Print

Yahushua: A Vida Dele pela Minha

O universo esperou com a respiração suspensa. Foi uma catástrofe que ninguém jamais imaginou. O potencial de perda era ilimitado. Nunca antes houve uma crise dessa magnitude. O que Yahuwah faria?

Vitrais de Adão e EvaQuando Satanás levou Adão e Eva ao pecado, foi um ataque cuidadosamente elaborado e bem planejado contra o próprio fundamento do governo divino. Em jogo estava a lei divina, sobre a qual repousa a felicidade de todos os seres criados. A lei divina é uma transcrição do caráter divino. O pecado colocou em questão o próprio caráter de Yahuwah que sempre foi AMOR: “O amor é de Yah; e todo aquele que ama é nascido de Yah, . . . porque Yah é amor.” (Veja 1 João 4:7-8.)

Satanás acreditou que ele havia aprisionado Yahuwah em uma situação impossível. A lei divina decretou a morte como a punição por toda transgressão. Se Adão e Eva pecassem e comessem do fruto da Árvore da Vida, Satanás venceria tendo pecadores imortais, provando que Yahuwah seria um mentiroso. Por outro lado, se Yahuwah punisse o casal culpado com a morte, Satanás poderia então retratá-Lo como vingativo e implacável. Mas, se Yahuwah perdoasse o casal sem punição, Satanás ainda poderia alegar que Yahuwah era um mentiroso – por mudar Sua lei para perdoar o pecador.

Neste tempo de grave perigo, Yahuwah mostrou Sua sabedoria e surpreendeu Satanás com um atributo previamente desconhecido do caráter divino. Yahuwah estendeu graça a Adão e Eva. Isso pegou Satanás de surpresa. Ele não entendia a graça.

A graça é “o amor e favor gratuito injustificado [imerecido] de Deus . . . .” (Noah Webster, American Dictionary of the English Language [Dicionário Americano da Língua Inglesa], 1828) Nenhum humano jamais pecou, ​​então ninguém jamais precisou de graça antes. Era uma qualidade desconhecida.

Quando confrontado com a terrível emergência do pecado, Yahuwah estendeu perdão injustificado e imerecido à raça humana caída enquanto ao mesmo tempo Ele não mudou a lei divina perfeita. Ele prometeu a vida de Seu Filho para morrer no lugar do homem culpado. “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom de Yahuwah é a vida eterna no Ungido Yahushua, nosso Mestre.” (Romanos 6:23, Escritura de Nomes Restaurados)

Ao recordar o encontro de Nicodemos com Yahushua, João comentou: “Porque Yahuwah amou o mundo de tal maneira que Ele deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Yahuwah não enviou Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo possa ser salvo por meio Dele.” (Veja João 3:16-17.)

Ao sacrificar a vida de Seu Filho, Yahuwah poderia “declarar . . . Sua justiça, para que Ele seja justo e o justificador daquele que crê em Yahushua.” (Veja Romanos 3:26.) A lei, que não poderia ser mudada porque “é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Romanos 7:12), permaneceria, mas os pecadores receberam uma segunda chance de escolher obediência e vida, ou rebelião e morte. Eles tiveram uma segunda chance de escolher porque a exigência da lei foi cumprida na morte de Yahushua.

manjedoura vazia de Yahushua Paulo compreendeu o significado de longo alcance deste ato divino de graça quando escreveu:

Nele temos a redenção pelo Seu sangue, o perdão dos pecados, segundo as riquezas da Sua graça, que Ele fez abundar sobre nós em toda sabedoria e prudência, tendo feito conhecido a nós o mistério da Sua vontade, segundo o Seu bom prazer que Ele propôs em Si mesmo, de que na dispensação da plenitude dos tempos Ele pudesse reunir em um todas as coisas em Cristo, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra – Nele. (Efésios 1:7-10, tradução direta da NKJV)

Certamente todos concordariam que Yahuwah foi amoroso quando perdoou pecadores, que Ele foi bondoso quando Ele perdoou pecadores. Mas Paulo está dizendo que Ele foi sábio e prudente! Quase soa presunçoso dizer que Yahuwah foi sábio e prudente quando Ele escolheu perdoar.

A prudência implica cautela na deliberação e consulta sobre os meios mais adequados para realizar propósitos valiosos, e o exercício da sagacidade [sabedoria] em discerni-los e selecioná-los. A prudência difere da sabedoria nisso, que a prudência implica mais cautela e reserva do que sabedoria, ou é exercida mais em prever e evitar o mal, do que em planejar e executar o que é bom. (Noah Webster, American Dictionary of the English Language [Dicionário Americano da Língua Inglesa], 1828)

Paulo poderia dizer que Yahuwah foi sábio e prudente porque ele compreendeu que o plano da salvação estabeleceu a lei divina para sempre como santa e imutável, enquanto ainda redimiu e salvou a raça perdida. Esse plano intrincado, mas abrangente, exigia que o Salvador da Humanidade fosse Redentor e Irmão Mais Velho para cada filho e filha de Adão. “Porque os que ele conheceu antes, ele também os predestinou para serem conformados à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29, tradução direta da KJV)

Irmão mais velho com irmã mais nova abraçando seu pescoçoYahushua é o Redentor porque Sua morte que permitiu que Yahuwah fosse justo e ainda assim justificasse os pecadores. Essas verdades são pregadas onde quer que o Cristianismo seja ouvido. O que é menos compreendido é que o Capitão de nossa Salvação também é nosso Irmão Mais Velho.

Como nosso Irmão Mais Velho, Yahushua nos deu um exemplo de como viver uma vida sem pecado. Esta é uma verdade poderosa que Satanás tentou esconder várias mentiras.

Yahushua, como o Segundo Adão, nasceu com a natureza de Adão antes da queda. Ele experienciou tudo que qualquer filho de Adão pode sofrer. Paulo apontou esse fato como a principal razão para ter fé Nele como nosso Salvador!

Visto então que nós temos um grande Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Yahushua, o Filho de Yahuwah, retenhamos firme nossa confissão, pois nós não temos um Sumo Sacerdote que não pode compadecer-se das nossas fraquezas, mas que foi tentado em todos os pontos como nós somos, mas sem pecado. Aproximemo-nos, pois, com ousadia do trono da graça, a fim de alcançarmos misericórdia e acharmos graça para socorro em tempo de necessidade. (Veja Hebreus 4:14-16.)

O fato de que Yahushua foi tentado “em todos os pontos como nós somos, mas sem pecado”, dá a todos encorajamento para que nós possamos confiar totalmente na obra redentora que ele fez como nosso substituto perfeito. Sua justiça é o que o Pai aceita e imputa a todos que confiam e aceita a morte vicária de Yahushua. O segredo para o triunfo consistente de Yahushua na batalha contra o pecado e Satanás foi encontrado em Sua igualmente constante confiança na força de Seu pai. Ele claramente afirmou: “Eu de mim mesmo não posso fazer nada.” (João 5:30, tradução direta da KJV)

A Escritura apresenta que Yahuwah é misericordioso e justo.

Assim diz Yahuwah:

“Não se glorie o sábio na sua sabedoria,
Não se glorie o homem poderoso no seu poder,
Nem o rico se glorie em suas riquezas;
Mas quem se gloriar glorie-se nisso,
Que ele me entende e Me conhece,
Que Eu sou Yahuwah, exercendo gentileza amorosa, julgamento e justiça na terra.
Pois nestes Eu me deleito,” diz Yahuwah. (Ver Jeremias 9:23, 24.)

levantando-pesosMuitos Cristãos hoje acreditam que podem voluntariamente continuar pecando [ao ignorar a Torá de Yahuwah] até a Segunda Vinda, sem nenhum custo. Tais ‘Cristãos’ alegam que pecar voluntariamente não lhes negará o privilégio de serem cobertos com a justiça de Yahushua. A grande mentira de Satanás afirma que pecar voluntariamente não nos priva da justiça de Yahushua. Eles são enganados a acreditar que eles podem ser cobertos com a justiça perfeita de Yahushua mesm voluntariamente quebrando a Torá de Yahuwah. O último livro da Bíblia contém uma solene advertência a todos: “E eis que venho sem demora; e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme a sua obra.” (Apocalipse 22:12, tradução direta da KJV) Não haverá segundas chances dadas na Segunda Vinda. Quando Ele vier, Yahushua traz Sua recompensa com Ele. Agora é a hora de colocar sua vida em ordem. Enquanto a misericórdia ainda perdura, é a hora de se render a Yahuwah e aceitar Sua ajuda para superar todos os pecados conhecidos. Seu convite amoroso ainda é estendido: “Que ele se apodere da Minha força, para que ele faça paz Comigo; e ele fará as pazes Comigo.” (Isaías 27:5, tradução direta da NKJV)

Yahuwah está totalmente ciente de tudo sobre você: suas esperanças, seus sonhos, suas lutas, suas fraquezas, seus pecados secretos que ninguém mais conhece – e Ele te ama de qualquer maneira. “Não há criatura oculta à Sua vista, mas todas as coisas estão nuas e abertas aos olhos Daquele a quem devemos prestar contas.” (Hebreus 4:13, tradução direta da NKJV)

Yahuwah é amor; Yahuwah é justo. Como um Pai Celestial justo e misericordioso, Ele não espera o impossível de Seus filhos presos à terra. Ele sabe que você não tem força em si mesmo para superar tendências herdadas e cultivadas para o mal. É aqui que muitos falham. Quando eles se tornaram Cristãos, eles aceitaram pela fé o perdão de Yahuwah para os pecados do passado. Mas eles falham em vencer pecados que os cercam [os pecados que eles continuam voluntariamente cometendo]. Eles falham em perceber que quando eles aceitam ser cobertos pela justiça perfeita de Yahushua, eles também recebem o poder necessário para vencer todas as formas de pecado voluntário.

O segredo de como vencer o pecado é revelado em Filipenses 4:13: “Eu posso fazer todas as coisas por meio de Yahushua quem me fortalece.” Yahushua não apenas quer que sejamos cobertos com sua justiça perfeita, mas quer também que recebamos o poder para vencer o pecar voluntariamente.

Porque convinha a Ele, para quem são todas as coisas e por quem são todas as coisas, ao trazer muitos filhos à glória, fazer o capitão de sua salvação perfeito por meio de sofrimentos. Pois tanto Aquele que santifica como aqueles que estão sendo santificados são todos de um, por isso Ele não se envergonha de chamá-los de irmãos, . . .

Visto então que os filhos participaram da carne e do sangue, Ele Mesmo também participou do mesmo, para que pela morte Ele pudesse destruir aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, e libertar aqueles que pelo medo da morte estavam todo o tempo de suas vidas sujeitos à escravidão. . . . Portanto, em todas as coisas Ele tinha que ser feito como Seus irmãos, para que Ele pudesse ser um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a [Eloah], para fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque naquilo que Ele Mesmo sofreu, sendo tentado, Ele pode socorrer os que são tentados. (Hebreus 2:10, 11, 14-18, tradução direta da NKJV)

Tome Yahuwah em Sua palavra; escolha, hoje, aceitar o poder que vem quando você decide se envolver com a justiça de Yahushua. Este poder te habilitará a vencer todas as formas de pecado voluntários. “Se tu puderes crer, todas as coisas são possíveis para aquele que crê.” (Marcos 9:23, tradução direta da NKJV). Por último, mas não menos importante: “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e depositai a vossa esperança totalmente na graça que vos será trazida na revelação de Yahushua Cristo.”

Garota olhando para cima com fé