Print

Yahushua: A Ponte Entre as Alian�as

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

Você já ouviu alguém dizer, “Eu acredito em Yahushua, mas simplesmente não consigo acreditar na história da criação”? Lembro-me de uma conversa com meu pai há cerca de 34 anos. Estávamos conversando sobre a Bíblia e ele me perguntou se eu realmente acreditava na história da criação, e eu disse que sim, para seu espanto. Estou relativamente certo de que, como um “Cristão” autoproclamado, ele não estava sozinho. E, de fato, eu ousaria supor que esse seja o sentimento predominante entre os frequentadores de igreja não evangélicos hoje. Acrescente a isso alguns dos outros milagres da Bíblia Hebraica, como o Dilúvio e o Êxodo, e você terá uma série de eventos históricos que desafiam severamente muitos Cristãos nominais. Eles não acreditam que esses eventos importantes sejam história real.

As mesmas pessoas que acham difícil aceitar as narrativas de milagres do Antigo Testamento também podem achar difícil acreditar que Yahushua realmente andou sobre as águas ou transformou a água em vinho ou ressuscitou Lázaro. Quando você começa a brincar de editor-chefe com as Escrituras, você pode rapidamente se encontrar justificando qualquer rejeição de uma parte das Escrituras que não se encaixa em sua visão de mundo pessoal. Em muitos casos, um de dois processos mentais está ocorrendo. Ou o indivíduo afirma que tudo o que é necessário é acreditar que Yahushua é o Salvador, e o que Yahushua disse ou fez não importa. Ou Yahushua é algum tipo de metáfora para um tipo de retidão mística Oriental.

Parece incongruente e contraditório que alguém se chame de “Cristão” e ao mesmo tempo negue partes da mesma Bíblia que Yahushua e os Apóstolos confirmaram continuamente. É como dizer a Yahuwah, “Eu aceito seu Filho como Salvador e Senhor, mas rejeito o que ele disse e fez. E a propósito, eu também rejeito o que você disse sobre Yahushua.” Você não pode ter as duas coisas. Quando Yahushua diz, “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, você rejeita as palavras dele por sua própria conta e risco. Parece moda hoje em dia aceitar um Messias designer, alguém que se encaixa perfeitamente em um amálgama moderno do estilo de vida e dos conjuntos de crenças de hoje. Eu não acho que isso vai ter sucesso com o Pai, que diz em Malaquias 3:6, “Pois Eu, o Senhor, não mudo; portanto vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Yahuwah não altera Seus planos e leis para se adequar convenientemente ao estilo de vida ou às normas de uma geração. Nós, como seres criados, devemos ser moldados no ideal de Yahuwah, que é o homem Messias Yahushua (1 Tm. 2:5).

Yahuwah não altera Seus planos e leis para se adequar convenientemente ao estilo de vida ou às normas de uma geração.

Então, do que se trata a verdadeira crença? É sobre Yahushua sendo o elo e a ponte entre a primeira aliança e a segunda aliança. É sobre as palavras de Yahushua confirmando a lei, os escritos e os profetas. É sobre trazer a revelação de Yahuwah ao seu significado pleno pretendido – “cumpri-la”. É sobre Yahushua aprovando e nomeando Apóstolos por meio dos quais Yahuwah falaria e difundiria ainda mais Suas ideias de salvação e do reino. Esses Apóstolos sofreram e morreram pela Palavra, pelo Evangelho sobre o Reino e por tudo o que foi escrito antes deles. É concebível que Estêvão fosse martirizado (Atos 7) depois de expor a história de Israel aos Judeus se ele realmente acreditasse que alguns dos mesmos eventos que descreveu eram apenas fábulas? E onde Estêvão conseguiu suas informações? Não era dos pergaminhos lidos todos os Shabats nas sinagogas, os mesmos pergaminhos dos quais nosso Senhor Yahushua lia e nos quais acreditava? Existe alguma indicação de que Yahushua não acreditou nas narrativas que foram lidas para ele e com as quais ele aprendeu? Se houver, nunca li sobre isso.

Agora, se Yahushua acreditou nas Escrituras e os Apóstolos acreditaram nas Escrituras, então como alguém pode afirmar acreditar em Yahushua e negar o que ele e seus agentes escolhidos acreditaram? Vamos dar uma olhada em algumas das Escrituras de confirmação que mostram inequivocamente que Yahushua acreditava em todo o Antigo Testamento de Gênesis a Malaquias (ou os mesmos livros na ordem em que ele os conheceu, de Gênesis a 2 Crônicas).

Vamos ver onde Yahushua e os Apóstolos fazem referência sólida aos milagres de Gênesis-Deuteronômio e também ao cânone da Bíblia Hebraica. Yahushua se perguntou se ele encontraria fé quando voltasse. Fé é crer (como “Abraão creu em Yahuwah, e isso lhe foi imputado como justiça”). A tendência constante do mundo é encontrar maneiras de não acreditar. Mas, como Cristãos, devemos sempre buscar maneiras de apoiar nossa crença. Se não for esse o caso, por que se preocupar com a fé? Se você busca minar os próprios documentos que prometem vida eterna, então você chegou à mais pura definição de confusão. A seguir está uma lista de Escrituras de confirmação. Não é de forma alguma exaustiva, mas cobre todo o espectro e dá suporte à continuidade das escrituras e à mensagem unificada da Bíblia.

Yahushua

Mateus 1:1-17. Esta é a genealogia de Yahushua ligando sua identidade e “gênese”, ou início, com 42 gerações que remontam a Abraão por meio de Davi.

Lucas 3:23-38 leva a linhagem de Yahushua de volta a Adão. Não há indicação de que Yahushua repudiou essas genealogias. Ao contrário, ele reconheceu a conexão com Noé, Matusalém e Jacó.

Mateus 2:5-13. O cumprimento da antiga profecia de Miquéias 5:2 sobre o nascimento de Yahushua em Belém, criando o vínculo com os profetas menores e suas referências aos cataclismos narrados na Torá.

Mateus 4:1-10. Yahushua cita Deuteronômio e Salmos ao responder a Satanás durante sua tentação no deserto.

Mateus 5:17. Yahushua diz, “Não penseis que eu vim destruir a lei [Pentateuco] e os profetas [Isaías-Malaquias, incluindo também Josué-2 Reis, conhecidos como os antigos profetas], mas para sustentá-los e cumpri-los.” Yahushua acreditava nessas Escrituras e no que elas revelavam sobre o passado e o futuro. Ele não destacou certos eventos históricos ou escatológicos “incômodos” e comentou sobre sua autenticidade. Fosse a história da criação ou Sodoma e Gomorra ou o Dilúvio, ele, por seu apoio direto e falta de crítica, confirmou sua crença nesses eventos. Ele não podia fazer nada menos, já que ele era a “Palavra” ou expressão final de Yahuwah e seu propósito de ser era defender a palavra e espalhar a mensagem do Reino de Yahuwah.

Mateus 10:15. Sodoma e Gomorra são mencionadas por Yahushua como tendo uma chance melhor de vindicação no Julgamento do que algumas daquelas cidades que foram expostas à pregação de Yahushua ou de seus Apóstolos.

Mateus 19:4-8. Yahushua se refere à Criação quando Yahuwah, o Pai, fez a humanidade como macho e fêmea. Yahushua não redigiu a narrativa da criação. Ele acreditava nas Escrituras como lidas todos os Shabats nas sinagogas.

Mateus 12:38-41. Yahushua se refere a Jonas estando três dias e noites no ventre de uma baleia.

Mateus 24:37-39. Yahushua compara o fim da era presente aos dias anteriores ao Dilúvio e à entrada de Noé na arca. Mais uma vez, não houve edição por parte de Yahushua. Ele considerou o dilúvio um evento histórico.

Mateus 24:15. Yahushua vincula a profecia do fim dos tempos de Daniel sobre a “abominação da desolação” com um sinal de sua futura vinda e o fim dos tempos.

João 10:34-36. Ao responder aos Judeus, Yahushua comenta sobre a palavra de Yahuwah que foi dada a eles e acrescenta que “a Escritura não pode ser quebrada.” Quantas vezes Yahushua repreendeu os Judeus por não conhecerem as próprias Escrituras que eles sabiam vir de Yahuwah (YHWH)? Yahushua nunca corrigiu a palavra; ele a sustentou e acusou os Judeus por seus corações endurecidos e incredulidade.

Apóstolos: Prosseguindo com a Mensagem do Evangelho de Yahushua

Atos 24:14. O apóstolo Paulo em sua resposta às acusações feitas contra ele diante de Félix disse, “De acordo com o Caminho, que eles [os Judeus] chamam de seita, eu adoro o Yahuwah de nossos pais, acreditando em tudo que está escrito na Lei [Pentateuco] e nos Profetas.” Não houve hesitação aqui. Paulo era dogmático sobre sua crença e apelou para a fonte escritural de sua fé. “A lei, os profetas e os escritos” (Lucas 24:44) estavam contidos nos dois suportes de livros da Bíblia Hebraica. Os escritos incluíam alguns livros históricos, bem como Salmos e Provérbios e Daniel.

Romanos 1:18-20. Paulo se refere à criação, não em um sentido metafórico poético, mas em um sentido real e histórico. Eu não acho que Paulo teria sido influenciado em seu pensamento pela teoria da evolução. Curiosamente, os Gregos foram os primeiros a propor e ensinar uma forma de evolução. Darwin apenas a adiantou no tempo. Sem dúvida, Paulo estava familiarizado com o ensino Grego, uma vez que moldou a visão de mundo prevalecente da época em todo o Império Romano.

Romanos 5:14. “A morte reinou de Adão a Moisés.” Paulo sabia e cria que Yahuwah criou Adão como o primeiro homem (não como um organismo em evolução), e ele não deu nenhuma indicação de que o pensamento Grego pagão havia obscurecido sua compreensão do sentido claro das Escrituras.

1 Coríntios 10:1-4. Paulo ensaia o Êxodo e a passagem de Israel pelo Mar Vermelho e o compara ao batismo. Ele viu a “rocha” como um tipo ou padrão apontando para a vinda do Messias. Paulo não acreditava que o Filho de Yahuwah estava vivo antes de ele nascer!

2 Coríntios 11:3. Paulo compara o extravio da simplicidade de Yahushua ao episódio em que a Serpente enganou Eva. Paulo não achou necessário desafiar o relato da criação.

Hebreus 1-4. Paulo descreve como a humanidade se encaixa no plano da criação e compara o homem à posição dos anjos no passado e no futuro.

1 Pedro 3:20. Pedro contribui com seu peso considerável, tendo caminhado e conversado com Yahushua por muitos anos, para a narrativa do Dilúvio de Noé. Mais uma vez, não há problema com a crença e compreensão de Pedro. Ele interpretou a Bíblia Hebraica literalmente como uma narrativa histórica.

2 Pedro 2:6-8. Pedro reconta a história do mundo antigo e como Yahuwah poupou o justo Ló do cataclismo que abateu sobre Sodoma e Gomorra.

Finalmente, o livro do Apocalipse está repleto de referências à Bíblia Hebraica. Existem cerca de 450 alusões a ela. Esta é a revelação de Yahuwah, que Ele deu a Yahushua para transmitir às igrejas. Fechamos o círculo de Gênesis ao Apocalipse e a continuidade das Escrituras é confirmada. Nenhum Apóstolo rompeu as fileiras e desafiou o conhecimento revelado vindo de Yahuwah o Pai e Seu Messias Yahushua que é o mensageiro final de Yahuwah, Filho de Yahuwah e de Davi e o profeta prometido (Dt. 18:15-18; Atos 3:22; 7:37). Nenhum Apóstolo jamais deu a entender que não acreditava nas Sagradas Escrituras ou que seu Senhor Messias (Lucas 2:11) estava de alguma forma enganado.

Yahushua defendeu a autoridade do cânon e das Escrituras em todos os casos e passou essa fé aos Apóstolos. Se devemos realmente reivindicar a designação de “Cristão,” então como podemos negar esses vínculos inquebráveis com o passado? Dizer “Eu acredito em Yahushua” e ainda assim rejeitar as próprias Escrituras que ele confirmou está além da compreensão. Yahushua era a Palavra encarnada. Ele não poderia ter negado ou desafiado as Escrituras reveladas mais do que ele poderia ter negado Yahuwah. Não era responsabilidade de Yahushua editar as Escrituras, mas era sua responsabilidade defendê-las.

Eu acredito que posso dizer com segurança que qualquer um que nega as narrativas da Bíblia Hebraica (Antigo Testamento: Lei, profetas e escritos, Lucas 24:44) e as Escrituras Gregas do Novo Testamento está em desacordo com Yahushua e Yahuwah. Yahushua une o Antigo e o Novo Testamento com um pé no Gênesis e outro pé no Apocalipse. E ele está dizendo ao mundo e a Satanás, “Este é o meu domínio. Fique fora do caminho.”

yahushua-a-ponte-entre-as-alian�as

Yahuwah, o Pai revelou Sua palavra aos patriarcas e profetas que escreveram e preservaram as sagradas Escrituras Hebraicas (Lucas 24:44). Somente depois daquela época do Velho Testamento Yahuwah falou por meio de Seu Filho, Yahushua, a palavra, um ser humano gerado sobrenaturalmente (Hb. 1:1-2; Lucas 1:35). Yahushua confirmou totalmente essas Escrituras, introduziu a Nova Aliança, afirmou não a Lei de Moisés, mas “graça e verdade” (João 1:14, 17). Tendo completado sua obra, Yahushua agora está sentado à destra de Yahuwah (“meu senhor” em Sl. 110:1), como Sumo Sacerdote, aguardando a luz verde para retornar à terra e estabelecer a verdade de uma vez por todas a um mundo incrédulo e rebelde. As Escrituras Gregas do Novo Testamento registram a palavra final de Yahuwah para nós em Seu Filho, o filho de Davi.
 


Este é um artigo não WLC escrito por Terry Anderson.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC