Print

O Pão Nosso De Cada Dia Nos Dá Hoje

pãoO pão é um dos alimentos mais básicos. Praticamente em qualquer lugar que você vá no mundo, há alguma forma nativa de pão. De tortilhas no México ao pesado pão preto Russo, croissants Franceses crocantes, chapati na Índia e pão Australiano, há uma variedade quase ilimitada. Só a Alemanha produz mais de 200 tipos de pão. Portanto, não é de surpreender que o Salvador tenha usado o pão como um símbolo na Oração do Senhor. Quando devidamente entendidas, essas nove palavras curtas contêm uma riqueza de sabedoria e conforto para os Cristãos que vivem a intensidade do mundo de hoje.

A importância do contexto

Algumas passagens da Bíblia são ótimas frases de efeito, e a Oração do Senhor é uma delas. Ela pode ficar sozinha e é frequentemente citada sem qualquer referência ao contexto em que foi dada. No entanto, o contexto em que Yahushua nos deu este exemplo de oração perfeita é muito importante. Revela exatamente o que ele quis dizer quando disse, “O pão nosso de cada dia nos dá hoje.”

Pouco antes de Yahushua dar a seus ouvintes a Oração do Senhor, ele compartilhou princípios de oração eficaz.

Quando tu orares, tu não serás como os hipócritas. Porque eles amam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Seguramente, eu vos digo, eles têm sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, quando tu tiveres fechado a tua porta, ora a teu Pai, que está no lugar secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará abertamente. E quando vós orardes, não useis repetições vãs como os pagãos fazem. Pois eles pensam que serão ouvidos por suas muitas palavras. (Mateus 6:5-7, tradução direta da NKJV)

As “vãs repetições” de que Cristo está falando não são um balbucio de palavras sem sentido. Em vez disso, ele está explicando que é desnecessário orar constantemente ao Pai como um mendigo, pedindo a Ele repetidamente por coisas que você precisa. Ele sabe o que você precisa! Bons pais cuidam de seus filhos como uma coisa natural. Eles alimentam seus filhos, fornecem roupas, um lar e educação com o melhor de suas habilidades. A criança não precisa pedir o que precisa; os pais simplesmente fornecem!

Pedindo pelo Pão da Vida

E, no entanto, pedir o óbvio é o tipo mais comum de oração que os crentes fazem. Aqui, Yahushua diz que tal oração não é necessária. No versículo seguinte, ele diz, “Portanto, não sejais como eles. Pois vosso Pai sabe as coisas de que vós precisais antes que vós peçais a Ele.” (Mateus 6:8) Ele então explica o tipo correto de oração:

Assim, portanto, orai:

Pai Nosso no céu,
Sagrado seja Teu nome.
Venha o Teu reino.
Tua vontade seja feita
Na terra como o é no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje . . . (Mateus 6:8-11)

o pão nosso de cada dia nos dá hoje

O pão do qual o Salvador está falando é pão espiritual. Assim como o pão físico dá vida física, o pão espiritual nos fortalece espiritualmente e nos leva à vida eterna. É isso que devemos pedir ao Pai. Yahushua disse aos discípulos, “O meu alimento é fazer a vontade Daquele que me enviou, e completar a Sua obra.” (João 4:34, KJV em português) O pão que devemos buscar é o conhecimento da vontade de Yahuwah. Quando fizermos isso, prometeu Yahushua, tudo o que precisamos será fornecido.

Muitos Cristãos são Cristãos apenas de nome. Eles priorizam fazer a vontade de Yahuwah somente depois de terem realizado outros objetivos que estabeleceram para si mesmos. É por isso que Yahushua, apenas alguns versículos depois de proferir a Oração do Senhor, advertiu seus ouvintes a pôr em ordem suas prioridades. Ele disse, “Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir [Yah] e mammom.” (Mateus 6:24, tradução direta da NKJV)

Pondo Suas Prioridades Em Ordem

Quando servir a Yahuwah está em segundo lugar em relação a qualquer outra consideração, estamos servindo a dois senhores. Isso divide nosso foco, impedindo-nos de obter uma compreensão clara da vontade de Yahuwah em nossas vidas. Este conhecimento é vital porque é o pão espiritual que conduz à vida eterna. Isso é especialmente importante nestes dias finais da história da Terra. O estresse no nível diário está aumentando exponencialmente. As pessoas estão se tornando cada vez mais divididas política, econômica, ideológica e religiosamente. Yahuwah sabia que isso aconteceria, então Ele nos deu garantias de que, se priorizarmos fazer Sua vontade, Ele proverá tudo o mais.

lírioPor isso vos digo, não vos preocupeis com a vossa vida, com o que comereis ou com o que bebereis; nem sobre o vosso corpo, com o que vós vestireis. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa? Olhai para as aves do céu, pois elas não semeiam nem ceifam nem ajuntam em celeiros; no entanto, vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós mais valor do que eles? Qual de vós por meio de preocupação pode acrescentar um côvado à sua estatura?

Então, por que vós vos preocupais com roupas? Considerai os lírios do campo, como eles crescem: eles não trabalham nem fiam; e ainda eu vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um destes. Ora, se [Yahuwah] assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, Ele não vos vestirá muito mais, ó vós de pouca fé?

Portanto, não vos preocupeis, dizendo, ‘O que comeremos?’ ou ‘O que beberemos?’ ou ‘O que vestiremos?’ Pois todas essas coisas os Gentios buscam. Pois vosso Pai celestial sabe que vós precisais de todas essas coisas. Mas buscai primeiro o reino de [Yahuwah] e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:25-33)

Pais humanos não precisam ser solicitados a alimentar e sustentar seus filhos. Eles simplesmente fazem isso como uma coisa natural! Você é um filho de Yah. Ele conhece sua situação e prometeu fornecer tudo o que você precisa. Sua parte é priorizar buscar e fazer a Sua vontade. Quando você fizer isso, suas necessidades temporais serão supridas. Paulo disse aos Filipenses, “O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, segundo as suas riquezas, em glória, por Cristo Yahushua.” (Filipenses 4:19, KJV em português)

família orando antes da refeição