Print

Uma lição do discípulo de Yahushua que fugiu nu

Este é um artigo não-WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se fossem provenientes diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Tais trabalhos, excluímos das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério isento de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nossa compreensão de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é lançada em nosso caminho. Valorizamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que seja encontrada.

Uma lição do discípulo de Yahushua que fugiu nu

O consenso entre os estudiosos é que os Evangelhos não são relatos de testemunhas oculares. Ou, em vez disso, são o que se pode chamar de “contos de segunda geração”. Eles foram compostos por Cristãos que nunca conheceram Yahushua, mas foram convertidos a ele pela pregação dos apóstolos. Nenhum escândalo ou choque aqui porque os Evangelhos geralmente não se apresentam como relatos de testemunhas oculares. Lucas declara explicitamente que seu Evangelho é uma compilação de tais relatos baseados na pregação apostólica (1:1-4).

Os nomes que afixamos aos Evangelhos não fazem parte das próprias narrativas dos Evangelhos, e os estudiosos continuamente debatem o quão apropriadamente um nome deve ser atribuído a um determinado texto, embora com importância limitada. É o mesmo Evangelho, qualquer que seja o nome do santo no título.

O Quarto Evangelho, o termo que os estudiosos preferem para o Evangelho de São João, é uma forte exceção. O último a ser composto, no entanto, baseia sua autoridade em ser o relato de uma testemunha ocular do “discípulo a quem Yahushua amava”, que é como o próprio texto identifica seu autor. Assim, embora todos os quatro Evangelhos sejam baseados em testemunhos oculares, apenas o Quarto afirma que a própria testemunha ocular é o autor principal do texto. No entanto, pode haver um segundo Evangelho composto por uma testemunha ocular, pelo menos em parte.

Há uma característica muito curiosa no relato da Paixão de São Marcos. Parece ser um fragmento de lembrança. Uma é tão pessoal, vívida e cheia de vergonha que só poderia ter vindo da pessoa que teve a experiência real.

Há muito sabemos que Marcos foi o primeiro Evangelho a ser composto. Ele essencialmente inventou o gênero. Mateus e Lucas tomaram o texto de Marcos como ponto de partida, acrescentando ou subtraindo material de acordo com suas fontes e perspectivas únicas. Juntos, esses três são chamados de Evangelhos sinóticos porque, se você alinhar suas três narrativas em colunas comparativas, verá que elas concordam muito mais do que diferem. E são as diferenças que nos dizem tanto sobre a perspectiva individual dos evangelistas.

A única diferença observada pela maioria de nós é que a Paixão de Mateus é a mais longa e a de Marcos é a mais curta. Como seu Evangelho em geral, a narrativa da paixão de João parte de uma perspectiva diferente e muitas vezes diverge das demais.

Aqui está a característica curiosa da Paixão de Marcos, aquela tão pessoal, tão vívida e tão vergonhosa. É na cena do jardim, logo após a erupção da violência, quando um espectador “desembainhou a espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha” (14:47). Nós ouvimos:

E todos eles o deixaram e fugiram.
Agora um jovem o seguiu
vestindo nada além de um pano de linho sobre seu corpo.
Eles o agarraram, mas ele deixou o pano para trás e fugiu nu (14:50-52).

Os Evangelhos são unânimes sobre seus seguidores masculinos abandonando Yahushua. É um fato que fala tanto de sua veracidade quanto da probabilidade de serem contas de segunda geração. É vergonhoso admitir que a igreja abandonou seu Senhor - mas é isso que você deve fazer se quiser dizer a verdade. É um pouco mais fácil se a primeira geração de crentes falhou com ele, não a sua.

Mas quem é o jovem seguidor anônimo de Yahushua? Ele é agarrado no que chamaríamos de cueca, e ele alegremente a deixa para trás, fugindo nu, com grande medo por sua vida. É um detalhe tão pessoal. O tipo de coisa que só uma testemunha ocular - mais do que uma testemunha ocular - o próprio ator principal, alguém ainda sofrendo com a vergonha disso, se lembraria. É por isso que Mateus e Lucas excluem a passagem? É muito pessoal, mais como uma confissão individual que não faz nada para levar suas próprias histórias adiante?

img alt=”homem-com-remorso"

Isso pode significar que o autor do Evangelho de Marcos, pelo menos desta cena, é o jovem que estava ali naquela noite e que deve se lembrar, em todos os anos seguintes, da vergonha pessoal de saber que abandonou seu Senhor no momento decisivo. Ele foi encontrado em falta. Seu corpo nu e jovem não foi a única coisa exposta naquela noite. Também o foi a profundidade de seu discipulado.

Mas agora, um discípulo mais velho e mais comprometido nos conta a história daquela noite. Recorda a sua vergonha lancinante porque quer dar testemunho do triunfo da graça. Ele quer compartilhar duas verdades com as gerações subsequentes de Cristãos.

Primeiro, ele quer que não subestimemos nosso discipulado. É forte, mas foi realmente testado? Quando é levado a julgamento, temos tanta certeza de que não correremos ou seremos igualmente expostos?

Em segundo lugar, ele quer se dirigir àqueles que vivem com profundo arrependimento sobre seu discipulado passado. (E isso somos muitos de nós!) Ele quer que saibamos que, se fugimos, se fomos expostos para todo o mundo ver, não é o nosso fracasso que mais importa. É a força de Cristo. Fomos reivindicados por Cristo. O que não podemos realizar por nós mesmos, podemos realizar nele. Cristo corajosamente dá testemunho da verdade. Ele derrama livremente seu sangue na madeira da cruz. Tudo o que devemos fazer, fracos e medrosos como somos, é nos apegar a ele e à sua cruz.


Este é um artigo não WLC de Terrance Klein.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, conforme foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC