Print

Fatos Difíceis

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

pedregulho de fatos difíceis

“Há alguma justificativa para afirmar que a propensão a acreditar em absurdos evidentes aumenta em vez de diminuir com o ensino superior.”1

“Para que o Deus de nosso Senhor Yahushua Cristo, o Pai da glória, possa vos dar o espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento dele; os olhos de vosso entendimento sendo iluminados, para que vós saibais qual é a esperança de seu chamado, quais são as riquezas da glória de sua herança nos santos” (Efésios 1:17-18).

Infelizmente, poucos estão dispostos a renunciar à aceitação de seus pares e defender o que suspeitam ser verdade em suas próprias mentes, mas ao invés eles imaginam a ignorância ou abraçam o “mistério” para aliviar uma consciência perturbada e concordar com a multidão.

Chegamos à firme conclusão pessoal de que nenhuma quantidade de fanfarronice ou balbúcia acadêmica sobre “desperdiçar o tempo de Yahuwah” pode esconder o fato de uma mente razoável de que algumas coisas acreditadas pelos fiéis de igreja são de fato sem sentido. A história sórdida da ortodoxia não honra o Nome daquele que eles afirmam conhecer e ensinar. Portanto, basta aplicar o teste de Yahushua, de que não se tira água doce de um poço poluído ou uvas de um espinheiro. Infelizmente, poucos estão dispostos a renunciar à aceitação de seus pares e defender o que suspeitam ser verdade em suas próprias mentes, mas ao invés eles imaginam a ignorância ou abraçam o “mistério” para aliviar uma consciência perturbada e concordar com a multidão. A verdade então falha!

É mais fácil para os Cristãos concordarem com a opinião popular, como foi habilmente explicado pelo filósofo Alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860): “Não há opinião, por mais absurda que seja, a qual homens não abraçarão prontamente à medida em que eles puderem ser convencidos de que ela é geralmente adotada.”

Um exemplo do tipo de dogma que é proclamado pela ortodoxia para manter os iletrados “em submissão” é assim: “O Filho de Yahuwah morreu; isso deve ser absolutamente acreditado porque é absurdo. E ele foi sepultado e ressuscitou; o fato é certo porque é impossível.”2 Esse tipo de argumento deve ser acreditado cegamente (“pela fé”) ou descartado como algo sem sentido, o que, infelizmente, a maior parte do mundo faz. A Bíblia nunca fala assim, mas sim, o Filho de Yahuwah (não Yahuwah o Filho) morreu e seu Pai o ressuscitou dos mortos e o exaltou. Em linguagem simples, veja Atos 2:14-36.

Até Albert Einstein prestou homenagem a Isaac Newton, o grande físico e teólogo que percebeu a mão de Yahuwah na Criação e se recusou a confessar a Trindade; portanto, muitas das obras teológicas de Newton são mantidas indisponíveis ao público. Newton escreveu que “a raça humana é propensa a mistérios, e não considera nada tão sagrado e perfeito quanto o que não pode ser entendido,” mas aconselhou que “a Verdade sempre deve ser encontrada na simplicidade, e não na multiplicidade e confusão das coisas.” Quão verdadeiro!

William Tyndale
William Tyndale
William Tyndale disse que os estudiosos que discutiam sobre os significados por trás do significado aparente das palavras eram “disputadores ociosos e briguentos sobre palavras vãs, sempre roendo a casca amarga por fora e nunca alcançando a essência doce por dentro.” Para Tyndale, a Bíblia deve ser lida como um todo, e as palavras aceitas pelo que são, “pois conta uma história que qualquer homem ou mulher pode entender, sem ser ordenado ou estudar teologia.” Pouco antes de a Igreja queimar Tyndale por sua fé, ele escreveu, “Apegue-se à rocha da ajuda de Yahuwah e entregue a Ele o fim de todas as coisas” e “Não se deixe vencer pelas persuasões dos homens.”3

Isaac Watts, o grande lógico e escritor de hinos (“When I Survey the Wondrous Cross” [Quando Eu Pesquiso a Maravilhosa Cruz], “Joy to the World” [Alegria para o Mundo], “O Yahuwah, Our Help in Ages Past”[Ó Yahuwah, Nossa Ajuda em Eras Passadas] e mais de 500 outros), apontou em seu livro clássico sobre lógica, “O poder de raciocínio nos foi dado por nosso Criador, para este fim, buscar a verdade; e nós abusamos de uma de Suas mais ricas dádivas se vilmente nos rendermos a ser desencaminhados por qualquer um dos poderes malvados da natureza ou pelos interesses perecíveis desta vida. A própria razão, se obedecida honestamente, nos levará a receber a revelação divina do Evangelho, onde é devidamente proposta, e isso nos mostrará o caminho para a vida eterna.”4

É evidente que há uma estreita conexão entre o estudo da lógica de Isaac Watts e sua rejeição da Trindade. Depois de dedicar 20 anos ao intenso estudo bíblico sobre a natureza de Yahuwah, Watts escreveu: “Mas como criaturas tão fracas podem aceitar uma doutrina tão estranha, tão difícil e tão abstrusa como esta [a Trindade], na explicação e defesa na qual multidões de homens, mesmo homens de erudição e piedade, perderam-se em infinitas sutilezas de disputa e intermináveis ​​labirintos de escuridão? E pode esta noção estranha e desconcertante de três pessoas reais que vão fazer um Deus verdadeiro ser uma parte tão necessária e tão importante dessa doutrina Cristã, que, no Antigo Testamento e no Novo, é representada como tão simples e tão fácil, mesmo para os piores entendimentos?”5

À luz do exposto, minha pergunta é: Em que bases uma organização que afirma ser baseada na Bíblia e “centrada em Cristo” sustenta doutrinas nunca mencionadas por Yahushua ou pelos Apóstolos, a menos que siga o credo Romano de inerrância e superioridade do ensinamento e tradição da Igreja sobre a Bíblia? Para ser honesto diante de Yahuwah, você deve responder a essa pergunta e agir.

Considere essas passagens. Leia-as como elas são; não tente “interpretá-las” de acordo com alguma doutrina preconcebida:

Agora isto é vida eterna: que eles possam te conhecer, o único Deus verdadeiro, e Yahushua Cristo, a quem tu enviaste.

Yahushua ora: “Pai, a hora chegou. Glorifica teu Filho, para que teu Filho possa te glorificar. Pois tu lhe concedeste autoridade sobre todas as pessoas para que ele desse vida eterna a todos aqueles que tu lhe deste. Agora isto é vida eterna: que eles possam te conhecer, o único Deus verdadeiro, e a Yahushua Cristo, a quem tu enviaste. [“Enviado” não sugere “do céu,” João o Batista e os profetas foram todos “enviados.” Significa “comissionado.”] Eu te trouxe glória na terra ao completar a obra que tu me deste para fazer” (João 17:2-4, tradução direta da NIV).

As palavras em negrito são declarações estranhas entre seres co-iguais e co-eternos!

“Pedro, levantando-se com os onze, levantou a sua voz e declarou-lhes... ‘Homens de Israel, ouçam estas palavras: Yahushua de Nazaré, um homem aprovado por Yahuwah entre vós por milagres e prodígios e sinais, que Yahuwah fez por ele em vosso meio ... sendo entregue pelo plano predeterminado e presciência de Yahuwah, vós pregastes em uma cruz pelas mãos de homens ímpios e o matastes, mas Yahuwah o ressuscitou, pondo fim à agonia da morte... Este Yahushua Yahuwah ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Portanto, tendo sido exaltado à destra de Yahuwah, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, ele derramou isto que vós vedes e ouvis... Portanto que toda a casa de Israel saiba com certeza que Yahuwah fez este mesmo Yahushua, a quem vós crucificastes, Senhor e Cristo” (Atos 2:14-36).

Mais tarde, Estêvão testificou: “Mas, estando cheio do Espírito Santo, ele olhou fixamente para o céu e viu a glória de Yahuwah, e Yahushua em pé à destra de Yahuwah; e ele disse, ‘Eis que eu vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à destra de Yahuwah... Eles continuaram apedrejando Estêvão enquanto ele invocava o Senhor e dizia, ‘Senhor Yahushua, receba meu espírito!’ Então, caindo de joelhos, ele clamou em alta voz, ‘Senhor, não lhes impute este pecado!’ Tendo dito isso, ele adormeceu” (Atos 7:55-60).

Ouve, Ó Israel! Yahuwah nosso Elohim é um. (Dt. 6:4)

E há muitas outras declarações claras nas Escrituras que excluem qualquer ideia de Yahushua ser Yahuwah ou de Yahuwah ser três Pessoas:


1 Peter Berger, A Far Glory: The Quest of Faith in an Age of Credulity [Uma Glória Distante: A Questão da Fé em Uma Era de Credulidade], Free Press, 1992, p. 163.

2 E.G. Bewkes, The Western Heritage of Faith and Reason [A Herança Ocidental da Fé e Razão], Holt, Rinehart, 1971.

3 De William Tyndale: If God Spare My Life [William Tyndale: Se Deus Poupar Minha Vida], de Brian Moynahan.

4 Logic [Lógica], publicado pela primeira vez em 1724, reimpresso por Soli Deo Gloria Publications, Morgan, PA, 1996, p. 325.

5 Citado em William G. Eliot, Discourses on the Doctrines of Christianity [Discursos sobre as Doutrinas do Cristianismo], American Unitary Assn., 1877, pp. 97, 100.


Este é um artigo não-WLC escrito por Keith Relf.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC