Print

Sem pecado. . . pela fé

A entrada na Nova Jerusalém depende da observância da lei de Yah. Isso cria um problema, porque os humanos decaídos são incapazes de guardar a própria lei que deve ser observada a fim de ganhar entrada na cidade santa. Felizmente, Yahuwah tomou providências para esse dilema.

Yahushua frequentemente ensinava em parábolas e um de seus tópicos favoritos era como obter entrada no reino eterno de Yahuwah. Uma parábola em particular contém verdades profundas que, muitas vezes, foram negligenciadas.

"Mas o que vós pensais? Um homem tinha dois filhos, e veio ao primeiro e disse: ‘Filho, vá, trabalhe hoje na minha vinha.’ Ele respondeu e disse: ‘Não vou’, mas depois se arrependeu e foi. Então ele veio para o segundo e disse o mesmo. E ele respondeu e disse: ‘Eu vou, senhor’, mas ele não foi. Qual dos dois fez a vontade de seu pai? ”

Eles disseram a Ele: "O primeiro."

Yahushua disse a eles: “Certamente, eu vos digo que os cobradores de impostos e prostitutas entram no reino de Yahuwah antes de vós. Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não crestes nele; mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele; e quando vós vistes isso, vós não vos arrependestes depois [f]e credes nele. (Ver Mateus 21:28-32.)

pai e dois filhos

Obediência importa! A desobediência é pecado. De fato, as Escrituras afirmam claramente: “Qualquer que comete pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei.” (1 João 3:4, KJV em português)

Décadas depois de contar a parábola dos dois filhos, Yahushua repetiu a importância da obediência a todos os mandamentos de Yahuwah, dizendo a João: “Abençoados são aqueles que praticam Seus mandamentos, para que eles tenham direito à árvore da vida, e possam adentrar pelos portões da cidade.” (Apocalipse 22:14, KJV em português)

A obediência à lei divina dá à pessoa o “direito à árvore da vida”, e permite a entrada na cidade santa. Isso não é legalismo; isso é a Escritura.

Claro, isso apresenta um obstáculo aparentemente intransponível para a vida eterna: “Como está escrito, Não há justo, não, nenhum: Não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque Yahuwah. Eles estão todos fora do caminho, eles estão juntos se tornando inúteis; não há quem faça o bem, não, nem um.” (Veja Romanos 3:10-12.) Paulo declarou inequivocamente: “Todos pecaram, e carecem da glória de Yah.” (Ver Romanos 3:23.)

Se a obediência permite a entrada na cidade santa, e se ninguém é capaz de obedecer, quem será salvo?

A resposta, como com qualquer outro dilema, é simples: “Mas graças a Yahuwah, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Yahushua o Cristo.” (Ver 1 Coríntios 15:57)

Declarado justo pela fé

O salário do pecado, como Paulo afirma em Romanos 6:23, certamente é a morte. Porém, o presente de Yah é a vida eterna através de Yahushua o Cristo, nosso Senhor. Em outras palavras, a salvação é um presente. Isso inclui obediência à lei divina. Os pecadores são incapazes de guardar a lei. Isso é fato. Portanto, Yahuwah providenciou o homem, Yahushua, que guardou perfeitamente a lei divina.

Todo Cristão sabe que o sangue de Yahushua cobre seus pecados. Os méritos do sangue do Salvador são creditados ao crente e ele fica diante de Yah como se nunca tivesse pecado. Mas o que a maioria dos Cristãos não sabe é que a obediência de Yahushua também é creditada ao crente. A obediência, como o perdão, é um presente da graça e é aceita pela fé.

pai e filho

Paulo explica:

Mas agora a justiça de Yahuwah sem a lei é manifestada, sendo testemunhada pela lei e os profetas;

Mesmo a justiça de Yah que é pela fé em Yahushua o Cristo para todos e sobre todos os que crêem: porque não há diferença:

Pois todos pecaram, e carecem da glória de Yah;

Sendo justificados gratuitamente por Sua graça através da redenção que está em Cristo Yahushua:

A quem Yahuwah estabeleceu para ser uma propiciação pela fé em seu sangue, para declarar sua justiça para a remissão dos pecados passados, por meio da paciência de Yah;

Para declarar, eu digo, neste momento a sua justiça: para que Ele seja justo, e o justificador daquele que crê em Yahushua. (Ver Romanos 3:21-26.)

Obediente pela fé

Yahuwah sabe que nenhum ser humano caído é capaz de obedecer. Portanto, Ele providenciou Yahushua "para declarar sua [de Yahushua] justiça" sobre o pecador. Quando o pecador arrependido opta por aceitar o presente da salvação pela fé nos méritos expiatórios do sangue de Cristo, não apenas seus pecados são perdoados, mas a vida de perfeita obediência do Salvador também é creditada na conta do crente. Pela fé, o crente permanece justo e obediente diante de Yah.

Essa obediência não ocorre por meio da autonegação hipócrita. Somente a obediência perfeita é aceitável para Yah, e esse nível de obediência só está disponível por meio da fé nos méritos de Yahushua.

Paulo explica: “Porque pela graça sois salvos por meio da fé; e isso não é de vós mesmos: é o presente de Yah: Não de obras, para que ninguém se glorie. Pois nós somos feitura d'Ele, criados em Cristo Yahushua para as boas obras, as quais Yahuwah antes ordenou para que andássemos nelas.” (Ver Efésios 2:8-10.)

Por muito tempo, Satanás tem enganado cristãos bem-intencionados a se esforçarem agonizantemente para guardar a lei de Yah. Os Cristãos têm lutado para fazer Isso e para não fazer Aquilo e, no final das contas, tal obediência era inaceitável porque, não apenas não era perfeita, mas era a obediência das obras, não da fé.

Todos os que conseguirem entrar na Nova Jerusalém estarão, nesta vida, andando nas pegadas de Yahushua. Eles serão obedientes à lei divina. No entanto, essa obediência é o resultado, não a causa, de sua salvação. É o “fruto” e não a “raiz” da salvação, e é tudo pela fé.

Não é possível apegar-se obstinadamente ao pecado e ser salvo. Nem é possível, em nossa natureza decaída, guardar a lei divina. Tanto o perdão quanto a obediência são dons dados a todos os que os aceitam pela fé. O manto da justiça de Cristo é dado para cobrir o crente. Para ser considerado obediente, então, o crente deve simplesmente 1) arrepender-se e abandonar o pecado; e, 2) colocar sua fé no sacrifício expiatório de Yahushua.

Obediência à lei de Yah é necessária. Mas essa mesma obediência - que em si é impossível de apresentar por causa de nossas naturezas humanas decaídas - foi fornecida no presente do filho de Yah. É a obediência de Yahushua, creditada em sua conta pela fé, que irá conceder a você entrada na Nova Jerusalém e acesso à árvore da vida.

pai e filho andando
 

Para aprender mais sobre como você pode receber o dom da obediência, ouça “Sem pecado. . . pela fé” na rádio WLC.