Print

João 3:16: Cuidado com um Vago Mau-entendimento

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

“Yahuwah amou o mundo desta maneira: que Ele deu Seu Filho unigênito, para que toda pessoa que crê nele não pereça, mas tenha a vida da Era Vindoura.” —João 3:16, tradução Um Deus o Pai (OGF)

mulher orando

Nos tempos modernos, João 3:16 é provavelmente o versículo mais citado (fora de contexto) de toda a Bíblia, pois adorna eventos esportivos Americanos (em cartazes) e é usado repetidamente como um resumo sucinto por evangelistas entusiasmados e bem-intencionados. Embora seja uma bela declaração (em si mesma) sobre o amor irresistível de Yahuwah em dar Seu Filho, e o objetivo final envolvido, pode ser usado de uma maneira perigosamente enganosa! O contexto dos Evangelhos nos proíbe de fazer deste versículo uma fórmula instantânea e fácil para receber a salvação.

A fim de compreender completamente o significado pretendido deste versículo muito familiar, o contexto da conversa de Yahushua com Nicodemos sobre “nascer de cima” (ou nascer de novo) deve ser cuidadosamente comparado ao contexto mais amplo do ministério de Yahushua de anunciar o Evangelho da vindo Reino de Yahuwah. A compreensão deste conceito de novo nascimento (em João capítulo 3) não deve ser divorciada da verdade importantíssima comunicada pela parábola do semeador (em Marcos 4:13-20). Não há “crer em Yahushua” se você não acredita em seu Evangelho do Reino.

“E ele lhes disse, ‘Vós não entendeis esta parábola? Como então vós entendereis qualquer uma das parábolas? O semeador semeia a palavra” (Marcos 4:13-14).

De acordo com Lucas 8:10-11 “a palavra” significa “a palavra de Yahuwah”, que é sinônimo de “os segredos do reino de Yahuwah.” Em Mateus 13:19 pode-se ver facilmente que “a palavra” de Marcos 4:14 é paralela à “palavra do Reino.” Em todas essas três versões da parábola do semeador, é abundantemente claro que a única resposta válida à mensagem do Evangelho do Reino vindouro é o último dos quatro tipos de solo possíveis. Em outras palavras, em vez de entender mal “a palavra” e tê-la rapidamente arrebatada pelo maligno; ou realmente recebendo-a com alegria de curta duração (mas caindo por causa de tribulação/perseguição por causa da palavra), ou recebendo-a de uma maneira que “os cuidados do mundo e o engano das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera”; pode-se escolher estar na quarta categoria! A pessoa deve receber a palavra do Reino e entendê-la com um coração bom e honesto – e “aguentar firme,” perseverando em fazer ativamente o que a mensagem exige até o fim da vida, dando frutos continuamente!

homem joven orando

Na seguinte citação de uma nota de rodapé (p. 245 da Tradução Um Deus, o Pai, Um Homem Messias) algumas conexões relevantes são apontadas em relação a João, capítulo 3:

“Nascido de cima, isto é, com Yahuwah como o autor desta regeneração dependente de nossa crença na verdade [do Evangelho do Reino] e arrependimento. O renascimento é, portanto, a base inegociável para se tornar um Cristão. Nos evangelhos sinóticos, Mateus, Marcos e Lucas, o renascimento espiritual é descrito como a nova vida que brota da semente do Evangelho (Lucas 8:11). Assim, Yahushua usa com Nicodemos a metáfora biológica, e com o público que ouviu a parábola do semeador, a metáfora agrícola. Estes são lindamente combinados em 1 Pe. 1:22-25 onde nascer de novo é baseado na semente que é o Evangelho [do Reino]. Assim, o NT contém uma única teologia unida para se tornar um crente. Começa com a crença no Evangelho do Reino de Yahushua (Marcos 1:1-2, 14-15).”

Como os leitores têm o cuidado de considerar o contexto real da linguagem figurada de Yahushua em João, capítulo 3, juntamente com as metáforas de “semente” nos Evangelhos sinóticos, e todo o tema do Novo Testamento de “nascer de novo,” eles podem estar cientes de que mesmo o contexto muito imediato de João 3:16 confirma a necessidade crítica de uma resposta genuinamente proativa: o esforço determinado de obediência arrependida contínua, exatamente como na parábola do semeador.

cobra de bronze“E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma, o Filho do Homem deve ser levantado, para que todos os que nele creem possam ganhar a vida da Era Vindoura. Yahuwah amou o mundo desta maneira: que Ele deu Seu Filho unigênito para que toda pessoa que nele crê não pereça, mas tenha a vida da Era Vindoura. Pois Yahuwah não enviou Seu Filho ao mundo com o propósito de condenar o mundo, mas para que o mundo fosse resgatado por meio dele. A pessoa que nele crê não é condenada. Mas aquele que não crê já foi condenado porque não acreditou na revelação e em toda a agenda do Filho unigênito de Yahuwah. Esta é a razão da condenação: a luz veio ao mundo, e os seres humanos amaram as trevas em vez da luz porque suas atividades eram más. Todo aquele que faz coisas más odeia a luz e não virá para a luz para que suas obras não sejam expostas. Mas aquele que pratica a verdade vem para a luz, para que suas obras possam ser demonstradas como realizadas sob a direção de Yahuwah” (João 3:14-21, tradução direta da OGF).

Simplesmente mantendo João 3:16 dentro de seu contexto imediato, ninguém seria culpado de enganar os outros a pensar que “crer em Yahushua” se refere a uma mera experiência nebulosa e de bem-estar da aceitação mental momentânea de que Yahuwah enviou Yahushua. A verdadeira fé em Yahushua envolve decisivamente vir à luz em suas atividades. Vir para a luz envolve escolhas persistentes para mudar e parar de voltar às ações anteriores das trevas. O batismo é uma ação de compromisso arrependido e é uma parte compatível e vital desse quadro obediente, além de ser uma parte relevante do contexto imediato dessas Escrituras (em João 3:22-30 e 4:1-3). Estar a bordo de uma maneira crescente e frutífera exigirá que os crentes sejam vencedores ao enfrentar desafios constantes (Atos 14:22).

Outro contexto Bíblico com vocabulário semelhante, em termos de contraste entre andar na luz e as rotinas da vida nas trevas, é 1 João 1:5-2:2. Depois de se arrepender inicialmente crendo no Evangelho do Reino (Marcos 4:11-12), não se arrepender vagamente de qualquer coisa que achamos errado, e realmente vir para a luz (enquanto se afasta das atividades das trevas), os crentes ainda podem tropeçar e ser seduzido por pecados que os tiram do caminho. No entanto, somos maravilhosamente convidados a não desistir de nosso compromisso – quando nos desviamos erroneamente da luz. Em vez de estar “em negação” e mentir para nós mesmos (e para os outros) fingindo ainda estar no caminho certo, podemos humildemente confessar nossos pecados enquanto percebemos com confiança que nosso confiável Yahuwah (através do sacrifício de sangue de Yahushua) nos perdoa nossos pecados e nos lava limpos de tudo o que não está certo dentro de nós. Yahuwah está sendo totalmente justo quando Ele nos perdoa e nos lava dessa maneira, devido ao extenso efeito da oferta perfeita pelo pecado de Yahushua!

Apesar de nossas circunstâncias difíceis e nossas fraquezas humanas, nosso confiável Elohim e Seu Filho fiel nos apoiam, pois nos recusamos a parar de perseverar no estilo de vida bíblico e amoroso – de acordo com o Evangelho do Reino vindouro de Yahuwah.

pessoas orando


Este é um artigo não-WLC escrito por Kenneth LaPrade.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC