Print

Recuperando o Verdadeiro Evangelho do Vindouro Reino de Yahuwah

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

casal maduro

Por que Yahuwah criou os seres humanos? Com que propósito Ele nos criou? Você esperaria que todos estivessem refletindo, discutindo e debatendo o mais básico de todos os problemas. Mas eles não estão! A mente do público e até mesmo a da igreja estão voltadas para outras coisas. Tal é o engano que Satanás operou na sociedade humana.

E se realmente Yahuwah tem um propósito, qual é o Seu plano para realizá-lo? Poderia haver alguma informação mais fundamental para você possuir do que saber seu destino? Todos os outros conhecimentos e esforços certamente empalidecem em comparação. Use isso, talvez, como uma abertura para discussão com pessoas próximas a você, ou outras pessoas que você encontra no dia a dia.

Não é surpreendente saber que uma figura bíblica proeminente, uma que Yahuwah diz ser um homem segundo Seu próprio coração, deu a mais alta prioridade à questão de sua existência. O Rei Davi, um dos homens mais poderosos da história, ficou emocionado ao perceber seu (e nosso) destino final. Olhando para uma noite estrelada há cerca de 3.000 anos, este rei de Israel proclamou sua admiração e espanto com o que o Criador do vasto universo planejou para nós, seres humanos aparentemente insignificantes neste minúsculo planeta:

“Quando considero os Teus céus, a obra dos Teus dedos, a lua e as estrelas que Tu ordenaste; o que é o homem para que Tu penses dele, e o filho do homem para que Tu cuides dele? No entanto, Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e Tu o coroaste com glória e majestade! Tu o fazes governar as obras de Tuas mãos; Tu puseste tudo debaixo de seus pés” (Sl. 8:3-6).

Pouco mais de 1.000 anos depois, o escritor do livro de Hebreus do Novo Testamento repete esta afirmação encorajadora e positiva de Davi, mas nos lembra de um revés temporário: “Pois ao sujeitar todas as coisas a ele [a humanidade], Ele [Yahuwah] não deixou nada que não esteja sujeito a ele. Mas agora não vemos ainda todas as coisas sujeitas a ele” (Hb. 2:8).

O escritor continua para mostrar que, até o momento, apenas um homem, Yahushua o Messias, alcançou a glória que toda a humanidade foi projetada para ter. Este mesmo homem único e piedoso, Yahushua, que foi assassinado pelos líderes religiosos de seus dias 2.000 anos atrás, é aquele que disse de si mesmo que um dia ele retornaria a esta terra e compartilharia essa glória com outros: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os anjos com ele, então ele se assentará em seu trono glorioso. Todas as nações serão reunidas diante dele; e ele os separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, e ele porá as ovelhas à sua direita...e dirá àquelas...’Venham, vós que sois benditos de meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a fundação do mundo’” (Mt. 25:31-34).

De fato, na fundação do mundo Yahuwah havia preparado um reino para homens e mulheres, assim como Yahushua disse. No início da história humana encontramos Yahuwah nosso Pai encorajando-nos com estas palavras: “Sede fecundos e multiplicai-vos, e enchei a terra e subjugai-a; e governai sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu e sobre todos os seres viventes que se movem sobre a terra” (Gn. 1:28).

No entanto, como disse o escritor de Hebreus, a criação ainda não está sujeita ao homem como pretendido. Nós falhamos em governar a criação de Yahuwah de uma forma que a leve à sujeição piedosa que se torna uma bênção para todas as nações. Na verdade, a criação nos governou (com espinhos e abrolhos) e nos venceu (nosso destino é voltar ao pó de onde viemos). Como então Yahushua um dia nos fará herdar o Reino preparado para nós, e começar a governá-lo corretamente, nos usando para ajudar (Dn. 7:27)? Ah, esse é o incrível PLANO de como o incrível PROPÓSITO de Yahuwah será cumprido! O fato de que, pela graça de Yahuwah, herdaremos este Reino na terra preparado para nós desde o início é a história abrangente de toda a Bíblia. Como o autor John Bright astutamente aponta: “A Bíblia [Antigo e Novo Testamentos] é um livro. Se tivéssemos que dar um título a esse livro, poderíamos com justiça chamá-lo de ‘O Livro do Vindouro Reino de Yahuwah.’”1

mulher e homem surpresos

Se pularmos para o final da história encontrada nas páginas do incrível livro que chamamos de Bíblia, encontraremos uma confirmação encorajadora para a conclusão futura bem-sucedida do plano de imortalidade de Yahuwah para os seres humanos: “O reino do mundo tornou-se o reino de nosso Senhor e Seu Cristo [Yahushua], e ele reinará para sempre e sempre” (Ap. 11:15). E falando dos crentes internacionais de todos os tempos, “Tu os fizeste ser reino e sacerdotes para o nosso Yahuwah, e eles reinarão sobre a terra” (Ap. 5:10).

O que foi dito acima é, de fato, a confirmação do que Yahuwah mostrou ao profeta Daniel há mais de 2.500 anos sobre o que aconteceria no final desta era presente, quando Ele prometeu: “O Deus do céu estabelecerá um Reino que nunca será destruído, e esse Reino não será deixado para outro povo; ele esmagará e porá um fim a todos esses reinos, mas ele mesmo durará para sempre” (Dn. 2:44). E esse Reino deve ser bem aqui na terra, onde os santos de Cristo governarão com ele em amor: “Então a soberania, o domínio e a grandeza de todos os reinos sob todo o céu serão dados aos santos do Altíssimo. Seu reino será um reino eterno e todos os domínios os servirão e os obedecerão” (Dn. 7:27).

Esta herança e destino virão para nós no retorno de Cristo em poder e glória, momento em que ele ressuscitará os fiéis mortos de seus túmulos. Isso acontece após o tempo final da tribulação. Naquele momento, esses crentes serão despertados de seu sono e receberão a vida eterna (literalmente “vida na era por vir”) no Reino de Yahuwah. Aproveite e seja fortalecido pela visão bíblica de como isso vai ocorrer:

1 Tessalonicenses 4:16-17: “Porque o próprio Senhor [Yahushua], com uma palavra de comando, com a voz de um arcanjo e com a trombeta de Yahuwah, descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados junto com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares.”

Então, a herança que devemos receber, este Reino de Yahuwah, do qual faremos parte um dia no futuro, é o que toda a Bíblia se esforça para fazer, do começo ao fim. É esta mesma mensagem do evangelho (boas novas) do Reino vindouro que Yahushua veio há 2.000 anos para proclamar (Lucas 4:43; Marcos 1:14 e muitos outros versículos). A crença nesta mensagem do evangelho e nas coisas concernentes a Yahushua como o Rei persuadiu as pessoas a serem batizadas em seu nome, e assim serem salvas (Atos 8:12; Atos 2:38). A crença nesta herança vindoura na terra sob Yahushua o Cristo (Messias, Rei) é o pré-requisito para uma vida saudável mesmo agora, e para a salvação eterna na era por vir (Mt. 13:11-15; Lucas 8:10-12).

Infelizmente, esta não tem sido a mensagem geralmente ensinada e proclamada como evangelho ao longo dos últimos 2.000 anos após a morte de Cristo e seus apóstolos. E, obviamente, não se pode acreditar em algo que não foi ouvido. Não só tem havido um silêncio ensurdecedor sobre este evangelho do Reino, mas um evangelho diferente o substituiu, de modo que se torna ainda mais problemático recuperar a verdade sobre o destino final do homem. Aquilo que substituiu a verdade do evangelho deve ser desaprendido primeiro, e isso significa derrubar tradições profundamente arraigadas. Até que isso seja feito, essas tradições permanecem como um obstáculo para entender e acreditar nas coisas que levam à salvação e à realização do que Yahuwah originalmente nos criou para nos tornarmos.

Em vez do ensino bíblico claro da ressurreição dos mortos no final desta era, a tradição ensinou que o destino do homem é viver em outro lugar como um ser espiritual desencarnado (alguns dizem uma “alma”) imediatamente após a morte. As boas novas/Evangelho de nossa recompensa em um Reino literal de Yahuwah nesta terra foi substituído por um “reino celestial”, algo completamente desconhecido pelos escritores bíblicos Hebreus. Em seu livro The Theology of Martin Luther [A Teologia de Martinho Lutero], Paul Althaus nos diz que o reformador do século 16 não concordava com a falsa ideia de almas desencarnadas indo para o céu na morte:

“Lutero geralmente entende a condição entre a morte e a ressurreição como um sono profundo e sem sonhos, sem consciência e sentimento. Quando os mortos forem acordados no Último Dia, eles – como um homem que acorda de manhã – não saberão nem onde estiveram nem por quanto tempo descansaram...Lutero, portanto, não diz nada sobre almas sem seus corpos desfrutando de vida verdadeira e bem-aventurança antes da ressurreição. Elas dormem na ‘paz de Cristo.’ Mais tarde, a teologia da Igreja Luterana não seguiu Lutero neste ponto...Os Luteranos do século XVII se afastaram da ideia de Lutero de que as almas dormem na morte...apenas o corpo dorme, a alma permanece acordada’” (pp. 414, 417). O retorno ao paganismo é óbvio!

morte é sono para a alma

O próprio Althaus concorda com a avaliação de Lutero: “A esperança da igreja primitiva centrava-se na ressurreição do Último Dia. Esta ressurreição acontece ao homem e não apenas ao corpo...Os conceitos bíblicos originais foram substituídos por ideias do dualismo Gnóstico Helenístico. A ideia do Novo Testamento da ressurreição que afeta o homem todo teve que dar lugar à imortalidade da alma. A diferença entre isso e a esperança do Novo Testamento é muito grande” (pp. 413-414).

Para conseguir um retorno bem-sucedido à verdadeira mensagem do Reino das Escrituras Hebraicas (sua tarefa!), esse falso conceito filosófico Grego de vida desencarnada deve primeiro ser arrancado da mente de todos os aspirantes a seguidores de Yahuwah e de Cristo. Há muito mais detalhes à história de como a promessa de Yahuwah de restaurar Seu Reino nesta terra foi e será cumprida, mas esta história deve ser contada dentro da estrutura de um entendimento correto do que a Bíblia diz sobre a morte, especificamente o que acontece quando morremos. Devemos eliminar a confusão que resulta quando inconscientemente misturamos duas ideias completamente diferentes (ressurreição no final dos tempos vs. existência desencarnada imediatamente após a morte). Isso não é difícil de fazer, se apenas permitirmos que a Sagrada Escritura seja a palavra final sobre este assunto. Descobriremos que o Novo e o Antigo Testamento estão perfeitamente unidos em seus ensinamentos.

No Antigo Testamento, é esclarecedor aprender que não temos pensamentos ou consciência na morte:

Eclesiastes 9:5: “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem.”

Eclesiastes 9:10: “Porque não haverá trabalho, nem razão, nem conhecimento, nem sabedoria na sepultura para onde vais.”

Salmo 146:4: “Quando seu espírito vai embora, ele retorna a esta terra; naquele dia seus pensamentos perecem.”

Além disso, enquanto estamos mortos, não nos lembramos de Yahuwah nem podemos louvá-Lo. Esta é uma situação estranha se estivermos de fato vivos como almas desencarnadas no céu (ou inferno neste ponto):

Salmo 6:4-5: “Retorna, ó Yahuwah, salva a minha vida; resgata-me por causa da tua bondade, pois na morte não há lembrança de ti.”

Salmo 115:17: “Não são os mortos que louvam a Yahuwah.”

No Novo Testamento, a ideia de que os mortos estão mortos até o final dos tempos no momento da ressurreição, dá uma confirmação absoluta de qual deve ser a crença Cristã neste assunto:

João 5:28-29: “Não vos maravilheis, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão, os que praticaram boas obras para a ressurreição da vida, mas os que praticaram atos iníquos para a ressurreição da condenação.”

Quando Yahushua retornar, é quando os mortos voltarão à vida, e não antes disso. Será um evento espetacular:

1 Coríntios 15:22-23: “Pois assim como todos morrem em Adão, assim em Cristo todos serão vivificados, mas cada um na sua devida ordem: Cristo, as primícias; então, em sua vinda, aqueles que pertencem a Cristo.”

1 Tessalonicenses 4:16-17: “Porque o próprio Senhor, com uma palavra de comando, com a voz de um arcanjo e com a trombeta de Yahuwah, descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados junto com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares.”

alma imortal ou alma mortal

Parece, a partir de relatos históricos, que não demorou muito após a morte de Yahushua e seus apóstolos para que o ensino bíblico da ressurreição começasse a ser substituído pela falsa noção Gnóstica pagã de que os mortos vão imediatamente para o céu ou para o inferno como seres espirituais sem corpos. Justino Mártir, um dos primeiros “pais da igreja,” protestou em 150 DC que isso já estava acontecendo: “Pois, se você encontrou com alguns que são chamados de Cristãos, mas que não admitem a verdade da ressurreição e se aventuram a blasfemar contra o Deus de Abraão, Isaque e Jacó; que dizem que não há ressurreição dos mortos, mas que suas almas, quando morrem, são levadas para o céu: Não imaginem que eles sejam Cristãos” (Dialogue with Trypho [Diálogo com Trifo], cap. 80). O alarme passou despercebido.

Apocalipse 20:4-5 resume bem o futuro brilhante para aqueles que agora dormem na morte, e as boas novas de quando o destino da humanidade começará a ser realizado em uma plenitude que ainda não foi vista. Falando sobre os santos, os crentes fiéis do evangelho e de Yahushua Cristo, lemos: “Eles voltaram à vida e reinaram com Cristo por mil anos. O resto dos mortos não voltou à vida até que os mil anos tivessem acabado.”

Agora temos informações de fundo suficientes para que possamos prosseguir com o resto da história: o que Yahuwah já fez e o que Ele ainda fará para cumprir Seu grande propósito para a humanidade. Você pode ensinar o plano de Yahuwah aos outros – nossa parte na Grande Comissão?

Mulher Asiática Alegre


1 The Kingdom of God [O Reino de Deus], Abingdon, 1981, p. 197.


Este é um artigo não WLC escrito por Robin Todd.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC