não tem poder para mudar vidas.

A Base para Pregar o Evangelho do Reino

Quando João o Batista veio pregando, “Arrependei-vos, pois o reino de Yahuwah está próximo!” (Mt. 3:2), seus ouvintes entenderam que ele estava se referindo à era escatológica predita pelos profetas do Antigo Testamento, uma época em que Yahuwah enviaria um prometido rei messiânico para derrotar os inimigos de Israel e inaugurar uma nova era de paz universal. João chamou as pessoas para romper com o passado como um requisito para entrar no Reino e escapar do julgamento vindouro.

Após a prisão de João, “Yahushua veio pregando o evangelho do reino e dizendo, ‘O tempo está cumprido, e o reino de Yahuwah está próximo’” (Marcos 1:14-15). Lucas nos diz que quando Yahushua estava na sinagoga e leu uma passagem messiânica do profeta Isaías, ele concluiu dizendo, “Hoje esta escritura se cumpriu em seus ouvidos” (Lucas 4:21). Mais tarde, quando questionado se ele era o messias prometido, Yahushua respondeu, “Eu sou” (Marcos 14:62). O período de espera acabou. O Reino havia chegado em Yahushua. Não era mais uma esperança distante, mas agora tinha um nome e um rosto relacionados.2

Logo após seu discurso na sinagoga, Yahushua disse às multidões, “Eu devo pregar o reino de Yahuwah também a outras cidades, porque para isso fui enviado” (Lucas 4:43). Onde quer que fosse, ele proclamava as “boas novas do reino de Yahuwah” (Lucas 8:1). Os 12 apóstolos viajaram com ele.

É de admirar que ele os tenha enviado e comissionado “para pregar o reino” (Lucas 9:1-2)? O relato paralelo de Marcos do evento diz, “Então, eles saíram e pregaram que as pessoas deveriam se arrepender” (Marcos 6:12), mostrando a ligação entre o Reino e o chamado ao arrependimento. Yahushua então designou 70 outros para “curar os enfermos ali, e dizer-lhes, ‘O reino de Yahuwah é chegado a vós’” (Lucas 10:1, 9).

O período de espera acabou. O Reino havia chegado em Yahushua. Não era mais uma esperança distante, mas agora tinha um nome e um rosto relacionados.

Antes de sua ascensão, o Senhor ressuscitado passou 40 dias com os apóstolos “falando das coisas pertencentes ao reino de Yahuwah” (Atos 1:3). Assim, ele terminou seu ministério terreno da maneira como o iniciou – declarando o Evangelho do Reino!

No monte, depois de assegurar aos seus seguidores que haveria uma dimensão futura para o Reino, ele disse-lhes que nesse ínterim eles deveriam ser suas testemunhas (Atos 1:8). Portanto, não é surpreendente encontrá-los pregando “as coisas concernentes ao reino de Yahuwah e ao nome de Yahushua” (Atos 8:12). O Apóstolo Paulo, da mesma forma, ensinou “concernente às coisas do reino de Yahuwah” (Atos 19:8). Ele lembrou aos anciãos de Éfeso que ele passou três anos “pregando o reino de Yahuwah” (Atos 20:25, 31). Enquanto estava em prisão domiciliar em Roma, “Muitos foram a ele em seu alojamento, aos quais ele explicou e solenemente testificou do reino de Yahuwah” (Atos 28:23). O Livro de Atos fecha, significativamente, com estas palavras, “Então Paulo morou dois anos inteiros em sua própria casa alugada e recebeu todos os que vinham a ele, pregando o reino de Yahuwah e ensinando as coisas que concerniam ao Senhor Yahushua Cristo com toda a confiança , ninguém o proibindo” (Atos 28:30-31). Não pode haver dúvida de que as Boas Novas do Reino foi o tema central da pregação evangelística do primeiro século. Consequentemente, deve ser nosso foco também.

A Natureza da Mensagem do Reino

O Evangelho não é um convite para “convidar Cristo para entrar em seu coração,” embora Seu Espírito habite em cada crente. O Evangelho também não se centra na bem-aventurança eterna que aguarda os crentes na morte, embora todos os seguidores de Cristo irão partir para estar com o Senhor.3 Poucos sermões do Novo Testamento, se é que algum, tratam do céu. Em vez disso, eles focam no Reino e no que significa fazer parte dele, agora e no futuro. O kerygma do Novo Testamento [Evangelho] anuncia o que Yahuwah fez ultimamente em e através de Yahushua e convida os ouvintes a se tornarem parte do grande plano de Yahuwah para a história. É principalmente sobre Yahuwah, não nós.

Além disso, o Evangelho autêntico é uma mensagem histórica, não uma mensagem a-histórica ou existencial. Por meio dos profetas do Antigo Testamento, Yahuwah predisse um tempo em que Ele enviaria um poderoso libertador para estabelecer uma nova aliança com Israel e trazer todas as coisas em sujeição a Si mesmo. Todos os reinos independentes aos quais as pessoas prestam lealdade, tanto espiritual quanto material, serão destruídos. Yahushua anunciou que o Reino de Yahuwah havia chegado [estava próximo], e então ele chamou as pessoas para se submeterem ao seu governo. Na cruz, ele derrotou Satanás, ofereceu sua vida como expiação pelo pecado e recuperou o domínio sobre a criação de Yahuwah, que Adão havia cedido na queda. O Calvário foi o golpe mortal de Yahuwah contra o governo de Satanás, o poder do pecado e a vitória da morte e, portanto, tornou-se o “ponto principal da história.”

Na sua ressurreição, Cristo saiu da batalha cósmica vitorioso, provando que Yahuwah, não os rebeldes, estava no comando. Afinal, se Yahushua pudesse entrar no coração do território inimigo e não ser derrotado, então os dias deles estão contados!

Na sua ressurreição, Cristo saiu da batalha cósmica vitorioso, provando que Yahuwah, não os rebeldes, estava no comando.

De sua posição exaltada à destra de Yahuwah, Cristo agora governa de seu trono até que seus inimigos se tornem seu escabelo (Atos 2:35; 1 Co. 15:23-24). Os poderes do mal podem ainda funcionar, mas apenas sob a autoridade de Cristo (Cl. 2:15; 1:15-16; 1 Co. 2:6-8). Como um teólogo observou, “Todos os reinos são confrontados com seu soberano legítimo.”

Como Senhor soberano, Cristo agora direciona o curso da história para sua conclusão vitoriosa, ou seja, o estabelecimento futuro de seu Reino na terra e o julgamento de todas as nações, o que ocorrerá em sua vinda.

Finalmente, o Evangelho é corporativo em escopo, bem como individualista. O Reino agora encontra raízes na igreja. Tornar-se um cidadão do Reino não pode ser feito no vácuo, da mesma forma que um estrangeiro não pode se tornar um cidadão dos Estados Unidos sem esfregar ombros com outros americanos. Existe um aspecto corporativo ou comunitário na cidadania. Inclui responsabilidades e privilégios que não podem ser encontrados vivendo em isolamento. Da mesma forma, é incoerente dizer que alguém pode entrar neste reino de Cristo e permanecer fora da igreja. A igreja, por sua vez, espalha o Evangelho do Reino para todo o mundo e convoca a humanidade a se submeter ao governo de Yahuwah em Cristo e se alinhar com outros crentes em seu Reino. Sempre e onde quer que a vitória de Cristo seja proclamada e obedecida, Satanás deve recuar. Conforme o governo de Yahuwah se expande, o de Satanás retrocede.

É essencial que reexaminemos a mensagem que proclamamos. É o mesmo “evangelho do reino” pregado por Yahushua e os apóstolos?

pensando

Para mais sobre este assunto importante, visite o Diretório de Conteúdo da WLC: O Reino Terreno Eterno de Yahuwah

 
1 [Nota de Rodapé do Título do Artigo Original] http://empoweringkingdomgrowth.org/ekg.asp?page=11 2Usado com permissão da Imprensa Batista. Ênfase adicionada.

2 É claro que estava muito ainda no futuro como o grande evento da Segunda Vinda – ed.

3 Nós estaremos “com o Senhor” somente no arrebatamento/ressurreição (1 Ts. 4:16-17) – ed.


Este é um artigo não WLC escrito por Peter Barfoot.

Este é um artigo não WLC escrito por R. Alan Streett, Professor de evangelismo.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC