Print

Morte e Imortalidade

Este é um artigo não-WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se fossem provenientes diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Tais trabalhos, excluímos das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério isento de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nossa compreensão de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é lançada em nosso caminho. Valorizamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que seja encontrada.

morte-e-imortalidade

A igreja sempre me ensinou que os Cristãos vão para o céu na hora da morte e os não-Cristãos vão para o inferno. Eu não tinha motivos para questionar isso até que o último artigo de um blog que eu estava seguindo chegou em minha caixa de correio. Examinei as primeiras linhas. Meu dedo pairou sobre o botão deletar, como sempre acontece, especialmente quando se trata de heresia. Já tinha ouvido falar desses tipos. Eles não conseguiam lidar com o que a Bíblia dizia sobre o tormento eterno e queriam suavizar o pecado de Yahuwah. No entanto, a palavra no e-mail chamou minha atenção: “reformadores”. Alguns reformadores não acreditavam na visão tradicional da vida após a morte e, como eu tinha algum respeito pelos reformadores, meu dedo não pousou no botão. Eu li o artigo mais e entendi que duas visões diferentes, mas relacionadas, foram propostas. Primeiro, morremos inteiramente até a ressurreição. Em segundo lugar, o inferno não era um tormento eterno. Eu tinha a mente aberta para a primeira visão, mas não tanto para a segunda. No entanto, a menção de reformadores me intrigou.

chamas-de-fogo-do-inferno

Foi com alguma hesitação que comecei a pesquisar este assunto. Parecia errado questionar o ensinamento da igreja; honestamente, parecia muito herético. Lembrei-me do famoso teólogo Anglicano John Stott, que havia anunciado no final de sua vida que não acreditava mais no tormento eterno. Isso causou um alvoroço em alguns círculos da igreja na época. Discuti isso com um amigo logo depois. Nós dois nos perguntamos como um teólogo talentoso poderia ter se deixado enganar depois de uma carreira tão distinta. Claro, nós dois sabíamos melhor ou assim pensávamos. No entanto, a verdade é que eu nunca havia eexaminado a questão de uma perspectiva Bíblica e apenas confiava no ensino do púlpito.

Ao ler sobre esse assunto na Bíblia, ficou claro que voltamos ao pó da terra na morte. É uma mensagem consistente em todo o Antigo Testamento, e a mentalidade Hebraica nunca contemplou nada diferente. Esta imagem da morte continua no Novo Testamento. A morte é descrita várias vezes como dormir em Cristo até a ressurreição, quando os crentes recebem a imortalidade, que não nos pertence por natureza. Somente a influência Grega sobrepôs com sucesso uma interpretação secundária das ideias de imortalidade e tormento eterno a uma minoria de passagens do Novo Testamento. Pretendo lidar com alguns deles de forma construtiva neste artigo.

Dormindo em Cristo

O tema do que acontece na morte é estranho na igreja. Os serviços funerários destacam esse dilema particularmente bem quando, na tentativa de confortar os parentes, os ministros costumam falar sobre o falecido “falecer” ou estar “em um lugar melhor”. Embora isso possa trazer algum consolo, é enganoso porque a Bíblia nunca fala sobre a morte dessa maneira.

O Antigo Testamento deixa claro que, quando morremos, voltamos ao pó da terra (Gn 3:19). Morremos inteiramente. Nada poderia ser mais simples. A palavra Hebraica para alma (nephesh) significa a pessoa completa, não alguma parte separada na morte. No entanto, devido à influência de Platão e de outros filósofos Gregos, fomos ensinados que nossas almas são imortais e que, de alguma forma, se afastam por toda a eternidade, seja no céu ou no inferno.

cavalo-de-trói

Essa falsa doutrina é um cavalo de Tróia que entrou na igreja primitiva para alinhar o Cristianismo com todas as outras religiões. Desde então, continuou a dar frutos podres. Sem esta falsa doutrina, a Igreja Católica não teria sido capaz de enganar o público em tão grande escala com sua adoração idólatra a Maria, suas orações aos santos e a ameaça do purgatório ou mesmo do inferno. Tampouco o movimento da nova era teria sucesso em atrair tantos com suas promessas de reencarnação e encontrar o imortal “deus interior”. O Budismo, o Hinduísmo e o Islamismo fazem promessas semelhantes. De fato, a falsa alegação de que nossas almas vivem após a morte está no cerne de toda religião falsa. Infelizmente, a igreja Cristã adotou a mesma reivindicação a partir do século IV dC devido à introdução de credos antibíblicos da igreja e à pressão das autoridades. Este tópico deveria diferenciar o Cristianismo de todas as outras religiões, mas não o faz.

A morte é definitiva. Se Yahuwah não tivesse ressuscitado Yahushua da sepultura, ele ainda estaria morto hoje, completamente morto, inexistente. Da mesma forma, quando morremos, também deixamos de existir. Não podemos interromper o processo da morte de alguma forma indo para o céu. Somente Yahuwah pode nos trazer de volta à vida. Então, uma vez mortos, dependemos totalmente da ressurreição. A Bíblia descreve a morte como “dormindo em Cristo” em versículos como 1 Coríntios 15:18: “Então os que dormiram em Cristo pereceram.” Para o Cristão, o sono é uma descrição adequada da morte porque, apesar de estarmos mortos em todos os sentidos da palavra, podemos ter total confiança de que seremos trazidos de volta à vida na ressurreição, assim como temos a certeza de acordar de um sono natural. Os termos padrão usados para denotar essa visão são o “sono dos mortos”, “sono da alma” ou “imortalidade condicional”. Por natureza, somos mortais. Nós nos tornamos imortais apenas quando Yahuwah concede a imortalidade como um presente para Seu prazer.

Durante a Reforma, homens como Lutero e outros inicialmente se inclinaram para essa visão do sono dos mortos. No entanto, Calvino discordou fortemente e, em vez disso, ensinou a doutrina do estado intermediário, que se tornou mais geralmente aceito e ainda é dominante na igreja tradicional hoje. Esta é a ideia de que, embora o corpo morra, a alma vai para o céu em um estado desencarnado. Ele acomoda perfeitamente a proposta de estar simultaneamente morto no pó da terra, mas vivo no céu. Não é lógico em nenhum sentido, mas vamos considerar algumas passagens bíblicas usadas em sua defesa.

As Almas Sob o Altar

As almas sob o altar, conforme vistas por João em Apocalipse 6:9, são frequentemente citadas em apoio ao estado intermediário, sendo a implicação de que há uma cena antes da ressurreição onde as almas já existem no céu. Mas é simplesmente uma imagem de Yahuwah declarando que Ele não esquecerá os martirizados por causa de Seu nome, semelhante à imagem em Gênesis 4:10, onde o sangue de Abel “clama” por justiça. Além disso, em Hebreus 12:24, o sangue de Yahushua “fala” melhor do que o sangue de Abel. Obviamente, em nenhuma dessas imagens havia sangue gritando ou falando, portanto, nesta cena do Apocalipse, não devemos concluir que essas são “almas imortais”. Além disso, as almas sem corpo presumivelmente não seriam visíveis para João.

Mais adiante, em Apocalipse 6:11, João é informado de que essas almas (ou seja, pessoas) devem dormir um pouco mais. Sabemos que a morte é frequentemente chamada de sono, então João está sendo informado aqui que esses mártires permanecerão mortos por enquanto, apesar da clara intenção de Yahuwah de vingar seus assassinos. João vê uma imagem semelhante dos mártires em Apocalipse 20:4, mas desta vez, quando o milênio está prestes a começar, João vê as almas (pessoas) ganharem vida. Isso é significativo. Uma alma não pode voltar à vida se já estiver viva.

Ausente do Corpo

Outra passagem famosa usada como evidência para o estado imediato é encontrada em 2 Coríntios 5. O versículo 8 é frequentemente citado erroneamente como “estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor”, mas esta é uma leitura incorreta. Em vez disso, o versículo diz que Paulo “preferiria estar ausente do corpo e estar em casa com o Senhor”, o que introduz um sentido muito diferente. Paulo deseja estar ausente do corpo. Paulo também deseja estar em casa com o Senhor. Ele não rejeita um período de morte no meio. O claro testemunho das escrituras é que os mortos dormem e nada sabem até a ressurreição. Versículos como 1 Coríntios 15:53 testificam disso. Lemos que “este perecível deve revestir-se do imperecível, e este mortal deve revestir-se da imortalidade”, lembrando-nos de que somente quando recebemos um corpo espiritual é que herdamos a vida e a imortalidade.

ausente-com-o-corpo

Nesta passagem de 2 Coríntios 5, Paulo descreve claramente três estados. O primeiro estado é nossa tenda terrena (ou corpo terreno), como no versículo 1. O segundo estágio é nosso estado despido (ou morte), como nos versículos três e 4a. O terceiro é nosso estado vestido (ou estado de ressurreição), como no versículo 4b. Paulo não sugere que recebamos um corpo celestial logo após a morte. Pelo contrário, ele faz alusão à realidade da morte, ou ser despido, no versículo 4a como algo que nenhum de nós deseja, mas é inevitável para a maioria. Seu ponto é que ao morrer para este mundo, ele pode ser despido (ou morto) e, portanto, um passo mais perto da ressurreição certa prometida por Yahuwah.

Sabemos por Eclesiastes 9:5, 10 que os mortos nada sabem. Portanto, embora não desejemos estar mortos, é pelo menos reconfortante ter certeza de que não saberemos nada sobre isso até nosso próximo pensamento consciente na ressurreição.

O Ladrão na Cruz

Consideremos o ladrão (ou criminoso) na cruz em Lucas 23:32-43 com relatos paralelos em outros evangelhos. O ladrão pede a Yahushua que se lembre dele quando ele entrar em seu Reino. A leitura tradicional é que Yahushua lhe assegura que ambos estarão no paraíso no mesmo dia.

ladrão-arrependido-na-cruzDevemos primeiro parar e refletir sobre a natureza e o tempo do Reino de Yahushua. Yahushua nunca entendeu o paraíso como um reino dos mortos, mas como uma referência ao novo mundo, seu futuro Reino, que será estabelecido na terra no final desta era com Yahushua como Rei. Nos evangelhos, Yahushua pregou sobre o futuro Reino na Terra. Ele afirmou constantemente a frase em Marcos 1:15: “O reino de Yahuwah está próximo; arrependam-se e creiam no Evangelho”. O Evangelho (boas novas) de Yahushua é que um novo Reino está chegando. Este novo Reino ainda não está aqui hoje, mas virá um dia. O Antigo Testamento refere-se repetidamente a este reino futuro e terreno como um lugar onde todas as coisas serão renovadas, conforme descrito de forma tão marcante em livros como Isaías, Ezequiel, Daniel, os Salmos e outros. Apocalipse 11:15 fala de quando este Reino finalmente será concedido ao Senhor Yahushua e aos santos: “O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (ver também Dan . 7:27).

Enquanto isso, o mundo ainda está nas mãos de Satanás. O ponto crítico aqui é que Yahushua não entrou em seu reino no dia em que morreu na cruz. Primeiro, ele morreu completamente até ser trazido de volta à vida três dias depois em sua ressurreição. Em segundo lugar, a herança do Reino terreno de Yahushua é um evento futuro. Portanto, a interpretação tradicional desta passagem não faz sentido. Yahushua sabia que estaria em estado de morte naquele dia, então ele não poderia prometer ao ladrão que ambos estariam no paraíso naquele mesmo dia. Algo está errado. O culpado é a colocação de uma vírgula que não existia no Grego original. O versículo pode idealmente ser lido igualmente como “Eu te digo hoje [uma expressão comum da época], você estará comigo no paraíso”, o que, dado o que sabemos sobre a finalidade da morte e o momento do futuro Reino de Yahushua, é, sem dúvida, o significado pretendido por trás desse versículo muitas vezes incompreendido. Veja também Atos 20:26: “Eu lhes digo hoje...”

Enoque

Gênesis 5:24 pode sugerir que Enoque foi levado para o céu sem morrer quando afirma: “Yahuwah o levou”. O versículo é referenciado posteriormente em Hebreus 11:5, que fala de Enoque sendo criado para não ver a morte. É possível que Enoque tenha sido levado para um local seguro fora de perigo, mas a linguagem não é clara. No entanto, sabemos que Enoque teve a morte usual porque Hebreus 11:13 nos lembra que todas as pessoas listadas, incluindo Enoque, “morreram na fé”. Enoque morreu como todos os outros.

Elias

eliseu-e-elias

Muitos acreditam que Elias foi levado para o céu em 2 Reis 2:11. A palavra Hebraica para céu aqui (shamayim) também pode ser traduzida como “céu”, sugerindo que Elias pode ter sido simplesmente movido para um local diferente através do céu, assim como Filipe foi em Atos 8:39. Após a ascensão de Elias, Eliseu fala com o rei Josafá em 2 Reis 3:13, então sabemos que o rei Josafá estava vivo após a ascensão de Elias ao céu. No entanto, 2 Crônicas 21:12 afirma que o filho de Jeosafá, Jeorão, recebeu uma carta do profeta Elias. Esta é uma evidência conclusiva de que Elias viveu além de sua ascensão. Ele não foi levado para o céu como comumente se acredita. Isso é confirmado em João 3:13: “Ninguém subiu ao céu.”

A Bruxa de EndorA Bruxa de Endor

A história da feiticeira de Endor em 1 Samuel 28 descreve a tentativa de Saul de se comunicar com os mortos por meio de uma médium (v. 7). Poucos Cristãos hoje acreditam que um médium pode convocar os mortos, então não devemos concluir que o médium de Saulo fosse capaz de algo diferente. Este foi um caso de personificação demoníaca. Saul consultou um demônio por meio da médium, que confirmou isso dizendo que viu um ser divino (espiritual) saindo da terra no versículo 13. Os mortos estão mortos e nada sabem. Saul foi enganado, como muitos são igualmente enganados por médiuns ainda hoje.

A Transfiguração

Em Mateus 17, lemos sobre a transfiguração de Yahushua, uma cena de Yahushua em seu corpo espiritual ressuscitado conversando com Moisés e Elias. Esta é uma visão (drama grego, Mateus 17:9) de um evento futuro porque Yahushua não recebeu seu corpo espiritual até depois de sua ressurreição. Moisés e Elias permanecerão mortos até que recebam seus corpos espirituais quando Yahushua retornar. Yahushua é o primogênito dentre os mortos (Cl 1:18). Ninguém ressuscitou para a imortalidade antes dele, e ninguém o fez desde então. A intenção de Yahuwah nesta visão era encorajar e fortalecer Yahushua, dando-lhe um vislumbre de sua futura herança enquanto ele se aproximava do estágio mais atroz de sua missão terrena. Moisés e Elias, representantes da lei e dos profetas, haviam passado por algumas das dificuldades pelas quais Yahushua logo passaria. Yahushua foi lembrado do que ele havia lido sobre esses dois grandes homens nas Escrituras. A transfiguração foi uma visão do futuro Reino de Yahushua, uma profecia de seu estado exaltado conforme esclarecido em 2 Pedro 1:18-19: “Ouvimos esta palavra vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo. E assim temos a palavra profética mais segura.”

O Antigo Testamento contém várias referências aos mortos retornando ao pó da terra após a morte. Em 1 Reis 2:10, lemos que Davi foi dormir com seus antepassados. O Salmo 13:3 fala sobre dormir o sono da morte, e Jó 14:12 afirma que uma pessoa morta não se levanta do sono da morte antes da ressurreição. Existem muitas outras passagens semelhantes. O conceito de ir para o céu na morte era totalmente estranho para os Hebreus, que acreditavam firmemente que estavam destinados a retornar ao pó da terra, assim como Yahuwah disse em Gênesis 3:19. Em Daniel 12:2, lemos que um dia os mortos serão ressuscitados para a vida eterna: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, mas os outros para vergonha e desprezo eterno.”

Este tema dos mortos dormindo até a ressurreição é continuado em todo o Novo Testamento, conforme lemos em versículos como 1 Tessalonicenses 4:16: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Yahuwah; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. E Apocalipse 20:4: “Eu vi as almas daqueles que [aquelas pessoas que] foram decapitadas por causa do testemunho de Yahushua e por causa da palavra de Yahuwah, e aqueles que não adoraram a besta ou sua imagem, e tiveram não receberam a marca na testa e na mão; e eles reviveram e começaram a reinar com Cristo por mil anos.

Ou os mortos estão mortos ou não estão mortos. Eles não podem estar mortos e vivos no céu. A verdade é clara e direta quando nos afastamos da tradição e permitimos que as Escrituras falem por si mesmas. Yahuwah quer que saibamos o que acontece quando morremos. Não deve ser nublado em mistério. Nossa única esperança está na ressurreição, que ocorrerá quando Yahushua voltar. Afirmar que de alguma forma estamos vivos no céu antes da ressurreição apenas desvaloriza o incrível significado da ressurreição como nossa única grande esperança. Se morrermos na hora da morte, então a ressurreição é nossa única esperança, o que explica sua constante ênfase e antecipação em todo o Novo Testamento. Mesmo para Yahushua, não havia atalho para a vida após a morte. A única esperança de vida de Yahushua após a morte era a ressurreição, e assim é para nós.

esperança-em-yahushua


Este é um artigo não WLC de Nigel Page-Jones, Inglaterra.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, conforme foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC