Print

O Deus de Yahushua

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

A frase “o Deus de Yahushua” é escriturística? Em Efésios 1:17, o apóstolo Paulo escreve sobre “o Deus de nosso Senhor Yahushua Cristo, o Pai da glória.” Estava claro para Paulo que o Deus de Yahushua é o Pai da glória. Começando sua carta aos Efésios, Paulo abençoa “o Deus e Pai de nosso Senhor Yahushua Cristo.” Ao encerrar, ele os abençoa com “paz... e amor com fé, de Deus o Pai e de nosso Senhor Yahushua Cristo” (Ef. 1:3; 6:23).

Yahushua disse a ela, “Não se agarre a mim, porque eu ainda não subi para meu Pai; mas vá para meus irmãos e diga a eles, ‘Eu estou subindo para meu Pai e seu Pai, e para meu Deus e seu Deus.’” (João 20:17)

Em João 20:17, Yahushua diz a Maria, “Eu subo para meu Pai e vosso Pai; e para o meu Deus, e seu Deus.” Em João 17:3 Yahushua se refere a seu Pai como “o único Deus verdadeiro,” Yahushua era um crente unitarista no Deus Único.

Aqueles que acreditam na doutrina da Trindade dizem que a negação de um “Deus o Filho” eternamente preexistente diminui Yahushua por privá-lo da divindade. Mas é possível rejeitar a doutrina da Trindade e ainda assim afirmar a “natureza divina” de Cristo, apontando para sua origem única como Filho de Yahuwah. Quando o “poder do Altíssimo” encobriu Maria, o “Filho do Altíssimo” foi gerado (Lucas 1:32, 35). Yahuwah declarou Sua paternidade de Yahushua quando Ele o chamou de “Meu Filho amado” (Mateus 3:17). Os Cristãos também devem ser preenchidos com a plenitude de Yahuwah (Ef. 3:19).

Alguns acreditam que Yahushua Cristo foi um “mero homem” – não diferente de qualquer outro – exceto que ele não tinha pecado. Eles diminuem Cristo. Ao se opor ao erro da Trindade, eles às vezes reduzem o status de Yahushua. Não há necessidade de exagerar. Os escritores inspirados do Novo Testamento falam de Yahushua em superlativos. As gráficas figuras de linguagem do João exilado descrevem um Senhor ressuscitado indescritível de outra forma! (Ap. 1:14-16).

Yahushua é “a imagem [ícone] do Deus invisível” (em quem vemos o Pai claramente); “o resplendor de Sua glória” (refletido em nossos rostos); e “a imagem exata de Sua pessoa” (estampada em nós, deixando uma impressão duradoura)! Como podemos não nos alegrar em nosso maravilhoso Senhor?

Não devemos pensar que Yahuwah é mais exaltado quando Seu Filho é diminuído. As realizações de que filho não refletem bem na pessoa de seu pai terreno? Quanto mais, então, o Pai de Yahushua é glorificado quando louvamos a vida imaculada, excelentes obras e sacrifício abnegado de seu Filho? E sua revelação do segredo da imortalidade em seu Evangelho do Reino (II Tm. 1:10).

“E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se vós me pedirdes qualquer coisa em meu nome, eu farei.” (João 14:13).

...para que o Deus de nosso Senhor Yahushua Cristo, o Pai da glória, possa dar a vós o espírito de sabedoria e revelação no conhecimento Dele (Efésios 1:17)

O espírito de Yahuwah abre a verdade sobre Yahuwah e seu Filho, mas apenas para o verdadeiro buscador da Verdade. Certamente é uma questão de percepção, algo como comprar um carro novo e ver tantos carros da mesma marca e modelo na estrada. Encontramos o Deus Único de Yahushua onde nunca O tínhamos visto antes. Somos encorajados e inspirados pela Bíblia, mas somente quando o Senhor “abre nossos olhos” para o quão pouco sabemos, é que percebemos o quanto perdemos.

Um exemplo dessa falta de percepção é como vemos ou não vemos o significado de 1 Coríntios 8:6, que nos informa claramente que “há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e nós Nele; e um só Senhor Yahushua Cristo, por quem são todas as coisas, e nós por ele.” Como é possível que o “único Senhor” seja visto como co-igual ao “único Deus”?

A tradição responde que o Deus Único é composto por três Pessoas: um Pai, Filho e Espírito Santo co-iguais. Nunca devemos subestimar a capacidade da tradição de acomodar a verdade da Bíblia antes de velá-la em misticismo. Quantas horas em quantos meses durante quantos anos os teólogos da Igreja debateram a questão sobre a parte de Yahushua em enviar o espírito? As igrejas oriental e ocidental excomungaram-se mutuamente por causa dessa questão! Uma rápida olhada em Atos 2:33 teria resolvido a questão imediatamente: “Portanto, sendo exaltado pela destra de Yahuwah, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, ele [Yahushua] derramou isto, que vós agora vedes e ouvis.” As palavras de Yahushua em João 16:7 confirmam que o Espírito procedeu do Pai e do Filho.

Achamos difícil acreditar que o mesmo Martinho Lutero que desafiou a Igreja de Roma ao declarar “o justo viverá pela fé” realmente se referiu ao livro de Tiago como “uma epístola de palha” e foi aberta e ativamente anti-Semita.

E esta é a vida eterna, que eles possam Te conhecer, o único Deus verdadeiro, e Yahushua Cristo a quem Tu enviaste. (João 17: 3)

Ficamos horrorizados ao saber que o grande Calvino pôde ordenar que Serveto, um irmão em Cristo, fosse queimado até a morte na fogueira (lentamente, em madeira verde). Que terríveis heresias Serveto professou? Ele ensinou que o rito do batismo infantil e a crença da Igreja na Trindade eram antibíblicos.

Minha crença é que os Cristãos nos próximos anos verão a doutrina da Trindade pelo que ela é: o produto de uma reunião de bispos convocada por Constantino, o Grande, para unificar o ensino da Igreja Cristã na questão controversa da Divindade. Sob pressão, alguns bispos capitularam contra seu melhor julgamento e a questão foi resolvida. Foi gravado em pedra e usado para “bater” outros em conformidade.

Somente quando a Igreja aceitar 1 Coríntios 8:6 como a verdadeira definição da Divindade, ela será capaz de proclamar aos Judeus: “O Deus de Abraão, Isaque e Jacó também é o Deus de Yahushua – seu Messias e nosso!” Em todo o mundo, duas forças fortes estão em conflito: o Espírito de Cristo e o espírito do anticristo.

Quando Yahushua retornar, um corpo composto de Judeus e Gentios – mas inseparável na fé e na confissão do Deus Único e Verdadeiro e Seu Filho, Yahushua Cristo – se levantará para encontrar o Senhor nos ares, e então descerá com ele para governar as nações.

“E assim estaremos para sempre com o Senhor.”

Para mais sobre este assunto importante, visite o Diretório de Conteúdo da WLC: A Trindade (erro doutrinário)


Este é um artigo não WLC escrito por Peter Barfoot.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC