Print

Declarações Anti-Bíblicas de Ellen White sobre Yahushua

“Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes.”
Mateus 7:15 NVI

lobo em pele de cordeiro

Já se passaram alguns anos desde que escolhemos rejeitar o Jesus de Ellen White. Descartamos o Jesus que Ellen White defendeu e começamos a alertar outros para não seguirem aquele Jesus fictício, que se originou na mente do filósofo grego Platão. Em vez disso, apoiamos com alegria o Yahushua 100% humano que tem uma única natureza, a quem passamos a amar e adorar1 depois de estudar o que Ele ensinou nos Evangelhos e o que os seus discípulos escreveram sobre ele. Quando nos separamos definitivamente dos escritos de Ellen White em 2017, não compartilhamos seus escritos, que consideramos flagrantemente contraditórios com a Bíblia. Limitamos os nossos esforços à publicação da verdade bíblica para as nossas posições recém-adquiridas. Talvez tenha chegado a hora de compartilhar amostras de seus escritos que achamos tão antibíblicos, que ficamos envergonhados pelo fato de que houve um tempo em que levamos seus escritos a sério. Nós nos arrependemos de um passado tão abjeto e sempre decidimos fazer da Bíblia, e somente da Bíblia, nossa única fonte de verdade.

Examinemos alguns dos ensinamentos de Ellen White sobre o Jesus platônico, que ela defendeu:

"Cristo não trocou a Sua divindade pela humanidade; mas revestiu a Sua divindade com a humanidade..."2

“Isso não foi feito saindo de si mesmo para outro, mas acolhendo a humanidade dentro de si.”3

"Mas Cristo é igual a Deus, infinito e onipotente. Ele poderia pagar o resgate pela liberdade do homem." -Ellen White14

 

"Mas embora a glória divina de Cristo tenha sido por um tempo velada e eclipsada por Ele ter assumido a humanidade, ainda assim Ele não deixou de ser Deus quando se tornou homem. O humano não tomou o lugar do divino, nem o divino do humano. Isto é o mistério da piedade. As duas expressões 'humano' e 'divino' eram, em Cristo, íntima e inseparavelmente uma, e ainda assim tinham uma individualidade distinta. Embora Cristo se humilhasse para se tornar homem, a Divindade ainda era Sua"4

"Ele poderia ter ajudado a Sua natureza humana a resistir às incursões das doenças, derramando da Sua natureza divina vitalidade e vigor indestrutível para o humano. Mas Ele humilhou-Se diante da natureza do homem."5

Cristo “não empregou Seu poder divino para diminuir Seus fardos ou para aliviar Seu trabalho”.

"Ninguém, olhando para o semblante infantil, brilhando de animação, poderia dizer que Cristo era igual às outras crianças. Ele era Deus em carne humana. Quando instado por Seus companheiros a fazer o mal, a divindade brilhou através da humanidade, e Ele recusou decididamente. Num momento Ele distinguiu entre o certo e o errado, e colocou o pecado à luz dos mandamentos de Deus, sustentando a lei como um espelho que refletia a luz sobre o errado.”7

“A humanidade de Cristo por si só nunca poderia ter suportado esta prova, mas o Seu poder divino combinado com a humanidade obteve em favor do homem uma vitória infinita.”8

“Ele não deve chamar a Sua divindade em Seu auxílio, mas, como homem, Ele deve suportar as consequências do pecado do homem e o descontentamento do Criador para com um sujeito desobediente.”9

"A natureza humana pode suportar apenas uma quantidade limitada de testes e provações. O finito só pode suportar a medida finita, e a natureza humana sucumbe; mas a natureza de Cristo tinha uma capacidade maior de sofrimento; pois o humano existia na natureza divina, e criou uma capacidade de sofrimento para suportar aquilo que resultou dos pecados de um mundo perdido.”10

“Mas Cristo é igual a Deus, infinito e onipotente. Ele poderia pagar o resgate pela liberdade do homem.”11

“Toda a série de tristezas que cercaram a humanidade, Cristo carregou sobre Sua alma divina.”12

“A justiça exigia os sofrimentos do homem; mas Cristo prestou os sofrimentos de um Deus.”13

Dói para nós, como unitaristas, ler o que ela escreveu sobre a “divindade” de Yahushua. Mas compartilhamos o que foi dito acima e compartilharemos amostras de seus escritos sobre outros assuntos importantes para alertar todos os que têm seus escritos na mais alta estima para não caírem em tal engano.

As declarações acima estão em total contradição com a Bíblia. Não refutaremos cada argumento que ela escreveu acima, pois publicamos muito conteúdo para expor a falsidade de tal ensino. Dói para nós, como unitaristas, ler o que ela escreveu sobre a “divindade” de Yahushua. Mas compartilhamos o que foi dito acima e compartilharemos amostras de seus escritos sobre outros assuntos importantes para alertar todos os que têm seus escritos na mais alta estima para não caírem em tal engano.

É de admirar que quando você absorve ensinamentos como os acima, não há como o Espírito Santo posicionar sua mente para aceitar qualquer outra verdade que Ellen White não endossou? Esta é a situação atual de milhões de pessoas que acompanham os seus escritos. Eles estão imunizados contra aceitar qualquer verdade que contradiga os escritos de Ellen White.

Então terminamos com esta pergunta: Pode o Pai Yahuwah comissionar um profeta/mensageiro para entregar uma mensagem do fim dos tempos ao Seu povo, permitindo-lhe, ao mesmo tempo, promover uma narrativa falsa e destrutiva sobre o Seu Filho? Se você acha que Yahuwah ainda pode recrutar uma pessoa tão confusa para ser Seu mensageiro do fim dos tempos, você provavelmente estará pronto para acreditar em nós se afirmarmos que temos algumas pontes para vender a preços excepcionais.


1 Nós não adoramos Yahushua como nosso Deus. Temos apenas um Deus, Pai Yahuwah. Mas nós adoramos Yahushua não apenas por sua morte vicária por nossos pecados, mas porque Ele foi glorificado pelo Pai Yahuwah e foi feito mais elevado que os anjos, e o Pai ordenou que todos os anjos o adorassem [Ver Hebreus 1:7; Salmos 97:7]. Se o Pai Yahuwah ordenou aos anjos, que são seres superiores aos humanos, que adorassem Yahushua, quanto mais nós [os redimidos] deveríamos estar ansiosos para adorar Yahushua? Nossa alegria e privilégio é honrar, adorar e adorar nosso glorificado Irmão, Mestre Yahushua.

2 E. G. White, Review and Herald, 29 de outubro de 1895.

3 E. G. White, Review and Herald, 5 de abril de 1906

4 The Signs of the Times, 10 de maio de 1899, citado em Seventh-day Adventist Bible Commentary, Vol. 5, pág.1129

5 E. G. White, “Christ Man's Example” [“O Exemplo do Homem Cristo”], Review and Herald, 5 de julho de 1887.

6 E. G. White, The Signs of the Times, 9 de outubro de 1884.

7 E. G. White, The Youth's Instructor, 8 de setembro de 1898 (citado em Questions on Doctrine, p.649).

8 E. G. White, The Review and Herald, 13 de outubro de 1874.

9 E. G. White, The Review and Herald, 9 de outubro de 1888.

10 E. G. White, Manuscrito 35, 1895, (citado no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, Vol. 5, p.1103)

11 O Instrutor da Juventude, 21 de junho de 1900.

12 Sra. 12, 1900, no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, Vol. 6, p.1103.

13 Carta 12, 1892, no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, Vol. 7, pág.913

14 EGW. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, pág. 1136.12