Print

Nós Fomos enganados?

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

Yahushua e os Apóstolos nos contaram toda a história?

Por que levou mais de 300 anos para a Igreja descobrir o Caminho da Salvação?

nós fomos enganados?

Se devemos crer, como afirmam os credos da Igreja, que é preciso crer na Trindade para ser salvo, em que autoridade repousa essa fé? Certa vez, os que não acreditavam na Trindade foram queimados na fogueira. Felizmente, isso não é aceitável hoje, mas os questionadores são sutilmente ameaçados pelas palavras de estudiosos altamente aclamados. Por exemplo, as citações de Millard J. Erickson sobre a Trindade: “Tente explicá-la e você enlouquecerá; mas tente negá-la e você perderá sua alma.”1 Que perspectiva terrível!

Isso é uma coisa muito pesada e não posso deixar de sentir que, se for verdade, então Yahushua e os Apóstolos foram muito negligentes em não esclarecer o assunto para nós. Os de persuasão Trinitária apontam para alguns versículos isolados, alguns até de procedência duvidosa, nos quais, na melhor das hipóteses, deve-se imaginar uma inferência a uma doutrina que não podem explicar. Verifique 1 João 5:7-8 na versão KJV e outras traduções modernas e você encontrará o versículo 7 alterado ou ausente. Sabe-se que a redação da KJV não é obra de João, mas de um escriba Trinitário muito posterior. Foi uma falsificação adicional para promover a Trindade. Adições semelhantes ou liberdades de tradução e “giro” aparecem em muitas Bíblias e sempre favorecendo o Trinitarianismo. Parece suspeito?

Yahushua disse, “Isto é a vida eterna: que eles possam Te conhecer, o único Yahuwah verdadeiro, e Yahushua Cristo, a quem Tu enviaste” (João 17:3). João disse, “Quem crer nele [Yahushua] não perecerá, mas terá vida eterna” (João 3:16). Paulo apontou o caminho da Salvação em Romanos 10:9: “Se tu confessares com a tua boca ao Senhor Yahushua, e creres em teu coração que Yahuwah o ressuscitou dentre os mortos, tu serás salvo” — e muitas declarações semelhantes. Quantos apelos evangelísticos foram feitos com base nestas e em outras Escrituras semelhantes, nem uma única vez sugerindo que Yahushua é Yahuwah? No entanto, ao ingressar na igreja, torna-se necessário aceitar o dogma Trinitário. A doutrina é uma teoria disputada e declarada pelos vencedores nos concílios da igreja, por um longo período de tempo e de autoridade questionável. Yahushua se esforça para deixar claro que nosso Deus é o seu Deus. Ele disse a Maria depois de sua ressurreição, “Eu subo para meu Pai e vosso Pai, e a meu Deus e vosso Deus” (João 20:17). Paulo, falando da obra final da reconciliação em 1 Coríntios 15:28, disse: “Quando todas as coisas lhe forem sujeitas, então o próprio Filho também será sujeito a Ele que tudo lhe sujeitou, para que Yahuwah seja tudo em todos.”

Agora, Yahushua disse que ele tinha mais a ensinar à Igreja em João 16:12-13: Eu ainda tenho muitas coisas para vos dizer, mas vós não podeis suportá-las agora. No entanto, quando ele, o Espírito da verdade, vier, ele vos guiará em toda a verdade... e ele vos mostrará coisas que estão por vir.” E esta revelação adicional foi dada depois de Pentecostes, quando lemos em Atos 1:2: “Até o dia em que Yahushua foi arrebatado, depois de haver dado mandamentos por meio do espírito santo aos Apóstolos que ele havia escolhido.” Nenhum dos escritos apostólicos diz nada sobre a Trindade. Acreditamos que não foi até que outros 300 anos se passaram, que em um concílio de bispos, a maioria Gregos, presidido por um imperador pagão adorador do sol, que Yahuwah escolheu revelar “a pedra angular da fé Cristã” como nos é dito a doutrina da Trindade é hoje? Então, ainda mais tarde, o Credo Atanasiano declara: “Aquele, portanto, que quer ser salvo deve pensar assim da Trindade... Além disso, é necessário para a salvação eterna que ele também creia corretamente na Encarnação de nosso Senhor Yahushua Cristo [isto é, a encarnação de uma Segunda Pessoa de uma Divindade trina, o eterno Filho de Deus, que não teve começo no tempo].”

O professor Loofs da Alemanha, aluno de Harnack, um dos “príncipes” da história da igreja, lecionou em 1922 no Oberlin College em Ohio e observou que nenhum de seus colegas na Alemanha acreditava que a Cristologia tradicional de Nicéia (325) e Calcedônia (451) era biblicamente válida. Foi este mesmo Loofs que falou do politeísmo ter entrado na Igreja, camuflado, no século II. Sim, um politeísmo corruptor se infiltrou sob uma máscara. A necessidade de fornecer um segundo “Deus” na forma de um “aeon” Gnóstico desferiu um golpe no estrito monoteísmo do próprio credo de Yahushua. Sob o pretexto de promover Yahushua, os credos realmente minaram sua humanidade e, ao mesmo tempo, ameaçaram o status único do Deus Único, seu Pai. Yahushua, o Filho gerado em Maria (Mt. 1:20), foi substituído por um visitante alienígena de outro mundo.

Todo Cristão sincero deve buscar as respostas para as perguntas feitas neste artigo – pois não há mistério na natureza de nosso Salvador, “o homem Cristo Yahushua.” É um alívio recorrer à simplicidade das Escrituras para aprender quem é o Filho de Yahuwah em relação ao seu Pai. Leia Lucas 1:26-35.


1 “O que ... [Yahuwah] é Como”, p. 342. Millard J. Erickson (b. 1932) é um teólogo Cristão, professor de teologia e autor. Ele escreveu o trabalho sistemático amplamente aclamado Christian Theology [Teologia Cristã], bem como mais de 20 outros livros.

2 Romanos 16:25-26: “Ora, àquele que tem poder para vos estabelecer segundo o meu evangelho, e a pregação de Yahushua Cristo, conforme a revelação do mistério, que esteve oculto desde o princípio do mundo, mas agora é manifestado, e pelas escrituras dos profetas, conforme o mandamento do eterno Yahuwah, feito conhecido a todas as nações para a obediência da fé.”


Este é um artigo não-WLC escrito por Keith Relf.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC