Print

A Alma Imortal: Uma Doutrina Devastadora

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente do WLC. Fomos grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos os nossos membros a explorar outras obras destes autores. Excluímos tais trabalhos das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo [artigos/episódios] não publicado pela WLC, lembre-se de Provérbios 4:18. A nossa compreensão da Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é lançada no nosso caminho. Valorizamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que ela seja encontrada.

alma-imortal-uma-doutrina-devastadora

Meu pastor falou sobre a importância de pregar e ensinar o Reino de Yahuwah... Ele mencionou que, infelizmente, muitas igrejas Cristãs tradicionais ensinam a crença de que todos os homens e mulheres têm uma alma imortal que voa direto para o céu ou cai direto no céu. inferno no momento da morte. Naquela época, os justos e os ímpios foram recompensados pela forma como viviam na Terra. Enquanto pensava sobre isso, ocorreu-me que alguém poderia argumentar que, de todas as falsas doutrinas e ensinamentos que a igreja cristã apresentou, a alma imortal poderia ser o ensinamento mais devastador de todos os tempos para a causa do Evangelho do Reino.

A doutrina da alma imortal deve estar no topo da lista das doutrinas mais devastadoras que as igrejas já ensinaram. Há nove razões para eu fazer esta acusação severa contra este ensinamento (não em qualquer ordem de importância):

YAH formando AdãoPrimeiro, a doutrina da alma imortal dá ao homem algo que o homem nunca teve ou teve. Yahuwah disse em Gênesis 2:7 que o homem é o produto de duas coisas – o pó da terra e o fôlego da vida. Combine os dois e, como diz Gênesis 2:7, o homem se tornou uma alma vivente. Observe isto cuidadosamente – que o homem é uma alma, não que o homem tenha uma alma. O inverso é mostrado em Eclesiastes 12:7, quando na morte, o pó retorna ao solo de onde veio, e o espírito (também traduzido como “sopro”) retorna a Yahuwah, que o deu. Contudo, o que ensina a doutrina da alma imortal? Não ensina que o homem é uma alma, como diz Gênesis 2:7, mas que o homem tem uma parte inerentemente imortal que nunca morre. Isto parece estar de mãos dadas com o que a Serpente disse a Eva em Gênesis 3:4: “Certamente não morrereis.” Mas isso é inconsistente com Gênesis 2:7, ou Gênesis 3:19, que são as palavras de Yahuwah. Vamos acreditar nas palavras da Serpente (o Diabo, Apocalipse 20:2), que diz que você certamente não morrerá, ou nas palavras de Yahuwah, que diz que você é pó e morrerá por causa do seu pecado? Se Eva (e Adão; Gên. 3:6 diz que Adão estava lá quando a tentação ocorreu) tivessem ouvido a Yahuwah em vez da Serpente, quão melhor seria o nosso mundo?

A doutrina da alma imortal ensina que o céu (ou inferno), e não a terra, será a morada do homem. Diminui a importância do ensino da Bíblia de que a terra será restaurada e que Yahuwah estará entre nós.

Segundo, rejeita em vários níveis o vindouro Reino de Yahuwah e descarta a importância da ressurreição dos mortos, que a Bíblia continuamente nos diz ser o objetivo de todos os crentes (Filipenses 3:11). A doutrina da alma imortal remove o foco num novo céu e numa nova terra (Ap 21:1). Em vez disso, visa focar nos céus como sendo a morada dos redimidos. Isto vai contra o que Yahuwah diz em diversas passagens. Por exemplo, Yahuwah fez a terra ser habitada por homens (Gn 1:26-28). Yahuwah deu a terra como propriedade dos homens enquanto os céus foram reservados para Ele (Sl 115:16). A doutrina da alma imortal, porém, ensina que o céu (ou o inferno), e não a terra, será a morada do homem. Diminui a importância do ensino da Bíblia de que a terra será restaurada e que Yahuwah estará entre nós e será nosso Yahuwah (Apocalipse 21:1, 3: observe que não vamos para Yahuwah, mas que Yahuwah virá para nós). Também diminui a importância de Yahuwah conquistar a morte através da ressurreição. Afinal, por que eu deveria me preocupar com o fato de meu corpo ser restaurado e viver para sempre na terra quando já estou no céu na presença de Yahuwah? E se estou condenado ao inferno, por que me importaria um pouco com um novo céu e uma nova terra? Onde está a promessa de que os ímpios receberão um novo corpo que poderá viver para sempre no fogo?

A Bíblia diz que aqueles que morreram “descansaram com os pais”, o que é um eufemismo para morte. Isaías 26:19 diz sobre a futura ressurreição: “vocês que jazem no pó, acordem e gritem de alegria”. Daniel diz a mesma coisa em Daniel 12:2: “multidões que dormem no pó da terra despertarão”. É preciso perguntar quem são “vocês que habitam no pó” e quem são as “multidões que dormem no pó da terra” se as almas imortais já estão vivas no céu!

Terceiro, rejeita as raízes Judaicas da nossa fé, apelando para a filosofia Grega em vez dos escritores do Antigo Testamento. Foi o modo de pensar Grego e Helenístico que ensinou que o homem viverá para sempre nos céus com os deuses ou nas profundezas do Hades em tormento (também pode ser argumentado que foi um pensamento pagão como este que levou os Cristãos a acreditarem em um deus trino). Mas os escritores do Antigo Testamento não escreveram desta forma. A Bíblia diz que aqueles que morreram “descansaram com seus pais” (veja os relatos das mortes dos reis de Israel e Judá em 1 e 2 Reis, bem como em Crônicas), o que é um eufemismo para morte. Isaías diz sobre a futura ressurreição: “vocês que jazem no pó, acordem e gritem de alegria” (Is 26:19). Daniel diz a mesma coisa em Daniel 12:2: “multidões que dormem no pó da terra despertarão”. É preciso perguntar quem são “vocês que habitam no pó” e quem são as “multidões que dormem no pó da terra” se as almas imortais já estão vivas no céu! As almas imortais dormem? Yahushua, ao falar sobre seu amigo Lázaro, disse que “Lázaro adormeceu” (João 11:11), o que ele esclareceu aos seus discípulos: “Lázaro morreu” (João 11:14). Estêvão, o primeiro mártir do Evangelho, adormeceu ao morrer (Atos 7:60). Mais uma vez, devo perguntar, quem é o “ele” que adormeceu se a sua alma imortal foi para o céu naquele momento? No entanto, muito disto, se não virtualmente tudo, foi deixado de lado com o advento do pensamento e da filosofia Gregos que foram levados às igrejas para substituir o pensamento Judaico. É preciso perguntar-se como a história da igreja e a sua relação com os Judeus teriam sido diferentes se tivéssemos permanecido fiéis ao que a Bíblia Hebraica, o AT, ensinava sobre a morte, em vez do que os Gregos ensinavam.

Como uma observação lateral, se a doutrina da alma imortal for verdadeira, então Lázaro deveria ter ficado zangado com Yahushua por afastá-lo da adoração eterna a Yahuwah e de estar em Sua presença e, em vez disso, ser arrastado de volta a esta terra pecaminosa com todos os seus problemas e doenças.

Quarto, a ideia de pessoas assando e queimando num inferno de fogo eterno afasta as pessoas do Evangelho, e com razão. Uma das razões significativas pelas quais os céticos e ateus (tanto os escarnecedores e zombadores quanto os buscadores comuns) rejeitam a existência de Yahuwah é que eles não podem aceitar a ideia de que um Yahuwah todo amoroso e compassivo enviaria pessoas para um lugar onde elas ser assado, torturado e atormentado conscientemente por toda a eternidade, sem fim. Não só não os culpo por pensarem desta forma, mas também é totalmente contrário ao ensino da Bíblia sobre o destino dos ímpios. Para listar alguns versículos:

fogo

E deve-se notar que o fogo não é um agente preservador, mas um agente destruidor. Alguém já jogou um pedaço de papel no fogo? Se sim, você poderia tirá-lo do fogo depois e ler o que estava escrito nele? Claro que não, porque não é isso que o fogo faz. O fogo destrói; ele queima e consome. Não preserva nem mantém o material como está, seja papel ou carne.

Yahuwah só dará imortalidade àqueles que O servirem e vencerem o mundo. A doutrina da alma imortal destrói este ensinamento fundamental sobre o Reino de Yahuwah.

Quinto, torna Yahuwah um mentiroso quando Ele diz que somente os justos viverão para sempre. Yahushua diz quatro vezes em João 6, por exemplo, que aqueles que pertencem a ele serão ressuscitados no último dia (versículos 39, 40, 44 e 54). Você já ouviu um professor ou pastor cristão tradicional dizer: “Todos viverão para sempre; é só uma questão de onde você vai morar”? Esta afirmação vem da crença em uma alma imortal. No entanto, Romanos 2:7 diz que somente aqueles que buscam persistentemente a imortalidade e a glória ganharão a vida eterna. Observe o que Romanos 2:7-8 não diz: “Para aqueles que persistem em buscar a glória de Yahuwah, Ele lhes dará a vida eterna no céu, mas para aqueles que buscam seus próprios interesses e odeiam a verdade, Ele lhes dará a vida eterna”. no inferno." Yahuwah só dará imortalidade àqueles que o servirem e vencerem o mundo. A doutrina da alma imortal destrói este ensinamento fundamental sobre o Reino de Yahuwah.

Sexto, possivelmente desvia as pessoas da adoração de Yahuwah para a oração e possível adoração de santos mortos, especialmente a Virgem Maria. Por causa do que Cristo Yahushua fez por nós, não precisamos de um mediador ou intermediário além dele. Por causa da morte e ressurreição de Cristo, podemos aproximar-nos do trono de Yahuwah e pedir misericórdia e graça (Hb 4:16). A doutrina da alma imortal, porém, em muitos níveis, elimina a necessidade ou o desejo de apenas um mediador. Considere a doutrina Católica Romana. Ensina que as almas dos santos estão no céu agora, e podemos orar a eles para obter um mediador entre nós e Yahuwah, o Pai. Ouvi dizer que os Católicos acreditam que a Virgem Maria é a mediadora entre Cristo Yahushua e nós, dando-lhe títulos como “Rainha do Céu”. O que acontece com grande parte da doutrina Católica Romana se a alma imortal não for verdadeira? Se Maria está dormindo na terra, aguardando a ressurreição com o resto dos crentes (Hb 11:39-40), o que os Católicos e outros estão fazendo quando oram a ela ou acendem velas em sua homenagem?

maria

Sétimo, torna a morte amiga de alguns, em vez de inimiga de todos. A Bíblia refere-se continuamente à morte como inimiga (1Co 15:54-56, por exemplo). Ao contrário do ensino evolucionista ateísta, a morte é a intrusa. O homem não veio ao mundo pela morte, mas a morte veio ao mundo pelo homem (1Co 15:21). A morte não é natural na economia de Yahuwah. Diz até que o Diabo é quem detém o poder sobre a morte (Hb 2:14). Alguém pode dizer que algo sobre o qual o Diabo detém poder pode ser amigo de qualquer pessoa, até mesmo de um crente? No entanto, de acordo com a doutrina da alma imortal, a morte é agora amiga daqueles que acreditam em Cristo! Onde foi ensinado que a morte é uma amiga? Uma coisa é dizer que mesmo na maldição pode haver uma bênção. Por exemplo, a morte pode trazer alívio ao sofrimento, o que pode ser bom até certo ponto. Mas há uma enorme diferença entre dizer que Yahuwah pode usar a maldição para trazer uma bênção ou alívio e dizer que a morte é uma amiga de verdade! Se a morte libera a alma imortal para estar com Yahuwah por toda a eternidade, como ela não seria uma amiga, pelo menos em algum sentido?

As pessoas muitas vezes usam argumentos escatológicos como base, explícita ou implicitamente, para não se preocuparem com o que fazem ao mundo, e a alma imortal pode contribuir para essa base, uma vez que é o espiritual que é bom. Por que então se preocupar com o que fazemos com a Terra?

Oitavo, cria o potencial para olhar para a criação física de Yahuwah como um obstáculo ou um mal, em vez de um bem. Anteriormente mencionei a influência do pensamento grego e helenístico na igreja cristã. Um dos aspectos do pensamento filosófico grego é a ideia de que a matéria é má, que o mundo espiritual é bom e que se deve esforçar-se para se livrar do mundo material para abraçar o espiritual. Isto é especialmente perigoso para os cristãos, uma vez que temos chamados da Bíblia para estar neste mundo, mas não deste mundo (ver, por exemplo, João 15:19; Romanos 12:2; 1 Tessalonicenses 4:1; e 1 João 2:15-17). Se isso for levado ao extremo, entretanto, pode acabar sendo a causa para rejeitar o que Yahuwah chamou de bom (1 Timóteo 4:1-4; ver também Eclesiastes 2:24-26; 3:12-13; 5:18-20; 9:7-10; 11:7-10). Também poderia fazer com que as pessoas pensassem que não há necessidade de cuidar do mundo ou de qualquer coisa nele, uma vez que, afinal, somos mais do que apenas os nossos corpos. Então, quem se importa se sujamos ou poluímos intencionalmente o ar? De qualquer maneira, vamos morrer, e nossas almas imortais voarão para um lugar onde não haja lixo e sempre com ar puro. Isso contradiz o que Yahuwah disse ao homem para fazer – governar a terra, subjugá-la e usá-la para Sua glória (Gn 1:26-28). As pessoas muitas vezes usam argumentos escatológicos como base, explícita ou implicitamente, para não se preocuparem com o que fazem ao mundo, e a alma imortal pode contribuir para essa base, uma vez que é o espiritual que é bom. Por que então se preocupar com o que fazemos com a Terra? Isto não quer dizer que as pessoas acreditem assim; isso quer dizer que a crença na alma imortal pode levar a esse tipo de pensamento.

Nono e último, torna o julgamento final de Yahuwah sem sentido. Considere a seguinte linha do tempo: Um homem morre e vai para o inferno por causa de seus pecados e atitude impenitente. Ele está sendo torturado e atormentado no fogo eterno do inferno. Então, em algum momento no futuro, ele é arrancado do inferno, fica diante de Yahuwah, ouve o pronunciamento de julgamento de Yahuwah sobre ele, ouve a condenação de Yahuwah sobre ele, e então é jogado de volta no fogo eterno do inferno para sempre. Isso faz algum sentido? E como isso é consistente com o que o autor de Hebreus escreveu em 9:27: “Assim como o homem está destinado a morrer uma vez e depois disso enfrentar o julgamento...”? Yahushua disse em João 5:28-29 que chegará um tempo em que todos os que estão em seus túmulos sairão, alguns para a vida do século vindouro e outros para o julgamento (deve-se perguntar novamente: Quem são os “todos” nos túmulos de suas almas imortais estão no céu ou no inferno?). Há um tempo para julgamento. No entanto, de acordo com a doutrina da alma imortal, há dois momentos para julgamento. Como isso se compara à verdade bíblica?

Qualquer uma dessas razões já seria ruim o suficiente e seria um obstáculo ao verdadeiro Evangelho do Reino. Quando você combina todas essas nove razões, no entanto, isso aponta para um terrível desserviço e destruição do que deveria ser uma mensagem salvadora de vidas - que Yahuwah tornou esta terra boa e, embora ela esteja gravemente prejudicada pelo julgamento por causa do nosso pecado, Um dia Ele irá restaurá-lo ao que deveria ser; que Yahushua morreu assim como nós; que Yahushua está vivo assim como um dia estaremos; e que Yahushua será o governante deste mundo assim como um dia nós seremos (sob Yahushua, é claro! Dan. 7:22, 27). Nós, portanto, temos que nos fazer uma pergunta fundamental: vamos ouvir o que as Escrituras dizem sobre quem é Yahuwah, quem é o homem e qual é o nosso destino? Ou vamos ouvir o que o mundo diz?

serpente no éden

Esta é uma questão de autoridade, a autoridade de Yahuwah versus a autoridade do homem.

A serpente disse a Eva: “Você não morrerá”.

Yahuwah nos diz: “Você morrerá, mas um dia você viverá se permanecer em Meu Filho e em Mim”.

Qual será?

“Sei que meu Redentor vive e que no final ele estará na Terra. E depois que minha pele for destruída, ainda em minha carne verei Yahuwah” (Jó 19:25-26).

Lembre-se da simplicidade do Salmo 37, versículos 9, 11, 22, 29, 34, e para os ímpios, versículo 20.

Salmos 37:

9 Porque os malfeitores serão exterminados; Mas aqueles que esperam em Yahuwah,
Eles herdarão a terra.
11 Mas os mansos herdarão a terra,
E se deleitarão na abundância da paz.
22 Pois aqueles que Ele abençoa herdarão a terra,
Mas aqueles que Ele amaldiçoou serão eliminados.
29 Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.
34 Espera em Yahuwah, e segue o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; Quando os ímpios forem exterminados, você verá isso.

20 Mas os ímpios perecerão; E os inimigos de Yahuwah, como o esplendor dos prados, desaparecerão. Na fumaça eles desaparecerão.


Este é um artigo não WLC de Lonnie Craig.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho, e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras os nomes citados do Pai e do Filho, conforme foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC