Print

Os Apóstolos Esperavam a Vinda de Cristo Em Qualquer Momento?

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

os-apóstolos-esperavam-a-vinda-de-cristo-em-qualquer-momento

Milhões de estudantes da Bíblia em todo o mundo responderiam imediatamente, “Sim, é claro que esperavam” a esta pergunta, e sem dúvida acrescentariam que os crentes de hoje têm a mesma expectativa. Esta visão, a vinda de Cristo a “qualquer momento”, é uma doutrina chave no sistema interpretativo conhecido como Dispensacionalismo e está ligada a uma crença correspondente no chamado “arrebatamento pré-tribulação” da igreja, que supostamente deve ocorrer antes da Grande Tribulação e da vinda do Anticristo.

O espaço não permite um exame completo deste sistema. Mas o que eu quero fazer é olhar para algumas das Escrituras que são alegadas em apoio à vinda a qualquer momento e mostrar que nenhuma delas pode ser usada justamente para dizer, “Sim, os Apóstolos acreditaram que Cristo poderia vir a qualquer momento.” E, para concluir, quero mostrar que há uma sequência definida de eventos que devem ocorrer antes que Cristo possa retornar, e que essa sequência pode ser vista claramente nas Escrituras.

“Nós que estamos vivos e permanecemos...”

O primeiro argumento é baseado no uso de pronomes pessoais em algumas passagens a respeito da vinda de Cristo. Paulo diz aos Tessalonicenses, “Nós, que estamos vivos e permanecemos até a vinda do Senhor...” (1 Ts. 4:15). Este é um texto importante em apoio à vinda a qualquer momento. Paulo parece se incluir no grupo que estaria vivo na vinda do Senhor e, à primeira vista, isso parece bastante convincente.

1 João 3:2 usa linguagem semelhante: “Amados, agora somos filhos de Yahuwah, e ainda não foi revelado o que seremos, mas sabemos que quando Ele se revelar, seremos como Ele, pois veremos Ele como Ele é.” João aqui parece dizer que ele pode estar vivo na vinda de Cristo.

O uso de pronomes pessoais dessa maneira, entretanto, não prova o ponto, pois esta é a maneira regular e consistente com que os escritores da Bíblia se referiam à comunidade à qual pertenciam. “Nós que estamos vivos, que ficamos até a Parousia,” pode significar não mais do que “aqueles da sociedade Cristã que estarão vivos na Parousia.” 1 Prova disso é encontrada nas seguintes passagens.

Em Números 14, os Israelitas descrentes foram sentenciados a vagar no deserto por 40 anos, e ficou claro para eles que nenhum deles entraria na terra prometida. Mesmo assim, lemos em Números 15:2, “Quando vós entrardes na terra...” O pronome “vós” aqui não pode significar as pessoas que foram sentenciadas a morrer no deserto, embora as palavras tenham sido dirigidas a eles. Claramente se refere a seus descendentes, aqueles que entrariam na terra. Podemos dizer que esse uso da palavra é “corporativo,” ou seja, se refere ao grupo e não inclui necessariamente as pessoas às quais se dirige.

Deuteronômio 11:7: “Mas os vossos olhos viram todas as grandes obras do Senhor que ele fez.” Isso foi dito no final das andanças, e os versículos anteriores mostram que isso se referia aos milagres que ocorreram no Êxodo. No entanto, a vasta maioria da nação não tinha visto pessoalmente nada disso. Novamente se refere ao grupo, neste caso seus ancestrais.

Juízes 2:1: O anjo do Senhor disse, “Eu te tirei do Egito e te trouxe à terra que jurei a vossos pais ...” Novamente, o pronome se refere a seus ancestrais e não pessoalmente a eles.

O profeta Daniel se associou aos pecados de seu povo em Daniel 9:5-6, embora ele pessoalmente vivesse uma vida sem culpa. O Apóstolo Paulo também diz em Tito 3:3, “nós mesmos também éramos uma vez insensatos, desobedientes, enganados, servindo a várias luxúrias e prazeres...” Ver 2 Timóteo 1:3, Atos 23:1 e Filipenses 3:6 para o registro de Paulo de seu verdadeiro modo de vida.

Observe que em 2 Coríntios 4:14 Paulo disse que Yahuwah “nos levantará também com Yahushua, e nos apresentará convosco”. Aqui ele claramente antecipa a morte e a ressurreição na vinda de Cristo. Ele mudou de ideia desde 1 Tessalonicenses? Teólogos liberais acreditam que sim, mas o que isso faz por nossa doutrina de inspiração? Qual afirmação é inspirada e qual está errada? Ambas são inspiradas. Paulo estava aplicando consistentemente a linguagem corporativa das Escrituras e falando do grupo ao qual todos eles pertenciam.

Este uso dos pronomes é consistente em toda a Escritura e pode ser considerado como a “linguagem padrão,” significando que onde quer que vejamos os pronomes usados ​​desta forma, o uso é corporativo. Aqueles que desejam aplicar a linguagem das Escrituras de uma maneira diferente desta, realmente terão que apresentar alguma prova convincente.

A Linguagem da Segunda Vinda

segunda vinda

No interesse da justiça, devemos resumir o que os Dispensacionalistas acreditam a respeito da segunda vinda. A seguinte citação é de The Approaching Advent of Christ [O Advento de Cristo que se Aproxima], de Alexander Reese, e foi compilada de seu estudo dos escritos de vários Dispensacionalistas. Esta passagem enfatiza vários termos que são importantes para a compreensão do assunto, como os Dispensacionalistas o veem:

“A Segunda Vinda de Cristo deve ocorrer em dois estágios distintos; a primeira, que diz respeito apenas à Igreja, ocorre no início ou antes da última ou apocalíptica Semana de Daniel; a segunda, que diz respeito a Israel e ao mundo, ocorre no final dessa Semana. Entre a Vinda de Cristo em relação à Igreja e a Vinda de Cristo em relação ao mundo, ocorre um período de pelo menos sete anos – o período da Semana apocalíptica, durante a qual o Anticristo se manifesta. No primeiro estágio do Advento, todos os mortos em Cristo, junto com os justos mortos do A.T., serão ressuscitados à imagem e glória de Cristo; estes, junto com aqueles Cristãos que vivem para ver a Vinda do Senhor, serão arrebatados para encontrar o Senhor nos ares. Esta é a Vinda do Senhor e é a verdadeira esperança da Igreja.

“No segundo estágio, sete ou mais anos depois, o Anticristo será destruído, Israel será convertido e renovado e o reino milenar estabelecido. Este é o Dia, Aparecimento ou Revelação de Cristo, e é inteiramente distinto da Vinda, pois diz respeito somente à Igreja. A segunda fase do Advento tem isto, e somente isto, que diz respeito à Igreja, que será o tempo para o julgamento e recompensa dos santos celestiais por seu serviço na terra. Alguns, entretanto, referem a recompensa ao tempo da Vinda, ou Arrebatamento, como geralmente é chamada a primeira etapa” (p. 19-20).

Esta passagem enfatiza vários termos que são importantes para a compreensão do nosso assunto. Arrebatamento, Vinda, Aparecimento e Revelação são todos termos técnicos no esquema Dispensacionalista, e devemos examiná-los brevemente para ver se eles realmente têm o significado reivindicado para eles pelos Dispensacionalistas.

Arrebatamento é derivado da palavra latina rapere, que é o equivalente da palavra Grega harpazo usada em 1 Tessalonicenses 4:17 para descrever o pegar dos crentes para encontrar o Senhor nos ares. Como tal, não há problema em usá-lo para descrever esse evento. Mas, uma vez que este evento é interpretado erroneamente pelos Dispensacionalistas e é aplicado a uma suposta vinda anterior à tribulação, nosso uso dele teria que ser qualificado pela explicação do que queremos dizer. Talvez seja melhor não usá-lo para evitar mal-entendidos.

o arrebatamento

Parousia é a palavra Grega para vinda. O uso de Paulo em 1 Tessalonicenses 4 é central para a discussão. “Por isso vos dizemos, pela palavra do Senhor, que nós, os que estamos vivos e permanecemos até a vinda (parousia) do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Pois o Próprio Senhor descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Yahuwah. E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, que estamos vivos e permanecemos, seremos arrebatados junto com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (1 Ts. 4:15-18).

É difícil encontrar qualquer segredo nesta passagem. A parousia é o evento no qual Cristo vem com seus santos: “Na parousia de nosso Senhor Yahushua com todos os seus santos” (1 Ts. 3:13). Isso contradiz uma distinção fundamental feita pelos Dispensacionalistas. A Parousia, dizem eles, é quando Cristo vem para os santos. Ele só vem com os santos, dizem eles, na revelação ou no aparecimento.

No entanto, 2 Tessalonicenses 2:8 mostra que é na parousia que Cristo destruirá o Homem do Pecado: “E então se revelará o iníquo, a quem o Senhor Yahushua matará com o sopro de sua boca, e trará a um terminar com o aparecimento de sua parousia.” Este versículo é contrário ao esquema Dispensacionalista das coisas. De acordo com os Dispensacionalistas, a Parousia deve ocorrer antes da ascensão do Homem do Pecado (o Anticristo), mas aqui está acontecendo com a destruição do Anticristo.

A Parousia será um evento glorioso e visível testemunhado em todo o mundo e ocorrendo no final da profecia das Oliveiras. “Pois, assim como o relâmpago vem do oriente e brilha ao ocidente, assim será a parousia do Filho do Homem” (Mt. 24:27).

Neste ponto, os Dispensacionalistas argumentarão que Parousia significa “presença” e, portanto, cobre todo o período, incluindo o arrebatamento ou a revelação no final do período de sete anos. Parousia pode de fato significar “presença” e é assim traduzida em Filipenses 2:12, mas seu significado usual é “chegada.” Quando Parousia é usada para Yahushua, sempre significa sua chegada, a Segunda Vinda. As descobertas dos estudiosos nos últimos 150 anos acrescentaram um significado vívido a este termo usado para referir-se a Cristo. Alexander Reese tem a dizer: “É uma das grandes contribuições da erudição moderna que agora entendamos o que os primeiros Cristãos sentiram quando leram na epístola de Paulo sobre a Parousia do Senhor Yahushua Cristo. Estudiosos e arqueólogos têm cavado nos montes de lixo do Egito e encontraram esta palavra usada em muitos documentos na vida cotidiana para a chegada de reis e governantes, ou a visita seguinte.” Ele prossegue citando o grande estudioso Adolph Deismann que diz, “Desde o período Ptolomaico até o Segundo Século DC, somos capazes de rastrear a palavra no Oriente como uma expressão técnica para a chegada ou a visita do rei ou do imperador.” A aplicação disso à vinda de Cristo é óbvia.

Revelação é uma tradução da palavra Grega apocalypse (apokalupsis). De acordo com os Dispensacionalistas, a revelação deve ocorrer após a tribulação, quando Cristo vier para julgar o mundo e estabelecer seu Reino. A igreja, tendo sido arrebatada, como eles afirmam, antes da tribulação, não deveria estar esperando pela revelação, mas pelo “arrebatamento”. No entanto, não é isso que encontramos. Estamos “esperando a revelação (apokalupsis) de nosso Senhor Yahushua Cristo” (1 Co. 1:7). A revelação é o evento no qual os santos recebem seu descanso e alívio após um período de aflição: “É uma coisa justa da parte de Yahuwah retribuir com tribulação aqueles que vos atribulam e dar a vós que estais perturbados descanso conosco na revelação do Senhor Yahushua do céu com seus anjos poderosos em chamas de fogo, tomando vingança sobre aqueles que não conhecem Yahuwah, e sobre aqueles que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Yahushua Cristo” (2 Ts. 1:6-8). Mas, novamente, de acordo com os Dispensacionalistas, os santos já haviam experimentado o descanso no arrebatamento. Pedro também se refere a um período de aflição que terminará na revelação. “Mas regozijai-vos na medida em que participais nos sofrimentos de Cristo, para que, na revelação da sua glória, vos regozijeis com exultação” (1 Pe. 4:13).

A revelação é então o objeto da esperança Cristã junto com a Parousia, e o mesmo é verdadeiro para a epiphaneia, uma palavra Grega que significa “manifestação,” a terceira palavra distintiva usada para a vinda de Cristo. Esta palavra é realmente usada junto com Parousia em 2 Tessalonicenses 2:8, que fala de Cristo destruindo o Homem do Pecado na “epiphaneia de sua parousia.” Paulo exorta Timóteo a “guardar este mandamento sem mancha, sem culpa até o aparecimento de nosso Senhor Yahushua Cristo (epiphaneia),” novamente mostrando que é um objeto de esperança. Paulo esperava por isso: “No futuro está reservada para mim uma coroa de justiça, que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amaram sua epiphaneia” (2 Tm. 4:8).

Podemos apenas concluir do uso escritural dessas palavras que todas se referem ao mesmo evento, o glorioso retorno de Cristo para destruir as forças do Anticristo e dar a seu povo descanso no Reino de Yahuwah. É difícil imaginar como alguém poderia ter pensado de outra forma. Em nenhum caso esta evidência pode ser reconciliada com a ideia de uma vinda pré-tribulação a qualquer momento.

A Predição sobre Pedro

Agora, vejamos as predições que o Senhor fez aos seus discípulos antes de subir ao céu. Aqui, descobriremos mais uma vez que a evidência é totalmente contra a vinda do Senhor a qualquer momento. Uma de suas previsões mais interessantes foi a respeito de Pedro, encontrada em João 21:18-19. “’Com toda a certeza eu te digo, quando tu eras mais jovem, tu se cingiste e caminhaste para onde desejaste; mas quando tu ficares velho, tu estenderás tuas mãos e outro te cingirá e te levará onde tu não desejas ir.’ Isso ele disse, indicando com que tipo de morte ele glorificaria Yahuwah.” Podemos presumir que Pedro tinha mais ou menos a mesma idade de Cristo neste ponto. Pedro, portanto, podia esperar cerca de trinta ou quarenta anos de vida antes de seu martírio. Trinta anos depois, o próprio Pedro escreveu: “Acho que é certo, enquanto estou nesta tenda, agitá-lo, lembrando-o, sabendo que em breve devo desmontar minha tenda, assim como nosso Senhor Yahushua me mostrou. Além disso, terei o cuidado de garantir que você sempre tenha um lembrete dessas coisas depois da minha morte” (2 Pe. 1:13-15).

Evidentemente, essa conversa foi amplamente conhecida em toda a Igreja, e não é possível imaginar como alguém poderia imaginar que o Senhor poderia vir a qualquer momento, dada essa predição. Enquanto Pedro estivesse vivo e não tivesse sido martirizado, tal evento seria impossível.

O Programa para o Evangelho

As instruções do Senhor sobre a pregação do Evangelho também excluem uma vinda a qualquer momento. Existem vários relatos sobre isso, mas usaremos aquele em Atos: “Mas recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:8). Este é o programa para a Igreja, e cada uma de suas fases está claramente assinalada em Atos. O testemunho em Jerusalém ocupa vários capítulos até o final do capítulo 7 com o martírio de Estevão. A consequência da morte de Estêvão levou ao início do cumprimento da segunda e terceira etapas, testemunhando na Judéia e em Samaria. A missão samaritana começou no capítulo 8 por meio da obra de Filipe e provavelmente ocorreu vários anos após a ascensão.

Em nenhum momento o Senhor poderia ter retornado até que pelo menos esses eventos tivessem acontecido. Mas a comissão de ir até o “fim da terra” não poderia começar até que o Evangelho fosse aos Gentios e isso está registrado nos capítulos 10 e 11. Os comentaristas não têm certeza do que exatamente “fim da terra” significava, mas deve pelo menos incluir o restante do livro de Atos. Observe que Paulo citou Isaías 49:6 aos Gentios em Atos 13:47. A comissão em Isaías 49 é na verdade dada ao Servo, que é o próprio Cristo, e se refere no contexto à luz que vai para os Gentios antes que o povo de Israel seja reunido. (Veja os versículos 4, 5 para a cronologia aqui.) Este versículo é o pano de fundo para a comissão do Senhor, e Mateus 24:14 é baseado nele. É claro que novamente exclui uma vinda do Senhor a qualquer momento.

Sequência de Eventos

Uma das principais afirmações do Dispensacionalismo é que a igreja não passará pela ira de Yahuwah. “Pois Yahuwah não nos designou para a ira, mas para obter a salvação por meio de nosso Senhor Yahushua Cristo” (1 Ts. 5:9). E é claro que isso é verdade, mas ao confundir a tribulação e o Dia do Senhor, e vendo que a tribulação é um tempo de sofrimento para o povo de Yahuwah, os Dispensacionalistas concluem que a igreja foi removida na Parousia pré-trib. e que as pessoas que passam pela tribulação não são a igreja, mas sim os Judeus convertidos durante a tribulação.

É verdade que Yahuwah não permitirá que Seu povo seja afetado por Sua ira, mas Ele não precisa levá-los ao céu para protegê-los. Em Apocalipse 7, vemos o selamento dos 144.000 Judeus convertidos. Está claro em Apocalipse 9:4 que eles ainda estão na terra, pois as pragas de gafanhotos não podem prejudicá-los de forma alguma. O Salmo 91 nos dá uma bela imagem da maneira como Yahuwah protegerá Seu povo durante aquele tempo.

garota orando

Quando Cristo vem? Apocalipse 16:15 contém o seguinte aviso: “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que fica acordado e guarda suas roupas, para que não ande nu e eles não vejam sua vergonha.” Isso é pouco antes da sétima praga, o último evento de toda a seqüência, e Cristo ainda não veio. O único evento restante é a batalha do Armagedom, o grande terremoto, a praga das pedras de granizo. Isso é descrito com mais detalhes no capítulo 19, Ezequiel 38-39 e muitas outras passagens. Não precisamos supor que esses eventos ocorrerão dentro de alguns dias. Os exércitos invasores se reunindo no Armagedom, sem dúvida, levarão algum tempo. As invasões não ocorrem espontaneamente durante a noite, como você deve se lembrar das duas invasões do Iraque nas últimas décadas. Em algum ponto durante o período, Cristo retorna para ressuscitar seu povo (1 Co. 15:23; Dn. 12:2) e destruir as forças do Anticristo. Não podemos ser mais específicos do que isso, mas podemos esperar por isso com esperança.

A vinda de Cristo durante o Dia do Senhor é notavelmente confirmada nas duas epístolas de Tessalônica. Ironicamente, essas duas cartas foram usadas para provar a visão pré-tribulação, mas ambas testemunham contra isso de uma maneira notável.

1 Tessalonicenses 5:1: “Mas, no tocante aos tempos e às estações, irmãos e irmãs, não necessitais que eu vos escreva. Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como um ladrão na noite.” A divisão do capítulo obscurece a conexão com o que foi dito no capítulo 4. O antecedente de “tempos e estações” só pode se referir à Parousia mencionada no capítulo anterior. O Dia do Senhor não é, portanto, um assunto novo, mas uma continuação da mesma mensagem.

A segunda carta também une a Parousia, nosso encontro com Cristo, e o Dia do Senhor, e os adverte contra a noção de que o Dia do Senhor já havia começado. Não pode ocorrer “até que primeiro aconteça a apostasia e a revelação do Homem do Pecado” (2 Ts. 2:3).

1 Coríntios 15:50-58 não contém nenhuma nota de sequência de tempo, e certamente não há nada nela que exigiria que a vinda de Cristo ocorreria antes da tribulação. A menção, no entanto, da última trombeta (15:52) relaciona-a com 1 Tessalonicenses 4:13-18 e com a sétima e última trombeta do Livro de Apocalipse (11:15; 20:1-4). Isso cria uma harmonia perfeita.

A importância de compreender os eventos proféticos corretamente, mais notavelmente a vinda de Cristo, é mostrada claramente pela atitude de Paulo para com os Tessalonicenses. Ele passou apenas três semanas na cidade, mas está claro em 2 Tessalonicenses 2 que ele os instruiu totalmente sobre a vinda do Homem do Pecado, a apostasia, o Dia do Senhor e a vinda (Parousia) de Cristo. Além disso, ele não tratou os novos pontos de vista errôneos como permissíveis e sem importância, ao contrário de muitos Cristãos contemporâneos.


Este é um artigo não WLC escrito por John Cunnigham.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC