Print

Salvação: Recebida, não Alcançada!

Todos os Cristãos concordam que a salvação é um dom da graça. E ainda, apesar dessa certeza, a vasta maioria dos Cristãos, quase sem o conhecimento de si mesmos, escorrega para uma mentalidade de salvação-pelas-obras que contradiz suas crenças declaradas.

Veja o que as Escrituras têm a dizer sobre o incrível presente da salvação e sua parte nele.

 

hudsonHudson Taylor, o missionário do século 19 na China, escreveu certa vez:

Para cada pecador que trabalha e está sobrecarregado, [Yahushua] diz, “Venha a mim e descanse.” Mas também existem muitos crentes que trabalham e estão sobrecarregados. Para eles, esse mesmo convite se destina. Observe bem as palavras de [Yahushua], se você está sobrecarregado com seu serviço, e não se engane. Não é, “Vá. Trabalhe,” como talvez você imagine. Pelo contrário, é, “Pare, volte, venha até mim e descanse.” Nunca, nunca Cristo enviou alguém com um fardo pesado para trabalhar; nunca, nunca mandou um faminto, um cansado, um doente ou aflito, embora para qualquer serviço. Para tais, a Bíblia apenas diz, “Venha, venha, venha.”

Os Cristãos receberam garantia após garantia de que a salvação é um presente gratuito. E, no entanto, ainda persiste a atitude de que o crente deve ter algum papel a desempenhar para manter esse estado salvador da graça. A salvação pode ser um presente gratuito, o crente concordará, mas certamente é seu trabalho se lembrar de se render diariamente, comer bem, negar a si mesmo, obter vitória sobre os pecados que assediam, etc., etc. E se ele não o fizer, presume-se, o dom da salvação é tirado.

A rendição diária, a vitória sobre os pecados que assediam e uma vida piedosa são frutos da salvação.

Este raciocínio foi rejeitado pelo grande reformador Protestante, Martinho Lutero, que perguntou: “Não é uma notícia maravilhosa acreditar que a salvação está fora de nós?”

A rendição diária, a vitória sobre os pecados que assediam e uma vida piedosa são frutos da salvação. Eles não são, e nunca serão, obras justas exigidas para se manter o dom da salvação.

A salvação é sempre recebida; nunca alcançada.

Não por obras de justiça

Pois nós mesmos também éramos às vezes tolos, desobedientes, enganados, servindo a várias paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando uns aos outros.

Mas quando a bondade e o amor de Yah nosso Salvador para com o homem apareceu, não pelas obras de justiça que temos feito, mas de acordo com a Sua misericórdia, Ele nos salva, através da lavagem da regeneração e renovação do espírito santo, que Ele derramou sobre nós abundantemente através de Yahushua Cristo nosso Salvador, que tendo sido justificados por Sua graça, devemos nos tornar herdeiros de acordo com a esperança da vida eterna. (Tito 3:3-7, tradução direta da NKJV)

Paulo é inflexível: a salvação não é pelas obras de justiça que alguém fez. Em vez disso, é apenas devido à bondade e ao amor do pai. Além disso, os crentes não são responsáveis por se purificar. Em vez disso, o agente ativo na renovação e "lavagem da regeneração" também é um presente: o espírito do próprio Yah, derramado sobre todos os que acreditam nos méritos do sangue de Yahushua.

A salvação, sempre, é um presente.

Sempre e sempre pela

Mas agora a justiça de Yah à parte da lei é revelada, sendo testemunhada pela Lei e os Profetas, até mesmo a justiça de Yahuwah, através da fé em Yahushua Cristo, para todos e em todos os que crêem.

Pois não há diferença; pois todos pecaram e carecem da glória de Yah, sendo justificados gratuitamente pela Sua graça através da redenção que está em Cristo Yahushua, a quem Yah estabeleceu como propiciação pelo seu sangue, pela fé, para demonstrar a sua justiça, porque na Sua paciência Yahuwah deixou de lado os pecados que foram cometidos anteriormente, para demonstrar Sua justiça, para que Ele pudesse ser justo e o justificador daquele que tem fé em Yahushua.

Onde está a vanglória então? Ela está excluída. Por qual lei? Das obras? Não, mas pela lei da fé. Portanto, concluímos que um homem é justificado pela fé à parte das obras da lei. (Romanos 3:21-28)

Justificação é uma grande palavra que significa simplesmente ser declarado justo. Quando uma pessoa é justificada, Yahuwah pega os méritos da vida sem pecado de Yahushua e da morte sem culpa e os credita ao crente. Vestido com a justiça de Cristo, ele então fica diante de Yah como se nunca tivesse pecado.

É um presente, mas é um presente que continua sendo oferecido. Não é uma transação única. Você não é justificado no início de sua caminhada Cristã, apenas para ser obrigado a manter essa justificação por conta própria pela abnegação de uma vida sem pecado, visto que a própria vitória também é um presente.

presente

É o trabalho de Yah

Mas Yah, que é rico em misericórdia, por causa de Seu grande amor com o qual Ele nos amou, mesmo quando estávamos mortos em ofensas, nos fez viver juntamente com Cristo (pela graça vocês foram salvos), e nos ressuscitou juntos, e nos fez sentar juntos nos lugares celestiais em Cristo Yahushua, para que nas eras vindouras Ele pudesse mostrar as excessivas riquezas de Sua graça em Sua bondade para conosco em Cristo Yahushua. Pois pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não de vocês: é o presente de Yah: Não de obras, para que ninguém se glorie. Pois nós somos feitura dele, criados em Cristo Yahushua para as boas obras, as quais Yah antes ordenou que devemos andar nelas. (Efésios 2:4-10)

A salvação-pela-fé torna-se salvação-pelas-obras no momento em que você muda seu foco dos méritos de Cristo para suas próprias ações. Pode haver uma sutil sensação de satisfação quando você se recusa a comer aquele chocolate que você realmente, realmente deseja, porque o chocolate contém cafeína, e a cafeína faz mal para você. Pode haver um sentimento não-tão-sutil de superioridade quando você vê outros Cristãos fazendo o que você secretamente quer fazer também, mas porque "um verdadeiro Cristão não faria/comeria/beberia/assistiria a isso," você pratica o autocontrole e se abstém.

Um senso de auto-superioridade espiritual é sempre um sintoma de salvação-pelas-obras. Em contraste, Paulo afirma que foi Yah quem "nos fez viver juntamente com Cristo." Nossa parte é confiar na eficácia do presente fornecido: “Se você confessar com sua boca o Senhor Yahushua e crer em seu coração que Yah o ressuscitou dos mortos, você será salvo.” (Romanos 10:9)

O Criador é nosso Recriador

Portanto, se alguém está em Cristo, ele é uma nova criação; as coisas velhas já passaram; eis que todas as coisas se tornaram novas. Agora todas as coisas são de Yah, que nos reconciliou consigo mesmo através de Yahushua Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Yah estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando suas transgressões a eles, e confiou para nós a palavra da reconciliação. (2 Coríntios 5:17-19)

O propósito do plano de salvação abrange muito mais do que o desejo de salvar pecadores da morte eterna. O objetivo final é trazê-los novamente para uma comunhão íntima com seu Criador. Este é um trabalho que só pode ser feito pelo próprio Criador. Ele nos recria à Sua imagem, restaurando no coração humano a pureza que foi perdida na queda de Adão.

Uma vez purificado, o crente se torna “um” com o pai. Agora, ao invés de abnegação agonizante, o crente simplesmente estará realizando seus desejos mais profundos ao fazer a vontade de Yahuwah.

Este é um presente inestimável! Uma vez purificado, o crente se torna “um” com o Pai. Agora, ao invés de abnegação agonizante, o crente simplesmente estará realizando seus desejos mais profundos ao fazer a vontade de Yahuwah. É por isso que nem mesmo a obediência pode salvá-lo se for algo que você gerou em si mesmo. Somente a obediência que flui de motivos purificados é aceitável para Yah, e esse nível de pureza está disponível apenas como um presente.

A escolha é sua

“E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E aquele que ouve diga: Vem. E que aquele que tem sede, venha; e aquele que quiser, que tome gratuitamente da água da vida.” (Apocalipse 22:17, KJV em português)

Agostinho de Hipona, um dos primeiros teólogos Cristãos, disse certa vez: “Aquele que nos criou sem nossa ajuda não nos salvará sem nosso consentimento”. A salvação, em primeiro e último lugar, e sempre, é um presente. Mas depende de você aceitar ou não. Parafraseando Agostinho: Ele nos criou sem nossa ajuda e, com nosso consentimento, nos recria sem nossa ajuda também.

A salvação é sua, neste exato momento. Não há nada que você possa fazer para ganhar um presente tão inestimável, nenhuma obra de obediência que você deva fazer para mantê-lo. A própria salvação fornece tudo que você precisa para ser restaurado à imagem divina, e isso inclui a obediência que flui de motivos purificados.

Você nunca pode alcançar a salvação. Você pode, no entanto, aceitá-la. “Resta, portanto, um descanso para o povo de Yah. Pois aquele que entrou em Seu descanso, ele também cessou suas próprias obras, como Yahuwah fez das Suas.” (Hebreus 4:9-10)

Faça essa escolha hoje! Receba o presente da salvação de Yah e você também pode entrar no Seu descanso.

“Todo o que é nascido de Yahuwah vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo – nossa fé.”
(Ver 1 João 5:4.)

fé