Print

O que foi Pregado na Cruz? Um Exame de Colossenses 2

While WLC no longer believes that the annual feast days are binding upon believers today, we humbly encourage all to set time aside to commemorate them with solemnity and joy, and to learn from Yahuwah’s instructions concerning their observance under the Old Covenant. Doing so will surely be a blessing to you and your home, as you study the wonderful types and shadows that point to the exaltation of Messiah Yahushua as the King of Kings, the Lord of Lords, the conquering lion of the tribe of Judah, and the Lamb of Yahuwah that takes away the sins of the world.

Colossenses 2:13-17

Perdoado! . . . Livre! . . . Inocente!

A mensagem inspiradora de esperança que o apóstolo Paulo trouxe aos Gentios foi que seu registro de pecados havia sido purificado! Tinha sido pregado na cruz. Eles foram perdoados! Não precisavam mais trabalhar sob o fardo de abrir seu caminho para o Paraíso.

A salvação pelas obras é uma doutrina sustentada por todas as religiões pagãs. Paulo trouxe a alegre mensagem de que todas as “obras” haviam sido realizadas pelo Salvador, Yahushua. Agora, a salvação veio pela fé Nele somente!

Pois não me estou envergonhado do evangelho [boas novas] de Yahushua, pois é o poder de Yahuwah para a salvação de todo aquele que crê, . . . Pois nele a justiça de Yahuwah é revelada de fé em fé; como está escrito, “O justo viverá pela fé.” (Veja Romanos 1:16-17.)

silhueta de um homem arrependido de pé em frente a uma cruzAqueles que exercem fé em Yahushua aceitam Sua morte no lugar da sua própria como o preço exigido por seus pecados. Então, eles podem ser “ressuscitados” com Ele em novidade de vida. Eles não estão mais presos à sua velha natureza pecaminosa. Eles estão livres em Yahushua!

Eu fui crucificado com Yahushua; não sou eu mais quem vive, mas Yahushua vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Yahuwah, que me amou e Se entregou por mim. (Veja Gálatas 2:20.)

Aqui está o poder do evangelho! Pecadores arrependidos podem, pela fé em seu Salvador, ter o registro de seus pecados pregado na cruz e viver uma nova vida em Yahushua. Essa verdade transforma vidas!

Satanás sabe que seu controle escravizador sobre vidas é quebrado pelo poder no evangelho de Yahushua. A fim de esconder esta verdade transformadora da vida do mundo, Satanás tomou uma das declarações mais claras explicando este processo e, através de má tradução e mal-entendido, a envolveu em trevas.

Esta passagem é encontrada em Colossenses 2:13-17:

“E vós, estando mortos em vossas transgressões . . ., Ele vivificou juntamente com Ele, tendo perdoado-vos todas as transgressões, tendo apagado a escrita de ordenanças que era contrária a nós. E Ele tirou-a do caminho, pregando-a na cruz. Tendo desarmado principados e potestades, Ele fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles nisso. Portanto que ninguém vos julgue por comida ou por bebida, ou em relação a uma festa ou a uma lua nova ou shabats, que são uma sombra das coisas por vir, mas o corpo é de . . . [Yahushua].” (Colossenses 2:13-17, tradução direta da NKJV)

Satanás tem enganado multidões a pensar que a “escrita de ordenanças” mencionada nesta passagem que Yahushua “tirou do caminho” e pregou na cruz é a lei divina. Eles supõem que a lei divina não é mais obrigatória e que os estatutos e mandamentos sobre comer apenas carnes limpas e adorar nas festas, Shabats e Luas Novas foram “abolidos.” Assim, Satanás leva muitos a na verdade quebrar a lei divina porque eles acreditam que este texto ensina que a lei não é mais obrigatória.

homem estudando BíbliaNo entanto, um exame cuidadoso do texto revela o erro dessa crença.

“O que era essa ‘escrita de ordenanças’? Essas palavras são traduzidas da frase Grega cheirographon tois dogmasin. Cheirographon significa qualquer coisa escrita à mão, mas pode se aplicar mais especificamente a um documento legal, fiança ou nota de dívida. Dogmasin refere-se a decretos, leis ou diretrizes que regem a conduta ou modo de vida de uma pessoa.” (Earl L. Henn, “Was God’s Law Nailed to the Cross?” [“A Lei de Deus Foi Pregada na Cruz?”])

As “ordenanças” que estão “contrárias” a nós não podem ser a lei divina, porque a lei divina é para nós! O próprio Paulo afirma: “a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” (Romanos 7:12, KJV em português)

A lei de Yahuwah é perfeita, convertendo a alma; o testemunho de Yahuwah é seguro, tornando sábios os simples. Os estatutos de Yahuwah são justos, alegrando o coração. Mais desejáveis ​​são eles do que o ouro, Sim, do que muito ouro fino; Além disso, por eles o Teu servo é avisado, E em guardá-los há grande recompensa. (Veja Salmo 19:7-8, 10-11.)

Paulo está proclamando as boas novas da salvação em Colossenses 2! Pela morte do Salvador, a dívida de culpa devida pelo pecado é limpa! O pecado é a “escrita de ordenanças” e realmente tem sido “contrária a nós.”

Quando uma pessoa era crucificada, uma lista dos crimes cometidos também era pregada na cruz. Pilatos inscreveu o crime de Yahushua: Rei dos Judeus. Como nosso Rei e como nosso Salvador, Yahushua recebeu o castigo por nossos pecados.

“Pois Ele fez Aquele que não conheceu pecado pecado por nós, para que nós pudéssemos nos tornar a justiça de. . . [Yahuwah] Nele.” (2 Coríntios 5:21, tradução direta da NKJV)

“Ele foi contado com os transgressores, E levou o pecado de muitos, E fez intercessão pelos transgressores.” (Isaías 53:12, tradução direta da NKJV)

O que foi Pregado na Cruz? O Registro de Nossos Pecados!

Todos os que aceitam a morte do Salvador por seus pecados, têm o registro de seus pecados “tirado” e “pregado na cruz.” AleluYAH!

Todos os que aceitam a morte do Salvador por seus pecados, têm o registro de seus pecados “tirado” e “pregado na cruz.”

Yahushua também sofreu por nós. . . Ele mesmo levou os nossos pecados em Seu próprio sobre o madeiro, para que, tendo morrido para os pecados, pudéssemos viver para a justiça - por cujas pisaduras fostes sarados. (Veja 1 Pedro 2:21, 24.)

Colossenses 2 apresenta uma verdade muito bonita e profunda: a doutrina da justificação.

“E vós, estando mortos em vossas transgressões . . ., Ele vivificou juntamente com Ele, tendo perdoado-vos todas as transgressões, tendo apagado a escrita de ordenanças que era contrária a nós. E Ele tirou-a do caminho, pregando-a na cruz.” (Colossenses 2:13, 14, tradução direta da NKJV)

O “isso” que foi pregado na cruz não é a lei divina “santa, justa e boa.” O que foi pregado na cruz e “apagado” foi o registro de transgressões e pecados! Quando o registro pecaminoso foi apagado, o poder de Satanás sobre as vidas foi quebrado!

“Tendo desarmado principados e potestades, Ele fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles nisso.” (Colossenses 2:15, tradução direta da NKJV)

Esta é uma boa notícia hoje, e era uma boa notícia para os Colossenses.

Colossos era uma cidade pagã. Sua religião era uma de salvação por obras. Eles ensinavam que a perfeição só poderia ser alcançada por meio de extrema abnegação e abstinência de prazer. Eles acreditavam que qualquer pessoa que afirmasse ser religiosa deveria praticar a austeridade que eles praticavam. Isso influenciou os jovens Cristãos em Colossos que anteriormente eram pagãos. Em vez de confiar plenamente nos méritos de seu Salvador crucificado e ressurreto, os Colossenses estavam voltando a uma negação auto-imposta, assumindo-a como um requisito para a salvação.

Paulo os advertiu contra tentar “abrir seu caminho para o Céu.”

Acautelai-vos que ninguém vos engane com filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os princípios básicos do mundo, e não segundo Yahushua. (Veja Colossenses 2:8.)

A autopunição nunca é exigida por Yahuwah para ser salvo. Paulo encorajou os crentes Colossenses a serem livres em Yahushua e não influenciados pela abstinência auto-imposta dos pagãos ao seu redor.

Portanto, ninguém vos julgue por comida ou por bebida, ou em relação a uma festa ou a uma lua nova ou shabats, que são uma sombra das coisas por vir, mas o corpo é de Yahushua. Que ninguém vos defraude de vossa recompensa, regozijando-se em falsa humildade. . . e não se apegando à Cabeça [Yahushua]. . . (Veja Colossenses 2:16-19.)

“Mas o corpo é de Yahushua” é uma frase que foi mal traduzida.

“Uma tradução literal das últimas palavras de Colossenses 2:17 diz, ‘mas o corpo de Cristo [Yahushua].’ O que é o corpo de . . . [Yahushua]? 1 Coríntios 12:27 fornece a resposta: ‘Agora vós sois o corpo de . . . [Yahushua], e membros individualmente.’ O corpo de . . . [Yahushua] é a igreja!” (Earl L. Henn, “Are the Sabbath and Holy Days Done Away?” [“Estão os Shabats e os Dias Sagrados Abolidos?”)

três cruzes ao pôr do solPaulo ensinou aos Colossenses que eles não deveriam permitir que as críticas dos pagãos ao redor ditassem suas práticas, mas que a ekklesia deveria fazer tais julgamentos. Eles estavam agora livres das filosofias pagãs e podiam viver uma vida equilibrada em Yahushua.

A razão pela qual usamos Ekklesia e não igreja quando referindo-se aos fiéis de Yahuwah nos conteúdos WLC é porque a palavra “igreja” não transmite com precisão o significado do original Grego, “Ekklesia”. Ao longo do Novo Testamento, Ekklesia se refere aos Chamados Para Fora. A palavra “igreja”, que enfatiza um grupo, é portanto uma tradução errônea e nunca deveria ter sido usada. Os Cristãos são literalmente os Chamados Para Fora. Os verdadeiros seguidores de Yahushua são de fato os Chamados Para Fora das denominações organizadas e religiões da Babilônia caída. Quando o chamado para fugir de Babilônia foi ouvido, ninguém deve retornar novamente às igrejas e formas de religião Babilônicas.

Portanto, se vós morrestes com Yahushua, dos princípios básicos do mundo, por que, como se estivésseis vivendo no mundo, vos sujeitais a regulamentos – “Não toqueis, não proveis, não manuseeis’, que todos dizem respeito a coisas . . . de acordo com os mandamentos e doutrinas dos homens? (Veja Colossenses 2:20-22.)

Não há mais necessidade de se apegar a tradições feitas pelo homem para abrir caminho para o Céu. A morte de Yahushua na cruz perdoou a dívida dos pecadores. O registro de seus pecados foi pregado na cruz.

“Ele foi ferido pelas nossas transgressões, Ele foi moído pelas nossas iniqüidades; O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, E pelas Suas pisaduras fomos sarados... [Yahuwah] fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós.” (Isaías 53:5, 6, tradução direta da NKJV)

Você está perdoado! Você está livre!