Print

O Que Devo Fazer para Ser Salvo?

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

o que devo fazer para ser salvo?

“Então ele pediu luzes e entrou correndo, e veio trêmulo e prostrou-se diante de Paulo e Silas, e os trouxe para fora, e disse, ‘Senhores, o que devo fazer para ser salvo?’ Eles disseram, ‘Crê no Senhor Yahushua Cristo, e serás salvo, e tua casa.'”(Atos 16:29-31).

Este emocionante pedaço da história apostólica contém a questão mais importante que pode ser formulada por lábios humanos. Não é, O que devo fazer para obter saúde, ou riqueza, ou fama, ou alguma posição elevada de poder e grandeza humana; mas infinitamente mais do que tudo isso: “O que devo fazer para ser salvo?” E em proporção à importância da pergunta é a clareza da resposta: “Acredite no Senhor Yahushua Cristo.” Crença e fé são o mesmo...

O Pai diz, “Este é Meu Filho amado; escutem-no” (Lucas 9:35). E Moisés disse, “A ele dareis ouvidos a tudo o que ele vos disser. E acontecerá que todo aquele que não ouvir esse profeta será destruído” (Atos 3:22-23).

Eu chamei isso de uma resposta muito simples porque, com a Bíblia diante de nós, é fácil descobrir o que significa acreditar no Senhor Yahushua Cristo. O assunto é colocado diante de nós sob a luz mais clara. Por exemplo, sabemos que uma mensagem enviada faz daquele que a traz um mensageiro, e que verdadeiramente acreditar no mensageiro é acreditar na mensagem que ele traz. Agora, entre seus outros atributos, encontramos os de um mensageiro expressamente atribuídos a Cristo, e que ele foi enviado como o portador de uma mensagem de Yahuwah ao homem. Assim, ele é chamado de “o mensageiro do pacto” (Mal. 3:1); “o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão” (Hb 3:1). A palavra “apóstolo” aqui aplicada ao Senhor Yahushua transmite a mesma ideia, pois significa “um mensageiro, embaixador.” E na parábola da vinha, o Salvador fala de si mesmo da mesma maneira: “por último, ele lhes enviou seu filho.” Novamente ele diz: “Eu fui enviado para pregar o reino de Yahuwah”... O Pai diz, “Este é Meu Filho amado; escutem-no” (Lucas 9:35). E Moisés disse, “A ele dareis ouvidos a tudo o que ele vos disser. E acontecerá que todo aquele que não ouvir esse profeta será destruído” (Atos 3:22-23).

Para deixar o assunto ainda mais claro, encontramos o Senhor Yahushua colocado diante de nós também como uma testemunha que presta testemunho. Assim, ele é chamado de “a fiel e verdadeira testemunha” (Apocalipse 3:14). E declara de si mesmo, “Para isso vim ao mundo, para dar testemunho da verdade” (João 18:37). Agora, a mensagem ou doutrina que ele pregou é “seu testemunho,” e as Escrituras nos asseguram que “aquele que recebeu seu testemunho colocou seu selo nisso: que Yahuwah é verdadeiro,” mas por outro lado, “aquele quem não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Yahuwah permanece sobre ele” (João 3:33, 36).

“Crer no Senhor Yahushua Cristo,” em um sentido verdadeiro e Escritural, é acreditar e obedecer à mensagem ou testemunho que ele proclamou aos homens. .

Nós agora mostramos, por várias ilustrações e provas contundentes, que “crer no Senhor Yahushua Cristo,” em um sentido verdadeiro e Escritural, é acreditar e obedecer à mensagem ou testemunho que ele proclamou aos homens.

Qual então é aquela mensagem ou testemunho que é tão essencial para a salvação? Nosso destino eterno depende de uma resposta sincera a essa pergunta; e o Senhor seja louvado por não sermos deixados no escuro sobre um assunto de tão vasta importância. Pedro apontou com grande precisão o caminho pelo qual podemos encontrar qual era aquela mensagem. Ele diz que “a palavra que Yahuwah enviou aos filhos de Israel, pregando a paz por Yahushua Cristo em toda a Judéia, começando na Galiléia, depois do batismo que João pregou” (Atos 10:36-37). Com tal “grande clareza de linguagem” como esta, como é possível perdermos aquela palavra ou mensagem pela qual estamos procurando? Somos informados:

1º, Quem a enviou –– “a palavra que Yahuwah enviou”;

2º, a quem foi enviado –– “aos filhos de Israel”;

3º, por quem foi enviado –– “por Yahushua Cristo”;

4º, em que região se espalhou –– “por toda a Judéia”;

5º, de onde começou –– “da Galiléia”;

6º, quando começou –– “depois do batismo que João pregou”.

Essas instruções tão claras nos levam diretamente a Marcos 1:14, que diz, “Agora, depois que João foi preso, Yahushua veio para a Galiléia, pregando o Evangelho do Reino de Yahuwah.”

“Eu devo pregar o reino de Yahuwah. . . esta é a razão pela qual fui enviado” (Lucas 4:43).

Quão exatamente isso corresponde à linguagem de Pedro! Depois que a voz de João foi silenciada, o bendito Salvador “começou da Galiléia” proclamando “o Evangelho do Reino de Yahuwah.” Outra parte da Escritura nos informa que ele “foi por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas e pregando o Evangelho do Reino” (Mt 4:23). Ele também não confinou seu ministério àquela região, mas proclamou a mesma grande mensagem “por toda a Judéia,” como aprendemos em Lucas 8:1: “ele percorreu todas as cidades e vilas, proclamando e pregando o Reino de Yahuwah.” Quando o povo de Cafarnaum o incentivou a ficar mais tempo com eles, ele recusou, dizendo, “Eu devo pregar o reino de Yahuwah também para outras cidades; esta é a razão pela qual fui enviado” (Lucas 4:43). E mesmo naquele intervalo solene entre sua ressurreição e ascensão, seu tema ainda era “as coisas pertencentes ao reino de Yahuwah” (Atos 1:3).

Assim, provei clara e abundantemente que “o Evangelho do Reino” é a grande mensagem ou testemunho que Cristo trouxe aos homens. Segue-se, portanto, que “o Evangelho do Reino” é o que devemos acreditar antes de podermos verdadeiramente “acreditar no Senhor Yahushua Cristo.” Ele nos ordenou que acreditássemos nesse Evangelho. “Yahushua veio para a Galiléia pregando o evangelho do reino de Yahuwah e dizendo, ‘Arrependei-vos e crede no evangelho’” (Marcos 1:14-15). É claro que ele não ordenou que eles cressem em “outro evangelho” além daquele que ele estava pregando. A linguagem, portanto, prova que ele os ordenou a crer no mesmo evangelho que ele estava pregando –– “o evangelho do reino de Yahuwah.” Alguém imagina que não é essencial guardar seus mandamentos? “Por que me chamais de ‘Senhor, Senhor’ e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6:46). “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando” (João 15:14). “Tudo quanto ele vos disser, fazei-o” (João 2:5). “Se vós me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). Guardar seus mandamentos é uma prova de que o amamos, e certamente ninguém pode ser salvo se não O ama, pois a terrível penalidade foi pronunciada: “Se alguém não ama ao Senhor, seja ele Anátema Maranatha,” isto é, amaldiçoado quando o Senhor vier (1 Coríntios 16:22).

Porque o Filho de Yahuwah nos deu o exemplo e fez do Reino de Yahuwah o grande e constante tema de seu discurso, sabemos que este deve ser o mais sábio, nobre e melhor tema que pode ocupar as mentes ou línguas dos homens.

Porque o Filho de Yahuwah nos deu o exemplo e fez do Reino de Yahuwah o grande e constante tema de seu discurso, sabemos que este deve ser o mais sábio, nobre e melhor tema que pode ocupar as mentes ou línguas dos homens. Mas é bem sabido que multidões de professores modernos, tanto em posições altas como baixas, com uma persistência cega e fatal, se recusam a crer ou pregar esse bendito Evangelho do Reino. Por todo o mundo eu não estaria no lugar de tais professores no dia do julgamento.

Um membro proeminente de uma denominação popular certa vez me disse que frequentava sua igreja há vinte e cinco anos, mas não se lembrava de jamais ter ouvido aquela expressão –– o Evangelho do Reino –– usada ali, ou de ter ouvido um sermão pregado sobre isso. Um pregador de outra seita grande e popular me disse que se lembrava da expressão “o Evangelho do Reino” e acreditava que ocorria “em algum lugar das Epístolas.” Outro pregador que disse ter estudado Grego e Hebraico, formou-se em teologia e tinha pregado por seis anos; ao ser questionado por mim se a expressão “o Evangelho do Reino” ocorre no Antigo ou no Novo Testamento, ele disse que acreditava que ocorria no Antigo Testamento, “talvez nos Salmos,” e que ele nunca havia pregado um sermão sobre o assunto. Mas, de acordo com a Concordância de Cruden, essa expressão não é encontrada nenhuma vez nas Epístolas, nos Salmos, nem em todo o Antigo Testamento. Esses incidentes não provam que uma grande apostasia ocorreu no mundo, e que os homens “se desviaram da fé” e caíram na prática perniciosa de pregar “outro evangelho” diferente daquele que o Senhor Yahushua pregou?

E não apenas o próprio Senhor pregou o Reino de Yahuwah, mas enquanto seu próprio ministério pessoal estava acontecendo, “Ele reuniu seus doze discípulos e os enviou para pregar o Reino de Yahuwah. E eles partiram e percorreram as cidades pregando o Evangelho” (Lucas 9:2, 6). Aqui descobrimos que, na fraseologia das Escrituras, pregar o Reino é o mesmo que pregar o Evangelho. Segue-se, portanto, que aqueles que não pregam o Reino não pregam o Evangelho. Tão importante é pregar o Reino que, quando um certo homem pediu permissão para ir primeiro sepultar seu pai, o Senhor disse, “Que os mortos enterrem seus mortos; mas vá tu e prega o reino de Yahuwah” (Lucas 9:60).

Devemos concluir que “o Evangelho do Reino” foi pregado em todos os lugares que os apóstolos foram, pois as palavras do Mestre –– “este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo” –– exigiam claramente que o pregassem. Temos freqüentes alusões à pregação do Reino pelos apóstolos. Assim, encontramos Filipe em Samaria “pregando as coisas concernentes ao reino de Yahuwah e ao nome de Yahushua Cristo” (Atos 8:12). Também Paulo em Éfeso, e outros lugares, pregando “as coisas concernentes ao Reino de Yahuwah” (Atos 19:8; 20:25). Em Roma, ele viveu dois anos inteiros, “pregando o Reino de Yahuwah e ensinando sobre o Senhor Yahushua Cristo” (Atos 28:23, 31).

Como a Bíblia ensina apenas uma fé e uma esperança, também reconhece apenas um evangelho e pronuncia uma dupla maldição sobre o homem ou anjo que ousar “pregar qualquer outro evangelho” (Ef 4:5; Gl 1:8 -9).

Como a Bíblia ensina apenas uma fé e uma esperança, também reconhece apenas um evangelho e pronuncia uma dupla maldição sobre o homem ou anjo que ousar “pregar qualquer outro evangelho” (Ef 4:5; Gl 1:8 -9). E agora, depois dos testemunhos anteriores, você pode duvidar do que é esse Evangelho? Certamente não pode ser outro senão “este Evangelho do Reino” que o Salvador disse que deveria “ser pregado em todo o mundo”; e que foi levado tanto a um lugar “como” a outro, pois Paulo diz aos colossenses que deveria vir a eles “como em todo o mundo” (Cl 1:6, 23). E visto que há apenas um Evangelho, segue-se que é “este Evangelho do Reino” do qual a Bíblia diz, “Quem não crer será condenado” (Marcos 16:15-16). Observe então a terrível penalidade de pregar ou acreditar em “qualquer outro evangelho” além deste “Evangelho do Reino.”

Certamente, pregar o Evangelho do Reino não é meramente repetir essa frase vez após vez aos ouvidos do povo; pois quais informações eles poderiam obter por meio de tal procedimento? A palavra traduzida como “evangelho” (Evangelion) significa “uma boa mensagem, boas novas, notícias alegres.” Pregar o Evangelho do Reino, portanto, é pregar aquelas coisas que constituem a boa mensagem, ou “boas novas do Reino.” Isso é ilustrado no caso de Filipe, que em Samaria pregou o Evangelho do Reino pregando “as coisas concernentes ao Reino de Yahuwah e ao nome de Yahushua Cristo” (Atos 8:12). E sabemos que a pregação de Filipe em Samaria se harmonizou com a de Paulo em Corinto e com a de todos os apóstolos em todos os lugares; pois havia apenas um Evangelho pregado por todos eles. Assim como Moisés não deu dois ou mais códigos de lei opostos para a dispensação mosaica; Cristo não deu dois ou mais evangelhos opostos para a presente dispensação. Mas como antigamente havia alguns que perverteram a Lei de Moisés por sua tradição, agora há alguns que pervertem o Evangelho do Reino por sua tradição.

Visto que, entretanto, era necessário que os Samaritanos acreditassem “nas coisas concernentes ao Reino de Yahuwah e ao nome de Yahushua Cristo,” é igualmente necessário que acreditemos nas mesmas coisas; pois é o nosso dever “apegar-nos ao padrão das palavras sãs”; “batalhar fervorosamente pela fé uma vez entregue aos santos”; “pedir as veredas antigas e andar nelas” (2 Tm 1:13; Jd 3; e Jr 6:16).

Agora provamos que a única maneira de pregar ou crer no Evangelho do Reino é pregar ou acreditar nas grandes verdades das quais esse Evangelho consiste.
 


Este é um artigo não pertencente à WLC escrito por Wiley Jones, 1879, de The Gospel of the Kingdom [O Evangelho do Reino] em Ten Discourses [Dez Discursos].

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC