Print

Salvação | A Importância da Obediência

bíbliaQuando falamos de salvação, muitos de nós pensamos primeiro na epístola de Paulo aos Romanos, pois esta é a explicação mais completa da justiça em Cristo. Se houver algum lugar na Bíblia onde possamos descobrir sobre a obediência em relação à salvação, é aqui que devemos procurar. Mas na verdade não foi isso que eu fiz. Fiz uma pesquisa sobre a palavra obediência na versão KJV, e descobri que a palavra obediência ocorre no livro de Romanos com mais frequência do que em qualquer outro livro da Bíblia: cinco vezes ao todo. Paulo desenvolve este tema maravilhoso de forma simples, para que possa ser lembrado, como os cinco dedos da mão.

O tema da obediência envolve a epístola aos Romanos em um abraço amoroso desde as primeiras palavras até o fim. “Paulo, um servo de Yahushua, chamado para ser um apóstolo, separado para o evangelho de Yahuwah (O qual ele havia prometido antes pelos seus profetas nas sagradas escrituras), Quanto a seu Filho Yahushua, nosso Mestre, que foi feito da semente de Davi segundo a carne; E declarado ser Filho de Yahuwah com poder, segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos: Por quem nós recebemos graça e apostolado, para obediência à fé entre todas as nações, para seu nome: Entre os quais vós sois também os chamados de Yahushua.” Romanos 1:1-6.

Paulo começa com a obediência à fé. Este é o primeiro passo, e é aí que muitos erram, logo desde o início. Eles separam obediência e fé, como se fossem separáveis, ou mesmo mutuamente exclusivas. O Evangelho segundo Paulo não terá nada disso. Ele não ensina obediência por um lado e fé por outro. Ele ensina a obediência da fé. O mundo tem uma igreja e uma fé, e muito a dizer sobre acreditar em Yahushua. Mas esta é uma crença vã, pois é somente a fé. A fé que Paulo conhece é a obediência da fé.

mão do salvadorQual é a obediência da fé de que Paulo fala? Ele não a define diretamente, mas nos dá uma forte dica. A obediência da fé entre todas as nações pelo nome de Cristo foi seu ato e disposição de sair como um apóstolo para dar o chamado de Cristo. O polegar, o primeiro ponto de salvação, não é algo que temos que fazer ou acreditar. É algo feito para nós e a nós. É o chamado que recebemos de Cristo. A obediência da fé representa antes de tudo o chamado de Cristo.

Desde o início do ministério de Cristo, conforme descrito nos Evangelhos, encontramos Cristo fazendo deste o primeiro passo da salvação. Ele chama um discípulo após o outro. A obediência da fé não é que guardamos os mandamentos ou buscamos ou tentamos encontrar a salvação. É ouvir o chamado de Cristo.

Justiça pela Obediência

salvação - dez mandamentos no lugar santíssimo“Porque, assim como pela desobediência de um homem muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” Romanos 5:19.

Tanto os pregadores quanto as congregações tendem a se concentrar no que os seres humanos devem fazer. Por perceberem que guardar a lei não pode salvar, eles muitas vezes falham em reconhecer que a justiça vem pela obediência. Todos os que são tidos como certos com Yahuwah são colocados certos pela obediência e por nada mais. Eles são corrigidos pela obediência de Cristo, que é perfeita e completa. Este é o segundo passo no plano de salvação, na apresentação de Paulo da obediência em cinco passos.

Um autor coloca isso claramente da seguinte maneira. “No momento em que o pecador crê em Cristo, ele fica à vista de . . . [Yahuwah] sem ser condenado; pois a justiça de Cristo é dele: a perfeita obediência de Cristo é imputada a ele.” Fundamentos da Educação Cristã, página 429.

Embora haja todas as razões para rejeitar o conceito de depravação completa ou pecado original, Paulo expressa um equilíbrio lógico aqui. O pecado e a morte entraram no mundo pelo ato de uma pessoa. Não importa quão bem guardemos a lei hoje, nós ainda enfrentamos o fato da morte sem nenhuma culpa nossa. Portanto, é justo e correto que o remédio venha da mesma forma que o problema: pela ação de um homem em favor de todos os outros. Há um fundamento lógico para que a obediência necessária em nossa salvação do pecado e da morte não seja nossa, mas de outro.

Obediência para Justiça

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós: porque vós não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. O que então? pecaremos, porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? Yahuwah proíbe. Não sabeis vós que a quem vós vos entregardes como servos para lhe obedecer, seus servos vós sois a quem obedeceis; seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Mas Yahuwah seja agradecido, porque vós fostes servos do pecado, mas obedecestes de coração aquela forma de doutrina que vos foi entregue. Sendo então libertados do pecado, vos tornastes servos da justiça.” Romanos 6:14-18.

mãos entrelaçadasA visão do Cristo morto, ressuscitado, ascendido, intercedendo e expiatório transforma o caráter humano. O amor desperta o desejo de ser o servo fiel da obediência, onde antes havia apenas serviço ao pecado.

Esta experiência foi descrita desta forma. “O evangelho do Novo Testamento não é o padrão do Velho Testamento rebaixado para encontrar o pecador e salvá-lo em seus pecados. [Yahuwah] . . . requer de todos os súditos obediência, inteira obediência a todos os Seus mandamentos. Ele exige agora como sempre justiça perfeita como o único título para o céu. Cristo é nossa esperança e nosso refúgio. Sua justiça é imputada somente aos obedientes. Aceitemos pela fé, que o Pai não achará em nós pecado algum. Mas aqueles que pisaram na santa lei não terão o direito de reivindicar essa justiça. Ó, que possamos ver a imensidão do plano de salvação como filhos obedientes a todos. . . os requisitos [de Yahuwah], acreditando que temos paz com . . . [Yahuwah] através de . . . [Yahushua], nosso sacrifício expiatório!” Review and Herald, 21 de Setembro de 1886.

Ninguém precisa ser desencorajado pelo alto nível do padrão. A grandeza do sacrifício é a garantia do poder de Yahuwah para salvar ao máximo. O arrependido recebe a bênção da justiça de Yahushua, que produz frutos na obediência aos mandamentos. É Satanás quem diz que os mandamentos estão além da possibilidade de serem guardados.

Nos anos anteriores, era mais comum ouvir do púlpito que “o amor de Cristo nos constrange. Nós obedecemos aos mandamentos pelo amor de Yahuwah e de Seu Cristo, que nos oferecem tão grande salvação.” Agora, a mensagem parece frequentemente ser que, porque Yahuwah nos ama e nos salva de qualquer maneira, podemos desobedecê-Lo o quanto quisermos.

Mas o conceito de justificação de Paulo é diferente. A verdadeira justificação produz frutos na obediência aos mandamentos.

Unidade pela Obediência

“Agora eu imploro-vos, irmãos, marcai aqueles que causam divisões e ofensas contrárias à doutrina que vós aprendestes; e evitai-os. Pois eles que são tais não servem ao nosso Mestre Yahushua, mas ao seu próprio ventre; e por boas palavras e discursos eloquentes enganam os corações dos simples. Porque a vossa obediência é conhecida a todos os homens. Eu estou, portanto, feliz por vós: mas, ainda assim, quero que sejais sábios para o que é bom e simples quanto ao mal. E o Yahuwah da paz em breve esmagará Satanás debaixo de vossos pés. A graça de nosso Mestre Yahushua esteja convosco. Amém.” Romanos 16:17-20.

O quarto passo no estudo de Paulo da obediência é a unidade na doutrina. Isso pode ser uma surpresa, mas na verdade é muito lógico. Não são realmente diferenças de perspectiva, pensamento lógico ou temperamento que criam divisões, mesmo divisões doutrinárias. Esses são de fato criados pela simples desobediência, o desejo de se rebelar contra a palavra clara de Yahuwah. O espírito de obediência traz de fato unidade doutrinária.

Apesar de todos os argumentos que as pessoas dão para não guardar o Shabat do mandamento, tudo se resume a haver ou não um espírito de obediência. Todas as referências a sombras, os mandamentos pregados na cruz, as reivindicações de liberdade em Cristo, que Yahushua é o nosso Shabat, são motivadas pelo simples desejo de não guardar o Shabat. Se aqueles que fizeram essas afirmações tivessem abordado a questão com o desejo de obedecer, eles teriam lido os textos com uma intenção diferente. Eles os teriam lido esperando encontrar justificativa para a observância do Shabat, em vez de uma desculpa para desobedecer. E assim é com todas as questões de divisão doutrinária. Algumas delas são assuntos sem importância que são trazidos à atenção apenas para distrair a mente de nosso dever para com Yahuwah e nossos semelhantes.

Círculo Completo: Obediência da Fé

“Agora, àquele que tem o poder de estabelecer-vos de acordo com meu evangelho, e a pregação de Yahushua, de acordo com a revelação do mistério, que foi mantido em segredo desde o início do mundo, Mas agora é feito manifesto, e pelas escrituras dos profetas, de acordo com o mandamento do eterno Eloah, feito conhecido a todas as nações para a obediência da fé: A Yahuwah o único sábio, seja glória por Yahushua para sempre. Amém.” Romanos 16:25-27.

Paulo fecha o livro de Romanos, como o abriu, com palavras quase idênticas. Ele volta ao tema da obediência da fé. Mas desta vez, a obediência da fé não é o chamado de Cristo. Em vez do início, o chamado, encontramos o fim, a meta. A obediência da fé é agora, no quinto passo, o “poder de estabelecer-vos.” No final, como no início, não é uma conquista humana, mas algo que Yahuwah faz. É o poder de Yahuwah que nos estabelece. Do começo ao fim, a obediência da fé é o ato de Yahuwah nas vidas humanas.

pessoas orandoA obediência que aparece na vida individual do crente, nos atos praticados de acordo com os mandamentos, é envolta, cercada e protegida pelos passos iniciais e finais, atos da graça divina. Os braços duplos do amor divino envolvem o ato humano de obediência. Cristo invisível fica atrás da criança em suas cartas, coloca os dois braços em volta dela e guia com sua própria mão o desajeitado segurando a caneta. O resultado é uma resposta ao Decálogo, aquela doce carta de amor cheia de promessas de Yahuwah. O resultado é uma vida que é uma carta de amor para Yahuwah.

O chamado de Cristo leva à obediência de Cristo sendo dada ao crente pela graça. A compreensão desse presente de amor constrange o crente à obediência à lei de Yahuwah pelo poder da graça. Tal obediência resulta em unidade doutrinária e falta de divisões entre os crentes. O fim de tudo é que o poder de Yahuwah nos estabelece no Evangelho. E essa é a importância da obediência à salvação do começo ao fim.