Print

Fazendo Ciúmes nos Judeus: Outro Olhar sobre Romanos 9-11

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

Fazendo Ciúmes nos Judeus

Na carta de Paulo aos Romanos, ele diz que não está “envergonhado do evangelho, porque é o poder de Yahuwah para a salvação de todo aquele que crê: primeiro para o Judeu, depois para o Gentio” (Rm 1:16). Em que sentido o evangelho é “primeiro para o judeu”? O que isso significa para os Cristãos hoje?

A salvação depende da livre escolha de Yahuwah – não de ter nascido Judeu.

O próprio Paulo tem “grande tristeza e incessante angústia” em seu coração (Rm 9:2), porque seus companheiros Judeus não creram no evangelho. No entanto, esta não é uma reflexão pobre sobre o evangelho – a palavra de Yahuwah não falhou (Rm 9:6).

A palavra de Yahuwah mostra que nascer Judeu não garante a salvação. O filho de Abraão, Isaque, foi escolhido, mas Ismael rejeitado; Jacó foi escolhido, mas Esaú rejeitado (Rm 9:6-13). Yahuwah pode escolher rejeitar alguns e salvar outros – é sua própria escolha divina: “Yahuwah tem misericórdia de quem ele quer ter misericórdia e ele endurece a quem ele quer endurecer” (Rm 9:18). A salvação depende da livre escolha de Yahuwah – não de ter nascido Judeu.

Além disso, a salvação depende da fé. Quando o evangelho é pregado, ele deve ser crido. No entanto, muitos Judeus estavam tão ocupados tentando se acertar com Yahuwah pelas obras, que, quando eles ouviram o evangelho, o rejeitaram: “eles o seguiram não pela fé, mas como se fosse pelas obras” (Rm 9:32). Assim, os companheiros Judeus de Paulo ouviram o evangelho, mas se recusaram a acreditar nele.

Paulo lembra aos Romanos, e a nós, que sempre houve, e atualmente existe, um remanescente dos Judeus, que crêem no evangelho.

Isso significa um fim para os Judeus nos planos de Yahuwah?

Paulo lembra aos Romanos, e a nós, que sempre houve, e atualmente existe, um remanescente dos Judeus, que crêem no evangelho: “há um remanescente escolhido pela graça” (Rm 11:5). Sempre haverá muitos Judeus que crêem no evangelho.

Além disso, há um processo em andamento envolvendo os Judeus, desde o momento da morte e ressurreição de Cristo até seu retorno. Antes de Cristo, os Gentios estavam sem esperança e sem Yahuwah (Ef 2:12). Agora os Gentios estão sendo salvos como resultado da desobediência dos Judeus (Rm 11:30). Mas o processo não para por aí. A salvação dos Gentios é destinada a provocar ciúmes nos Judeus para que eles possam ser salvos: “a salvação veio para os Gentios para fazer ciúmes a Israel” (Rm 11:11). De fato, a oliveira na qual os Gentios foram enxertados (a igreja) tem raízes Judaicas – os Gentios são enxertados “contrariamente à natureza” de uma oliveira “selvagem” (Rm 11:24).

Nossa esperança é que os ramos naturais sejam enxertados de volta em sua própria árvore, junto com os Gentios agora, à medida em que vêem que Yahushua, e somente Yahushua, é seu Messias.

Judeus desobedientes, no entanto, quando ciumentos (por Gentios sendo salvos por seu próprio Elohim, seu próprio Messias e sua própria Bíblia), podem ser enxertados de volta em sua própria oliveira: eles são os ramos “naturais” (Rm 11:24) . Isso é o que significa o evangelho ser “primeiro para o Judeu” – eles são os herdeiros naturais e destinatários ainda do evangelho – eles são os ramos “naturais”. Este processo – Judeus “fora” e Gentios “dentro” – não é um fim em si mesmo: também tem o propósito de provocar o ciúmes dos Judeus para que alguns sejam salvos (Rm 11:14). Na verdade, este é o processo pelo qual os Judeus serão salvos. E no último dia, quando Cristo voltar, veremos que todo o Israel que é realmente Israel foi salvo (Rm 11:26); que a palavra de Yahuwah não falhou (Rm 9:6); e que ele cumpriu seu chamado e promessas a Israel, que são irrevogáveis ​​(Rm 11:29).

Assim, os Cristãos, Judeus e Gentios, devem continuar a levar o evangelho aos Judeus (e também às nações, ou não-Judeus; mas nunca apenas às nações). Há um remanescente que ouvirá, crerá e será salvo. Nossa esperança é que os ramos naturais sejam enxertados de volta em sua própria árvore, junto com os Gentios agora, à medida em que vêem que Yahushua, e somente Yahushua, é seu Messias; e que os Cristãos têm a salvação e o cumprimento de suas próprias promessas e Escrituras de Yahuwah.
 


Este é um artigo não-WLC escrito por Martin Pakula.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC