Print

Padrão de Discipulado de Cristo

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

jesus salva

Yahushua faz exigências intransigentes sobre nós como seus discípulos. Não existe um Cristianismo de meio período ou meio-cozido na visão de Yahushua. Hoje, em nosso mundo de consertos rápidos e truques banais, às vezes somos expostos a maneiras “amigáveis” de ser salvos de forma rápida e indolor. Alguns pregadores parecem não refletir a abordagem contundente de Yahushua para com o jovem nobre que queria “vida eterna.” Apenas “levante a mão ou incline a cabeça e acredite que morri por você.” Mas Yahushua disse, “Se tu queres ser salvo, guarda os mandamentos.” “Nem todo aquele que diz Senhor para mim será salvo.” Imediatamente ouvimos o rabino e Salvador emitindo uma ordem dura. Obediência a Yahushua é a essência da salvação. O jovem homem também precisava estar disposto a desistir do ídolo das riquezas, que poderia ter ameaçado seu sucesso espiritual.

“Yahuwah dá seu espírito àqueles que lhe obedecem” (Atos 5:32). “Yahushua foi feito o autor da salvação eterna para todos aqueles que lhe obedecem” (Hebreus 5:9). “Se alguém não adere às palavras que dão saúde, a saber, as do Senhor Yahushua Cristo,” ele não sabe de nada (ver 1 Tm. 6:3). “Se alguém vier a vós e não trouxer o ensino de Cristo...” (Ver 2 João 9, 10). “Quem crê no Filho tem vida; mas aquele que desobedece ao Filho... a ira de Yahuwah paira sobre ele” (João 3:36).

Obviamente, “acreditar” não conta como acreditar se não evoluir para a obediência. Yahushua foi bem claro neste ponto: “Não é todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ que entrará no Reino [ser salvo], mas apenas aqueles que fazem a vontade de Yahuwah. Muitos dirão naquele dia futuro: 'Senhor, Senhor, pregamos como Cristãos em seu nome; nós expulsamos demônios em seu nome e fizemos obras maravilhosas em seu nome.’” Então vêm as palavras assustadoras: “Eu nunca vos reconheci; deixai-me, vós trabalhadores da iniquidade” (Mt. 7:21-23).

O carcereiro Filipense também recebeu suas instruções. Ele perguntou, “Senhores, o que devo fazer para ser salvo?” “Crê no Senhor Yahushua Cristo e tu serás salvo,” foi a resposta apostólica (Atos 16:30, 31). Mas há muito para “acreditar em Yahushua” – obediência para o “longo prazo” e uma vida de discipulado nos passos de Yahushua, tomando a cruz do sofrimento de oponentes hostis e persistindo inabalavelmente até a morte.

lixandoÉ muito fácil reduzir (como dizem os teólogos) o Evangelho, lixar suas arestas ásperas e duras – esquecer as palavras de Yahushua e ficar contente com o fato de que ele morreu e ressuscitou. É muito fácil citar uma única passagem (fora do contexto) de Paulo e esquecer completamente as palavras de Yahushua sobre a salvação. Mas isso é encolher o Evangelho. Sim, é possível encontrar textos de prova reconfortantes. I Coríntios 15:1-3 é frequentemente apresentado como uma declaração completa do Evangelho, embora Paulo deliberadamente disse lá que a morte e ressurreição de Yahushua estão “entre os itens de primeira importância [en protois]” no Evangelho, mas não são o Evangelho inteiro. Que Yahushua morreu e ressuscitou certamente não é negociável como Evangelho. A crença em sua origem sobrenatural como gerado virginalmente também faz parte da fé do Novo Testamento. Segui-lo em obediência às suas palavras e pregação também é indispensável. E é aí que devemos começar.

Yahushua disse, “Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' será salvo.” Paulo disse, “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Uma contradição? Claro que não. Paulo era o servo amado de Yahushua. Mas esses versículos podem ser maltratados? Certamente. Principalmente citando Paulo fora de seu próprio contexto e não permitindo que Yahushua seja ouvido.

É aí que reside o perigo. Yahushua pode ser “reduzido” e quase eliminado. Como isso pode ser feito? Não é difícil. Você simplesmente não prega muito da palavra e dos ensinamentos do histórico Yahushua. Você prega o tempo todo com base nas cartas de Paulo, sem perceber que Paulo está escrevendo para crentes que já conheciam a fé a partir de sua exposição anterior aos evangelistas. As cartas de Paulo foram elaboradas para lidar com problemas especiais enfrentados pelas igrejas. Elas presumem muito. Elas presumem que compreendemos totalmente o Evangelho como Yahushua o pregou, o Evangelho sobre o Reino de Yahuwah.

Yahushua havia avisado com bastante clareza. “Aquele que ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou” está a caminho da salvação (João 5:24). Vamos ouvir isso novamente em uma tradução moderna refrescante: “Em verdade eu vos digo, O homem cujos ouvidos estão abertos à minha palavra e que tem fé naquele que me enviou, tem a vida eterna; ele não será julgado, mas passou da morte para a vida” (BBE).

Mas o que é ouvir e acreditar em sua palavra? O que essa frase inocente significa? Estamos de volta à obediência, é claro. E isso significa compreensão inteligente e aceitação obediente do Evangelho de Yahushua sobre o Reino. Minha palavra, disse Yahushua, é a chave para tudo, a chave para sua obediência e salvação. A palavra em questão é chamada de “a palavra sobre o Reino” (Mt. 13:19). Essa palavra é como uma semente (Lucas 8:11). Ela contém a centelha vivificante da imortalidade. Ela entra em sua vida como o Evangelho do Reino. É o agente do renascimento (1 Pe. 1:23-25). Tudo isso Yahushua resumiu quando disse, “Tu deves nascer de novo... nascer do espírito” (João 3:5, 7).

A palavra do Evangelho do Reino é plantada como uma semente em seu coração quando você a abraça com entusiasmo e inteligência. Ela deve então crescer em você e produzir o fruto necessário do espírito, o fruto nascido da palavra criativa do Evangelho. A “palavra de Yahuwah,” não devemos nos cansar de repetir, não é apenas “a Bíblia.” A palavra é o Evangelho, o Evangelho como Yahushua, o pregador fundador do Evangelho (Hb. 2:3), o pregou. O Evangelho salvador. O Evangelho que é “energizante” em você,” como Paulo disse em I Tessalonicenses 2:13, ou como o poder dinâmico, que transforma o pecador morto em um discípulo vital: “Eu não estou envergonhado do Evangelho de Yahuwah” (o Evangelho do Reino, veja Marcos 1:14, 15). Por quê? Porque esse Evangelho “é o poder de Yahuwah que conduz à salvação” (Rm. 1:16). Yahushua foi intransigente quando destacou a importância de conhecer sua palavra e palavras para a salvação: “Quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por minha causa e pelo Evangelho, a salvará” (Marcos 8:35). Yahushua continuou isso com: “Quem se envergonhar de mim e de minhas palavras nesta sociedade adúltera e pecadora, o Filho do Homem também se envergonhará dele quando ele vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Marcos 8:38).

Paulo estava bem ciente dos ensinamentos de Yahushua quando disse, “Não estou envergonhado do Evangelho, porque é o poder de Yahuwah que conduz à salvação de todo aquele que crê” (Rm. 1:16). Qual Evangelho? Paulo o definiu: “o Evangelho de Yahuwah” (Rm. 1:1). E do que se trata? Yahushua nos disse. Ele veio “pregando o Evangelho de Yahuwah e dizendo, ‘O Reino de Yahuwah está chegando. Arrependa-se e creia nesse Evangelho’” (Marcos 1:14, 15).

Aí temos o segredo. O Evangelho do Reino, incluindo, é claro, os fatos essenciais sobre a morte e ressurreição de Yahushua, é a força motriz da vida Cristã. Não é de se admirar, então, que “o diabo está pronto para arrebatar a palavra semeada no coração, para que ele não possa crer [no Evangelho do Reino] e ser salvo” (Lucas 8:12).

A salvação está inextricavelmente ligada às palavras salvadoras de Yahushua resumidas como o Evangelho do Reino. Mas você ouve essa definição do Evangelho hoje?

bíblia

A Mesma Mensagem do Evangelho do Reino para Todos

Quando os Judeus se tornaram beligerantes e hostis para com Paulo e Barnabé, eles encerraram seu ministério exclusivo para os Judeus e se voltaram para os Gentios (Atos 13:50). A mensagem de Paulo aos Judeus foi direta ao ponto. Eles precisavam aceitar o Messias Yahushua que tinha vindo: “Que seja conhecido por vós, irmãos, que por meio deste homem o perdão dos pecados é proclamado a vós. E por meio dele todos os que crêem são justificados [acertados com Yahuwah] em relação a todas as coisas, nas quais vós não poderíeis ser justificados pela Lei de Moisés” (Atos 13:38, 39).

“Vida eterna” significa “Vida na era do Reino vindouro.” A Bíblia em nenhum lugar promete “céu” aos crentes – muito menos para espíritos ou almas desencarnados na morte. A Bíblia promete apenas a ressurreição (de toda a pessoa) na futura vinda de Yahushua (1 Co. 15:23), quem então recompensará os Cristãos “na ressurreição dos justos” (Lucas 14:14). Esses serão considerados dignos da era vindoura do Reino restaurado na Terra. “Mas aqueles que são considerados dignos de atingir essa era [não ‘ir para o céu’!] e para a ressurreição dos mortos, não se casam nem são dados em casamento” (Lucas 20:35).

Por que é preciso lutar para que os frequentadores de igreja acreditem nessas promessas simples? “Herdar a terra.” Isso está claro ou não? Quão raramente ou nunca essas palavras são promovidas ou ouvidas entre os frequentadores de igreja? Os assentados-em-bancos estão ouvindo? Os Cristãos não estão destinados a ir para o céu, mas a herdar a terra. Sim, a recompensa deles está atualmente reservada para eles, com Yahuwah que está no céu. Mas quando Yahushua volta, aquela recompensa vem do céu para a terra com o Yahushua retornando. Se eu disser que estou guardando uma cerveja na geladeira para você quando você me visitar, diz o teólogo bíblico líder mundial, o bispo Tom Wright, isso significa que você terá que entrar na geladeira para bebê-la? Você se aposenta no banco onde tem guardado seu dinheiro todos esses anos?

Yahushua declarou o objetivo Cristão com total clareza, mas ninguém na igreja parece concordar com suas palavras: “Bem-aventurados os mansos; eles herdarão a terra” (Mt. 5:5). “Eles reinarão como reis na terra” (Ap. 5:10). Toda essa conversa sobre o “céu” é uma maneira rápida de ficar confuso na leitura da Bíblia.

Salvação Envolve Nossa Escolha

Temos que cooperar com Yahuwah para nossa salvação. Não podemos passar a bola e tornar Yahuwah e Yahushua total e exclusivamente responsáveis por nossa salvação. Caso contrário, por que Yahuwah se dirige à raça humana nos dizendo para “escolher”? Se Yahuwah já fez uma escolha irrevogavelmente predestinada por nós, Ele está jogando jogos verbais conosco. Não, Ele nos instrui a “escolher a vida” ao invés da morte (Dt. 30:19). Por que alguém escolheria a morte quando ele ou ela pode escolher viver, ouvindo e obedecendo ao Agente de Yahuwah, o Senhor Messias? “Trabalhe sua própria salvação,” vem o clamor apostólico a nós (Fp. 2:12). Yahuwah irá ajudá-lo de fato, pois Ele trabalha com você e você com Ele.

Não deveria Yahushua ter dito ao jovem nobre: ​​“Não adianta perguntar sobre a vida eterna, pois você não está predestinado para ela”? Ou ele poderia ter dito, “Você não precisa perguntar, porque você já está predestinado para a vida eterna.” Ele não respondeu dessas formas, mas convidou o nobre a fazer a escolha responsável. A harmonia entre a controvérsia da “predestinação” e da “graça livre” é facilmente resolvida. Nós escolhemos nosso destino e Yahuwah trabalha conosco para garantir um resultado bem-sucedido. Todos os que quiserem podem vir. Yahuwah quer que todos sejam salvos. A única maneira de obter sucesso é ceder ao poder atraente do Evangelho do Reino, conforme pregado por Yahushua e Paulo (ver Atos 8:12; 19:8; 20:24, 25; 28:23, 31). Não há caminho para Yahuwah exceto através de Yahushua e seu Evangelho. O Plano foi pré-determinado. É nossa sabedoria alinhar-nos com o Plano e entregar nossas vontades a ele. A graça de Yahuwah vem a nós em Seu gracioso Evangelho de salvação no Reino vindouro. Devemos fazer a escolha de aceitar os termos da salvação.

Sim, os menos sofisticados ou talentosos às vezes fazem um trabalho melhor ao receber o Evangelho. “Yahuwah escolheu as coisas tolas do mundo para envergonhar as sábias, e Yahuwah escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as coisas que são fortes, e as coisas vis do mundo e as desprezadas Yahuwah escolheu, as coisas que não são, para que Ele possa anular as coisas que são, para que ninguém se glorie diante de Yahuwah” (1 Co. 1:27-29).

Uma vez iniciada, a corrida para o Reino de Yahuwah continua e “por meio de muitas tribulações, estamos destinados a entrar no Reino” (Atos 14:22). Em Filipenses 3:13, 14 Paulo apresenta o desafio aos crentes: “Irmãos e irmãs, não me considero ter alcançado a meta: mas uma coisa eu faço... prossigo em direção ao alvo pelo prêmio do alto chamado de Yahuwah em Cristo Yahushua.” Paulo deseja “conhecê-lo, e o poder de sua ressurreição, e a comunhão de seus sofrimentos, sendo conformado com sua morte; para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dos mortos” (Fp. 3:10, 11). Dificilmente soa como se tudo fosse inevitável em algum decreto fixo. Paulo deve lutar para perseverar até o fim.

A ideia de uma aceitação incondicional (a condição é arrependimento e crença no Evangelho) dos pecadores por Yahuwah antes de aceitarem a Cristo, mas também depois de serem convertidos, não importa o quão persistentemente eles possam continuar no pecado, constitui um grave perigo. Isso causa uma falsa sensação de segurança e pode resultar em descuido quanto ao pecado. Se sou salvo, dizem alguns, por um decreto eterno que me impede de cair, por que deveria me preocupar em lutar pelo prêmio? Pedro nada sabia sobre um predeterminismo Calvinista. Recebemos “promessas extremamente grandes e preciosas, para que por elas participeis da natureza divina, havendo escapado da corrupção que está no mundo pela concupiscência” (2 Pe. 1:4). “Meus irmãos, tomem ainda mais cuidado para fazer sua escolha e aprovação certas; porque, se fizerdes essas coisas, nunca caireis” (2 Pedro 1:10). Não há um Cristianismo livre-de-problemas, nem uma crença em um sucesso inevitável, não importa o quê.

Não há Cristianismo livre-de-problemas

Não há centelha ou alma imortal em nós como seres humanos. A imortalidade deve ser adquirida abraçando as palavras de Yahushua, que são as palavras de Yahuwah que o comissionou. Somos encorajados a buscar a imortalidade. Ainda não a temos além de todas as chances de perdê-la. A perda da salvação dificilmente é um tópico no qual os escritores do Novo Testamento se concentram, mas a ameaça está lá, no entanto, como uma advertência de que “aquele que pensa que está firme” (1 Co. 10:12) deve perceber que pode cair. Fazer o bem pacientemente é a tarefa Cristã essencial e devemos persistir até o fim. “A salvação está agora mais perto do que quando cremos pela primeira vez” (Rm. 13:11) – um versículo que tem surpreendentemente pouco espaço nos círculos ou folhetos Cristãos.

A fé soa como um trabalho árduo: “Com toda diligência, acrescentai virtude à vossa fé; e à virtude, conhecimento; e ao conhecimento, autocontrole; e ao autocontrole, paciência; e à paciência, Piedade; e à Piedade, bondade fraternal; e à bondade fraternal, caridade [amor]. Pois se essas qualidades estiverem em vós, e abundarem, elas garantem que vós não sereis estéreis ou infrutíferos no conhecimento de nosso Senhor Yahushua Cristo” (2 Pe. 1:5-8).

Este ensino “mais duro” das palavras de Yahushua e dos apóstolos sobre a salvação será rejeitado por alguns que parecem ter absorvido uma espécie de “mantra” no sentido de que tudo que você precisa fazer é “acreditar em Yahushua,” sem definição ou explicação adicionais. O texto geralmente apelado e fornecido em folhetos (que não dizem nada sobre as palavras de Yahushua em relação a ser salvo) é Romanos 10:9: ‘Se disseres com a tua boca que Yahushua é o Senhor, e tiveres no teu coração fé que Yahuwah o fez voltar dos mortos, terás a salvação.”

Este belo texto deve ser colocado em seu próprio contexto. Paulo acabara de falar sobre “a fé que estamos pregando” (v. 8). Para descobrir o que foi isso, deve-se consultar os relatos da atividade evangelística de Paulo em Atos 19:8, 20:24, 25 e 28:23, 31. Agora observe o que mais Paulo diz em Romanos 10. O versículo 14 diz: “Como então invocarão aquele em quem não creram? Como eles acreditarão naquele que não ouviram? E como eles ouvirão sem um pregador?”

Paulo insiste que para ser salvo você deve ouvir não apenas sobre Yahushua, mas você deve ouvi-lo, isto é, ouvi-lo pregar seu Evangelho. Paulo, traduzido corretamente aqui, ensina que ouvir Yahushua é necessário para a salvação. Dificilmente irracional, visto que Yahushua foi o pregador original do Evangelho (Hb. 2:3). Agora, finalmente, observe como Paulo conclui seu ensino em Romanos 10. Versículo 17: “Portanto, a fé [verdadeira crença] vem de ouvir, e isso significa ouvir a palavra de Cristo.” A palavra, Evangelho, isto é, que Yahushua pregou para a salvação.

Então, os dois versículos frequentemente extraídos de maneira injusta, ou seja, Romanos 10:9, 10, facilmente deturpam Yahushua e Paulo. A verdadeira fé é construída sobre o único Evangelho do Reino trazido por Yahushua, comandado na Grande Comissão e pregado sempre por Paulo. Os leitores devem ser alertados contra um Evangelho reduzido ou encolhido, baseado em poucos versículos extraídos do contexto. A chave é retornar a Yahushua e seu Evangelho do Reino. Então, também, Paul não será distorcido.

oração

Para mais sobre este assunto importante, visite o Diretório de Conteúdo da WLC: O Reino Terreno Eterno de Yahuwah

 

Este é um artigo não WLC escrito por: Focus on the Kingdom [Foco no Reino], Vol. 9 No. 10, Julho de 2007.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC