Print

Uma Carta do Senhor Yahushua

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

[Uma Carta do Senhor Yahushua: Sobre Yahuwah e Eu]1

Querido Cristão,

Eu queria falar com você sobre Yahuwah e eu.

Eu sei que você tem boas intenções; você está tentando resgatar minha honra de pessoas que dizem que eu sou apenas um entre muitos “grandes professores espirituais.” Em verdade, não desejo ser confundido com gente como Maomé, Buda ou Gandhi. (Não me importo de ser comparado a Moisés, embora meu ministério tenha superado em muito o dele.2) Eu gostaria, porém, que você prestasse atenção ao meu ensino, tanto durante meu ministério corporal na terra quanto em meu ministério pós-ressurreição por meio de meus apóstolos escolhidos a dedo.

Eu preciso que você pare de me confundir com Yahuwah, nosso Pai celestial. Você ora a Yahuwah e então o chama de “Yahushua,” como se esse fosse o seu nome. Ele tem um nome, mas “Yahushua” não é este!3 Então você ora a meu Pai e lhe agradece por morrer na cruz por você. Mas isso nunca aconteceu! Prestem atenção, meus filhos.

Eu sou o Filho de Yahuwah, não ele!4 Eu sou um homem, e não deveria ser preciso dizer que o Todo-Poderoso não é um homem.5 Ele, meu Pai, é o único Deus verdadeiro.6 Eu sou seu Messias,7 seu Cristo, seu ungido, não o ungidor. Eu morri, e graças a Yahuwah, ele me ressuscitou e me tornou imortal.8 Mas ele sempre foi imortal, e por isso não pode ser morto.9 Observe que meus apóstolos e eu nunca lhe dissemos que era porque eu sou Yahuwah que eu poderia ser “o Cordeiro de Yahuwah que tira o pecado do mundo.”10 Um ser imortal não pode morrer de qualquer tipo de morte, incluindo uma morte sacrificial! Nunca dissemos a você que somente um ser com a natureza divina poderia expiar os pecados da humanidade. Em verdade, Yahuwah, meu Pai, que estava satisfeito comigo,11 me considerou um sacrifício digno, sim, um homem de carne e sangue como os seus.12 Ele mostrou o quanto o ama enviando-me para sacrificar minha vida humana por você,13 algo que ele mesmo não poderia fazer por ser imortal. Foram certos homens imaginativos entre vocês, não meus apóstolos ou eu, que lhe disseram que o evangelho é que Yahuwah veio e morreu por você. Você também não deve dar ouvidos a vendedores ambulantes do absurdo de que morri “como humano” enquanto permanecia vivo “como divino,” como se eu pudesse ter estado morto e não morto, e vivo e não vivo ao mesmo tempo! Nem eu fui composto de um homem mortal e uma “Pessoa divina” imortal. Foi só eu mesmo naquela cruz. Eu estava lá, e garanto a você que naquele dia terrível ninguém pensou que Yahuwah havia sido crucificado.14

Foi só eu mesmo naquela cruz. Eu estava lá, e garanto a você que naquele dia terrível ninguém pensou que Yahuwah havia sido cruficado.14

Yahuwah foi aquele para quem eu orei antes no jardim, esperando por um momento ser poupado. Mas toda a terrível série de eventos foi sua vontade, e eu submeti minha vontade à dele.15 Como meu apóstolo Paulo explicou, é por isso que Yahuwah ressuscitou-me e exaltou-me.16 Eu agora governo, por assim dizer, à direita de Yahuwah.17 Você poderia dizer que eu compartilho seu trono,18 sim, mas isso não me torna ele! Novamente, como Paulo e outros escritores antigos explicaram claramente, mesmo em minha posição exaltada, onde, conforme predito, recebi autoridade, honra e soberania sobre todas as nações do mundo,19 ainda assim, estou sob Yahuwah. Todos nós estamos!

O único Deus verdadeiro não tem Deus; ninguém é seu deus. Ele é o único assim. O resto de nós está sob ele. Meu Deus é o seu Deus; Yahuwah é o Pai tanto de mim como de todos vocês. Eu disse isso a vocês claramente, logo depois que ele me ressuscitou.20

Eu fiz algo que nem mesmo Yahuwah poderia fazer: eu vivi como um exemplo para você de uma vida humana vivida em fiel submissão a Yahuwah, cumprindo os dois mandamentos mais importantes, “amar o Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma e com toda a tua mente” e “amar o teu próximo como a ti mesmo.”21 Você não pode tentar Yahuwah Todo-Poderoso;22 mas eu fui tentado e passei nos testes.23 Orei a Yahuwah em segredo e em público,24 eu o adorei no templo, e desde muito jovem estudei suas palavras reveladas.25 Eu ensinei vocês a orarem a ele e mostrei a vocês como se relacionar com ele.26 Como expliquei claramente, foi Yahuwah que me enviou,27 Yahuwah que me deu poder,28 Yahuwah que vindicou minhas reivindicações pelos milagres incríveis que ele fez por meio de mim,29 e mais tarde por meio de meus mensageiros.30

Eu me fiz Yahuwah? Não, como expliquei, esta era uma acusação falsa. Tudo o que afirmei ser foi o Filho de Yahuwah, seu Messias.31 Observe que meus mensageiros e eu nunca dissemos que sou “Deus o Filho.” Eu disse mesmo que o Pai e eu “somos um,”32 sim, assim como aquele que planta e aquele que rega são “um.” Ou seja, estams no mesmo negócio.33 Nem eu nem meus apóstolos jamais lhe dissemos que o Pai e eu somos o único Deus; não, ele é meu Deus.34 Eu sou seu senhor, mas não seu Deus; Yahuwah é um.35 Meus discípulos queriam ver o Pai,36 e eu disse a eles que olhassem para mim a fim de ver o Pai – não porque eu sou o pai, mas porque sou como ele. Eu sou sua imagem,37 e realmente ele estava e está trabalhando em mim.38 Eventualmente até mesmo Tomé recebeu olhos para ver o Pai trabalhando em mim, reconciliando o mundo consigo mesmo.39

Esse poder de mudança de vida vem de nós. E aquele que realmente me segue, tem comunhão conosco, com o único Deus verdadeiro e também comigo, seu Filho único, seu senhor humano. Yahuwah e eu somos, respectivamente, o único Deus e o único senhor.40 Siga-me, e verdadeiramente, iremos morar com você.41 Mas não nos confunda um com o outro e deixe de lado as especulações de que somos duas “Pessoas” em algum Deus “triúno” imaginado. Eu não te ensinei isso, e nem meus mensageiros. Meu Pai é Deus, tudo de Deus; ele não é apenas uma das três “Pessoas”” em Deus, o que quer que isso possa significar!

Eu disse “Eu sou”? Sim! Como em, “Eu sou ele.” Ou você pode dizer “Eu sou o único.” E eu também disse qual único eu sou: o Messias. Expliquei isso claramente à mulher Samaritana.42 Você vai me ouvir? O fato de você dever me adorar mostra que eu sou o próprio Yahuwah? Não! Devo ser adorado porque Yahuwah me exaltou à sua destra.43 Isso foi feito como uma recompensa pelo meu serviço único a ele, em ganhar pessoas de todas as nações para ele.44 Você adotaria os escrúpulos de um falso profeta sobre “associar” outro com Yahuwah?45 Yahuwah proíbe! Obedeça a Yahuwah e honre-me; isso dá glória a Ele. “Quem pode perdoar pecados senão Yahuwah apenas?” A resposta é: alguém que Yahuwah autorizou a perdoar pecados em seu nome, como eu,46 e como meus seguidores.47

Ninguém pode matar Yahuwah! Ele lidera e não segue; ninguém é maior do que ele.51 Enquanto ele é eternamente onisciente, eu disse a você que havia algo que eu não sabia.52 Se você disser que eu realmente sabia em minha “natureza divina” ou em minha “mente divina,” então você está me chamando de mentiroso. Não faça isso!

O que poderia convencê-lo de que eu não sou Yahuwah, mas sim seu único Filho humano, quando já disse claramente que ele sabe mais do que eu,48 que ele é maior do que eu,49 e que eu só faço a sua vontade e sigo a liderança dele,50 e quando todos sabem que fui morto? Ninguém pode matar Yahuwah! Ele lidera e não segue; ninguém é maior do que ele.51 Enquanto ele é eternamente onisciente, eu disse a você que havia algo que eu não sabia.52 Se você disser que eu realmente sabia em minha “natureza divina” ou em minha “mente divina,” então você está me chamando de mentiroso. Não faça isso!

Observe que em minhas provações meus inimigos nunca me acusaram de alegar ser mais do que o Messias de Yahuwah, o prometido Rei de Israel.53 Eu te digo a verdade: eu nunca disse uma única coisa que seria uma blasfêmia para um homem dizer, contanto que aquele homem realmente fosse o Messias escolhido de Yahuwah. E eu sou mesmo.

Ouça-me, e eu o ajudarei a ver que o Senhor Yahuwah e o Senhor Yahushua Cristo não são o mesmo “Senhor.” Embora eu seja um senhor único, o Pai é meu Deus assim como ele é o seu. Não fique confuso com o fato de que agora compartilho alguns de seus títulos. Ele graciosamente inspirou seus servos a me chamarem de muitas coisas das quais ele foi chamado: “Senhor”,54 “Deus”,55 ‘Salvador”,56 “Mestre,”57 “Primeiro e último,”58 “Alfa e Ômega,”59 e até mesmo “Senhor dos senhores e Rei dos reis.”60 Apenas lembre que as próprias pessoas que atribuem esses títulos a mim também ensinam claramente que Yahuwah é o meu Deus, o Deus sobre mim, o Deus a quem me submeto.61 Não deveria ser surpresa alguma, uma vez que sou como ele, sua própria imagem, e ainda estou cuidando de seus negócios, que ele generosamente me permitiria compartilhar alguns de seus maravilhosos títulos. Eu o louvo por isso!62

Sim, eu sei que algumas pessoas sofisticadas entre vocês, observando as diferenças entre Yahuwah e eu, evitarão dizer que eu sou o próprio Yahuwah. Em vez disso, discursam com orgulho sobre “a divindade de Cristo” e argumentam que eu tenho uma “natureza divina.“ Em verdade, eles turvaram as águas com suas regras exigindo que as pessoas dissessem que eu sou “perfeito em divindade e perfeito em humanidade, o mesmo verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem...um e o mesmo Cristo, Filho, Senhor, unigênito, reconhecido em duas naturezas.’63 Nem eu nem meus apóstolos ensinamos essas coisas. Se uma “natureza humana” é um homem, então eu sou uma natureza humana. Se a “natureza divina” é um Yahuwah, você deveria se lembrar que há apenas um Deus, e ele é nosso Pai.64 Se a “natureza humana” é supostamente as qualidades definidoras que qualquer ser humano deve ter, então como qualquer ser humano, eu tenho natureza humana. Mas se a “natureza divina” deve ser as qualidades definidoras, que qualquer Deus deve ter, então eu não tenho natureza divina, como já expliquei.

Não reduza sua ideia de Yahuwah ao tamanho humano apenas para salvar sua teoria de que ele é [Yahushua]!

Depois de centenas de anos dizendo às pessoas que eu estava fingindo ter algo parecido com as limitações humanas típicas, o que significaria que eu estava enganando aqueles ao meu redor, mais recentemente alguns de vocês, dispostos a fazer qualquer coisa para salvar suas teorias do homem-deus, mudaram sua teologia, dizendo que Yahuwah pode desistir temporariamente de seu conhecimento perfeito, sua imunidade à tentação e seu poder ilimitado. Pereça este pensamento! O Senhor Yahuwah Todo-Poderoso não pode ser morto, não pode ser tentado e não pode ser ignorante de fato algum. Sim, ele pode aparecer em forma humana, até mesmo lutar com um homem,65 visitar um homem e receber sua hospitalidade,66 ou ser visto por Moisés e os anciãos de Israel67 – nada é muito difícil para ele. Mas aparecer na forma humana não é o mesmo que ser um homem, não é?68 Não reduza sua ideia de Yahuwah ao tamanho humano apenas para salvar sua teoria de que ele sou eu! Melhor, você deve reexaminar seus ensinamentos sobre mim à luz do que eu e meus apóstolos realmente dissemos, para não mencionar os profetas antes de mim. Todos eles concordam que eu sou um homem, um descendente de Davi,69 e eles não oferecem os dizeres obscuros de que eu sou “homem,” mas não “um homem” ou que sou “humano,” mas não uma “pessoa humana.”70

Sobre essa especulação de que qualquer “SENHOR” ou “Deus” visto nos tempos dos patriarcas era eu,71 eu nunca disse isso a vocês, nem algum dos meus apóstolos. Escute-nos! Foi nestes últimos dias que Yahuwah falou através de mim.72 E deixe-me também esclarecer esta questão de minha suposta criação do universo. Eu nunca reivindiquei isso. Eu proclamei o que foi ensinado por meus ancestrais Judeus, que foi o único Deus quem criou.73 O universo é obra das mãos de nosso Pai no céu. Não, eu não ajudei. Ele não precisava de ajuda.74 Ele fez tudo com sua palavra poderosa.75 Ele não precisava de intermediário algum para isolá-lo do contato direto com as boas obras de suas mãos. Mesmo que ele precisasse disso, eu não estava por perto naquela época. Eu ainda não tinha sido concebido!76 Sim, como meu amigo João escreveu, havia algo no início que estava com Yahuwah e que era Yahuwah, e foi por meio disso que Yahuwah fez todas as coisas.77 É claro que estou falando sobre a palavra de Yahuwah, ou em outras palavras, sua sabedoria.78 Foi aquela sabedoria que, muito mais tarde, por assim dizer, veio à terra e estava disponível em meu ensino e em meu exemplo.79 Claro, eu sou uma espécie de criador, mas meu o trabalho manual é a nova criação, a nova ordem, as novas eras.80

Resumindo, eu sou o Filho único de Yahuwah e fui criado para ser seu braço direito, um José de seu Faraó.81 Algum dia serei seu juiz; Yahuwah me designou para esse papel.82 Eu irei governar e reinar de uma posição verdadeiramente semelhante a Yahuwah que me foi dada pelo único Deus verdadeiro.83 Ainda sou um homem, embora Yahuwah tenha me criado para ser “um espírito doador-de-vida” com um corpo imortal.84

Eu sou o Filho único de Yahuwah e fui criado para ser seu braço direito, um José de seu Faraó.81 Algum dia serei seu juiz; Yahuwah me designou para esse papel.82 Eu irei governar e reinar de uma posição verdadeiramente semelhante a Yahuwah que me foi dada pelo único Deus verdadeiro.83 Ainda sou um homem, embora Yahuwah tenha me criado para ser “um espírito doador-de-vida” com um corpo imortal.84

Se você acha que seria errado adorar ou orar a “um mero homem,” você precisa reconsiderar temerosamente o que você acabou de me chamar. Você ficaria na frente de um dos reis ou imperadores deste mundo, apontaria o dedo para ele e diria em voz alta que “ele é apenas um cara”? Quando você se apresentar diante de mim como seu juiz, verá quão “mero” eu sou! Você dobrará seus joelhos diante de mim, “para a glória de Yahuwah o Pai.”85 Embora eu não seja seu Deus, eu sou seu senhor, e você deve me amar e me temer.86

Se você acha que Yahuwah não poderia colocar um ser humano nesta posição que agora tenho – bem, isso é apenas a voz da descrença. Eu disse que sou “um homem que disse a vocês a verdade que ouvi de Yahuwah.”87 Empoderado por Yahuwah, sim, um homem real pode fazer tudo o que o Messias de Yahuwah deve fazer. Este homem é para sempre o seu sacerdote que fica entre você e Yahuwah.88 Este homem é o único intermediário entre Yahuwah e todos os meus irmãos e irmãs.89 Este homem é “o primeiro e o último, e o vivente. Eu estava morto e, veja, eu estou vivo para todo o sempre; e eu tenho as chaves da Morte e do Inferno.”90 Agora ouça com atenção: Eu não sou o primeiro e o último Yahuwah – essa posição foi assumida! Eu sou o primeiro e último senhor humano exaltado, elevado à imortalidade e exaltado até que todos estejam sujeitos a mim, assim como estou sujeito a Yahuwah.91

Quando você lê os relatos da minha vida, pode ver que sou um homem e que Yahuwah é outra pessoa, o Deus verdadeiro, o Deus de Israel a quem adoro e sirvo. E ainda, em alguns contextos, pessoas poderosas e impressionantes insistem que toda a minha mensagem não vale nada, a menos que “a divindade de Cristo” faça parte dela. Mas ouça com atenção, meu filho: você deve me preferir a eles, assim como alguns de meus primeiros seguidores tiveram que se afastar até mesmo dos mais prestigiosos e poderosos estudiosos e escribas para me aceitar como seu professor. Apenas venha até mim e aprenda comigo, e eu resolverei sua confusão. Meus primeiros seguidores registraram fielmente as verdades que Yahuwah me deu, e ainda mais verdades, que o espírito de Yahuwah logo lhes ensinou. “Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.”96 Você realmente acha que minha teologia precisa de alguma ajuda, de alguma correção? Por que você me chama de “Senhor, Senhor” e ainda assim trata meu ensino sobre Yahuwah como algo que precisa desesperadamente de suplementação, usando palavras que eu nunca usei, até mesmo exigindo que meus seguidores as usem? Não ouse sobrecarregá-los com requisitos que meus discípulos e eu não estabelecemos como condições da nova aliança!97

Ouça-me e tampe os ouvidos quando as pessoas presumirem dizer o que realmente devo ter sugerido. Não se deixe seduzir por supostos segredos profundos sobre a minha imaginária “inclusão na identidade divina,” discernível apenas pelos eruditos ou pelos “espirituais.” “Eu falei abertamente ao mundo;” verdadeiramente, “eu nada disse em segredo.”98 Sim, por um curto período de tempo tive que manter minha identidade de Messias em segredo para que não resultasse em mal-entendido ou mesmo em uma revolta armada. Mas contei aos meus mensageiros toda a verdade sobre mim e minha missão; “todas as coisas que ouvi de meu Pai vos tenho feito saber;”99 Não retive nada de vós.

Portanto, você deve prestar atenção cuidadosamente ao que meus mensageiros escreveram e não escreveram. Eles explicaram como minha vida cumpriu profecias sobre o Messias, e também profecias sobre Yahuwah. Mas ao citar estas últimas, eles não insinuaram que eu sou o próprio Yahuwah. Em vez disso, em algumas delas, o cumprimento é Yahuwah trabalhando através de mim,100 e em outros, meu Deus revelou a eles outro significado do texto antigo, outro cumprimento mais recente.101 Se você acha que um texto de meus mensageiros está sugerindo alguma verdade profunda e não expressa sobre mim, veja se o autor ou um personagem digno em sua narrativa chega a essa conclusão. Se não, você pode estar tirando essa conclusão precipitadamente. Os cronistas de meu ministério terreno escreveram claramente; eles não escreveram tratados esotéricos que só podem ser entendidos por uma elite. Ouça o que eles realmente dizem. Este jogo deve terminar, de “encontrar” afirmações ocultas em seus escritos, como a que eu sou Yahuwah ou um “Yahuwahhomem.” Não, o fato de eu ter andado sobre as águas não foi um indício.102 Tampouco minha afirmação de que voltarei nas nuvens.103 Tampouco o são minhas afirmações de que “Eu sou várias coisas.104 Eu disse claramente quem eu sou.105 Eu sou um professor, não um adivinho resmungão, e meus alunos me entendiam. Mas você irá? Se você acha que a mensagem clara desses escritos de que eu sou o Messias de Yahuwah é entediante, você ainda não entendeu. Ore para que nosso Pai Celestial abra seus olhos para isso. Até eu orarei por você, se eu vir que você está tentando receber humildemente “as palavras de vida eterna”106 que eu trouxe do Pai para você.107

Para concluir, olhe para o registro de um dos dias verdadeiramente grandes desta nova era. Meu servo Lucas lhes deu um resumo fiel do primeiro sermão desta nova era. Nele, meu amigo e mensageiro Pedro não prega que eu sou Yahuwah em forma humana. Ele não diz que eu sou o próprio Yahuwah ou me chama de “homem-deus.” Ele não teoriza que eu tenho uma natureza divina. Ele não me credita de ter criado o mundo. Ele não me credita as ações de Yahuwah nos tempos de Abraão ou Moisés. Em vez disso, ele me descreve muito corretamente como “um homem atestado a vós por Yahuwah com atos de poder, maravilhas e sinais que Yahuwah fez por meio dele entre vós.”108 Isso não é bom o suficiente para você? Essa, amigos, é a boa notícia desta nova era. Não há necessidade de outro Yahuwah, um segundo Deus, ou um “deus verdadeiro” adicional que seja alguém diferente daquele que eu digo ser o único Deus verdadeiro.109 Pedro não deixou de pregar as boas novas. Em vez disso, ele a pregou livre de especulações humanas desnecessárias. Agora vá a todas as nações em meu nome e faça o mesmo.

Atenciosamente,

Yahusuha

(por Dr. Dale Tuggy, Tennessee)

Para obter mais informações sobre este assunto importante, visite o Diretório de Conteúdo da WLC: A Trindade (erro doutrinário)


lion
 

1 https://trinities.org/blog/letter Distribuído sob esta Licença Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

2 Atos 3:22, 7:37; Dt. 8:15; João 1: 17–18.

3 Ex. 3:15.

4 João 10:33–36.

5 João 8:40; Nm. 23:19.

6 João 17:1–3; 1 Co. 8:6; Ef. 4:6; 1 Tm. 2:5; 1 Ts. 1:9–10; 1 João 5:20.

7 João 4:25–26.

8 1 Co. 15:3-4, 42-56.

9 1 Tm. 1:17, 6:16; 2 Tm. 1:10; Rm. 1:23.

10 João 1:29.

11 Mt. 3:17, 17:5.

12 Hb. 2:14–18, 1 Tm. 2:5-6.

13 Rm. 5:8.

14 Marcos 15:32, 39.

15 Marcos 14:36.

16 Fp. 2:8–9.

17 Marcos 14:62; Ef. 1:20-21.

18 Ap. 7:17.

19 Dn. 7:14.

20 João 20:17.

21 Mt. 22:37, 39.

22 Tiago 1:13.

23 Lucas 4:1–13; Hb. 4:15.

24 Lucas 5:16, 22:41.

25 Lucas 2:41–42, 47.

26 Mt. 6:5-13.

27 Marcos 9:37; João 13:20.

28 Lucas 4:18; Atos 10:38.

29 João 5:36, 14:10-11; Atos 2:22.

30 Atos 2:43, 4:30, 5:12, 6:8.

31 João 10:22–39.

32 João 10:30.

33 1 Co. 3: 8.

34 Ap. 3:12.

35 1 Co. 8:4-6; Marcos 12:29; Gl. 3:20.

36 João 14:8-11.

37 Cl 1:15.

38 João 14:10; Hb. 8:1.

39 João 20:28; 2 Co. 5:19.

40 1 Co. 8:6; Ef. 4:4-6.

41 1 João 1:3.

42 João 4:25–26. Compare: João 14:24-25.

43 Fp. 2:6-11.

44 Ap. 5:9–10.

45 https://www.thoughtco.com/shirk-2004293

46 Mt. 9:2–8.

47 João 20:23.

48 Marcos 13:32.

49 João 14:28.

50 João 5:19–20.

51 Sl. 89:6, Is. 40:18; Dt. 10:17.

52 Rm. 11:33–35.

53 Mt. 26:59–66, 27:17,22, 29, 37, 42–44; Marcos 14:55–65, 15:2–5, 12, 18, 26, 32; Lucas 22:66–71, 23:1–5; João 18:33–38. Alguns leitores inferem que Yahushua deve ter feito algum tipo de “reivindicação divina” porque em Mateus e Marcos ele é acusado de blasfêmia. Mas o leitor cuidadoso deve notar que Yahushua ali afirma apenas que ele estará sentado à destra de Yahuwah, o que pressupõe que Yahushua não é o próprio Yahuwah, mas sim outra pessoa.

54 Rm. 1:4.

55 Hb. 1:8.

56 Lucas 2:11.

57 Judas 1:4.

58 Ap. 2:8.

59 Ap. 22:13.

60 Ap. 17:14.

61 João 20:17; Rm. 15:6; 2 Co. 1:3; Ef. 1:3, 17; 1 Pe 1:3; Ap. 1:6, 3:2, 12.

62 Ap. 15:3-4.

63 https://www.theopedia.com/chalcedonian-creed

64 João 17:1–3; 1 João 5:19–20.

65 Gn. 32:22–32. Mesmo que isso seja feito por meio da mediação de um ser angelical, no entanto, é Yahuwah que (indiretamente) faz tais coisas.

66 Gn. 18:1-22.

67 Ex. 24:9-11.

68 Os escritores do Novo Testamento, firmes em sua convicção de que Yahushua era um homem real, falam livremente dele como “em semelhança de carne pecaminosa” (Rm. 8: 3), “revelado em carne” (1 Tm. 3:16), “vindo na carne” (1 João 4:2) e “nascido em semelhança humana” (Fp. 2:7). Mas eles não pretendem sugerir que Yahushua apenas parecia ser humano, ou que Yahushua passou de um espírito desencarnado para um corpo humano (ou humanóide). Para eles, ele é o sobrenaturalmente concebido, mas Filho humano de Maria (Lucas 1:35; Mt. 1:18), um descendente literal de Davi (Rm. 1: 3), “um homem” (Atos 2:22; João 8:40) embora “do céu,” isto é, enviado por Yahuwah e de Deus (1 Coríntios 15:47; João 3:13).

69 Lucas 1:32; Rm. 1:3; 2 Tm. 2:8; Ap. 22:16.

70 http://www.ncregister.com/blog/steven-greydanus/is- Yahushua-a-human-person

71 Justin Martyr, Dialogue with Trypho [Diálogo com Trypho].

72 Hb. 1:1-2; Cl 1:13-20; 2 Co. 5:17–18.

73 Marcos 10:6, 13:19. Compare: Rm. 1:20; Atos 4:24, 14:15, 17:24–31; Hb. 11:3; Ef. 3:9; 1 Tm. 4:3-4; Ap. 4:11, 10:6, 14:7.

74 Is. 44:24b.

75 Gn. 1:3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26; Sl. 33:6; João 1:1–3.

76 Lucas 1:31.

77 João 1:1–3.

78 Sl. 33:6; Pv. 8:22–31.

79 Mt. 11:19, 13:53; 1 Co. 1:24; Cl 2:2-3.

80 Hb. 1:2.

81 Gn. 41:37–45.

82 Atos 17:31.

83 1 Co. 15:27.

84 1 Co. 15:42–46.

85 Fp. 2:11.

86 Ap. 6:16, 17:14.

87 João 8:40.

88 Hb. 2:17, 3:1, 4:14–15, 6:20, 8:1, 9:11.

89 1 Tm. 2:5.

90 Ap. 1:17–18.

91 1 Co. 15:20–28, 11:3.

92 Marcos 12:35–37.

93 Marcos 12:36; Salmo 110:1.

94 Atos 2:36.

95 Lucas 1:32; Atos 1:21; Rm. 1:7.

96 João 13:20.

97 1 João 4:15.

98 João 18:20.

99 João 15:15.

100 Marcos 1:3.

101 Mt. 1:23; Hb. 1:10–12.

102 Mt. 14:33; Marcos 6:45–52; João 6:16–21.

103 Mt. 26:64; Marcos 14:62.

104 João 6:35, 8:12, 10:7, 10:11, 11:25, 14:6, 15:1.

105 Mt. 16:15–17; Marcos 8:29; Lucas 9:20; João 20:31.

106 João 6:68.

107 João 8:28, 12:49, 14:10.

108 Atos 2:22.

109 O Credo Niceno do ano 325 menciona um “Deus verdadeiro” (o Filho) que existe por causa de outro “Deus verdadeiro” (o Pai). Esta foi uma referência à doutrina de Orígenes de que Yahuwah “gerou eternamente” seu Logos ou Palavra.


Este é um artigo não WLC escrito por Dr. Dale Tuggy.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC