Print

O Povo e a Ofensa de Hebreus 6:4-6

Este é um artigo não-WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se fossem provenientes diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Tais trabalhos, excluímos das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério isento de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nossa compreensão de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é lançada em nosso caminho. Valorizamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que seja encontrada.

o-povo-e-a-ofensa-de-hebreus-6

Hebreus foi escrito para encorajar os crentes a amadurecer (Hb 5:12-14; 10:24) e para alertar os leitores sobre os perigos de renegar a Cristo e, assim, voltar aos seus velhos hábitos (Hb 3:12-14; 6:8- 9; 13:13). As passagens de advertência parecem indicar que Hebreus foi escrito para Cristãos professos, mas nem todos podem ser eleitos ou não amadureceram (Hb 5:11-12). Os leitores corriam o risco de renunciar à sua fé e recair no Judaísmo. Hebreus parece ser um livro cheio de perguntas e questões, e Hebreus 6:4-6 pode ser uma das passagens mais difíceis de interpretar em toda a Bíblia e possivelmente na Bíblia. Duas questões cercam esta passagem: quem são as pessoas e o que significa “apostasia”? Essas duas questões serão examinadas, bem como as várias interpretações, para determinar qual entendimento melhor se encaixa nessa passagem em seu contexto. Será mostrado que Hebreus 6:4-6 é uma advertência aos Cristãos genuínos, que corriam o risco de voltar ao Judaísmo, envergonhar e crucificar Cristo novamente e, assim, cometer um pecado imperdoável ao rejeitar o evangelho.

Quem são as pessoas?

Será mostrado que Hebreus 6:4-6 é uma advertência aos cristãos genuínos, que corriam o risco de voltar ao judaísmo, envergonhar e crucificar Cristo novamente e, assim, cometer um pecado imperdoável ao rejeitar o evangelho.

A primeira grande questão a ser abordada sobre esta passagem é quem são essas pessoas com quem o escritor de Hebreus está falando? O tema desta seção de Hebreus que começa em 5:11 é a necessidade dos crentes avançarem para a maturidade. Os leitores eram caracterizados por estagnação, lentidão e embotamento em seu estado espiritual que o escritor de Hebreus acreditava ser um precursor da degeneração ou apostasia. Se os leitores não avançassem em maturidade, eles recuariam, e se alguém recuasse, sua situação seria sombria. Os versículos 1-3 de Hebreus 6 mostram que os crentes dependem, em última análise, da graça de Yahuwah para superar sua rebelião e incredulidade; e os versículos 4-8 descrevem onde o arrependimento e a busca pela maturidade são impossíveis sem a dependência de Yahuwah. Esta passagem fala sobre alguém recebendo grandes bênçãos e tendo experiências religiosas (Hb 6:4, 5). Em seguida, essa pessoa cai e, ao fazê-lo, recrucifica Cristo e O envergonha. Finalmente, é impossível renovar essa mesma pessoa ao arrependimento. Então, esses são os verdadeiros crentes ou aqueles que parecem acreditar em Cristo, mas têm uma fé superficial? Os versículos 4-5 descrevem quatro eventos de vida que provam que eles são verdadeiros crentes.

Primeiro, essas pessoas “foram iluminadas” (v. 4). Uma pessoa pode ser iluminada e não ser salva (Hb 10:26; 2 Pe 2:20-22; João 16:8-11). O escritor adverte que uma pessoa pode saber que Cristo cumpre o O.T. e ainda não tem um relacionamento correto com Yahuwah. Esta frase é uma forma natural de se referir à experiência de conversão (2 Cor 4:4-6). O mesmo verbo é usado em Hebreus 10:32, indicando uma experiência de verdadeira salvação.

Em segundo lugar, eles “provaram o dom celestial” (v. 4), que emprega conceitos relacionados à conversão inicial (João 4:10; Rm 6:23; Tg 1:17-18). Os leitores alegaram ter um relacionamento com Cristo (cf. 1 Pe 2:3; Sl 34:8), ter fé em Cristo e foram instados a demonstrar essa fé por meio de suas obras (Heb 6:12). Alguns podem argumentar que o verbo aqui pode significar apenas uma pequena amostra (Mateus 27:34; João 2:9). No entanto, afirmar que essas pessoas provaram, mas não comeram, é basear a interpretação em um significado da palavra em inglês. Yahuwah permitiu que Seu Filho “provasse a morte por todo homem” (Hb 2:9), não apenas experimentasse a morte na cruz. “Provar” carrega a ideia de experiência; os crentes Hebreus experimentaram o dom da salvação, a Palavra de Yahuwah e o poder de Yahuwah (v. 5). Uma pessoa sob a influência do Espírito pode provar a obra do Espírito Santo diretamente, e é por isso que o pecado imperdoável é imperdoável.

Terceiro, o escritor descreve alguns que “tornaram-se participantes do Espírito Santo” (v. 4). É possível que isso descreva apenas aqueles que viram o Espírito Santo trabalhando em seu meio (cf. 1 Pe 5:1; 2 Pe 1:16-17). É mais provável que eles tenham participado da obra do Espírito Santo quando Ele os convenceu. Essas mesmas pessoas não eram apenas “participantes do Espírito Santo”, mas também “participantes da vocação celestial” (Hb 3:1) e “participantes de Cristo” (Hb 3:14). “Participante” indica principalmente “participação em” e denota uma associação próxima com o Espírito Santo, implicando a recepção do Espírito Santo na vida de alguém.

Finalmente, eles “provaram a boa palavra de Yahuwah e os poderes do mundo vindouro” (v. 5). O pensamento se aplica aos convertidos cuja instrução na “Palavra de Yahuwah” lhes deu uma experiência genuína de sua “bondade” e que também conheceram a realidade dos milagres. Se essas pessoas tivessem ouvido o evangelho e testemunhado milagres, seriam como Judas.

Essas quatro frases se encaixam melhor nos verdadeiros Cristãos com notável facilidade - o esforço para vê-los como meros professantes da fé em vez de verdadeiros convertidos é um tanto forçado. O contexto geral de Hebreus 6:4-5, incluindo o versículo 6, aponta para um significado de crença genuína. As quatro frases descrevem alguém na igreja primitiva em quem o Espírito Santo habitava. Além disso, como pessoas não salvas poderiam desgraçar Yahushua e colocá-lo em vergonha aberta? Além disso, o escritor não menciona o perdão dos pecados, a purificação, a santificação, a salvação da alma, uma nova vida ou a habitação do Espírito Santo. Ou seja, não se tratava de um observador casual, mas de alguém que, caso se afastasse, teria de sofrer as consequências dessa decisão.

A Ofensa de “Desviar-se”

Alguns crentes professos estavam pensando em retornar ao Judaísmo. Se eles se afastaram de Cristo após sua conversão, sua deserção mostraria que eles não eram verdadeiros Cristãos.

A segunda questão central sobre esta seção é qual foi a ofensa deles? Alguns crentes professos estavam pensando em retornar ao Judaísmo. Se eles se afastaram de Cristo após sua conversão, sua deserção mostraria que eles não eram verdadeiros Cristãos. O autor queria que o público entendesse a seriedade do que estava considerando. O maior problema com esta passagem é o particípio parapesontas no versículo 6, traduzido como “caíram”. Existem várias interpretações deste versículo, e cada uma das cinco visões significativas será examinada brevemente para determinar qual interpretação parece ser a mais provável.

O primeiro ponto de vista diz que esta passagem descreve uma pessoa salva que perde a salvação. Esta passagem não ensina isso porque se alguém pudesse ser salvo e perdido, nunca mais seria salvo (v. 6). A palavra grega apostasia, que é usada para apostasia, não é usada nesta passagem. O verbo para “cair” (Heb 6:6), parapipto, é usado, o que significa “cair ao lado”. Além disso, as Escrituras ensinam a segurança dos eleitos (Rm 8:29-30), e a vida eterna é a posse inalienável daqueles que confiam em Cristo para isso (João 5:24; 10:26-30). Além disso, um dos argumentos mais poderosos para a segurança eterna é a última seção deste capítulo (Hb 6:13-20). Se isso se refere à apostasia, uma vez que uma pessoa salva vira as costas para Cristo, ela não pode ser restaurada para a salvação. Eles estão perdidos para sempre.

O segundo ponto de vista ensina a impossibilidade de ser salvo repetidamente. Se uma pessoa tenta ser justificada repetidamente, ela está crucificando Cristo novamente cada vez que confia em Cristo para a salvação. O problema mais significativo com esse ponto de vista é que os leitores não estavam constantemente tentando ser salvos novamente, mas o contrário. Eles estavam em perigo de apostasia final de Cristo (Hb 2:3; 3:12; 4:10; 7:11; 10:26-31).

Um terceiro ponto de vista vê a passagem como um caso puramente hipotético. O autor usa esse caso hipotético para alertar os espiritualmente imaturos (v. 1-3) a não rejeitar a oferta de salvação de Yahuwah (Hb 3:12). No entanto, essa visão parece fazer pouco sentido. Primeiro, ter um aviso girando em torno de um argumento de espantalho não faz sentido. Em segundo lugar, o particípio “se eles cairem” (parapesontas) não é condicional. Ele é unido à descrição anterior por “e”. Gramaticalmente, é paralelo aos quatro particípios aoristos dos versículos quatro e cinco e é tão “real” quanto eles. Em terceiro lugar, o tom urgente torna improvável que o escritor tenha lidado apenas com situações hipotéticas, mas irrealizáveis. A repetição de uma advertência semelhante em Hebreus 10:26-31 parece opor-se a qualquer tentativa de interpretar esta passagem como hipotética.[31]

Finalmente, revisando a linguagem do autor nesta seção, é “impossível para aqueles que uma vez foram iluminados, provados... compartilhados... provados... e que se afastaram, serem trazidos de volta ao arrependimento,” parece que a linguagem do escritor fala como se eles soubessem de tais casos.

Finalmente, revisando a linguagem do autor nesta seção, é “impossível para aqueles que uma vez foram iluminados, provados... compartilhados... provados... e que se afastaram, serem trazidos de volta ao arrependimento,” parece que a linguagem do escritor fala como se eles soubessem de tais casos.

A quarta interpretação diz que isso se refere às obras e recompensas do crente. Conseqüentemente, os versículos quatro e cinco referem-se a um crente. A produção de vegetação aponta para boas ações recompensáveis (v. 7). Assim, os espinhos são queimados no tribunal de Cristo (v. 8). O julgamento do povo é designado “disciplina”, que envolve tanto um aspecto temporal quanto escatológico. Esses crentes genuínos correm o risco de perder algumas bênçãos da nova aliança nesta vida e recompensas no Tribunal de Cristo. Dois problemas dificultam essa interpretação. Primeiro, falha em tratar as outras passagens de advertência com justiça. As advertências em 6:7-8 e 10:27 prometem julgamento divino que parece envolver mais do que a perda de recompensas. Em segundo lugar, a ênfase deste parágrafo não está nas obras ou recompensas, mas no arrependimento e na fé. Dizer que os versículos 7-8 descrevem obras é uma suposição injustificada; eles podem apenas descrever as respostas de crentes e incrédulos à palavra de Yahuwah.

Finalmente, a quinta visão diz que esta passagem é uma advertência para aqueles que professaram fé em Cristo, mas estavam em perigo de deixar o Cristianismo para cair no Judaísmo. Vários fatores sustentam essa visão. Primeiro, isso dá um significado genuíno aos dois particípios presentes no versículo 6. Ao retornar ao judaísmo, essas pessoas, de certo modo, crucificariam Cristo novamente e também O exporiam à vergonha pública. O tempo presente implica que isso seria uma coisa contínua. O escritor não disse que essas pessoas nunca poderiam ser levadas ao arrependimento, mas que elas não poderiam ser levadas ao arrependimento enquanto tratassem Yahushua de maneira tão vergonhosa. Uma vez que eles parem de desonrar a Cristo dessa maneira, eles podem ser levados ao arrependimento e renovar sua comunhão com Yahuwah.

Em segundo lugar, essa visão explica o versículo nove, apresentado como um contraste. “A cláusula 'coisas que acompanham a salvação' é mais literalmente 'coisas que têm salvação'.” Salvação em Hebreus olha para a entrada no reino milenar.

Em terceiro lugar, em contraste com a visão da perda de recompensas, essa visão fornece um significado mais consistente para as passagens de advertência restantes em Hebreus.

Quarto, essa visão se encaixa nos versículos 7-8. A terra é amaldiçoada, apesar do trabalho despendido nela. A palavra “fechar” no versículo 8 é a mesma que a palavra “pronto” em 8:13, significando que a terra está “destinada a ser amaldiçoada”.

O escritor de Hebreus tem em mente uma deserção da fé, que é apostasia. A frase “se eles caírem” pode ser melhor traduzida como “tendo caído para o lado” e descreve uma pessoa para quem é impossível se arrepender enquanto está envolvida em atividades que atenuam sua profissão de fé em Cristo.

Quinto, isso ajuda a explicar a frase no versículo 6: “É impossível renová-los para arrependimento”. Isso só é verdade para o pecado imperdoável e, para tal pessoa, nenhum arrependimento é possível. Uma objeção a essa visão é que ela ensina que pode chegar um tempo em que uma pessoa não pode ser salva. No entanto, a impossibilidade é do homem, não de Yahuwah (Hb 12:15-17; 2 Pe 2:19-21). Os humanos podem resistir à graça de Yahuwah. Eles chegam a um estado de coração em que o arrependimento é impossível. Não é impossível porque Yahuwah não estaria disposto a trazê-los ao arrependimento, mas porque a pessoa está tão endurecida que não se arrependerá. Parece claro que o escritor não está falando de cristãos que continuam a pecar, mas podem se arrepender e ser restaurados, mas daqueles que deliberadamente abandonam sua fé, que foi descrita como “afastando-se do Yahuwah vivo” (Hb 3:12).

O escritor de Hebreus tem em mente uma deserção da fé, que é apostasia. A frase “se eles caírem” pode ser melhor traduzida como “tendo caído para o lado” e descreve uma pessoa para quem é impossível se arrepender enquanto está envolvida em atividades que atenuam sua profissão de fé em Cristo. Ao se afastarem do crescimento cristão, os apóstatas se colocam na posição daqueles que tiveram Cristo crucificado e exposto à vergonha pública. A rejeição de Cristo depois de confessá-lo é um ato de hostilidade implacável. O autor de Hebreus condenou-o como uma condição em que um participante não poderia retornar à comunhão com Yahuwah. O arrependimento iniciou sua experiência cristã (Hb 6:1), mas não há um segundo começo para aqueles que repudiaram essa experiência. Da mesma forma, o único sacrifício pelo pecado já foi “esgotado” (Hb 10:26). Era impossível renovar aqueles que haviam desfrutado das experiências dos versículos 4-5 se caíssem em apostasia; eles podem ter recebido algo que se assemelha ao cristianismo, mas não é a coisa real. Somente a paciência deles com Yahushua demonstraria que eles tinham a coisa real.

Conclusão

Parece claro pelo breve exame que as pessoas descritas nesta passagem são crentes genuínos, que falharam em crescer em maturidade e, sob perseguição, foram tentados a retornar ao Judaísmo. O autor de Hebreus advertiu seus leitores de que aqueles que sucumbem, ou “caem”, depois de todos os grandes privilégios espirituais que experimentaram, não podem ser trazidos de volta ao arrependimento. Hebreus 6:6 apresenta uma sólida advertência aos pecadores obstinados que cometem apostasia de Cristo depois de terem experimentado uma compreensão do evangelho de que não podem esperar a restauração de Yahuwah após sua rejeição inflexível de Sua misericórdia. O escritor exortou esses crentes a mostrar sua fé genuína pela perseverança em seu compromisso com Cristo. Em resumo, Hebreus 6:4-6 em seu contexto, parece descrever um pecado imperdoável, alguém que é um verdadeiro crente (v. 4-5) fazendo uma rejeição final e irrevogável do evangelho cometendo apostasia, o que se encaixa na cláusula em versículo 6 sobre a impossibilidade de renová-los para o arrependimento.


Este é um artigo não WLC de Taylor Matthew.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, conforme foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC