Print

O Segredo da Superação: Possuindo a Fé de Yahushua

Apocalipse 14 contém uma descrição fascinante da geração final: “Eles estão sem culpa diante do trono de Yahuwah.” “Aqui estão os que guardam os mandamentos de Yahuwah, e a fé de Yahushua.” (Veja Apocalipse 14:5 e 12.) A última geração é única porque, de todas as gerações que viveram, estes são descritos como “sem culpa” e isso é porque eles guardam os mandamentos de Yahuwah e a fé de Yahushua.

“Guardar” significa mais do que possuir. Também significa manter e preservar. A geração final não tem culpa diante de Yah porque eles mantiveram, guardaram e preservaram a fé de Yahushua. Esta, a fé de Yahushua, é o que os capacitou a guardar a lei divina e ser achados sem culpa.

Há muita confusão sobre o que exatamente é a “fé de Yahushua”. Alguns se perguntam se é fé em Yahushua. A verdade é que existem duas: a fé EM Yahushua e a fé DE Yahushua. Ambas são necessárias para a salvação.

Para agravar a confusão para muitos está um mal-entendido sobre o que, precisamente, é a própria fé! Muitas pessoas supõem que, a menos que tenham algum êxtase de bons sentimentos, falta-lhes fé. Eles lamentam essa falta, lembrando-se de momentos em que se sentiram cheios de fé e tentam angariar bons sentimentos, apenas para acabar se sentindo fracassados ​​quando seus sentimentos não mudam. Este é um erro trágico. Fé não é sentimento! A fé é meramente uma concordância da mente de que o que alguém disse é verdade. Isso é tudo.

O dicionário define fé como:

Crença; o assentimento da mente à verdade do que é declarado por outro, baseado em sua autoridade e veracidade, sem outra evidência; o julgamento de que o que outro afirma ou testemunha é a verdade. . . O assentimento da mente à verdade de uma proposição apresentada por outro...1

féEsta é a fé pura de Yahushua. Isto é o que Ele exerceu em Seu Pai enquanto estava na terra. Embora Yahushua soubesse que Ele era o Filho de Yahuwah, Ele não nasceu com o benefício do conhecimento acumulado. Em vez disso, Ele teve que desenvolver um relacionamento crescente com Seu Pai através da comunhão e companhia diária – assim como nós devemos fazer. Se o Filho tivesse nascido com tal conhecimento completo, então Ele teria uma vantagem sobre nós; assim, Ele não poderia ser um exemplo real para nós. Yahushua, no entanto, é um exemplo muito real; louve o Seu Nome! Ele podia ser tentado e foi tentado. Isso era muito real, mas fazia parte do plano de Yahuwah para salvar os pecadores. “Pois convinha a ele, para quem são todas as coisas, e por quem são todas as coisas, em trazer muitos filhos à glória, fazer o capitão da salvação deles perfeito através de sofrimentos.” (Hebreus 2:10, KJV em português2)

Como o Capitão de nossa salvação, Yahushua aperfeiçoou a fé em Yahuwah. Isso é visto em Sua vida na terra. As Escrituras registram em detalhes os tempos das maiores provações de fé de Yahushua: o Deserto da Tentação e a crucificação. Em ambos os momentos de maior conflito, Yahushua venceu exercendo fé em Seu Pai. Em outras palavras, Yahushua escolheu ignorar Seus sentimentos e confiar nas promessas de Seu Pai.

O Salvador não exerceu poderes que não sejam nosso privilégio também exercer da mesma maneira que Ele fez: pela fé em Yahuwah. O fato de que Yahushua venceu pela fé em Seu Pai é revelado no que Ele disse durante esses tempos de maior tentação: Ele citou as Escrituras. Mesmo quando pendurado na cruz, Seu grito de agonia, “Meu El, Meu El, por que tu me abandonaste?” foi uma citação direta do Salmo 22:1. Isso revela que, enquanto sofria a mais aguda agonia e oprimido pelas tentações de Satanás para duvidar da bondade de Seu Pai, a mente de Yahushua estava agarrada às promessas de Yah.

O Salmo 22 foi uma profecia da crucificação! Os versículos 14 a 16 são uma descrição física do que acontece com o corpo quando suspenso pela crucificação. O versículo 18 predisse precisamente o que os soldados Romanos fizeram com as roupas de Yahushua: “Eles repartiram entre si as minhas vestes e lançaram sortes sobre a minha vestimenta.” A zombaria dos sacerdotes como registrada em Mateus 27:41-43 foi um cumprimento palavra por palavra do Salmo 22:7 e 8: Todos os que Me vêem Me ridicularizam; eles atiram o lábio, eles balançam a cabeça, dizendo, “Ele confiou em Yahuwah, deixe-O salvá-Lo; deixe-O libertá-Lo, visto que Ele se deleita Nele!”

Ao encher Sua mente com as Escrituras, Yahushua exerceu fé em Yahuwah: Ele escolheu ignorar Seus sentimentos de abandono e, em vez disso, escolheu confiar no amor de Seu Pai, previamente revelado. O mesmo salmo que tão perfeitamente predisse o julgamento de Yahushua na cruz, também continha as palavras inspiradoras de fé: “Tu és santo, ó tu que habitas nos louvores de Israel. Nossos pais confiaram em ti: eles confiaram, e tu os livraste. Eles clamaram a ti, e foram salvos: eles confiaram em ti e não foram confundidos.” (Salmo 22:3-5)

Satanás com suas ferozes tentações torceu o coração de [Yahushua]. O Salvador não podia ver através dos portais da tumba. A esperança não apresentou a Ele Sua saída da sepultura como um conquistador, nem lhe contou sobre a aceitação do sacrifício pelo pai. Ele temia que o pecado fosse tão ofensivo para [Yahuwah] que a separação entre Eles fosse eterna. Cristo sentiu a angústia que o pecador sentirá quando a misericórdia não mais pleitear pela raça culpada. Foi o sentimento do pecado, trazendo a ira do Pai sobre Ele como substituto do homem, que tornou o cálice que Ele bebeu tão amargo e partiu o coração do Filho de [Yahuwah]. . . . De repente, a escuridão se ergueu da cruz e em tons claros, como trombetas, que pareciam ressoar por toda a criação, [Yahushua] clamou, “Está consumado.” “Pai, nas Tuas mãos Eu entrego o Meu espírito.” Uma luz cercou a cruz, e a face do Salvador brilhou com uma glória como o sol. Ele então inclinou Sua cabeça sobre Seu peito e morreu.

Em meio à terrível escuridão, aparentemente abandonado por [Yahuwah], [Yahushua] havia drenado os últimos resíduos da taça da aflição humana. Naquelas terríveis horas, Ele havia confiado na evidência da aceitação de Seu Pai até então dada a Ele. Ele estava familiarizado com o caráter de Seu Pai; Ele compreendeu Sua justiça, Sua misericórdia e Seu grande amor. Pela fé, Ele descansou Naquele a quem sempre teve a alegria de obedecer. E como em submissão Ele se comprometeu com [Yahuwah], a sensação de perda do favor de Seu Pai foi retirada. Pela fé, [Yahushua] foi vitorioso.3

Yahushua operou a salvação para nós para que nós, pela fé Nele, possamos aceitar Suas vitórias em nosso favor pela fé. Esta é a fé que os 144.000 terão que lhes permitirá estar diante de Yahuwah sem culpa. Eles aprenderam o segredo da salvação: escolher acreditar nas promessas de Yah, independentemente de seus sentimentos, e confiar nEle, ainda que os Céus caiam.

VOCÊ DEVE ESCOLHER ACREDITAR

A dúvida na palavra de Yah é o maior obstáculo a ser superado na luta contra o pecado e o eu. Desde que Eva acreditou na palavra da serpente (“Vós certamente não morrereis!” Gênesis 3:4) em vez da palavra de Yahuwah (“Pois no dia em que dela comeres, tu certamente morrerás.” Gênesis 2:17) cada filho e filha de Adão duvidou da palavra de Yah.

É aqui que entra a fé em Yahushua. E, como tudo mais, é um presente. Yahuwah deu a cada homem uma certa medida de fé. “Yahuwah deu a cada homem a medida da fé.” (Veja Romanos 12:3.) Esta medida de fé é suficiente para que, quando uma pessoa ora e pede para receber a fé de Yahushua, a fé que Ele aperfeiçoou através de Seus sofrimentos, ela tenha fé suficiente em Yahushua para acreditar que recebe a fé de Yahushua quando a pede. “[Yahuwah] fez todas as provisões para que o homem pecaminoso pudesse vencer pela fé no Salvador prometido.”4

Muitas vezes as pessoas exercem fé no início de sua jornada Cristã, mas depois ficam confusas e pensam que devem fazer alguma parte do trabalho de superação por si mesmas. Todos esses esforços terminam em fracasso. Eles exercem fé para acreditar que Yahuwah os perdoou pelos pecados passados, mas falham quando não continuam a exercer fé em Yahushua para dar-lhes Sua fé para vencer as tentações atuais.

A Vida Cristã vitoriosa, obediência que lhe permite estar diante de Yahuwah sem culpa, é encontrada somente por Yahushua vivendo em você. Este é “o mistério que esteve oculto das eras e das gerações, mas agora é manifestado aos seus santos: A quem Yahuwah quis dar a conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os Gentios; que é o Ungido em vós, a esperança da glória.” (Veja Colossenses 1:26 e 27.)

Todo mundo que é habilitado pela fé a obedecer os mandamentos de Yahuwah alcançará a condição de sem pecado na qual Adão viveu antes de sua transgressão.

Isso significa que você escolhe acreditar que Yahushua venceu em todas as áreas em que você é tentado. Você escolhe acreditar que Ele lhe deu aquela vitória que Ele conquistou em seu favor. Você escolhe acreditar nisso porque Sua palavra diz que é verdade, e você não precisa de nenhuma outra “prova” para acreditar. Sua palavra é suficiente por causa de quem Ele é: Amor puro, Conhecimento total, Justiça completa e Poder absoluto.

Embora a fé seja um presente, há algo para você fazer: você deve escolher acreditar. Escolha confiar diariamente. Estude o caráter de amor de Yahuwah (1 João 4:8). Confie que Ele se deleita em bondade e justiça (Jeremias 9:23 e 24). A fé que é nutrida crescerá rapidamente. Crie o hábito de confiar, independentemente de seus sentimentos. Se você tem a bênção dos bons sentimentos, você não está exercendo fé. A fé é exercida quando você não sente os êxtases calorosos, mas escolhe confiar de qualquer maneira, apesar de seus sentimentos. “A fé é a substância das coisas pelas quais se espera, a evidência das coisas não vistas.” (Hebreus 11:1)

Crie o hábito de expressar gratidão por tudo. “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Yahuwah em Yahushua, o Ungido, para convosco.” (Veja 1 Tessalonicenses 5:16-18.) Esta é uma ordem positiva. Se você fizer isso, você será abundantemente abençoado. Quando as provações surgirem, como surgirão nesta vida, escolha confiar. Procure algo em cada situação pelo qual agradecer ao seu Pai Celestial.

Expressar gratidão a Yahuwah por Suas muitas bênçãos é a chave para desenvolver a fé. O reconhecimento dos presentes de Yahuwah desperta a gratidão do coração. A gratidão desperta o amor que, por sua vez, desenvolve a fé de que o que Ele prometeu Ele fará. Estude o caráter de Yahuwah. Observe Sua bondade amorosa em Seu trato com os outros. Ele é seguro para se confiar!

Hoje, aceite pela fé que o Céu providenciou tudo o que é necessário para sua salvação eterna: perdão pelos pecados passados ​​e vitória para as tentações atuais. “Não sabeis vós que tantos de nós que fomos batizados em Yahushua fomos batizados em sua morte? Portanto nós fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte: para que, assim como o Ungido foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida.” (Veja Romanos 6:3, 4.)

Aceite o presente de Yahuwah e viva uma nova vida aceitando o presente do Céu: a fé de Yahushua.

mão aberta

 


1 Noah Webster, American Dictionary of the English Language [Dicionário Americano da Língua Inglesa], 1828.

2 Todas as referências Bíblicas foram retiradas da versão King James da Bíblia.

3 E. G. White, Desire of Ages, pp. 753 e 756, grifo acrescentado.

4 E. G. White, Manuscripts, Vol. 6, pág. 147.

5 Retiramos da citação original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. - Equipe WLC