Print

O Primeiro Versículo do Evangelho de João

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

praia

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.”

Os ouvintes Hebraicos de João não perderiam a conexão que João estava fazendo com essas três primeiras palavras — idênticas às palavras que começam o livro de Gênesis.

No Novo Testamento, quando você vê a palavra “Deus,” ela se refere a Yahuwah o Pai. Temos mais de mil exemplos disso no Novo Testamento. Em duas ocasiões apenas é certo que “deus” se refere a Yahushua (Heb. 1:8; João 20:28).

Deus = o Pai

Aplicando este fato de que Deus significa o Pai, lê-se no versículo: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Pai, e a Palavra era o Pai.”

Quem ou o que é a Palavra? Se a Palavra = Yahushua, então se lê: “No princípio era Yahushua, e Yahushua estava com o Pai e Yahushua era o Pai.” Yahushua era o Pai?!

Se a Palavra = o Filho, então se lê: “No princípio era o Filho, e o Filho estava com o Pai, e o Filho era o Pai.” O Filho era o Pai?!

Isso é confusão. Quando você supõe que a Palavra é uma pessoa (chamada Yahushua, ou o Filho), a contradição resultante (o Filho era o Pai) demonstra que tal suposição é falsa. A palavra sobre a qual João escreveu era exatamente isso: a palavra falada de Yahuwah o Pai, que é conhecido nas Escrituras Hebraicas pelo nome como YHWH o Criador. A palavra no prólogo de João não é uma pessoa, mas sim a palavra falada do Criador, pela qual tudo foi criado.

No outro Domingo, a congregação da minha mãe recebeu uma revista bem apresentada impressa pela Campus Crusade for Christ [Cruzada por Cristo]. Chama-se “O Código Da Vinci: Um Guia Companheiro.” Uma das seções é uma defesa da Divindade de Cristo, o que, obviamente, o Código nega, tornando Yahushua “simplesmente um homem.” O primeiro parágrafo da brochura sobre este assunto é simplesmente fantástico. Deixe-me citar na íntegra:

“Jesus realmente afirmou ser Deus? Isso parece incontestável, pois quase tudo que Jesus disse e fez aponta nessa direção. Por exemplo, considere o milagre de Jesus andando sobre as águas. Por que não voar ou se transformar em um pterodáctilo? Aqui está o motivo: “Ele [Deus] sozinho estende os céus e pisa as ondas do mar” (Jó 9:8). Este versículo do Antigo Testamento seria de conhecimento comum para o público de Jesus — só Deus pisa os mares. Portanto, quando Jesus escolhe andar sobre as águas, não é simplesmente uma demonstração de poder, mas de divindade; esta é uma lição objetiva, não um show de carnaval. Por outro lado, se você está tentando evitar o rótulo de ‘Deus,’ esta é a última coisa que você tentaria fazer.”

Meus olhos quase saltaram das órbitas quando li essa bobagem! Eu até tive um riso “santificado,” para ter certeza. Nessa lógica, devo também concluir que Elias deve ser divino, porque o Antigo Testamento diz que Yahuwah cavalga nos céus em sua carruagem, e Elias também voou pelo céu?!

andando na água

A verdade sobre Yahushua é que ele era um ser humano com uma origem, na companhia de todos os seres humanos, no ventre de sua mãe. Outros Yahushuas que estão vivos antes de nascerem não são realmente seres humanos. O humano Yahushua está sob ataque quando movemos sua existência de volta à pré-história. Se o verdadeiro ego de uma pessoa é criado antes de seu nascimento, então o que é concebido no ventre de uma mãe não é realmente um ser humano. Ele ou ela seria um visitante de outro mundo. Os seres humanos não começam assim. Para ser descendente de Davi por meio de Maria e ser gerado (= ser trazido à existência), alguém deve começar com uma concepção ou geração no ventre.

Os Judeus nunca esperaram que o Messias fosse outro que não um membro da raça humana. É um grande salto do Novo Testamento para o conceito posterior de que Yahuhusa teve um começo duplo, uma vez na eternidade ou pouco antes de Gênesis, e outro nos dias de Augusto César. Ter um começo duplo acabou levando a séculos de disputa entre os crentes e, finalmente, aos dogmas da Igreja que excluem qualquer um que não pense que o Filho de Deus é coigualmente Deus.

O Evangelho de João é usado como uma alavanca para apoiar este conceito surpreendente de que mais de uma Pessoa é Deus. Se há um Deus no céu que não se torna homem e outro Deus que se torna homem, isso claramente não é monoteísmo! A IPU (Igreja Pentecostal Unida) tenta evitar a “agonia” de dois Deuses, dizendo que o Pai e o Filho são a mesma Pessoa. Esta é obviamente uma leitura impossível dos fatos do Novo Testamento que repetidamente falam do Pai e do Filho como dois indivíduos distintos.

Os Trinitaristas argumentam a partir de João quase exclusivamente. Isso por si só sugere que algo está errado. A definição de Deus e Yahushua deve ser encontrada em todo o Novo Testamento e nas profecias do Antigo Testamento. O Antigo Testamento não apoiará nenhuma doutrina da Trindade. Os Judeus sempre foram e ainda são unitaristas. Mateus, Marcos, Lucas, Atos e Pedro não apoiarão a Trindade. João, é o que esperam os Trinitaristas, o fará. Mas apenas editando o que João escreveu.

João não disse “No princípio havia o Filho de Deus que estava com Deus e era ele mesmo Deus.” Se João tivesse escrito isso, ele teria contradito o Yahushua a quem ele cita como um unitarista: “Tu, Pai,” disse Yahushua, “és o único que é Deus” (João 17:3). Isso, claro, significa que Yahushua a quem Deus enviou não é “o único Deus verdadeiro.”

pai e filho

O que João escreveu foi reescrito injustamente por tradutores para apoiar a Trindade. João, como vemos em João 17:3 e 5:44, não era Trinitarista. Ele acreditava no monoteísmo unitário com o resto do Novo Testamento. João escreveu “No princípio era a palavra.” A letra maiúscula (Palavra) em sua tradução é muito enganosa, fazendo você pensar que há duas pessoas ali! A palavra era a palavra de Yahuwah, não o Filho de Yahuwah. Somente no versículo 14 essa palavra ou promessa se tornou uma pessoa humana, quando Yahuwah trouxe a geração de Seu Filho único por milagre em Maria. Yahushua o Filho é o que a palavra se tornou, não a palavra como equivalente um-para-um. Falar de um Filho eterno é colocar diante de sua mente dois Deuses não criados. Isso é proibido pelo credo de Yahushua em Marcos 12:28-34 (citando Dt 6:4), mas infelizmente encorajado pelos credos das igrejas, que não se reúnem sob o credo de Jesus. Mas porque não?

Se permanecermos com o Antigo Testamento e os relatos claros da origem histórica do Filho de Yahuwah, manteremos a fé no Messias humano. Isso tem a enorme vantagem não apenas de nos impedir de contradizer o credo de Israel e de Yahushua, mas também de dar sentido à ideia de que o Filho de Yahuwah morreu por nós.

Yahuwah não pode morrer. Ele é imortal (1 Tm. 6:16, etc.). Portanto, as proposições “O Filho de Yahuwah morreu” e “o Filho de Yahuwah é Deus” são nada menos do que ideias contraditórias mantidas de forma confusa por aqueles que são compelidos pelo credo da Igreja. Mas a Bíblia não nos pede para crucificar nosso intelecto. Há muito sobre Yahuwah que não sabemos, mas o que é revelado em linguagem clara, devemos acreditar. Dizer “Yahushua é Yahuwah” e “Yahushua morreu” nos força a falar coisas sem sentido, já que o imortal não pode morrer. O hino de Wesley “’Este mistério é tudo: o imortal morre” mostra os resultados trágicos de uma mente escravizada ao dogma pós-bíblico e ao uso inadmissível da linguagem.

O Evangelho de João em nenhum lugar diz que o Filho veio de uma vida pré-histórica. Ele era superior (protos mou = “meu superior”) desde o início a João o Batista (1:15, 30). Ele era o Filho do Homem da visão de Daniel vista 600 anos antes (6:62). Ele desceu do céu como fazem todos os presentes de Yahuwah (Tiago 1:17; 3:15). Na verdade, sua carne desceu do céu (João 6:51). O Filho foi o presente de Yahuwah para o mundo. Há uma tradução incorreta do Grego na NVI de João 13:3, 16:28 e 20:17 e na NASV em João 13:3. Yahushua nunca disse que estava voltando para o céu, uma ideia que destrói seu status como um ser humano genuíno e o torna um visitante do espaço sideral. Yahushua pediu que a glória que ele “tinha” com Yahuwah (17:5) fosse dada a ele como uma recompensa por seu trabalho. No mesmo contexto (17:22, 24) Yahushua disse que esta mesma glória já havia sido dada a você vivendo no século 21 — dada, isto é, por Yahuwah (como Yahushua orou) por volta de 30 DC. É glória em perspectiva e promessa assim como é em João 17:5.

Quando Yahushua disse “Eu sou ele,” e que ele tinha esse status antes de Abraão (João 8:58), ele se referiu ao seu Messiado, pelo qual Abraão esperava. As declarações “Eu sou ele” em João são baseadas na primeira ocorrência dessa declaração em João 4:26, onde “Eu sou ele” significa “Eu sou o Messias.” Yahushua certamente não está dizendo “Eu sou Yahuwah” porque mais tarde ele disse “O Pai é o único que é verdadeiramente Deus.” Yahushua também poderia ter dito “Antes de Abraão ser eu fui crucificado” (Apocalipse 13:8) e ninguém teria entendido mal essa maneira Judaica de falar.

Quanto a João 20:28, Tomé finalmente percebeu o que não conseguia entender em 14:9 que Yahuwah estava em Yahushua e que entender Yahushua era entender Yahuwah. Finalmente a luz amanheceu e Thomas reconheceu Yahushua como “meu senhor” o Messias e nele ele viu Yahuwah. Tomé não destruiu com um movimento o credo de Israel e nos deu dois que são Deus! João rapidamente nos lembrou que cada palavra do que ele escreveu era para demonstrar que Jesus era o Messias, Filho de Yahuwah (20:31).

Estou ouvindo de alguns que existem dois Yahuwahs na Bíblia e talvez três. Isso é o suficiente para enfurecer Judeus e Muçulmanos! É hora de a raça humana se estabelecer na crença de que existe Um Yahuwah e que Yahushua nunca afirmou ser “Yahuwah” — pelo que ele poderia ter sido legitimamente executado.

Quando Paulo falou do credo, ele foi tão unitarista quanto poderia ser: “Para nós, Cristãos, há um Deus, o Pai” (I Cor. 8:6). Yahushua é claro é o único Senhor Messias, o “meu senhor” do Salmo 110:1. Infelizmente, os editores de nossas versões (em muitos casos, mas não RSV, NRSV e NAB) estiveram ocupados “melhorando” o texto para fazer você acreditar que Jesus também é Deus. O “meu senhor” — não “Senhor” — do Salmo 110:1 traduz ADONI e essa forma da palavra para Senhor nunca significa DEUS. É a forma (adoni) que deliberadamente lhe diz que aquele assim designado não é Deus, mas um superior humano (ocasionalmente angelical). Adoni em todas as suas 195 aparições não é um título Divino. Deus o Pai é Adonai e há um abismo de diferença entre adoni e Adonai. Que Deus seja Deus e que o Filho seja o maravilhoso Salvador humano designado para nos ensinar e morrer por nós. Deus o designou para a tarefa, e ele teve sucesso e continuará a ter sucesso até que o mundo inteiro confesse o Deus de Israel e o Messias seu Filho (Zc 14:9).

primeiro-versículo-do-evangelho-de-joão


Este é um artigo não WLC escrito por Jonathan Sjordal (Volume 8 No. 10, Focus on the Kingdom [Foco no Reino], 2006)

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC