Print

O sinal de Jonas

O "sinal do profeta Jonas" abrange muito mais do que a maioria das pessoas já percebeu. Um estudo cuidadoso da Escritura revela que os "três dias e três noites" que o Salvador passou no "coração da terra" teve início no Getsêmani, na noite em que foi traído.

kids drawingAs crianças estavam estudando a história de Jonas na aula bíblica. A Sra Fredericks os mandou desenha uma imagem sobre Jonas. A maioria das crianças desenharam imagens de Jonas na água com os peixes ou sendo engolido. Alguns fizeram um ângulo lateral mostrando Jonas orando dentro do peixe. Quando a Sra Fredericks olhou para a foto de Jennifer, ela não tinha idéia do que era aquilo. Dentro de um grande retângulo de três camas e três sóis sorridentes haviam figuras de um pai e um menino que davam as mãos. A maioria do retângulo foi preenchido com marrom. Na parte superior, havia uma franja de grama verde. Pequenas raízes abaixo da grama haviam sido meticulosamente desenhadas. "Jennifer, você deveria fazer um desenho sobre Jonas, mas eu não vejo isso em qualquer lugar na sua imagem. Você não entendeu a tarefa?" "Não, eu fiz, Sra Fredericks! Vê? Este é o sinal de Jonas: o filho do homem está no solo por três dias e três noites. Vê o menino? Ele é o filho. As camas são as três noites. Os sóis são os dias e é tudo no chão." Enquanto a imagem trouxe um sorriso a sua professora, a maioria dos cristãos não estão mais perto de compreender o "sinal de Jonas" como Jennifer. Diferentes igrejas ensinam diferentes interpretações do que o Salvador quis dizer quando profetizou da sua morte, dizendo: "Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no coração da terra.” (Mateus 12: 39-40, NVI)

Várias teorias - diferentes denominações tem diferentes interpretações sobre qual é o tempo do “sinal de Jonas”, e algumas das opções são:

  1. Desde a crucificação na sexta de manhã até a ressurreição no domingo de manhã.

  2. De Quarta-feira a sábado à noite.

  3. Tempo do enterro na sepultura, ou seja, de sexta-feira a noite a domingo de manhã.

O primeiro problema com cada uma dessas interpretações é que elas são baseadas em uma falsa premissa: o uso israelita do calendário Juliano. Os israelitas no tempo de Yahushua usavam o calendário luni-solar de Moisés. O calendário bíblico não se alinha nem com os dias planetários de sexta-feira, sábado e domingo, ou com a anterior semana de oito dias do calendário original Juliano. Mas há outros problemas que revelam a falsidade dessas teorias.

Crucificação à ressurreição: Muitos supõem que o sinal de Jonas refere-se ao período de tempo a partir da crucificação até a ressurreição. Isso é incorreto pois o Salvador foi crucificado no meio da manhã, na hora do sacrifício da manhã no Abib 14. Assim, enquanto partes de três dias são medidas, é sobram apenas duas noites.

Quarta-feira a sábado noite: Outros cristãos acreditam que Yahushua ficou um total de 72 horas na sepultura. Sob este cenário, eles dizem que a crucificação ocorreu na quarta-feira do calendário juliano. Esta crença também está incorreta pois ela coloca a ressurreição na noite de sábado. Isso é incorreto por dois motivos. Em primeiro lugar, como afirmado anteriormente, o calendário Juliano não foi usado pelos judeus na época de Yahushua. Em segundo lugar, a Escritura diz claramente que a ressurreição não ocorreu na noite de Abib 15. Em vez disso, ocorreu ao amanhecer, na manhã de Abib 16: "E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro." (Mateus 28: 1). A crucificação ocorreu em sintonia com o grande sistema de tipos e anti-tipos estabelecido por Yahuwah na época do Êxodo. Portanto, ele não poderia ter ocorrido em qualquer momento antes de Abib 14.

Sexta-feira noite a sábado noite: Outros erraram ao assumir que apenas as horas gastas na sepultura qualificam como sendo "no coração da terra."

Lázaro tinha acabado de aumentar a morte em um túmulo depois de quatro dias e os fariseus queriam um sinal. Será que Yahushua repetiria este milagre, por menos dias, e ofereceria como um sinal? Não, o sinal era muito mais do que ressuscitar dos mortos depois de três dias e noites em um túmulo. O sinal era mergulhar em nossos pecados, separado de Yahuwah, como Jonas profetizou, onde Yahuwah não ouviria, pagaria os nossos pecados com o sofrimento, com a morte, e no terceiro dia levantaria novamente.1

Para entender o sinal que Yahushua deu, é necessário entender a linguagem simbólica que ele usou. Como sempre, a Escritura fornece as pistas para explicar os seus próprios mistérios. Há três pontos que, quando compreendidos, revelam claramente o significado da referência de Yahushua para o "sinal do profeta Jonas":

  1. Inclusiva versus contagem exclusiva

  2. O significado da frase, "coração da terra"

  3. Quando os "três dias e três noites" começaram

Contagem Inclusiva: Ambos os romanos e os israelitas dos tempos bíblicos contavam de forma diferente do que a maioria das pessoas hoje têm sido ensinadas. Para a maior parte, as pessoas hoje contam exclusivamente. Por exemplo, suponha que seu filho venha até você em 20 de abril, depois da folga da primavera. Ele pergunta quanto tempo até as férias de verão. Você sabe que começa e, 15 de junho. Portanto, você diz a ele que as férias de verão começarão em dois meses. Você conta apenas os meses de Maio e Junho. Você não contou o mês de abril, pois é o mês em que você está. Um israelita ou romano, por outro lado, sempre contou inclusivamente. Se a eles tivesse sido perguntado quando iriam ocorrer as férias de verão, a resposta teria sido três meses pois eles sempre contam do mês em que a contagem começou. Assim, não é necessário dizer que o sinal de Jonas abrange um total de 72 horas. Além disso, contar um dia como um período de 24 horas era um método de contagem que não existia entre os israelitas. Noites foram divididas em relógios e os dias foram divididos igualmente em 12 horas no relógio de sol. Yahushua perguntou: "Não há doze horas no dia?" (Ver João 11:9.) As horas do dia no verão foram, consequentemente, maior do que as horas no inverno. Com a contagem inclusiva, qualquer porção de um dia foi contado como o primeiro dia. Portanto, Abib 16, o dia da ressurreição do Salvador, foi o terceiro dia na contagem mesmo que Ele tenha ressuscitado no início do dia.

Coração da Terra: Os crentes há muito assumem que o "coração da terra" refere-se a ser enterrado. No entanto, isso é uma explicação muito limitada. O verdadeiro "coração da terra" tem uma aplicação muito mais ampla. A Escritura refere-se a "coração", como a raça humana ou, mais especificamente o coração humano. Na parábola do semeador de Yahushua, ele afirmou explicitamente que o que foi semeado no solo foi (Veja Marcos 4: 3-20) "a palavra em seus corações." A Escritura também é clara que o coração do homem é má e pecador:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17: 9)

"E viu Yahuwah que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." (Gênesis 6: 5)

heart of the earth

O original grego para o coração fornece uma confirmação adicional: "kardia ... o coração, ou seja, (fig.), pensamentos ou sentimentos (mente)..."2 Assim, o coração da terra refere-se a muito mais do que um enterro físico simples na terra. Refere-se a estar sob a condenação do pecado. Yahushua era sem pecado. Ele tinha que ser, ou ele não poderia ter sido nosso Redentor. Dito isto, Ele voluntariamenteassumiu a responsabilidade pelos nossos pecados. Este foi o mistério da graça que permitiu que o Criador oferecesse justificação e redenção ao pecador arrependido. Por Yahushua aceitar nossos pecados, nos quais ele não tinha nenhuma parte, ele poderia oferecer-nos a Sua justiça, em que tivemos nenhuma parte também.

E tudo isto provém de Yahuwah, que nos reconciliou consigo mesmo por Yahushua, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Yahuwah estava em Yahushua reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Yahuwah. (2 Coríntios 5: 18-19, 21)

Todo o quinquagésimo terceiro capítulo de Isaías explica essa troca divina:

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões,

E moído por causa das nossas iniqüidades;

O castigo que nos traz a paz estava sobre ele,

E pelas suas pisaduras fomos sarados.

Mas Yahushua fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

E foi contado com os transgressores;

Mas ele levou sobre si o pecado de muitos,

E intercedeu pelos transgressores. (Isaías 53: 5-6, 12)

Quando Yahushua se fez pecador por nós, Ele aceitou a punição por todos os que continuam a se rebelar contra o céu devem enfrentar. Que a punição é a separação de Yahuwah:

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Yahuwah; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59:2)

"Se eu atender à iniqüidade no meu coração, Yahuwah não me ouvirá;" (Salmo 66:18)

Quando a contagem começou? A punição sofrida por Yahushua era sofrer separação eterna do Criador de Tudo. Este sofrimento culminou em sua morte quando morreu de uma ruptura cardíaca, resultando em fluxos individuais de sangue e "água". No entanto, o sofrimento do Redentor não começou com o primeiro prego perfurando a pele, ou a primeira faixa de um flagelo Romano. Esta é a chave para entender o sinal do profeta Jonas. O sofrimento de Yahushua começou quando ele caiu sob a condenação divina e o pecado no Jardim do Getsêmani.

No Jardim do Getsêmani o Mestre sofreu no lugar do homem, e a natureza humana do Filho de Yahuwah cambaleou sob o terrível horror da culpa do pecado, até que de Seus lábios pálidos e trêmulos foi forçado o grito agonizante, "Pai, se queres, passa de mim este cálice;" mas como nãpo havia outro caminho pelo qual a salvação do homem caído podia ser realizada, em seguida, "todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." A natureza humana teria morrido sob o horror do sentido do pecado, e Ele não tinha um anjo do céu o ajudando a suportar a agonia.3

Yahushua era o Cordeiro de Yah que tira os pecados do mundo. Ele foi crucificado na Páscoa (Abib 14) para que a justiça de YHWH passasse a pecadores arrependidos, assim como o Anjo da Morte passou sobre os israelitas no Egito. No entanto, o Seu sofrimento começou no Jardim do Getsêmani, após a Última Ceia, na noite de Abib 13.

O poder que infligiu a justiça retributiva em cima do substituto do homem, era o poder que sustentou e confirmou o único que sofreu sob o enorme peso da ira que teria caído em cima de um mundo pecaminoso. Yahushua estava sofrendo a morte que foi pronunciada sobre os transgressores da lei [de YHWH].

É uma coisa terrível para o pecador cair nas mãos de Eloah... Mas nunca foi provada tão grande agonia como a de Yahushua, o Filho do infinito Eloah, quando Ele suportou a ira de Yahuwah para um mundo pecaminoso. Foi em consequência do pecado, da transgressão da lei de YHWH, que o Jardim do Getsêmani tornou-se pré-eminentemente o lugar de sofrimento para um mundo pecaminoso. Nenhuma tristeza, nenhuma agonia, pode medir o que foi suportado pelo Filho de Yahuwah.4

Lamb of Yahuwah

A agonia mental e emocional pura suportada pelo Salvador ("Mas Ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.") (Isaías 53:12) foi iniciada no Getsêmani. A Escritura registra o resultado horrível: "E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão." (Lucas 22:44) Isso foi antes de sua prisão. Já tendo tido contato com a ira divina para com os pecadores, a punição começou a noite antes da crucificação real. A Escritura confirma que a punição para os pecadores englobava muito mais do que as seis horas que o Salvador passou na cruz. Há doze passagens bíblicas que se referem a um período de tempo de três dias em torno da morte de Yahushua e cada um deles refere-se especificamente de alguma forma para o sofrimento mental que começou no Getsêmani dias anteriores a sua morte.

"O homem não foi feito um portador de pecados, e ele nunca vai saber o horror da maldição do pecado que o Salvador suportou. Nenhuma tristeza pode suportar qualquer comparação com a tristeza daquele a quem a ira de [YHWH] caiu com força esmagadora. A natureza humana pode suportar, mas uma quantidade limitada de teste e experimentação. O finito só pode suportar a medida finita, que da natureza humana sucumbe; mas a natureza da [Yahushua] teve uma maior capacidade de sofrimento; para o ser humano que existia na natureza divina, criou-se uma capacidade de sofrimento para suportar o que resultou dos pecados de um mundo perdido. ... O salário do pecado é a morte, mas o dom de [Yah] é a vida eterna por meio de [Yahushua] para o pecador arrependido e crente. "

Ellen G. White, Manuscrito 35, 1895

“Desde então começou Yahushua a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.” (Mateus 16:21)

O terceiro dia a partir de quando? A partir de quando o sofrimento começou. Leia:

"Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Yahushuapadecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos." (Lucas 24: 45-46)

"E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria." (Marcos 8:31)

Este texto é de particular importância, porque é muito claro que aressuscitação vem depois de um processo de três dias que começou com seu sofrimento. Lucas 24 registra a história de dois homens que andam de Jerusalém para sua casa em Emaús no Abib 16, o dia da ressurreição. Enquanto caminhavam, eles discutiram "todas estas coisas que haviam sucedido." (Lucas 24:14)

E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Yahushua se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?

E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Yahushua, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Yahuwah e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. (Lucas 24: 15-17, 19-21)

Isto deu ao Salvador a abertura que Ele queria para ensiná-los e inspirar a sua fé:

E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que Yahushua padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (Lucas 24: 25-27)

Não é necessário ignorar esta profecia maravilhosa de sofrimentos e morte do Salvador, nem é necessário impor um total de 72 horas no período de tempo. O período de tempo a partir da noite de Abib 13 até o alvorecer5 no Abib 16 atende aos parâmetros desta profecia. O "sinal do profeta Jonas" foi perfeitamente cumprido no sofrimento e morte do Salvador quando Ele voluntariamente aceitou a condenação da lei contra os pecadores e submeteu-se a estar separado de YHWH para o bem da humanidade redentora.


1 Jen Shroder, Três Dias e Três Noites: o sinal de Jonas.

2 Kardia, # 2588, dicionário expandido The New Strong das palavras da Bíblia.

3 SDA Bible Commentary, Vol. 5, p. 1103.

4 Ibid.

5 O fato de que a ressurreição ocorreu na madrugada de Abib 16, o terceiro dia da profecia, indiretamente suporta a evidência bíblica revelando que o dia começa ao amanhecer.