Print

Você Está Lavado no Sangue do Cordeiro?

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

você-está-lavado-no-sangue-do-cordeiro

O título deste artigo é o nome de um antigo hino com o qual muitos de vocês estão familiarizados. É uma joia entre muitos outros hinos como “Há Poder no Sangue” e “Há uma Fonte Cheia de Sangue.” A tendência que conheço em algumas congregações de hoje é exibida em “equipes de adoração”, cujo objetivo é “liderar” os fiéis na adoração por meio de cânticos repetitivos. Embora os tópicos de arrependimento e enchimento do Espírito Santo de Yahuwah ainda possam ser encontrados nas letras desses refrões, algo muito triste se destaca para mim: o assunto do batismo nas águas é notavelmente inexistente neles. Por que isso?

A verdade nua e crua é que os crentes do passado possuíam uma compreensão muito mais bíblica da importância e, eu afirmo, da necessidade absoluta do batismo com água do que a esmagadora maioria dos crentes professos hoje! O batismo é um tópico de extrema importância para qualquer pessoa que espera, como eu, levantar-se para encontrar Yahushua em seu retorno triunfante. Por que o Messias e os Apóstolos deram o batismo como uma ordem, é uma necessidade inegociável para qualquer pessoa que esteja se preparando para esse grande evento!

Tragicamente, há multidões de pessoas que lêem suas Bíblias, frequentam igrejas, professam seguir o Messias, etc. que estão alheias ao fato de que estão sofrendo de uma grave falta de ensino bíblico sólido sobre o tópico muito importante do batismo!

Enquanto eu estava compartilhando com amigos a necessidade que todos nós temos de sermos imersos em nome de Yahushua para o perdão dos pecados (Lucas 24:46-47; Atos 2:38), o “homem da casa” (que estava espionando próximo) rebateu minha afirmação com a declaração inflexível de que “se uma pessoa realmente entende as Escrituras da Nova Aliança sobre o batismo, ela saberá que o único batismo de que precisamos hoje é o batismo na Palavra!” Meu anfitrião então começou a me lembrar: “O ladrão na cruz ao lado de Yahushua não foi batizado; e ele foi salvo!”

Arrependei-vos e seja batizado cada um de vós em nome do Messias Yahushua para a remissão [perdão] dos pecados, e vós recebereis o dom do Espírito Santo.” - Atos 2:38 (ênfase adicionada).

Entre as muitas escrituras da Nova Aliança que consolidam os requisitos para a salvação, encontro a “fórmula” mais simples para começar a caminhada que pode levar à salvação em Atos 2:38. É nesta passagem onde lemos como os onze Apóstolos restantes concordaram com Pedro quando ele fez a proclamação: “Arrependei-vos e seja batizado cada um de vós em nome do Messias Yahushua para a remissão [perdão] dos pecados, e vós recebereis o dom do Espírito Santo.” Apesar da clareza muito simples desta declaração, sua ordem literal de batismo foi rejeitada por muitos – “explicada” por muitos que acreditam ter encontrado um entendimento mais “espiritual” para este versículo. Isso é muito perigoso, pois qualquer explicação que uma pessoa dê como meio de contornar uma ordem clara é desobediência total, não “iluminação” (Marcos 7:13).

Volto nossa atenção agora para o ladrão, mencionado anteriormente, que fez duas declarações muito importantes. Respondendo ao comentário insolente e egoísta dirigido a Yahushua pelo ladrão impenitente, o outro ladrão disse, “Você não teme a Deus, visto que está sob a mesma condenação? E nós, de fato, justamente; pois estamos recebendo a devida recompensa por nossos atos: mas este homem não fez nada de errado!” (Lucas 23:41). No próximo versículo, ele seguiu sua repreensão com esta declaração a Yahushua “Mestre, lembra-te de mim quando tu vieres em teu Reino.” Nessas duas passagens, encontramos evidências do coração arrependido do ladrão contrito e sua fé em Yahushua como o Messias prometido. Essas declarações, juntas, foram suficientes para Yahushua assegurar ao ladrão que haverá, de fato, um lugar para ele no Reino de Yahuwah quando Yahushua retornar para estabelecê-lo em sua plenitude e autoridade sobre toda a terra (Lucas 23:43).

Cerca de dez anos atrás, discordei de um pastor Adventista do Sétimo Dia que (como meu amigo) insistiu que o batismo (embora dado como uma ordem de Yahushua e os Apóstolos), é “apenas um ritual preferencial para cada crente” como “uma forma externa expressão para o mundo de sua fé interior e salvação.” Ao concluir seus comentários para mim, o pastor ASD afirmou que o batismo “é um tópico muito mal compreendido se for considerado um requisito absoluto para a salvação.” Para justificar sua afirmação, ele citou (você adivinhou!) “o ladrão na cruz.” Eu não pude renunciar à minha afirmação de que o batismo é um elemento indispensável da salvação, então o cavalheiro pediu que eu apresentasse as informações que sustentam minha posição no estudo Bíblico da próxima semana. Aceitei o convite.

três cruzes

Ao passar tempo de preparação nas Escrituras, fiquei absorvido, novamente, com uma pergunta minha que havia, por muitos anos, permanecido sem resposta a respeito do batismo: “Como é que os pecados de alguém são perdoados quando são batizados em nome de Yahushua? Afinal, no que eles estão afundando é apenas água!” Invariavelmente, esse questionamento trazia a mesma resposta: o perdão e a purificação dos pecados que alguém recebe quando é batizado vêm em resposta à obediência ao mandamento de ser batizado. Pedro nos deu a resposta. “Oito pessoas foram resgatadas por meio da água. Essa água é um símbolo do batismo com água, que agora o salva, não a remoção da sujeira da carne, mas a promessa de uma boa consciência para com Yahuwah por meio da ressurreição do Messias, que agora está à destra de Yahuwah ”(1 Pe. 3:20-25).

Vez após vez, Yahuwah instruiu que o sangue dos sacrifícios deveria ser aplicado na base e nos chifres do altar, nas orelhas direitas, polegares direitos e dedões dos pés direitos dos sacerdotes e outros nas Escrituras da Antiga Aliança, nas ombreiras e nas vergas das casas de Seu povo na noite da Páscoa, etc. Em qualquer um desses casos, se as instruções de Yahuwah para a aplicação do sangue não tivessem sido cumpridas, as consequências certamente teriam sido trágicas! Sendo isso verdade, por que o sangue que foi derramado para o perdão dos pecados não teria que ser aplicado a nós? Em uma oração sincera, pedi a Yahuwah para me mostrar como é que a água do batismo traz a purificação do pecado que todos nós precisamos tanto. Se Yahuwah decidir lançar luz sobre este assunto para mim, isso não só tornaria a posição de que o batismo é “apenas um ritual” indefensável, mas – muito mais importante – revelaria um grande poder de limpeza disponibilizado através do sangue de Yahushua. Percebi a resposta ao descobrir outra pergunta que me foi feita de dentro: “Quando eles traspassaram Meu Filho, o que foi que fluiu de Seu lado?”

Sangue e água! No silêncio, quando o sangue e a água fluíram do lado de Yahushua, foi o único momento que Yahuwah estava esperando desde o início de Seu grande plano eterno! Portanto, não entender o significado do sangue e da água e o que cada um deles realiza por nós é deixar de compreender um aspecto mais crítico do plano de salvação de Yahuwah e tornar a vida, o ensino, a morte e o sofrimento de Seu Filho em vão!

Quando uma pessoa arrependida cumpre a ordem de ser batizada (Marcos 16:16; Atos 2:38 e outros), o sangue de Yahushua traz o perdão dos pecados, enquanto a água do batismo limpa todos os pecados em um único ato de obediência! O sangue também ratifica a Nova Aliança (Hb. 9:22; 10:29; Marcos 14:24). Por meio do Messias, a luz fraca (a Antiga Aliança) chegou ao fim, substituída pela Nova Aliança ratificada pelo sangue da aliança daquele que é a Verdadeira Luz (João 1:9). Em Yahushua realmente encontramos “o caminho mais excelente” aludido por Paulo em 1 Coríntios 12:31. (Paulo também contrasta a letra do antigo com o espírito do novo em Romanos 2:29; 7:6.)

As escrituras que eu conhecia bem começaram a ganhar vida com um novo significado em meu entendimento recém-aberto: “quando Eu vir o sangue, passarei por vós” (Yahuwah, Ex. 12:13); “Se eu não te lavar, tu não tens parte comigo” (João 13:8), e eu entendo algo escrito pelo Apóstolo Paulo muito melhor agora do que eu jamais teria imaginado antes. Quando eu desci nas águas do batismo, quando seu precioso sangue foi aplicado em mim, foi este evento e meio pelo qual minha vida se tornou “escondida com o Messias, em Yahuwah” (Cl. 3:3). Veja, desde o momento em que uma pessoa arrependida é imersa no nome de Yahushua, sempre que Yahuwah olha para aquela pessoa, Ele vê o sangue de Seu Filho cobrindo-a, já que a imersão seria semelhante a como uma pessoa ficaria após ser imersa em um tanque de tinta vermelha. Quando Yahuwah vê o sangue de Yahushua cobrindo uma pessoa, Ele é lembrado de que o preço do pecado foi pago. Assim, Ele é capaz (como diz em Ex. 12:13) de “passar por” nós, evitando a morte; a consequência inevitável do pecado. É assim que a vida de uma pessoa se torna “escondida com o Messias em Deus.” É tão reconfortante saber disso.

A letra de outro antigo hino vem à minha mente. Seu título faz a pergunta: “O que pode lavar meus pecados?” O que se segue é um fluxo de louvor: “Nada além do sangue de Yahushua! Ó, precioso é o fluxo, que me deixa branco como a neve!” Jamais, jamais poderei cantar nenhum dos antigos hinos do “batismo,” descartados e ultrapassados ​​para tantos, da mesma forma! São lembranças preciosas do sangue que ainda me cobre, me limpa e mantém minha vida escondida com o Messias aos olhos do meu Deus. A resposta de Yahuwah à pergunta sincera do meu coração me deu “novos olhos” para o papel importantíssimo que o sangue de Yahushua e o batismo com água desempenham em Seu grande plano de salvação. Anos de ensino falho sobre este tópico criaram uma massa de pessoas que são perigosamente ignorantes (quero dizer isso no sentido mais amável), de sua necessidade de serem batizados “em nome de Yahushua para o perdão dos pecados” (Atos 2:38 ; 4:12; 10:48, 19:5; Lucas 24:47).

arrependa-se e seja batizado


Este é um artigo não WLC escrito por Shelly Hostetler.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC