Print

1 Timóteo 1: ''A lei não é para uma pessoa justa”

Este é um artigo não-WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se fossem provenientes diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Tais trabalhos, excluímos das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério isento de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nossa compreensão de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é lançada em nosso caminho. Valorizamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que seja encontrada.

pessoas-diversas-alegres-se-abraçando

Este é um estudo sobre o primeiro capítulo de Timóteo, um capítulo às vezes usado em resposta a qualquer um que acredita que devemos observar os mandamentos de Yahuwah na Torá/lei.

1 Timóteo 1:1- Paulo, apóstolo de Yahushua o Messias, por ordem de Elohim nosso Salvador e do Mestre Yahushua o Messias, nossa esperança,

2 A Timóteo, verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Yahuwah, nosso Pai, e de Yahushua, o Messias, nosso Mestre.

Sempre que lemos uma das epístolas de Paulo é muito importante notar para quem ele está escrevendo. Aqui, ele está escrevendo para Timóteo.

3 Como vos roguei quando parti para a Macedônia, permanecei em Éfeso, para que exorteis a alguns que não ensinem outra doutrina,

4 nem dê ouvidos a fábulas e genealogias sem fim, que causam mais disputas do que a justa edificação que está na fé.

É bastante claro que Paulo está preocupado para que a Assembléia em Éfeso não aprenda falsas doutrinas. Ele lista duas delas, fábulas e genealogias sem fim.

Existe algo como “fábulas Judaicas” como aquelas que Paulo menciona em Tito 1:14. Mas essas são doutrinas de homens como o que pode ser encontrado no Talmude e na tradição oral, não na lei de Yahuwah. Existem também muitas doutrinas mitológicas no paganismo Grego.

Com relação às genealogias, Filo, um erudito Judeu Alexandrino que escreveu um pouco antes da época de Paulo, construiu todo um sistema de genealogias. Os nomes nas genealogias com ele representavam as várias condições da alma.

Assim, podemos ver que esses itens listados por Paulo não têm nada a ver com a doutrina de guardar a lei de Yahuwah. Pelo contrário, exatamente o oposto!

Não há fábulas ou genealogias intermináveis na palavra de Yahuwah. As genealogias que existem nas escrituras existem para um bom propósito. Mateus 1 e Lucas 3 também contêm genealogias.

Continuando..

5 Ora, a finalidade do mandamento é o amor de coração puro, de boa consciência e de fé sincera,

6 do qual alguns, desviando-se, entregaram-se a conversa fiada,

7 desejando ser mestres da lei, não compreendendo nem o que dizem nem o que afirmam.

8 Sabemos, porém, que a lei é boa, para quem dela usa legalmente,

É verdade que o propósito da lei é o amor. De fato, Yahushua afirma isso quando disse:

Mateus 22:38-40 (tradução direta da NKJV) “Este é [o] primeiro e grande mandamento. E [o] segundo [é] semelhante a este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.”

A lei é inútil quando tomada com uma abordagem egoísta e não com uma mentalidade de amor. Este foi o erro de alguns Escribas e Fariseus.

amigos-multiculturais-alegres

Eles haviam perdido de vista que a Torá pretendia ser uma instrução de como amar a Yahuwah e amar uns aos outros, não uma receita para se exaltar acima dos outros.

A lei é inútil quando
levado em uma abordagem
egoísta em vez de em
uma mentalidade de amor.
Este foi o erro
de alguns Escribas
e Fariseus.

9 sabendo isto: que a lei não é feita para uma pessoa justa, mas para os iníquos (459) e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para [os] ímpios e profanos, para assassinos de pais e assassinos de mães, para homicidas,

10 para os devassos, para os sodomitas, para os raptores, para os mentirosos, para os perjuros, e para qualquer outra coisa que seja contrária à sã doutrina,

11 segundo o glorioso evangelho do bendito Elohim, que me foi confiado.

Portanto, a lei não foi feita para os justos, mas para os “iníquos”. Qual é o significado desta palavra, que vem da palavra grega ‘anomos’?

Léxico Thayers Greek # 459 anomos {an'-om-os} de 1 (como uma partícula negativa) e 3551; TDNT – 4:1086.646; adj
AV – sem lei 4, transgressor 2, perverso 2, ilegal 1, ilegal 1; 10
1) destituído da lei (Mosaica)
1a) dos Gentios
2) desviante da lei, um violador da lei, sem lei, perverso

Então a Torá/lei foi feita para aqueles que não obedecem a Yahuwah. Aqueles que não obedecem a Yahuwah escolhem ser “destituídos da lei Mosaica!”

Agora, se as pessoas nunca são ensinadas a se arrepender por quebrar o Shabat, comer animais impuros, profanar o nome de Yahuwah, ignorar os dias sagrados de Yahuwah e se submeter a práticas idólatras com os chamados feriados 'Cristãos' junto com outras transgressões claras da lei, como eles podem saber que precisam se arrepender dessas coisas?

É verdade que aqueles que cometem esses pecados precisam da lei de Yahuwah para corrigi-los. Mas aqueles que não pecam nessas questões não precisam de uma lei para corrigi-los. E se uma pessoa não se arrependeu desses pecados, certamente deve pedir perdão e colocá-lo sob o sangue de Yahushua, assim como faria com qualquer outro pecado.

A maioria das pessoas hoje não acredita que seja muito importante se violam o Shabat ou ignoram os outros mandamentos que listei anteriormente. Mas deixar de cumprir esses mandamentos é ainda mais importante do que outros mandamentos que tratam de como amar o próximo.

Por que? Porque o maior mandamento é amar a Yahuwah. E o segundo maior mandamento é amar o próximo.

Paulo também disse que a lei foi feita para os “pecadores”. Qual é a definição bíblica de pecado?

1 João 3:4- Quem comete pecado também comete iniquidade (459), e pecado é iniquidade. (459)

Aqui está a mesma palavra Grega “anomos” sendo usada novamente. Pecado é quebrar ou ser destituído da lei (mosaica). A definição do léxico de Strong diz até que essa palavra significa “não estar sujeito à lei (Judaica)”.

De acordo com esta escritura, deixar de se sujeitar a esta lei é a própria definição de pecado!

Agora, se você nunca se arrependeu por quebrar esses mandamentos escritos na lei, agora é a hora de fazê-lo.

Vamos e não pequemos mais!

visão-de-trás-de-diversas-pessoas-se-abraçando


Este é um artigo não WLC de Tom Martincic.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, conforme foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC