Print

Declarações antibíblicas de Ellen White sobre a verdade da Terra Plana

“Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes.”
Mateus 7:15 NVI

O Pai Yahuwah trouxe a luz da forma da Terra aos membros leigos da Igreja Adventista do Sétimo Dia no final do século XIX. Esta luz foi aceita com alegria por alguns membros, que esperavam que Ellen White a aceitasse, abrindo assim o caminho para que a denominação a endossasse. Para sua surpresa, Ellen White ridicularizou a iniciativa deles e emitiu as declarações chocantes abaixo. O resultado da sua posição é que a Igreja Adventista do Sétimo Dia hoje não endossou a verdade da Terra plana. Eles não podem endossar aquilo que Ellen White rejeitou. Vamos examinar o que ela tinha a dizer:

homem-usando-óculos

15 de abril de 1887, de Basileia, Suíça, para:

Prezado irmão Brown,

Soube por cartas vindas de Nova Iorque que o irmão Brown aceitou e agora está pregando a teoria do mundo plano. É possível que esta teoria tenha sido trazida da Inglaterra pelo irmão Wilcox e que você a tenha aceitado e a esteja ensinando? Meu irmão, nosso trabalho é ensinar a mensagem do terceiro anjo. Atenha-se à mensagem. É uma fraqueza do Élder Wilcox adquirir hobbies e se ater a algumas coisas que seria melhor deixar de lado.

Qualquer tipo de teoria ou hobby em que Satanás possa levar a mente dos homens a se debruçar, ele chamará a atenção deles, para que não se ocupem em transmitir a mensagem solene para este tempo. Não, meu irmão, não se enrede com ideias que não têm nenhuma ligação com o trabalho para este tempo. É melhor ensinar a verdade como ela é em Jesus. Melhor buscar a verdadeira piedade, a santidade do coração, a liberdade de todo egoísmo, a liberdade de todas as invejas e ciúmes.

É melhor orar e humilhar a alma diante de Deus e deixar o mundo, redondo ou plano, ser exatamente como Deus o fez. Tente com todo o zelo, pela fiel continuidade em fazer o bem, buscar um título claro na herança na terra renovada. Melhor levar o rebanho de Deus a beber nas correntes mais altas; é melhor, por preceito e exemplo, buscar a Deus enquanto Ele pode ser encontrado. Invoque-O enquanto Ele está próximo. Há um reavivamento necessário na igreja. Quando os professores estão bebendo novos goles do poço de Belém, então eles podem conduzir o povo ao riacho vivo. Minha alma está sobrecarregada com o peso da situação em Nova York. Que o Senhor suscite ajudantes, homens a quem Ele possa ensinar, homens humildes a quem Ele possa guiar para prestar um testemunho claro e incisivo de fé. Deus o ajude a buscar Sua face, a caminhar com cuidado, a colocar o eu fora de vista e a exaltar Jesus.

Espero que o irmão Wilcox seja um homem verdadeiramente convertido. Esta é a sua grande necessidade no momento. Ele quer mansidão, quer humildade, quer piedade genuína, e sem ela ele é como um metal que soa e um címbalo que retine. A alma dele e a sua alma precisam da habitação de Jesus. O fato de o mundo ser redondo ou plano não salvará uma alma, mas o fato de os homens acreditarem e obedecerem significa tudo. 1

homem-apertando-os-olhos

“Assuntos não essenciais a serem evitados”

12 de setembro de 1904. Escrito por Ellen G. White em Omaha, Nebraska

Deve-se evitar controvérsias. Devemos falar a verdade em amor. Falsas doutrinas de todo tipo serão introduzidas para desviar a mente do claro “Assim diz o Senhor”. Aonde quer que formos, encontraremos homens prontos para resolver algum problema secundário. Enquanto eu estava em Melrose, um homem veio com a mensagem de que o mundo é plano. Fui instruído a apresentar a comissão que Cristo deu aos Seus discípulos pouco antes da Sua ascensão, conforme registrado em Mateus 28:16-20.

Não devemos permitir que a nossa mente seja ocupada por assuntos tais como os apresentados por este homem. Com respeito a tais assuntos, Deus diz a cada alma: “O que é isso para ti? Siga-me. Eu lhe dei sua comissão. Concentre-se nas grandes verdades provadoras para este tempo, e não em assuntos que não têm relação com nosso trabalho.”

Repetidamente estes assuntos não essenciais têm sido agitados, mas a sua discussão nunca fez nada de bom. Não devemos permitir que a nossa atenção seja desviada da proclamação da mensagem que nos foi dada. Durante anos fui instruído de que não devemos dar atenção a questões não essenciais. Há questões da mais alta importância a serem consideradas. “O que devo fazer para herdar a vida eterna?” o advogado perguntou a Cristo. O Salvador respondeu: “O que está escrito na lei? como você lê? “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento; e o teu próximo como a ti mesmo.

As questões que Cristo considerou essenciais são as que devemos levar hoje para casa. Não somos convidados a entrar em discussão sobre assuntos sem importância. Nosso trabalho é levar as mentes aos grandes princípios da lei de Deus.2

“Que aqueles que estão apresentando teorias sobre se a Terra é redonda ou plana deixem esta questão, pois Deus não a deu para eles resolverem, e perguntem sinceramente: “O que devo fazer para ter a vida eterna?” Que eles prestem atenção à resposta: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento; e o teu próximo como a ti mesmo.”3

“Questões não essenciais serão levantadas por aqueles que não purificam a alma obedecendo à verdade. Eles ficam muito aquém do padrão de amar a Deus supremamente e ao próximo como a si mesmos. Devo dizer que serão introduzidos sofismas para tomar o lugar do puro evangelho de Jesus Cristo. A mensagem é dada: “Alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”. Esta palavra tem se cumprido entre nosso povo.4

“Melrose, Massachusetts, domingo, 28 de agosto de 1904 — falo ao povo que se reunirá na tenda de reunião em Melrose. Minha mente está profundamente exercitada esta manhã. Recebi assuntos que me foram apresentados para dar ao nosso povo. Recebi um pedido urgente de um homem que desejava discutir comigo a respeito do mundo redondo – para ele um assunto muito importante. Minha resposta foi: “Tenho uma mensagem para este povo a respeito da vida que devem viver neste mundo, a fim de prepará-los para uma vida futura que se compare à vida de Deus. Não temos nada a ver com a questão de saber se este mundo é redondo ou plano. [O importante] é servir a Deus com pleno propósito, com um coração renovado, santificado e santificado pelo sangue purificador de Jesus Cristo.”

É possível imaginar que Yahuwah chamará um profeta/mensageiro do fim dos tempos que não dá nenhum peso ao modelo de criação de Yahuwah, e quando apresentado com a verdade sobre isso, eles repreenderão aqueles que estão sobrecarregados para compartilhar a verdade sobre Seu modelo de criação? Os seguidores de Ellen White precisam ponderar estas questões.

“Cada questão será trazida em vários lugares por algumas pessoas que não são operadas pelo Espírito de Deus. Ontem à noite o Senhor me deu palavras para falar ao povo. Satanás tem uma infinidade de perguntas para trazer através de várias mentes e engenhosidade como sendo muito importante. Tome a Palavra, declarando claramente a verdade para 1904; e o mensageiro que foi enviado por Deus tinha uma mensagem igual à que o povo necessita agora. Ele era João Batista.5

“Um veio até mim e queria que eu desse informações sobre um mundo redondo ou plano. Eu disse, não tenho esse fardo em minha alma. Não tenho nada a dizer a você ou a qualquer outra pessoa sobre um mundo redondo ou plano. O que queremos é um personagem redondo. Temos um caráter muito plano e queremos agora pensar em construir um caráter que seja redondo e perfeito, como nosso Pai que está nos céus é perfeito, e queremos que todo talento que você tem esteja em exercício. . Cresça na graça e no conhecimento da verdade, para que você possa seguir em frente e - o que diz Cristo? Ensinar-lhes todas as coisas sobre um mundo redondo? Não. Isso eu te ordenei. É isso que devemos ensinar. Ensine as lições que Cristo deu em Sua prática de vida.6

Dado que existem dezenas de versículos bíblicos que confirmam o modelo geocêntrico da criação, em oposição ao modelo heliocêntrico, é possível imaginar por um segundo que o Pai Yahuwah comissionará um profeta do fim dos tempos que rejeitará voluntariamente os versículos bíblicos que revelam Seu modelo de criação?

homem-esfregando-olhos-cansados

Como pode um profeta/mensageiro do Pai Yahuwah ignorar a Mensagem do Primeiro Anjo de Apocalipse 14, que ordena que todas as pessoas adorem Yahuwah como o Criador do céu e da terra? É viável que o Pai Yahuwah aceite a nossa adoração a Ele como o Criador quando endossamos voluntariamente um modelo de criação diferente daquele que Ele criou? É possível imaginar que Yahuwah chamará um profeta/mensageiro do fim dos tempos que não dá nenhum peso ao modelo de criação de Yahuwah, e quando apresentado com a verdade sobre isso, eles repreenderão aqueles que estão sobrecarregados para compartilhar a verdade sobre Seu modelo de criação? Se você acha que Yahuwah ainda pode recrutar uma pessoa tão confusa para ser Seu mensageiro do fim dos tempos, você provavelmente estará pronto para acreditar em nós se afirmarmos que temos algumas pontes para vender a preços excepcionais.


1 Carta 43, 1887. 21MR 412.6-413.3

2 17MR 303,3-304,3

3 21MR 419,6

4 21MR 420,1

5 21MR 421,3-421,5

6 Ms155-1904.79