Print

A Trindade: Quem sabe?

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Fomos grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos os nossos membros a explorar outras obras destes autores. Excluímos tais trabalhos das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo [artigos/episódios] não WLC publicado, lembre-se de Provérbios 4:18. A nossa compreensão da Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é lançada no nosso caminho. Valorizamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que ela seja encontrada.

a-trindade-quem-sabe

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai” (Mateus 24:36, tradução direta da NASB).

Nem o Filho – Este versículo sempre foi problemático. Como pode Yahushua ser Deus e não saber? E se, como Ele diz, Ele não sabe, então como podemos continuar a afirmar que Ele é Deus? Deus sabe. De acordo com Yahushua, ninguém mais sabe, incluindo ele.

A resposta teológica usual para este dilema intratável é a seguinte:

“O que Ele predica de Si mesmo, a saber, a ignorância quanto ao dia e hora de Seu retorno no esplendor celestial, é verdade para Ele como humano, embora não seja verdade para Ele como divino. Como Deus-Homem, Ele é simultaneamente onisciente como Deus (em companhia de outras pessoas da Divindade) e ignorante de algumas coisas como homem (em companhia de outras pessoas da raça humana)” (Robert Reymond, Jesus Divino Messias, pág. 79).

vestes-bíblicas

Ah, entendi. Yahushua está simultaneamente consciente e ignorante deste fato. Você acha que isso significa que ele conhece a verdade (já que é onisciente de acordo com a doutrina Trinitária), mas depois se informa que não conhece esse fato porque é simultaneamente humano? Então ele sabe que não sabe o que sabe, certo?

Isso lhe parece um completo absurdo? E se apenas tomássemos o versículo pelo seu valor nominal? E se Yahushua quis dizer que ele não sabe? Por que isso é tão difícil de aceitar? Você acha que algum dos discípulos que o ouviram dizer isso pensou, “Oh, isso significa que ele não sabe como um humano, mas é claro que ele sabe como Deus”? Não admira que a Igreja tenha levado trezentos anos para chegar a esta resposta.

O problema não é o que o texto diz. O problema é ler o texto segundo o paradigma da Trindade. O texto não apresenta nenhuma dificuldade. Há muitas coisas que os seres humanos não sabem. Há muitas coisas que os mensageiros escolhidos de Yahuwah não sabem. Existem até algumas coisas que o Messias não sabe. Na verdade, ele nos conta pelo menos uma dessas coisas. O texto é claro. O que causa toda a confusão não é o texto. É a ideia auxiliar subsequente, sem suporte textual, de que Yahushua também é, ao mesmo tempo, Deus. Como Patrick Navas aponta astutamente: “Em outras palavras, de alguma forma [Yahushua] sabe todas as coisas e não sabe todas as coisas simultaneamente!?” (Verdade Divina ou Tradição Humana, p. 131).

Então, como você gostaria que sua teologia fosse preparada? Simples, de acordo com o que diz o texto, ou com muitos temperos adicionais, de acordo com o que a Igreja decidiu que o texto deveria dizer para se adequar ao seu dogma?

plain-or-spicy

E o que acontece se Yahushua for o Messias, o mensageiro/Filho nomeado por Yahuwah, encarregado de trazer o Reino e derrotar o último inimigo? Seu sistema de crenças entrará em colapso se de alguma forma isso não significar que ele é Yahuwah, o único Deus verdadeiro? Você foi tão doutrinado pelo dogma Cristão que não consegue ler este texto pelo que ele diz? Yahushua estava iludido ou tentando nos enganar? Ele mentiu para nós quando disse que não sabia? Ou estamos colocando palavras em sua boca quando tentamos transformar sua negação em uma afirmação de sua “onisciência”?

Eu te avisei sobre a dor, não foi?


Este é um artigo não WLC de Skip Moen.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho, e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, conforme foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC