Print

O Shemá: O Credo de Yahushua

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente do WLC. Fomos grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos os nossos membros a explorar outras obras destes autores. Excluímos tais trabalhos das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo [artigos/episódios] não-WLC publicado, lembre-se de Provérbios 4:18. A nossa compreensão da Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é lançada no nosso caminho. Valorizamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que ela seja encontrada.

o-shemá-o-credo-de-yahushua

Algumas semanas atrás, ensinei “O Shemá”. Em preparação para este ensinamento, pesquisei as diversas tradições judaicas que cercam o credo central de Israel. Mas antes de prosseguirmos, você sabe o que é “o Shemá”? A palavra “Shema” é a forma imperativa de uma palavra hebraica que significa “ouvir” ou “escutar”, e é a primeira palavra em Deuteronômio 6.4. Aqui está a seção da Bíblia:

“Ouve, ó Israel! O Senhor é nosso Deus, Yahuwah é um! Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás delas quando estiveres sentado em tua casa, e quando andares pelo caminho, e quando te deitares e quando te levantares. Você os amarrará como um sinal em sua mão e eles serão como frontais em sua testa. Você as escreverá nos umbrais de sua casa e nos seus portões” (Dt 6.4-9).

Ouve, ó Israel!
Yahuwah nosso Elohim,
Yahuwah é Um!

O primeiro ponto é que “o SENHOR é o nosso Deus”. As palavras “o SENHOR” são como a maioria das traduções indicam o nome de Deus – YAHUWAH – em oposição a “o Senhor”, que é um título, não o nome pessoal de YAHUWAH. Devido à sensibilidade para com o povo Judeu, que acredita que o nome não deve ser pronunciado (embora eu nunca tenha achado os seus argumentos convincentes), os tradutores de quase todas as Bíblias Inglesas traduzem o nome de Deus – Yahuwah – como “o SENHOR” com todas as letras maiúsculas. Então este é o primeiro passo: YAHUWAH é nosso Deus, não Apis, Hathor, Ra, Nut, Set, Issis, Baal, Asherah, Dagon, Chemosh, nem mesmo Yahushua, mas Yahuwah. Yahuwah é o único Deus para Israel – não há outros deuses para nós além de Yahuwah. Paulo, o Rabino, confirma isso quando diz:

“Portanto, no que diz respeito a comer coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que não existe ídolo no mundo e que não existe outro Deus senão um só. Pois mesmo que existam os chamados deuses, seja no céu ou na terra, como de fato existem muitos deuses e muitos senhores, ainda assim para nós existe apenas um Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e nós existimos para Ele; e um só Senhor, Yahushua Cristo, por quem são todas as coisas, e por meio dele nós existimos” (1 Coríntios 8:4-6).

Em outras palavras, pode haver outros “chamados deuses”, mas para nós existe apenas um Deus – o Pai. Além disso, existe um senhor – Yahushua, o Messias. Assim, Paulo acrescenta ao lado do Shemá uma declaração sobre Yahushua, mas não de uma forma que infrinja a simples declaração da unidade de Yahuwah como nosso Deus. O senhor Yahushua tem um ofício separado – senhor. É bastante claro que temos um Deus e um senhor. Nosso único Deus é o Pai e nosso senhor é Yahushua, o Messias.

Cristo-Orando

De volta ao Shemá. O segundo ponto é igualmente simples: “O SENHOR é um!” Yahuwah é um. Yahuwah é indivisível. Ele é um ser singular que não pode ser fragmentado. Quando Yahushua citou o Shemá ele disse: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é um Senhor” (Marcos 12:29). Muitos teólogos tentaram durante muitos anos fazer com que a palavra “um” significasse “três”, sem sucesso. Felizmente, a palavra “um” não é uma palavra confusa, pois é o número cardinal – a palavra com a qual alguém começaria ao contar. Yahuwah é um, não dois, não três. Este ponto simples e irrefutável é destacado pelas dezenas de milhares de pronomes e verbos singulares usados em relação a Yahuwah. Yahuwah é um “Ele”, não um “Eles”. Quando Ele fala, Ele não diz “nós”, mas “eu”. Este ponto é enfático em Deuteronômio e Isaías:

1 =/= 3

“A vós foi mostrado para que saibais que o SENHOR, Ele é Yahuwah; não há outro além Dele... Saibai, portanto, hoje, e levai em vosso coração, que o SENHOR, Ele é Yahuwah em cima no céu e em baixo na terra; não há outro” (Deuteronômio 4:35, 39).

“Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, e aquele que te formou desde o ventre: ‘Eu, o SENHOR, sou o criador de todas as coisas, estendendo sozinho os céus e espalhando sozinho a terra’” (Is. 44:24).

“Eu sou o SENHOR e não há outro; Além de Mim não há Deus. Eu te cingirei, embora você não Me conheça, para que os homens saibam, desde o nascer até o pôr do sol, que não há ninguém além de Mim. Eu sou o SENHOR, e não há outro, Aquele que forma a luz e cria as trevas, Causando bem-estar e criando calamidade; Eu sou o SENHOR que faz tudo isso... Pois assim diz o SENHOR, que criou os céus (Ele é o Yahuwah que formou a terra e a fez, Ele a estabeleceu e não a criou como um lugar deserto, mas a formou para habitada): 'Eu sou o SENHOR e não há outro'” (Isaías 45:5-7, 18).

“Lembre-se das coisas passadas, pois eu sou Yahuwah, e não há outro; Eu sou Yahuwah, e não há ninguém como eu” (Isaías 46:9).

As Escrituras são inequivocamente claras neste ponto (e há muitos outros versículos que poderiam ser citados para demonstrar o caso). Somente Yahuwah é Deus. Ele é um “eu”, não um “nós” e é muito específico em transmitir esse ponto ao seu povo. Ele quer que eles saibam “Eu sou Yahuwah e não há outro”. Mas o Shemá não termina em Deuteronômio 6:4; continua no versículo 5 que diz: “Amarás ao SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” (Deuteronômio 6:5).

Assim como Deuteronômio 6:4 nos diz quem é nosso Yahuwah e quantos Ele é, o versículo 5 nos diz nossa ação adequada para com Ele. Devemos amá-Lo com tudo. Não apenas nossos corações e forças, mas com nossas próprias vidas! Amamos Yahuwah, nosso Deus, com nossas emoções, ações e seres inteiros. Esta segunda parte do Shemá é impossível sem a primeira parte. Pois se há três que são Deus, então nunca poderemos amar nenhum deles com tudo. Na melhor das hipóteses, poderíamos amar cada um deles igualmente (um terço para cada). No entanto, a vantagem do monoteísmo estrito é que podemos fixar nosso foco sincero em Yahuwah e amá-Lo sinceramente – com cada fibra do nosso ser.

Ao pesquisar o Shemá e como o povo Hebreu se apegou a este credo simples e central, deparei-me com uma história incrível sobre um mártir Judeu do século II. Seu nome era Rabino Akiva, e ele talvez lhe seja familiar porque saudou Simon Bar Kokhba como o Messias na segunda revolta Judaica, que terminou em desastre em 135 d.C.

rabino-akivaBem, de qualquer forma, após a revolução fracassada dos Judeus contra Roma, foi estabelecida a política de que a Torá (a Lei) não poderia mais ser ensinada sob pena de morte. Rabi Akiva amava tanto Yahuwah que ensinou Torá apesar da lei Romana proibi-lo. Quando os Romanos descobriram, condenaram-no a uma morte dolorosa. Eles pegaram um grande pente de ferro e rasparam sua carne de 90 anos. Quando Rufus [o comandante Romano] condenou o venerável Akiva às mãos do carrasco, era a hora certa para recitar o Shemá. Cheio de devoção, Akiva recitou suas orações com calma, embora sofrendo agonias; e quando Rufus lhe perguntou se ele era feiticeiro, já que não sentia dor, Akiva respondeu: “Não sou feiticeiro; mas regozijo-me com a oportunidade que agora me foi dada de amar meu Deus 'com toda a minha vida', visto que até agora só consegui amá-Lo 'com todos os meus meios' e 'com todas as minhas forças'”, e com o palavra ‘Um!’ ele expirou.” Akiva queria amar Yahuwah com tudo, inclusive amar Yahuwah para derramar sua alma até a morte.

Enciclopédia Judaica de 1906: “É [o Shemá] a última palavra do moribundo em sua confissão de fé. Estava na boca daqueles que sofreram e foram torturados por causa da Lei. Rabino Akiva suportou pacientemente enquanto sua carne era rasgada com pentes de ferro e morreu recitando o ‘Shema’. Ele pronunciou a última palavra da frase, ‘Echad’ (um), com seu último suspiro. Durante todas as perseguições e massacres, desde a época da Inquisição até o massacre de Kishinef, ‘Shema’ Yisrael’ foram as últimas palavras proferidas pelos lábios dos moribundos.”

Na verdade, o Shemá é a preciosa confissão de fé de que Yahuwah é o nosso Deus, que Ele é um, e que devemos amá-Lo com tudo, mesmo que enfrentemos a tortura e a morte.

homem-louvandoMas isso não é tudo! A compreensão Judaica do Shemá inclui não apenas Deuteronômio 6:4-5, mas também os versículos 6-9: “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás delas quando estiveres sentado em tua casa, e quando andares pelo caminho, e quando te deitares e quando te levantares. Você os amarrará como um sinal em sua mão e eles serão como frontais em sua testa. Você as escreverá nos umbrais da sua casa e nos seus portões” (Dt 6:6-9).

O Shemá deve estar nos corações dos Israelitas; deve ser ensinado aos seus filhos. As crianças Judias aprendem o Shemá assim que conseguem aprendê-lo. Além disso, o Shemá é rezado pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e à noite. O Shemá está contido nos tefilin, caixas de couro preto usadas na cabeça e no braço durante a oração. Desta forma, os mandamentos ficam vinculados como um sinal. Por último, o Shemá é escrito em um pergaminho e colocado na mezuzá instalada no batente da porta da casa.

Basta dizer que o Shemá foi e é o credo central do Judaísmo. Mas, então, e nós? Deveriam os Cristãos adotar o credo de Israel como nosso credo? Tenho duas respostas para esta pergunta: uma de Yahushua e outra de Paulo.

Em Marcos 12:28-34 encontramos um escriba fazendo uma pergunta séria a Yahushua: “Qual mandamento é o principal de todos?” Yahushua respondeu citando o Shemá: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor; e amarás o Senhor teu Yahuwah com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com toda a tua mente, e com todas as tuas forças.” Yahushua acrescentou ao Shemá um segundo mandamento (de Levítico 19:18) quando disse: “O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. O Shemá é o credo central de Yahushua! Afinal, isso não deveria ser muito chocante, porque Yahushua era um Judeu que vivia os mandamentos contidos nas Escrituras Hebraicas. Se o Shemá é o credo do Judaísmo, então Yahushua o adotaria como seu credo pessoal. Então, se o Shemá era o credo central de Yahushua e Yahushua é nosso senhor e exemplo, não deveríamos adotá-lo como nosso credo? Não deveríamos adorar o mesmo Deus que Yahushua adorava? Podemos adotar outras verdades além do credo de Yahushua e de Israel, mas não podemos contradizer a verdade contida no Shemá.

Não podemos dizer que Deus é três, já que o Shemá afirma que nosso Deus é um indivíduo —Yahuwah— mas podemos acrescentar ao lado do Shemá, como Paulo fez em 1 Coríntios 8:6, que Yahushua é nosso senhor Messias.

Em outras palavras, não podemos dizer que Deus é três, já que o Shemá afirma que nosso Deus é um indivíduo —Yahuwah— mas podemos acrescentar ao lado do Shemá, como Paulo fez em 1 Coríntios 8:6, que Yahushua é nosso senhor Messias.

A segunda resposta à questão de se devemos ou não adotar o Shemá como nosso credo fundamental em relação a Yahuwah pode ser resumida apropriadamente por estas palavras: “Yahuwah é o Deus apenas dos judeus? Ele não é o Deus dos Gentios também? Sim, também dos Gentios, visto que de fato Yahuwah, que justificará os circuncisos pela fé e os incircuncisos pela fé, é um” (Romanos 3:29-30).

Se o Deus do Shemá – o Deus dos Judeus – é o nosso Deus, então faremos bem em acreditar da maneira que os Judeus e Yahushua acreditaram, em relação à Sua identidade, unidade e ao nosso amor por Ele. Se somos o povo de Yahuwah, então adoramos o mesmo Deus que os Judeus, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Na verdade, Ele também é o Deus de Yahushua, que somente a Ele adorou. Que possamos ser como nosso mestre.

garoto-rindo


Este é um artigo não WLC de Sean Finnegan.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho, e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, conforme foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC