Print

Paulo: Falso Profeta? Ou Apóstolo Verdadeiro?

pintura de Rembrandt do Apóstolo Paulo

Apóstolo Paulo” de Rembrandt cortesia
da Galeria Nacional de Arte

Yahushua sabia que quando Ele ascendesse ao Céu, Satanás tentaria destruir a incipiente Ekklesia cristã. Pelo ridículo, pela força, pelo engano, Satanás realmente tentou destruir o que Yahushua havia levantado.

A razão pela qual nós usamos Ekklesia e não igreja ao nos referirmos aos fiéis de Yahuwah nos conteúdos WLC é porque a palavra “igreja” não traz precisamente o significado da palavra Grega original, “Ekklesia.” Ao longo do Novo Testamento, Ekklesia se refere aos Chamados Para Fora. A palavra “igreja” que enfatiza um grupo, é portanto uma tradução errônea e nunca deveria ter sido usada. Os Cristãos são literalmente os Chamados Para Fora. Os verdadeiros seguidores de Yahushua são de fato os Chamados Para Fora das denominações e religiões organizadas da Babilônia caída. Quando o chamado para fugir de Babilônia foi ouvido, ninguém é para retornar a igrejas e formas de religião Babilônicas.

Para enfrentar a emergência, Yahuwah “deu alguns apóstolos; e alguns, profetas; e alguns, evangelistas; e alguns, pastores e professores; para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de. . . Yahushua. (Ver Efésios 4:11, 12.)

O objetivo desta grande dádiva era que “[pudéssemos] todos chegar à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de. . . [Yah], a um homem perfeito. . . para que daqui em diante não sejamos mais crianças, jogadas de um lado para o outro e levadas de um lado para o outro por todos os ventos de doutrina, pela artimanha dos homens e pela ardilosa astúcia, por meio da qual eles ficam à espreita para enganar. (Efésios 4:13, 14)

Um vento de doutrina que tem crescido com força é a crença de que Paulo era um falso apóstolo, trazido pelo diabo para destruir a nova fé Cristã. A advertência de Paulo em Atos aplica-se a ele, como um impostor e apóstata:

“Porque eu sei isto, que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis, não poupando o rebanho.” (Atos 20:29, tradução direta de NKJV)

Várias frases, de vez em quando um texto completo, dos escritos de Paulo são tiradas do contexto e usadas para apoiar a afirmação de que ele era um falso apóstolo, trazido pelo diabo para causar estragos no “rebanho” de crentes.

Estas frases, tiradas principalmente de Primeira e Segunda Coríntios, acusam Paulo de:

  1. Vanglória;
  2. Roubar;
  3. Orgulho;
  4. Corrupção;
  5. Amaldiçoar;
  6. Falar NÃO em nome de Yahuwah;
  7. Usando truques e enganos;
  8. Julgar os outros;
  9. Menosprezar Pedro, Tiago e João;
  10. Consultar Satanás;
  11. Manter uma opinião exaltada sobre si mesmo;
  12. Injetar suas próprias ideias nas Escrituras;
  13. Pregar “outro” evangelho;
  14. Dar conselhos matrimoniais defeituosos;
  15. Dizer aos maridos para começarem a viver a vida de solteiro novamente;
  16. Ditar penteados “adequados” para homens;
  17. Julgar estômagos famintos e roncando.

Esses textos dispersos e frases parciais são tirados do contexto e usados como “prova” de que o próprio Paulo era um dos lobos vorazes contra os quais ele advertiu. Tirar versículos do contexto deve sempre levantar bandeiras de alerta em todas as mentes.

Tais afirmações não consideram o contexto dos versículos circundantes; eles não consideram o ambiente em que Paulo foi criado nem a cultura para a qual ele escrevia.

O estilo da escrita de Paulo é consistente com o estilo literário do primeiro século d.C. Ele usou um estilo de raciocínio de “ponto e contraponto” que era comumente usado pelos estudiosos Israelitas de sua época.

A rejeição dos escritos de Paulo normalmente não termina com o corte de suas epístolas da Bíblia, que representam 14 dos 27 livros do Novo Testamento. A consistência exige que se Paulo é um falso apóstolo cujos livros deveriam ser removidos da Bíblia, então os dois livros escritos por seu colaborador, Lucas, também devem ser rejeitados porque Lucas apoia claramente Paulo como um apóstolo comissionado para a obra do Evangelho por Yahushua.

Mas não para por aí. Se Paulo fosse um enganador cujos escritos deviam ser rejeitados, então a autoridade dos outros apóstolos também seria posta em causa porque os principais apóstolos, Pedro, Tiago e João, aceitaram o apostolado de Paulo:

“. . . quando Tiago, Cefas [Pedro] e João, que pareciam colunas, perceberam a graça que me fora dada, deram a mim e a Barnabé a destra de comunhão, para que fôssemos aos Gentios e eles aos circuncisos .” (Gálatas 2:9)

O Tiago que estendeu a “mão direita da comunhão” a Paulo não era Tiago, o irmão de João, pois ele já havia sido martirizado a essa altura. Este Tiago era o meio-irmão altamente respeitado de Yahushua e autor do livro de Tiago no Novo Testamento.

Se Paulo fosse um falso mestre, então a confiabilidade daqueles que lhe estendiam a mão direita da comunhão também deveria ser questionada. O resultado é que mais oito livros dos 11 livros restantes do Novo Testamento devem ser postos de lado. Estes são:

Os únicos livros restantes no Novo Testamento seriam Mateus, Marcos e Judas. E nem estes são inatacáveis.

Os evangelhos de Mateus e Marcos apoiam Pedro e João como homens comissionados por Yahuwah. Mas se Pedro e João não são confiáveis por aceitarem Paulo como um deles, então o julgamento de Mateus e Marcos é questionável por aceitarem Pedro e João. O único livro que resta no Novo Testamento é o livro de Judas, de um único capítulo.

lista dos livros que devem ser rejeitados se alguém rejeita a inspiração de Paulo

O perigo real de deixar de lado os escritos de Paulo, contudo, encontra-se na motivação impulsionando tais acusações contra o mais prolífico dos escritores do Novo Testamento.

Toda a economia Hebraica revelou o plano de salvação em tipo e símbolo. Foi por isso que, quando Yahushua quis explicar Sua missão na noite após Sua ressurreição, “começando por Moisés e todos os Profetas, Ele lhes expôs em todas as Escrituras as coisas concernentes a Si mesmo”. (Lucas 24:27)

Paulo foi criado e educado como Fariseu. Ele era membro do Sinédrio. A tradição Israelita exigia que qualquer membro em potencial do Sinédrio tivesse a Torá, os cinco livros de Moisés, totalmente memorizada aos 12 anos.

A educação de Paulo como Fariseu o tornou muito bem familiarizado com a Lei, bem como com o que era meramente as tradições dos homens. Isso fez dele um professor do evangelho extremamente capaz, dividindo corretamente entre a Verdade e a Tradição.

A denúncia de Paulo do rito da circuncisão levou alguns a rejeitar os seus escritos como transgressores da Lei. Nada poderia estar mais longe da verdade. Paulo defendeu a Lei divina como “santa e o mandamento santo, justo e bom”. (Romanos 7:12)

A circuncisão é um dos estatutos. Paulo não argumentou contra a circuncisão como estatuto. Ele simplesmente esclareceu que de alguma forma não seria possível obter a salvação.

Todo o impulso do ministério de Paulo foi a justificação pela fé. Compreendendo claramente que a salvação é somente pela graça, através da fé, os escritos de Paulo devem ser entendidos no contexto da sua luta contra a heresia da salvação pelas obras.

Todas as falsas religiões são baseadas na salvação pelas obras, de uma forma ou de outra. Até mesmo a religião Israelita degenerou em um sistema de salvação por obras sob as tradições dos anciãos que Yahushua repetidamente repreendeu.

Justificação pela Fé (Gálatas 5:5)Os crentes Gentios, saindo do paganismo, foram facilmente atraídos de volta à salvação pelas obras ensinadas pelos “Judaizantes”. Os Judaizantes afirmavam acreditar em Yahushua como o Messias, mas a sua influência foi o retorno às tradições dos homens como meio para a salvação.

Eles rejeitaram a salvação como um dom gratuito recebido quando alguém escolhe acreditar no Salvador.

O chamado de clarim de Paulo aos crentes Gentios ecoa até os que buscam a verdade hoje:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós: é o dom de. . . [Yahuwah]: não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8, 9, tradução direta da KJV)

Adotar as tradições dos Judeus não traz salvação para ninguém. Usar tsitsit (borlas) e coberturas na cabeça não faz alguém louvável para Yahuwah. Usar palavras Hebraicas que ninguém mais consegue entender não faz de ninguém um melhor observador da Lei.

A salvação pelas obras é muito atraente para a natureza humana caída. Adotar tradições, roupas ou palavras Judaicas pode facilmente fazer com que alguém se sinta superior àqueles que não adotam as mesmas tradições.

Quer as escolhas de estilo de vida sejam baseadas nas Escrituras ou sejam meramente tradições Judaicas, a questão é que a salvação pelas obras pode alimentar o ego, mas nunca garantirá a salvação de ninguém.

Os guardadores da Lei serão cuidadosos na dieta e no vestuário. Mas usar isso como um padrão para julgar os méritos de alguém destrói a própria essência da Lei que é Amor.

Os Fariseus guardaram rigorosamente o que fazer e o que não fazer na Lei, mas negligenciaram o amor, a bondade, a justiça e a misericórdia. Yahushua lhes disse:

“Ai de vós , escribas e fariseus, hipócritas! Pois vós pagais o dízimo da hortelã, do anis e do cominho, e negligenciastes os assuntos mais importantes da lei: justiça e misericórdia e fé. Estas vós deveríeis ter feito, sem deixar as outras por fazer. (Mateus 23:23)

A salvação pelas obras nunca salvará ninguém.

“Mas que ninguém é justificado pela lei aos olhos de. . . [Yahuwah] é evidente, pois ‘o justo viverá pela fé’”. (Gálatas 3:11)

Satanás sabe que ninguém jamais será salvo pelas obras. Ele levou as pessoas a interpretar mal os escritos de Paulo e a rejeitar os ensinamentos mais claros das Escrituras sobre a doutrina vital: a justificação pela fé.

Aqui está o verdadeiro segredo por trás da rejeição de Paulo. A clara compreensão de Paulo da Lei versus Tradição levou-o a rejeitar a lei como o meio de ganhar a salvação.

Paulo ensinou que a Lei deveria ser guardada. No entanto, ele entendeu que pode ser mantido pela em Yahuwah.

A única esperança que alguém tem é parar de tentar chegar ao Céu por conta própria. Aceite que todas as “obras da lei” que você realizou não podem salvá-lo.

“Todas as nossas justiças são como trapos imundos.” (Isaías 64:6)

Justiça pela fé significa que Yahushua vive Sua vida em você. Sua vontade é trazida em perfeita harmonia com Ele. Então, e somente então, a Lei divina é perfeitamente cumprida.

Paulo, um apóstolo divinamente comissionado pelo Céu para levar o evangelho aos Gentios, tem uma mensagem para todos hoje que querem ser salvos:

Eu estou crucificado com. . . Yahushua: contudo eu vivo; contudo, não “eu”, mas Yahushua vive em mim: e a vida que “eu” agora vivo na carne, eu vivo pela fé no filho de Yah que me amou e se entregou por mim. (Veja Gálatas 2:20)

Não se deixe influenciar pelos ventos variados da doutrina. Esteja enraizado e fundamentado nas Escrituras.

Aceite a justiça de Yahushua pela fé. Você também pode experimentar as alegrias da salvação através da fé nos méritos do Salvador.

árvore com raízes alicerçadas na bíblia


Para uma melhor compreensão dos escritos de Paulo, consulte:

ROMANOS = O Plano de Salvação de Obediência em 5 Passos