Print

Obediência que vem da Fé

Como a salvação, a obediência em si é um presente. A obediência que flui de nosso próprio esforço extenuante nada mais é do que obras e é inaceitável para Yah.

Martino Lutero não gostou do livro de Tiago. Na verdade, em seu prefácio ao Novo Testamento, ele chegou a chamar Tiago de “epístola de palha” quando comparada com o Evangelho de João e os escritos de Paulo.

Talvez a reação de Lutero a Tiago seja esperada. Afinal, Yahuwah usou Lutero poderosamente para restaurar a verdade da justificação pela fé, não pelas obras. O livro de Tiago, entretanto, tem um lugar muito importante no cânone sagrado. Ele fornece uma explicação clara da inter-relação entre fé e obras.

Fé versus obras

Dietrich Bonhoeffer

Dietrich Bonhoeffer (1906-1945)

Sem dúvida, a salvação é somente pela fé. Paulo afirma inequivocamente: “Porque pela graça fostes salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós; é o dom de Yah, não de obras, para que ninguém se vanglorie.” (Ver Efésios 2:8-9.)

Mas mesmo esta bela verdade foi corrompida por Satanás. Como não há absolutamente nada que alguém possa fazer para "ganhar" a salvação, o diabo trouxe o que Dietrich Bonhoeffer chamou de "graça barata." Para citar Bonhoeffer, graça barata é “a pregação do perdão sem requerer arrependimento ... Graça barata é graça sem discipulado, graça sem a cruz, graça sem [Yahushua] Cristo.”1

Na graça barata, a ênfase é colocada nos benefícios do Cristianismo, sem qualquer reconhecimento dos custos envolvidos. São aqueles que, consciente ou inconscientemente, abraçam a graça barata, que levantam acusações de “legalismo” contra todos os que mantêm a natureza vinculante da lei de Yah.

Tiago fornece a solução entre esses dois campos opostos.

e obras

Quando a fé versus obras é debatida, o único ponto principal que as pessoas tendem a esquecer é que tudo o que é necessário para a salvação é um presente – incluindo a fé! Yahuwah "deu a cada um uma medida de fé." (Romanos 12:3, tradução direta da NKJV) Essa “medida” de fé é suficiente para agarrar a palavra de Yah que promete a salvação.

Mas a obediência em si é um presente! E é isso que a maioria das pessoas não entende. Tiago entendeu. Ele abriu sua epístola com a advertência gentil: “Não sejais enganados, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há variação nem sombra de variação. Por Sua própria vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos uma espécie de primícias de Suas criaturas.” (Tiago 1:16-18, tradução direta da NKJV)

Isso inclui obediência! Assim como a fé é um presente, a obediência também é.

Obras que fluem da fé

O Cristianismo hoje apresenta uma dicotomia: muitos dos Cristãos mais mundanos freqüentemente parecem ser os mais cheios de alegria. Enquanto, ao contrário, muitos dos Cristãos mais legalistas são os mais sinceros – mesmo quando trabalham sob um pesado fardo de culpa!

cristão mundano

Os Cristãos mundanos cheios de alegria abraçaram a verdade da justiça pela fé somente, mas freqüentemente caem na armadilha de rejeitar a obediência como nada mais do que legalismo. Os Cristãos legalistas e sobrecarregados que entendem a perpetuidade da lei divina, entretanto, lutam porque, tendo aceitado o presente da salvação, eles sentem que agora devem cooperar com Yah resistindo às tentações de Satanás em suas próprias forças. E ambos os grupos não conseguem entender que a obediência em si é um presente.

Tiago entendeu isso. Ele disse:

Portanto, deixai de lado toda imundície e transbordamento de maldade, e recebei com mansidão a palavra implantada, que é capaz de salvar suas almas.

Mas sede cumpridores da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Pois se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, é como um homem que observa seu rosto natural no espelho; pois ele se observa, vai embora e imediatamente se esquece que tipo de homem ele era. Mas aquele que examina a lei perfeita da liberdade e continua nela, e não é um ouvinte esquecido, mas um fazedor da obra, esse será abençoado naquilo que faz. (Ver Tiago 1:21-25.)

Observe que é a “palavra implantada” que permite que os destinatários sejam praticantes da palavra. Somente quando recebemos o presente da fé com o dom da própria justiça de Yah implantada em nossos corações, podemos então prestar obediência.

Fé que funciona

Yahushua entendeu que a obediência só é verdadeiramente aceitável para Yah quando flui naturalmente de um coração purificado no qual a lei de Yah foi inscrita. Ao explicar esse conceito aos Fariseus, ele disse:

Ou torne a árvore boa e seus frutos bons, ou então torne a árvore ruim e seus frutos ruins; pois uma árvore é conhecida por seus frutos. Raça de víboras! Como podeis vós, sendo maus, falar coisas boas? Pois do que há em abundância no coração a boca fala. Um homem bom do bom tesouro de seu coração tira coisas boas, e um homem mau do mau tesouro tira coisas más. (Mateus 12:33-35, tradução direta da NKJV)

Esta não foi uma palestra para incrementar seus trabalhos. Em vez disso, era um apelo para permitir que o Pai purificasse seus corações. Então, as obras que eles estavam tentando realizar por meio de seus próprios esforços, fluiriam fácil e naturalmente, como resultado do coração transformado que lhes foi concedido pelo poder divino e criativo.

arrependida

A obediência surge da fé. A fé não é produzida depois que alguém obedece. Na verdade, é impossível obedecer sem primeiro ser dotado de fé. Tiago comunicou o mesmo princípio, afirmando:

Que aproveita, meus irmãos, se alguém disser que tem fé, mas não tiver as obras? Pode a fé salvá-lo? Se um irmão ou irmã está nu e sem alimento diário, e um de vós diz a eles, "Parti em paz, aquentai-vos e fartai-vos", mas vós não lhes derdes as coisas que são necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim, também a fé por si mesma, se não tiver obras, está morta.

Mas alguém dirá, “Tu tens fé, e eu tenho obras.” Mostre-me tua fé sem tuas obras, e eu mostrarei minha fé por minhas obras. Tu crês que existe um Deus. Tu fazes bem. Até os demônios acreditam – e tremem! Mas queres tu, ó homem tolo, saber que a fé sem obras está morta?

Não foi nosso pai Abraão justificado pelas obras quando ofereceu seu filho Isaque no altar? Vedes que a fé estava trabalhando junto com suas obras, e pelas obras a fé foi feita perfeita? E a Escritura foi cumprida que diz, “Abraão creu em Yahuwah, e isso lhe foi imputado como justiça”. E ele foi chamado de amigo de Yah.

Vedes pois que um homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. Da mesma forma, não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras quando recebeu os mensageiros e os enviou por outro caminho?

Pois assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras está morta. (Ver Tiago 2:14-26.)

O presente da obediência é o resultado do presente de um coração transformado.

O presente da obediência

Você não precisa negar a perpetuidade da lei de Yah porque tem medo de não conseguir cumpri-la. A verdade é: você não consegue! Não em seu próprio poder, de forma alguma. Obediência é uma luta e um fardo ... quando você tenta fazer isso com suas próprias forças. Mas Yahuwah não espera isso de ninguém! Ele está oferecendo a você o presente de um coração novo e purificado com Sua lei inscrita nele.

“Um novo coração também vos darei, e um novo espírito eu colocarei dentro de vós, e eu tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne. E eu colocarei o meu espírito dentro de vós, e vos farei andar nos meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os fareis.” (Ezequiel 36:26-27, KJV em português)

Paulo concordou, afirmando: “É Yahuwah que opera em vós tanto o querer como o fazer de Sua boa vontade.” (Ver Filipenses 2:13.)

Isto é um presente. É um ato de poder divino e criativo. Quando Yahuwah fez isso sem qualquer ajuda nossa, nossa resposta será aceitável para Yah. Com o salmista nos regozijaremos, "Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó Yahuwah: sim, a tua lei está dentro do meu coração." (Veja Salmos 40:8.)

Aceite hoje o presente e a obediência não será mais um fardo, mas um fluxo natural de seu novo coração.

louvor
 

Os tesouros do Céu estão disponíveis para todos os que pedirem com fé. Para saber como você pode ter uma fé forte, uma fé que vence o mundo, procure por “Passos simples para aumentar sua fé” da WLC no YouTube! Você também pode ler o artigo na WLC: Passos simples para aumentar sua fé!


1 Dietrich Bonhoeffer, The Cost of Discipleship.