Print

Qual É a Principal Coisa?

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

Qual é a Principal Coisa?

“O principal é manter a principal coisa a coisa principal.” Assim eu ouvi dos defensores do bom método nos negócios ou na vida.

Em oposição a essa ideia, proponho que o Diabo, “quem é o enganador do mundo inteiro,” “o mundo inteiro está em seu poder,” está inclinado em manter a principal coisa fora de vista. Ele não está interessado em você saber o que é “a principal coisa.” Sua técnica foi brilhantemente avistada e exposta por Yahushua quando o mestre rabino disse: “Quando alguém ouve a mensagem [sobre o Reino de Deus, Mt. 13:19] o Diabo vem e arranca a mensagem que é semeada em seus corações para que eles não possam acreditar e serem salvos” (Lucas 8:12).

Alguém poderia pensar que o principal seria entender por que Yahushua pensou ter sido comissionado por Yahuwah e o que ele viu como seu propósito total. Se sim, então Lucas 4:43 teria que ser avaliado como um ponto de partida chave para descobrir a vontade de Yahuwah para nossas vidas como unido em propósito com Seu filho: “Eu vim para pregar o Evangelho do Reino... essa é a razão pela qual Yahuwah enviou-me.” Estamos fazendo isso? Você já ouviu sermões sobre esse versículo como passagem regular na igreja?

homem pensando

Alguém poderia pensar que o principal seria entender como a imortalidade (com a qual os seres humanos não nascem) deve ser obtida. Alguém esperaria que a parábola central do Evangelho sobre a semente da imortalidade fosse o elemento proeminente na pregação de todas as igrejas. Mas é? Se não, por que não?

A principal coisa, de acordo com Yahushua, que foi e é a incorporação andante da sabedoria de Yahuwah, isto é, o plano sábio de Yahuwah para nós humanos, é procurar como primeira prioridade o Reino de Yahuwah (Mt. 6:33), ser discípulos do Reino de Yahuwah (Mt. 13:52), orar em primeiro lugar para que o futuro Reino possa vir à existência na terra (Mt. 6:10) e participar da proclamação do Evangelho do Reino de Yahushua (Mt. 28:19, 20). Tudo mais na vida é secundário. Yahushua é e foi uma pessoa de um objetivo. Ele avisou até mesmo que amor pela família acima do amor por ele e por seu Evangelho pode ser uma armadilha e engano. Aquele que ama pai e mãe mais do que a mim não pode ser meu aluno, ele disse. “Se você quer ser meu seguidor, você deve amar a mim mais do que a seu próprio pai e mãe, esposa e filhos, irmãos e irmãs – sim, mais do que sua própria vida. Caso contrário, você não pode ser meu discípulo. E você não pode ser meu discípulo se você não carregar sua própria cruz e seguir-me” (Lucas 14:26, 27).

A Principal Coisa, de acordo com Yahushua, é buscar como primeira prioridade o Reino de Yahuwah, ser discípulos do Reino de Yahuwah, orar em primeiro lugar para que o futuro Reino possa vir à existência na terra e participar do proclamação do Evangelho do Reino do Yahushua.

Palavras duras, de fato, mas eminentemente realistas. O que pode se comparar em importância com você e sua imortalidade? Você pode ganhá-la ou perdê-la. O principal é que não percamos a imortalidade. “O que um homem ganhará obtendo o mundo inteiro e perdendo sua própria vida?” (Mt. 16:26). Yahushua foi implacavelmente focado no ponto principal. Eu tentei apontar desde 1998 que as igrejas não mantiveram com sucesso a coisa principal a coisa principal. Em outras palavras, quando a Bíblia é lida (o que não acontece muito extensivamente na vida de muitos frequentadores de igreja), os leitores leem desapercebidos os ensinamentos mais claramente óbvios de Yahushua sobre a importância da principal coisa.

Eu achei útil para minha própria compreensão tentar ver como isso é possível. Outros documentos não são tratados assim. A maioria das pessoas não lê com pressa acerca da principal coisa em um manual “faça-você-mesmo.” Livros de instrução de todos os tipos fazem o melhor para transmitir as informações essenciais necessárias para os usuários. Mas de alguma forma, quando as palavras de Yahushua são colocadas em público, elas são suscetíveis de serem veladas em uma névoa espiritual. Os ensinamentos de Yahushua, embora originalmente oferecidos pelo Messias a pessoas comuns de muitas caminhadas de vida diferentes, não atingem com precisão o cérebro. Há um bloqueio. Não-compreensão é o resultado. Isaías disse bem:

“A visão inteira será para vós como as palavras de um livro selado, que quando eles dão para aquele que é erudito, dizendo, ‘Por favor, leia isto,’ ele dirá, ‘Eu não posso, pois está selado.’ Então o livro será dado ao que é iletrado, dizendo, ‘Por favor, leia isto.’ E ele dirá, ‘Eu não posso ler.’ Então Yahuwah disse, ‘Porque este povo se aproxima com suas palavras e Me honra com seus lábios, mas eles removeram seus corações para longe de Mim, e sua reverência por Mim consiste em tradição aprendida pelo hábito” (Is. 29:11-13).

casal jovem lendo direções

Como isso é possível? Em primeiro lugar porque há um Diabo, um ser inteligente caído que se opõe a Yahuwah aos limites da permissão dada a ele. Como o príncipe do poder do espaço sub-lunar, ele é revelado pelas Escrituras como controlando uma tropa de forças demoníacas que realizam seus negócios de confundir as preciosas palavras da Verdade contidas na Bíblia. (Uma das principais jogadas do Diabo foi convencer alguns de que ele sequer existe! Para muitos leitores Bíblicos, esse conceito será inimaginável, mas comunidades inteiras, uma vez que elas colocam sua confiança em um fundador escolhido, podem ser persuadidas a acreditar quase em qualquer coisa, por mais improvável que seja. A doutrinação é particularmente eficaz e devastadoramente poderosa quando infligida por professores amados sobre as mentes jovens e sensíveis. Apenas uma “cirurgia” espiritual e um desejo de se tornar não enganado independentemente do custo pode remediar essa situação.)

Então, em termos do “problema” de como a fé de Yahushua e o Novo Testamento tornaram-se tão fragmentados e confusos, qual é a causa subjacente? Qual é a principal coisa a ser compreendida, se quisermos chegar a uma compreensão sensata de Yahushua e da salvação?

Sugiro que os estudiosos líderes hoje coloquem seu dedo na questão certa, embora eles possam não ser tão úteis para fornecer a resposta bíblica ao problema que eles identificam corretamente. Aqui está o que quero dizer. Eu ofereço isso como um problema para ser cuidadosamente considerado.

Em seu trabalho mais importante sobre Yahushua, ‘Jesus e a Vitória de Deus (Fortress Press, 1996)’, o célebre Bispo de Durham, Tom Wright, nos diz com admirável sinceridade: “Em certo sentido, tenho trabalhado neste livro a maior parte da minha vida. O pensamento sério começou, no entanto, quando fui convidado em 1978 para dar uma palestra em Cambridge sobre ‘O Evangelho nos Evangelhos.’ O tópico não era apenas impossivelmente vasto; eu não o entendi. Eu não tinha resposta real, então, para a questão de como... a vida inteira de [Yahushua], não apenas sua morte na cruz em isolamento, era de alguma forma ‘evangelho.’”

Se alguma vez “a principal coisa” foi destacada com clareza brilhante, tem que ser essa! Este de fato é o problema com o Cristianismo, como tivemos isso descrito a nós. É um fato demonstrável que o que nós nas igrejas chamamos de o Evangelho Cristão não é realmente o Evangelho como definido por Yahushua (e Paulo). O Bispo Wright absoluta e corretamente atingiu o prego na cabeça. Ele diz que não tinha resposta para a questão do “Evangelho nos Evangelhos.” O fato é que a Igreja e sua formação teológica não ensinaram a ele o que o Evangelho nos evangelhos é. A Igreja havia estruturado seus credos e teologia sistemática de tal forma que o “Evangelho nos evangelhos” não era um assunto para discussão ou investigação! Foi tacitamente descartado como uma preocupação legítima para os que querem ser pregadores e evangelistas. Assim, é claro que não era um assunto adequado de conversa entre os frequentadores de igreja sentados aos pés de seus mentores teológicos escolhidos.

Afinal, os credos se apressaram por cima do ministério do Evangelho de Yahushua, correndo de seu nascimento sobrenatural a sua morte, como se o que aconteceu nesse intervalo (não menos do que o segredo da imortalidade oferecida por Yahushua!) não importasse. Lembra-se dessas palavras? Eu acredito em Yahushua “que nasceu da virgem Maria, sofreu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado...”

Isso é tudo o que realmente conta? Ou a principal coisa está faltando?

Aqui está como a bagunça ocorreu. Lutero é uma fonte principal do Cristianismo Protestante. Ele não foi para as palavras de Yahushua para encontrar o Evangelho. Ele foi para Paulo principalmente em Romanos. Esta é uma maneira curiosa de “fazer” a fé Cristã. Os alunos de Platão ou Aristóteles vão primeiro para aqueles homens para descobrir sobre o ensino deles? Quem disse que Paulo é o fundador do Cristianismo? Certamente não a Bíblia! Paulo é um representante apostólico de Yahushua, certamente, e em suas cartas ele comenta sobre todo tipo de questões Cristãs, mas ele não é o primeiro pregador do Evangelho. Yahushua é (embora o Evangelho também tenha sido pregado com antecedência a Abraão, Gl. 3:8). Paulo de fato pode ser visto pregando, em Atos, exatamente o mesmo Evangelho do Reino que Yahushua (19:8; 20:25; 28:23, 31). Mas ninguém começa em Atos para descobrir sobre Paulo, embora devessem.

O resultado dessa gigantesca confusão eclesiástica é refletida na confissão honesta de N.T. Wright de que ele sequer entendeu como enfrentar a questão do “Evangelho nos evangelhos.” Não é de se admirar. Ninguém na Igreja lhe contou sobre o Evangelho nos evangelhos. Sua pesquisa e escritos posteriores foram dedicados a trabalhar no Evangelho nos evangelhos. Seu conhecimento histórico é certamente uma bênção para todos nós, embora eu duvide se ele realmente fez justiça à questão, em toda a sua simplicidade. Ainda não é claro de seus escritos o que é o Evangelho nos evangelhos. Ele pensa até mesmo que a Segunda Vinda (Parousia) de Yahushua nos evangelhos aconteceu em 70 dC! Mas isso não é iniciar outra enorme confusão, fazendo Paulo e Yahushua significarem coisas inteiramente diferentes por Parousia? Ao tentar desembaralhar confusões, não nos mergulhou o Bispo sobre esta questão em outra confusão assustadora?

C. S. LewisEnquanto isso, C.S. Lewis, lido por milhões, tem certeza de que Yahushua não era o pregador do Evangelho! O Evangelho não está nos evangelhos, ele declara enfaticamente. Isso é realmente surpreendente. Mas isso utilmente nos permite colocar o dedo na “coisa principal” em termos do problema e confusão em igrejas. Ouça C.S. Lewis em Letters to Young Churches [Cartas para Jovens Igrejas]:

“As epístolas são na maior parte os primeiros documentos Cristãos que possuímos. Os Evangelhos vêm depois. Os Evangelhos não são ‘o evangelho,’ a declaração da crença Cristã. Eles são escritos para aqueles que já tinham sido convertidos, que já tinham aceitado “o evangelho.” Eles deixam de fora muitas das complicações (isto é, a teologia) porque são destinados a leitores que já foram instruídos nele. Nesse sentido, as epístolas são mais primitivas e mais centrais que os Evangelhos – embora, é claro, não mais que os grandes eventos que os Evangelhos recontam. O ato de Deus (a Encarnação, a Crucificação e a Ressurreição) vem primeiro: a mais antiga análise teológica disso vem nas epístolas; então, quando a geração que havia conhecido o Senhor estava morrendo, os Evangelhos foram compostos para proporcionar aos crentes um registro do grande Ato e de alguns dos dizeres do Senhor.”1

“Os evangelhos não são o Evangelho.” Eu sugiro que esta é uma das peças mais extraordinárias de desinformação bíblica registrada. Mas seus efeitos pervasivos são ilustrados pela admissão do Bispo Wright de que a questão sobre “O Evangelho nos evangelhos” o deixou sem palavras. Ele não sabia o que dizer sobre o Evangelho encontrado nos evangelhos.

C.S. Lewis está, no entanto, apenas construindo sobre sua herança da Reforma instável de Lutero. Aqui estão as palavras de Lutero, que não pensou que o Evangelho é encontrado em Mateus, Marcos e Lucas. Não é de admirar que Tom Wright hesitou na questão do Evangelho nos evangelhos. Lutero, é verdade, gostava de João, mas note como ele descarta o único Evangelho do Reino repetido em três versões, na de Mateus, na de Marcos e na de Lucas:

“O Evangelho de João é o único, tenro, verdadeiro e principal Evangelho, longe, longe de ser preferido aos outros três e colocado alto acima deles. Assim, também, as Epístolas de São Paulo e São Pedro de longe superam os outros três Evangelhos – Mateus, Marcos e Lucas... Em uma palavra, o Evangelho de São João e sua primeira Epístola.

As Epístolas de São Paulo, especialmente Romanos, Gálatas e Efésios, e a primeira Epístola de São Pedro são os livros que mostram a você Cristo e ensinam tudo o que é necessário e bom para você saber, mesmo que você nunca fosse ver ou ouvir qualquer outro livro ou doutrina. Portanto, a Epístola de São Tiago é realmente uma epístola de palha, comparada a elas; porque não tem nada da natureza do Evangelho.”

Vamos enfrentar a coisa principal de cabeça. Ela precisa ser estabelecida como a primeira chave para entender a fé Cristã de que Yahushua era de fato o primeiro expoente do Evangelho Cristão salvador. Hebreus 2:1-4 é aviso suficiente, mas foi ignorado:

“Por esta razão, devemos prestar muita atenção ao que ouvimos, para que não nos afastemos disso. Pois se a palavra falada por anjos se mostrou inalterável, e toda transgressão e desobediência receberam uma penalidade justa; como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação? Depois que isso foi primeiro falado através do Senhor, foi confirmado a nós por aqueles que ouviram, Yahuwah também testificando com eles, tanto por sinais quanto por maravilhas e por vários milagres e por dons do Espírito Santo de acordo com Sua própria vontade.”

Aí está. A coisa principal. O Evangelho foi “primeiramente pregado por Yahushua.” Portanto, vá para os evangelhos para encontrar o Evangelho. C.S. Lewis realmente entendeu isso errado e aparentemente Lutero também. Hebreus acrescenta, descompactando a exortação: “Pois Yahuwah não sujeitou o mundo por vir, sobre o qual falamos, aos anjos” (Hb. 2:5). O ponto é que Yahuwah determinou sujeitar a era futura da história mundial, o Reino de Yahuwah, não aos anjos, mas a Yahushua e seus seguidores (Dn. 7:18, 22, 27; Ap. 5:10; 20:1-6, etc.). Que destino!

https://media.worldslastchance.com/images/2021/05/13/33061/woman-thinking.jpg

O historiador G.F. Moore escreveu (meus comentários em colchetes quadrados): “Lutero criou por um critério dogmático um cânone do evangelho dentro do cânone dos livros [ele escolheu alguns livros e ignorou outros, usando um procedimento seletivo e enganoso]. É claro que a infalibilidade das Escrituras seguiu aqui, na verdade, se não na admissão de [Lutero], a infalibilidade de papas e conselhos; pois a própria Escritura tem que se submeter a ser julgada pelo critério final do seu acordo com a doutrina de Lutero da justificação pela fé.”2 [Lutero, em outras palavras, substituiu um sistema dogmático por outro, fazendo com que as Escrituras se submetessem ao seu próprio processo de seleção.]

A vítima neste procedimento arbitrário foi o Evangelho Cristão do Reino, o Evangelho nos evangelhos. Isso é uma pequena questão? Eu acho que não. Se (1) devemos ser julgados por nossa adesão confiante às palavras de Yahushua (“Porque qualquer que se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecaminosa, o Filho do homem também se envergonhará dele quando ele vier na glória de seu Pai com os santos anjos,” Marcos 8:38); e se (2) Yahushua foi o pregador do modelo do Evangelho, e se (3) negar as palavras de Yahushua é a última armadilha (1 Tim. 6:3), então não deveriam todos os holofotes estarem voltados com urgência a definir o Evangelho adequadamente a partir das palavras do nosso mestre rabino Yahushua?

Nós insistimos aos leitores para que apelem a seus pregadores para pregarem-lhes o Evangelho a partir dos evangelhos e não deixar de lado essas palavras imortais de Yahushua até que o Evangelho tenha sido pregado por eles. Apenas então podemos ter certeza de que realmente ouvimos o Evangelho. Enquanto as palavras enganosas de C.S. Lewis e Lutero prevalecerem, certamente o Evangelho é colocado em um nevoeiro. E enquanto a atmosfera espiritual das igrejas está contaminada, que chance há da igreja realmente impactar o mundo sem deus?

Retornando a outras palavras do Bispo Wright, é encorajador ouvi-lo dizer, em um tópico do Evangelho relacionado, que “meu medo é que tenhamos simplesmente deslizado em uma confusão e bagunça colocando juntos cacos e pedaços de tradições, ideias e práticas na esperança de que elas farão sentido. Elas não fazem... Devemos lembrar especialmente que o uso da palavra ‘céu’ para denotar o objetivo final dos redimidos, embora enormemente enfatizado pela piedade medieval, teatros medievais e afins e ainda quase universalmente em um nível popular, é severamente enganoso e não faz justiça à esperança Cristã.”3

esperançoso

Que a revolução comece, para trazer o que apenas é um serviço razoável ao Messias que professamos amar: o abandono da piedade pagã sobre “céu para almas desencarnadas,” e de um evangelho esvaziado que, descansando descuidadamente sobre a Reforma, que foi muito parcial e inadequada, nega a Yahushua sua posição suprema como pregador do Evangelho do Reino salvador, além de morrer por isso e por nós.

Para mais sobre este assunto importante, visite o Diretório de Conteúdo do WLC: A Trindade (erro doutrinário)


1 J.B. Phillips, introdução. p. 10.

2 Moore, History of Religions [História das Religiões], Scribners, 1920, p. 320.

3 For All the Saints [Para Todos os Santos], p. 21.


Este é um artigo não-WLC escrito por Anthony Buzzard.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. - Equipe WLC