Print

O que a Bíblia quer dizer com 'Pregar o Evangelho'?

Este não é um artigo WLC. Ao usar recursos de autores externos, a equipe está apenas endossando aquilo que achamos que está em harmonia com a Bíblia. Na maioria dos casos, os autores desses estudos estão em grande desacordo com a WLC em importantes ensinamentos fundamentais. No entanto, isso não deve impedir-nos de sermos abençoados por seus escritos, naquilo que é considerado em perfeita harmonia com as Escrituras. Assim, endossar parte de seus escritos não é de forma alguma um endosso de tudo o que eles apoiam.

Qual era, de acordo com Yahushua, o propósito de toda a sua missão?

plantando sementes

Qual é o propósito do Cristianismo?

Eu vim chamar os pecadores ao arrependimento (Lucas 5:32).

Eu vim salvar o que estava perdido (Lucas 19:10).

Eu vim destruir as obras do Diabo (ver 1 João 3:8).

Mas como ele fez isso?

Eu devo pregar o Evangelho sobre o Reino de Yahuwah. É para isso que fui enviado (Lucas 4:43).

Uma forma popular de evangelismo nos diz que Yahushua apelou ao público para "convidá-lo a entrar em seus corações". Esta linguagem aparentemente não tem base nas palavras registradas de Yahushua. Isso dá rédea solta à imaginação humana. Não parece refletir o método evangelístico de Yahushua. Como então Yahushua convidou pecadores a se tornarem crentes?

A resposta a essa pergunta foi a principal preocupação dos escritores da Bíblia. Afinal, eles também eram evangelistas, esperando com seus registros escritos ganhar outros para a salvação. Qual foi a sua mensagem e método?

Sem dúvida, foi a mensagem e o método aprendidos com o próprio exemplo de Yahushua de pregar o Evangelho. Hoje, entretanto, muitos parecem confusos com a ideia de que Yahushua foi um pregador do Evangelho. Ele não simplesmente morreu e ressuscitou dos mortos? Isso não era base suficiente para a salvação? A resposta deve ser um claro "não". Se a morte e a ressurreição de Yahushua são tudo o que existe para o Evangelho, por que Yahushua pregou o Evangelho por cerca de três anos sem, naquele estágio, apresentar qualquer informação sobre sua morte e ressurreição? Como os apóstolos foram capazes de sair sob a supervisão de Yahushua e pregar o Evangelho e oferecer a salvação (Lucas 8:1; 9:2, 6), quando a morte e ressurreição de Yahushua ainda eram desconhecidas para eles? (Ver Lucas 18:31-34; João 20:9).

Os fatos são muito simples. Yahushua veio para salvar os perdidos. Ele veio para chamar pecadores ao arrependimento. Como ele realizou essa tarefa central, no entanto, parece em grande parte escapar da atenção dos frequentadores de igreja. A resposta simples é que Yahushua apresentou uma Mensagem e convidou as pessoas a acreditarem nessa Mensagem. Aqui estão suas palavras iniciais, e elas são típicas de todo o seu ministério.

arrepender-se Marcos 1:14-15

Tudo o que Yahushua disse é realmente uma expansão desta declaração de abertura sobre como a salvação deve ser ganha: Arrependa-se e creia na Mensagem do Evangelho sobre o Reino de Yahuwah (Marcos 1:14, 15). Esta é uma declaração resumida da fé cristã fornecida por Marcos no início de seu relato evangelístico de Yahushua e sua carreira como evangelista e Salvador. O Reino é o centro organizador de tudo o que Yahushua ensinou.

Yahushua foi o evangelista original:

A salvação foi primeiro proclamada pelo Senhor [Yahushua]. (Hebreus 2:3)

Como poderíamos ter perdido a base da fé cristã como Yahushua pregou?

A resposta é que fomos bombardeados com linguagem sobre pecado e perdão e o sangue de Yahushua (também elementos essenciais do Evangelho), mas aparentemente fomos desviados do fato óbvio (uma vez que alguém o vê) de que tal perdão está garantido também com base no responder inteligentemente ao Evangelho de Yahushua sobre o Reino.

O ensino de Yahushua é direto neste ponto. Ele comparou seu ensino do Evangelho salvador a uma semente plantada no coração. A semente é chamada de Evangelho/Palavra sobre o Reino (Mateus 13:19) - às vezes abreviado para simplesmente “a palavra de Deus” (Lucas 8:11), “a palavra” (Marcos 4:14). Essa semente/Mensagem ele nos manda entender, acreditar e abraçar. Deve ser aceita por nossas mentes e se tornar o fio condutor de nossas vidas. De acordo com Yahushua, arrependimento significa abandonar nossa própria filosofia de vida e nos tornarmos devotados ao seu Evangelho do Reino: Ao nos afastarmos de nossas próprias agendas, devemos abraçar sua agenda - o que ele constantemente chamou de Evangelho do Reino de Yahuwah. (Muitos frequentadores de igreja hoje estão fortemente comprometidos com os programas políticos atuais, mas Yahushua estava muito pouco preocupado com a ação social. Ele estava interessado na questão final da política de Deus. Os reinos deste mundo atual são, por definição, não Cristãos. Eles fazem parte do mundo de Satanás. Os cristãos não pertencem a este sistema; eles "não são deste mundo". O mundo se tornará o Reino de Yahuwah somente na volta de Cristo (Ap 11:15-18; Dan. 7:14, 18, 22, 27; 2:44; Miq. 4:8; Obad.21).

lendo a BíbliaO Reino de Yahuwah é o novo mundo ... a ser inaugurado por Cristo em seu retorno a esta terra (Atos 1:6; 3:21). Devemos nos preparar agora com toda a urgência para sua chegada. Os cristãos devem ajudar outros a responder também ao desafio do Evangelho do Reino de Yahushua, incluindo, é claro, sua morte sacrificial e sua ressurreição.

Yahushua reclamou que muitos estão relutantes em se arrepender nos termos dele. Eles preferem seus próprios termos. Eles podem muito bem estar dispostos a desistir de tudo o que tenham concebido como pecaminoso e ímpio. Mas a questão para Yahushua não é uma vaga convicção de impiedade, mas uma resposta compreensiva ao seu apelo salvador: a fé no Evangelho do Reino. Yahushua expôs este fato central sobre a salvação em Marcos 4:11, 12. Ele explicou que foi a falha em abraçar seu Evangelho/palavra sobre o Reino que impediu as pessoas de virem a ele e serem salvas.

A vocês [discípulos Cristãos] o mistério do Reino de Yahuwah foi dado ou tornado conhecido [Mateus 13:11], mas para os outros a Mensagem vem em parábolas: eles vêem e não percebem e eles ouvem e não entendem. Se o fizessem, se arrependeriam e seriam perdoados (Marcos 4:11, 12).

A questão em relação ao arrependimento é muito obviamente aqui a recepção ou não recepção do Evangelho de Yahushua sobre o Reino. Lucas relata a mesma verdade com igual clareza.

Quando alguém ouve o Evangelho/palavra [sobre o Reino, Mateus 13:19] e não a entende, o Diabo vem e arrebata o Evangelho que foi semeado em seu coração [mente] para que ele não possa acreditar e ser salvo (Lucas 8:12).

Aqui, evidentemente, o arrependimento e o perdão são condicionais à aceitação inteligente da pregação do Reino de Yahuwah por Yahushua.

No entanto, no evangelismo atual, nenhuma informação sobre o Reino de Yahuwah é oferecida ao convertido em potencial. Em vez disso, ele é instruído a “reconhecer seu pecado” e “aceitar Yahushua” que morreu por ele. Mas esse método pula - e desvia - a etapa essencial a qual Yahushua deu tanta ênfase. Na evidência das palavras de Yahushua acima, é o perdão oferecido separadamente do arrependimento e aceitação do Evangelho do Reino? É possìvel o arrependimento na ausência de uma compreensão do Reino de Yahuwah?

Lucas em Atos 8:12 apresenta uma “fórmula” muito clara para se tornar membros do corpo de Cristo. Mais uma vez, seguindo o próprio modelo evangelístico de Yahushua, a questão é a aceitação ou rejeição do Evangelho sobre o Reino.

Quando eles acreditaram em Filipe enquanto ele pregava o Evangelho sobre o Reino de Yahuwah e o nome de Yahushua Cristo, eles estavam sendo batizados, tanto homens quanto mulheres (Atos 8:12).

batismo no rio

Surpreendentemente, não é assim que os evangélicos modernos vêem a salvação. Em suas mentes, a morte e ressurreição de Yahushua absorveram qualquer necessidade de dar ouvidos às palavras reais de Yahushua quando ele pregou a salvação. Um remédio para essa situação intrigante seria insistir em pregar o Evangelho a partir dos próprios evangelhos, começando com as palavras de Yahushua em Mateus, Marcos, Lucas e João. Esses quatro relatos corroborantes tornam impossível evitar o simples fato de que o elemento primário e fundamental no Evangelho é a aceitação de Yahushua por meio da aceitação de seu Evangelho do Reino.

"Se vós não acreditais em Moisés, como podeis acreditar em minhas palavras?" “Quem ouve a minha Mensagem/Evangelho e crê naquele que me enviou tem a vida eterna” (João 5:47, 24).

Os seguintes ditos de Yahushua são muito pertinentes ao nosso assunto e deveriam, pensamos, convocar uma revolução no que é apresentado ao público para a salvação:

“Quem não receber o Reino de Yahuwah como uma criança, não entrará nele” (Lucas 18:17; cp. João 17:8, “recebe as minhas palavras”).

“A menos que se convertam e se tornem como crianças, não entrarão no Reino de Deus” (Mateus 18:3).

“A menos que uma pessoa nasça de novo, ela não pode ver/entrar no Reino de Deus” (João 3:3-5).

Combinando as várias declarações de Yahushua, temos o seguinte: A menos que você ouça e entenda o Evangelho de Yahushua e dos Apóstolos sobre o Reino, você não pode se arrepender e ser perdoado. A menos que você seja convertido, se torne como uma criança, nasça de novo e receba o Reino de Yahuwah, você não entrará nele, não será salvo (Marcos 4:11, 12, 14; João 3:3, 5; Lucas 8:12; Mateus 13:19.)

estudo bíblicoQuando sua audiência recusou o exercício solene de Paulo, do amanhecer ao anoitecer, de persuasão e testemunho sobre o Reino de Yahuwah a partir da Bíblia, “alguns não foram persuadidos, não iriam acreditar; alguns acreditaram” (Atos 28:23, 24). Então, ser persuadido sobre o Reino e Yahushua significa acreditar, se tornar um cristão.

“Se eles não fechassem suas mentes, se eles ouvissem, vissem e entendessem [o Evangelho do Reino] com seus corações, eles se arrependeriam e seriam perdoados” (Marcos 4:12).

A salvação nas palavras de Yahushua é sempre dependente de uma compreensão e recepção inteligentes pela mente da verdade do Reino de Yahuwah e a morte e ressurreição de Yahushua.

Portanto, “Aquele que ouve a minha palavra [sobre o Reino de Deus] e crê Naquele que me enviou tem a vida eterna” (João 5:24).

A salvação depende de ouvir, compreender e obedecer às palavras de Yahushua. Fé significa acreditar no que Yahushua e os apóstolos dizem e agir de acordo com essas palavras. Assim, Paulo conclui, como pregador de carreira do Evangelho do Reino (Atos 20:25), “A fé origina-se em ouvir e ouvir por meio da Mensagem de Cristo” (Rom. 10:17). Mas o elo que faltava na cadeia da salvação, conforme apresentado popularmente, parece ser um desprezo massivo pelo que Yahushua proclamou como o Evangelho.
 


Este é um artigo não pertencente ao WLC escrito por Anthony Buzzard (publicado em http://jesuskingdomgospel.com/).

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho, e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC