Print

O que foi Pregado na Cruz? Um Exame de Colossenses 2

Colossenses 2:13-17

Perdoado! . . . Livre! . . . Inocente!

A mensagem inspiradora de esperança que o apóstolo Paulo trouxe aos Gentios foi que seu registro de pecados havia sido purificado! Tinha sido pregado na cruz. Eles foram perdoados! Não precisavam mais trabalhar sob o fardo de abrir seu caminho para o Paraíso.

A salvação pelas obras é uma doutrina sustentada por todas as religiões pagãs. Paulo trouxe a alegre mensagem de que todas as “obras” haviam sido realizadas pelo Salvador, Yahushua. Agora, a salvação veio pela fé Nele somente!

Pois não me estou envergonhado do evangelho [boas novas] de Yahushua, pois é o poder de Yahuwah para a salvação de todo aquele que crê, . . . Pois nele a justiça de Yahuwah é revelada de fé em fé; como está escrito, “O justo viverá pela fé.” (Veja Romanos 1:16-17.)

silhueta de um homem arrependido de pé em frente a uma cruzAqueles que exercem fé em Yahushua aceitam Sua morte no lugar da sua própria como o preço exigido por seus pecados. Então, eles podem ser “ressuscitados” com Ele em novidade de vida. Eles não estão mais presos à sua velha natureza pecaminosa. Eles estão livres em Yahushua!

Eu fui crucificado com Yahushua; não sou eu mais quem vive, mas Yahushua vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Yahuwah, que me amou e Se entregou por mim. (Veja Gálatas 2:20.)

Aqui está o poder do evangelho! Pecadores arrependidos podem, pela fé em seu Salvador, ter o registro de seus pecados pregado na cruz e viver uma nova vida em Yahushua. Essa verdade transforma vidas!

Satanás sabe que seu controle escravizador sobre vidas é quebrado pelo poder no evangelho de Yahushua. A fim de esconder esta verdade transformadora da vida do mundo, Satanás tomou uma das declarações mais claras explicando este processo e, através de má tradução e mal-entendido, a envolveu em trevas.

Esta passagem é encontrada em Colossenses 2:13-17:

“E vós, estando mortos em vossas transgressões . . ., Ele vivificou juntamente com Ele, tendo perdoado-vos todas as transgressões, tendo apagado a escrita de ordenanças que era contrária a nós. E Ele tirou-a do caminho, pregando-a na cruz. Tendo desarmado principados e potestades, Ele fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles nisso. Portanto que ninguém vos julgue por comida ou por bebida, ou em relação a uma festa ou a uma lua nova ou shabats, que são uma sombra das coisas por vir, mas o corpo é de . . . [Yahushua].” (Colossenses 2:13-17, tradução direta da NKJV)

Satanás tem enganado multidões a pensar que a “escrita de ordenanças” mencionada nesta passagem que Yahushua “tirou do caminho” e pregou na cruz é a lei divina. Eles supõem que a lei divina não é mais obrigatória e que os estatutos e mandamentos sobre comer apenas carnes limpas e adorar nas festas, Shabats e Luas Novas foram “abolidos.” Assim, Satanás leva muitos a na verdade quebrar a lei divina porque eles acreditam que este texto ensina que a lei não é mais obrigatória.

homem estudando BíbliaNo entanto, um exame cuidadoso do texto revela o erro dessa crença.

“O que era essa ‘escrita de ordenanças’? Essas palavras são traduzidas da frase Grega cheirographon tois dogmasin. Cheirographon significa qualquer coisa escrita à mão, mas pode se aplicar mais especificamente a um documento legal, fiança ou nota de dívida. Dogmasin refere-se a decretos, leis ou diretrizes que regem a conduta ou modo de vida de uma pessoa.” (Earl L. Henn, “Was God’s Law Nailed to the Cross?” [“A Lei de Deus Foi Pregada na Cruz?”])

As “ordenanças” que estão “contrárias” a nós não podem ser a lei divina, porque a lei divina é para nós! O próprio Paulo afirma: “a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” (Romanos 7:12, KJV em português)

A lei de Yahuwah é perfeita, convertendo a alma; o testemunho de Yahuwah é seguro, tornando sábios os simples. Os estatutos de Yahuwah são justos, alegrando o coração. Mais desejáveis ​​são eles do que o ouro, Sim, do que muito ouro fino; Além disso, por eles o Teu servo é avisado, E em guardá-los há grande recompensa. (Veja Salmo 19:7-8, 10-11.)

Paulo está proclamando as boas novas da salvação em Colossenses 2! Pela morte do Salvador, a dívida de culpa devida pelo pecado é limpa! O pecado é a “escrita de ordenanças” e realmente tem sido “contrária a nós.”

Quando uma pessoa era crucificada, uma lista dos crimes cometidos também era pregada na cruz. Pilatos inscreveu o crime de Yahushua: Rei dos Judeus. Como nosso Rei e como nosso Salvador, Yahushua recebeu o castigo por nossos pecados.

“Pois Ele fez Aquele que não conheceu pecado pecado por nós, para que nós pudéssemos nos tornar a justiça de. . . [Yahuwah] Nele.” (2 Coríntios 5:21, tradução direta da NKJV)

“Ele foi contado com os transgressores, E levou o pecado de muitos, E fez intercessão pelos transgressores.” (Isaías 53:12, tradução direta da NKJV)

O que foi Pregado na Cruz? O Registro de Nossos Pecados!

Todos os que aceitam a morte do Salvador por seus pecados, têm o registro de seus pecados “tirado” e “pregado na cruz.” AleluYAH!

Todos os que aceitam a morte do Salvador por seus pecados, têm o registro de seus pecados “tirado” e “pregado na cruz.”

Yahushua também sofreu por nós. . . Ele mesmo levou os nossos pecados em Seu próprio sobre o madeiro, para que, tendo morrido para os pecados, pudéssemos viver para a justiça - por cujas pisaduras fostes sarados. (Veja 1 Pedro 2:21, 24.)

Colossenses 2 apresenta uma verdade muito bonita e profunda: a doutrina da justificação.

“E vós, estando mortos em vossas transgressões . . ., Ele vivificou juntamente com Ele, tendo perdoado-vos todas as transgressões, tendo apagado a escrita de ordenanças que era contrária a nós. E Ele tirou-a do caminho, pregando-a na cruz.” (Colossenses 2:13, 14, tradução direta da NKJV)

O “isso” que foi pregado na cruz não é a lei divina “santa, justa e boa.” O que foi pregado na cruz e “apagado” foi o registro de transgressões e pecados! Quando o registro pecaminoso foi apagado, o poder de Satanás sobre as vidas foi quebrado!

“Tendo desarmado principados e potestades, Ele fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles nisso.” (Colossenses 2:15, tradução direta da NKJV)

Esta é uma boa notícia hoje, e era uma boa notícia para os Colossenses.

Colossos era uma cidade pagã. Sua religião era uma de salvação por obras. Eles ensinavam que a perfeição só poderia ser alcançada por meio de extrema abnegação e abstinência de prazer. Eles acreditavam que qualquer pessoa que afirmasse ser religiosa deveria praticar a austeridade que eles praticavam. Isso influenciou os jovens Cristãos em Colossos que anteriormente eram pagãos. Em vez de confiar plenamente nos méritos de seu Salvador crucificado e ressurreto, os Colossenses estavam voltando a uma negação auto-imposta, assumindo-a como um requisito para a salvação.

Paulo os advertiu contra tentar “abrir seu caminho para o Céu.”

Acautelai-vos que ninguém vos engane com filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os princípios básicos do mundo, e não segundo Yahushua. (Veja Colossenses 2:8.)

A autopunição nunca é exigida por Yahuwah para ser salvo. Paulo encorajou os crentes Colossenses a serem livres em Yahushua e não influenciados pela abstinência auto-imposta dos pagãos ao seu redor.

Portanto, ninguém vos julgue por comida ou por bebida, ou em relação a uma festa ou a uma lua nova ou shabats, que são uma sombra das coisas por vir, mas o corpo é de Yahushua. Que ninguém vos defraude de vossa recompensa, regozijando-se em falsa humildade. . . e não se apegando à Cabeça [Yahushua]. . . (Veja Colossenses 2:16-19.)

“Mas o corpo é de Yahushua” é uma frase que foi mal traduzida.

“Uma tradução literal das últimas palavras de Colossenses 2:17 diz, ‘mas o corpo de Cristo [Yahushua].’ O que é o corpo de . . . [Yahushua]? 1 Coríntios 12:27 fornece a resposta: ‘Agora vós sois o corpo de . . . [Yahushua], e membros individualmente.’ O corpo de . . . [Yahushua] é a igreja!” (Earl L. Henn, “Are the Sabbath and Holy Days Done Away?” [“Estão os Shabats e os Dias Sagrados Abolidos?”)

três cruzes ao pôr do solPaulo ensinou aos Colossenses que eles não deveriam permitir que as críticas dos pagãos ao redor ditassem suas práticas, mas que a ekklesia deveria fazer tais julgamentos. Eles estavam agora livres das filosofias pagãs e podiam viver uma vida equilibrada em Yahushua.

A razão pela qual usamos Ekklesia e não igreja quando referindo-se aos fiéis de Yahuwah nos conteúdos WLC é porque a palavra “igreja” não transmite com precisão o significado do original Grego, “Ekklesia”. Ao longo do Novo Testamento, Ekklesia se refere aos Chamados Para Fora. A palavra “igreja”, que enfatiza um grupo, é portanto uma tradução errônea e nunca deveria ter sido usada. Os Cristãos são literalmente os Chamados Para Fora. Os verdadeiros seguidores de Yahushua são de fato os Chamados Para Fora das denominações organizadas e religiões da Babilônia caída. Quando o chamado para fugir de Babilônia foi ouvido, ninguém deve retornar novamente às igrejas e formas de religião Babilônicas.

Portanto, se vós morrestes com Yahushua, dos princípios básicos do mundo, por que, como se estivésseis vivendo no mundo, vos sujeitais a regulamentos – “Não toqueis, não proveis, não manuseeis’, que todos dizem respeito a coisas . . . de acordo com os mandamentos e doutrinas dos homens? (Veja Colossenses 2:20-22.)

Não há mais necessidade de se apegar a tradições feitas pelo homem para abrir caminho para o Céu. A morte de Yahushua na cruz perdoou a dívida dos pecadores. O registro de seus pecados foi pregado na cruz.

“Ele foi ferido pelas nossas transgressões, Ele foi moído pelas nossas iniqüidades; O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, E pelas Suas pisaduras fomos sarados... [Yahuwah] fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós.” (Isaías 53:5, 6, tradução direta da NKJV)

Você está perdoado! Você está livre!