Print

Questões que Todo Trinitário/Binitarista Sincero Deveria Contemplar

Yahuwah é um. Yahushua, o Cristo, é Seu único filho humano gerado. Ao contrário da crença popular, a Escritura não ensina que Cristo é o Criador, que o Pai e o Filho são o mesmo ser, ou que Yahushua existia antes de seu nascimento em Belém.

Muitos irmãos e irmãs lindos e amados na fé ensinam zelosamente que nosso amoroso Pai Celestial e Seu filho são na verdade o mesmo ser. Neste artigo, faremos algumas questões muito importantes relativas a este ensino e examinaremos muitas das passagens freqüentemente usadas para apoiá-lo. Pretende-se que seja instigante, mas não argumentativo. Nosso objetivo aqui é gerar luz, não calor.

lâmpada de luzÉ nossa esperança que, ao contemplar em espírito de oração esses pontos/questões, você deixe de lado todas as suposições, ideias pré-concebidas e tradições acalentadas. É nossa humilde advertência que você permita que somente a Bíblia molde o seu entendimento.

Porém, quando ele, o Espírito da verdade, vier, ele os guiará em toda a verdade ... (João 16:13a)

Questão #1: Se o Pai e o filho são literalmente o mesmo ser, como pode o Pai estar além da tentação, enquanto o filho não está?

Yahuwah não pode ser tentado:

Que ninguém diga quando é tentado, eu sou tentado por Yahuwah: porque Yahuwah não pode ser tentado pelo mal, nem tenta a ninguém. (Tiago 1:13)

Yahushua foi tentado:

E ele esteve lá no deserto quarenta dias, tentado por Satanás; e estava com as feras selvagens; e os anjos ministraram a ele. (Marcos 1:13; Veja também Mateus 4:1 e Lucas 4:2.)

Portanto em todas as coisas convinha que ele [Yahushua] fosse feito como seus irmãos, para que ele pudesse ser um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Yahuwah, para fazer a reconciliação pelos pecados do povo. Pois naquilo que ele mesmo sofreu ao ser tentado, ele é capaz de socorrer os que são tentados. (Hebreus 2:17-18)

Pois não temos um sumo sacerdote que não pode ser tocado pelo sentimento de nossas enfermidades; mas foi tentado em todos os pontos como nós, mas sem pecado. (Hebreus 4:15)

Questão #2: Se o Pai e o filho são literalmente o mesmo ser, como pode o Pai saber a hora do retorno de Yahushua, enquanto o próprio Yahushua não sabe? Não é sem sentido sugerir que o Pai está guardando segredos de Si mesmo?

“Mas daquele dia e daquela hora ninguém sabe, não, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, mas o Pai.” (Marcos 13:32)

Mas daquele dia e daquela hora ninguém sabe, não, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, mas o Pai. (Marcos 13:32; Veja também Mateus 24:36)

Questão #3: Yahuwah é imortal e não pode morrer. Yahushua, no entanto, morreu; ele voluntariamente deu sua vida por você e por mim. Se o Pai e o filho são literalmente o mesmo ser, como isso é possível?

Yahuwah é imortal:

Eu te dou ordens aos olhos de Yahuwah, que vivifica todas as coisas, e diante de Cristo Yahushua, que diante de Pôncio Pilatos testemunhou uma boa confissão; Que guardes este mandamento sem mácula, irrepreensível, até o aparecimento de nosso Senhor Yahushua Cristo: O qual em seu tempo ele mostrará, quem é o bendito e único Potentado, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; Quem apenas possui a imortalidade, habitando na luz da qual nenhum homem pode se aproximar; a quem nenhum homem viu nem pode ver: ao qual seja honra e poder eterno. Amém. (1 Tim. 6:13-16)

"Quem apenas tem imortalidade - A palavra aqui - ἀθανασία athanasia - significa apropriadamente 'isenção da morte' e parece significar que Deus, em sua própria natureza, desfruta de uma isenção perfeita e certa da morte." - Notas de Albert Barnes sobre a Bíblia

Yahushua morreu:

Yahushua, quando ele clamou novamente com alta voz, rendeu o espírito. (Mateus 27:50)

Mas Yahuwah recomenda seu amor por nós, pois, enquanto éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. (Romanos 5:8)

Pois, se vivemos, vivemos para o Senhor; e se morremos, morremos para o Senhor; quer vivamos, portanto, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Pois para este fim Cristo tanto morreu como ressuscitou e reviveu, para que pudesse ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos. (Romanos 14:8-9)

Sugerir que o Pai e o filho são, na verdade, um único ser zomba da crucificação e a reduz a uma farsa. Apegar-se à ideologia de que Yahushua é Yahuwah exige que você também acredite que Yahushua apenas fingiu a morte porque ainda estava vivo no céu. Por favor, pare por um momento para pensar sobre as ramificações de tal doutrina. Isso é irrefutavelmente uma negação da mensagem do evangelho.

 

Questão #4: Se o Pai e o filho são literalmente o mesmo ser, por que Yahushua disse que Yahuwah criou a humanidade? Por que ele não disse que ele criou a humanidade?

Mas desde o início da criação Yahuwah os fez homem e mulher. (Marcos 10:6; Veja também Mateus 19:4.)

Esta foi uma oportunidade notável para Yahushua deixar todos saberem que ele era o Criador, se assim desejasse. Ele não faz isso, no entanto. Ele nunca fez tal afirmação.

Questão #5: Se o Pai e o filho são literalmente o mesmo ser, por que Yahushua continuamente se refere a seu Pai como um ser separado?

Portanto, se Yahuwah assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, ele não vos vestirá muito mais, Ó vós de pequena fé? (Mateus 6:30)

Ele não é o Deus dos mortos, mas o Deus dos vivos: portanto, vós errais muito. (Marcos 12:27)

E Yahuwah não vingará seus próprios eleitos, que clamam dia e noite a ele, ainda que ele seja longânimo para com eles? (Lucas 18:7)

Questão #6: Se o Pai e o filho são literalmente o mesmo ser, por que Yahushua repetidamente se refere a Yahuwah como seu “Deus”? Yahuwah tem um Deus?

“... Eu subo para meu Pai, e vosso Pai; e ao meu Deus, e a vosso Deus.” (João 20:17)

E perto da hora nona Yahushua clamou em alta voz, dizendo, Eli, Eli, lama sabachthani? isto é, Meu Deus, Meu Deus, por que me desamparaste? (Mateus 27:46; Ver também 15:34.)

Yahushua disse a ela, Não me toque; porque ainda não subi para meu Pai: mas vai para meus irmãos e dize-lhes, eu subo para meu Pai e vosso Pai; e ao meu Deus e ao vosso Deus. (João 20:17)

Yahushua se refere a seu Pai como o “único Deus verdadeiro” – separado e distinto de si mesmo.

E esta é a vida eterna, que eles possam conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e a Yahushua Cristo, a quem Tu enviaste. (João 17:3)

Questão #7: Se o Pai e o filho são literalmente o mesmo ser, por que Yahushua ora ao Pai? Ele está orando para si mesmo?

Naquele momento Yahushua respondeu e disse, eu te agradeço, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque tu escondeste essas coisas dos sábios e prudentes, e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11:25)

E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; tira de mim este cálice: contudo, não o que eu quero, mas o que tu queres. (Marcos 14:36)

Em seguida, eles tiraram a pedra do lugar onde o morto foi colocado. E Yahushua ergueu os olhos e disse, Pai, eu te agradeço que tu me ouviste. Eu eu sabia que tu me ouves sempre: mas por causa da multidão que está em redor eu disse isso, para que creiam que tu me enviaste. (João 11:41-42)

Estas palavras proferiu Yashushua, e ergueu seus olhos para o céu, e disse, Pai, é chegada a hora; glorifica teu Filho, para que também teu Filho possa te glorificar: (João 17:1)

Questão #8: Se o Pai e o filho são literalmente o mesmo ser, por que as Escrituras dizem claramente que é Yahushua que julgará a humanidade e não o Pai? Como pode uma mesma entidade julgar e não julgar ao mesmo tempo?

Yahuwah “julgará o mundo em justiça por aquele homem [Yahushua] a quem ele ordenou.” (Atos 17:31)

Porque o Pai a ninguém julga, mas confiou ao Filho todo o julgamento: (João 5:22)

Porque ele [Yahuwah] designou um dia, no qual ele julgará o mundo em justiça por aquele homem [Yahushua] a quem ele ordenou; do que deu garantia a todos os homens no que o ressuscitou dentre os mortos. (Atos 17:31)

[Veja também: Mateus 25:31-32; João 5:26-27; Romanos 2:16; 2 Timóteo 4:1]

Questão #9: Se o Pai e o filho são literalmente o mesmo ser, por que Yahushua repetidamente se refere a Yahuwah como seu “pai”? Yahushua é seu próprio pai?

Nem todo aquele que me diz, Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. (Mat. 7:21)

E eu vos designo um reino, como meu Pai designou para mim; (Lucas 22:29)

Mas Yahushua respondeu-lhes, Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho. (João 5:17)

Questão #10: Se o Pai e o filho são literalmente o mesmo ser, por que Yahushua repetidamente se refere a si mesmo como o “filho” de Yahuwah? Yahuwah é Seu próprio filho?

E Simão Pedro respondeu e disse, Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Yahushua respondeu e disse a ele, Bendito és tu, Simão Barjona: porque não foi carne e sangue que revelaram isto a ti, mas meu Pai que está nos céus. (Mateus 16:16-17)

Preste atenção especial à passagem acima.

  1. Pedro confessa que Yahushua é “o Filho do Deus vivo”. (Pedro não diz que Yahushua é o Deus vivo.)
  2. Yahushua confirma sua confissão e diz que seu "Pai" foi a fonte da revelação de Pedro.

Aqueles que ensinam que Yahushua é Deus estão acusando Pedro e Yahushua de estarem enganados aqui. Yahuwah proíbe que aceitemos tal sugestão.

Quando/por que Yahushua foi chamado de “filho de Yahuwah”?

“E o anjo respondeu, e disse a ela, O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; portanto, também o sagrado que de ti há de nascer será chamado de Filho de Yahuwah.” (Lucas 1:35)

Yahushua foi chamado de "Filho de Yahuwah" porque foi concebido no ventre de Maria por meio do poder ofuscante do Espírito Santo. A palavra imutável de Yahuwah, concebida no ventre da virgem, literalmente se tornou carne (João 1:14).

Foi esse evento milagroso que o salmista profetizou cerca de quase 1.000 anos antes. Yahushua, o Messias prometido, o descendente de Davi e herdeiro do trono, seria literalmente gerado em um ponto finito no tempo.

“Eu proclamarei o decreto: Yahuwah me disse, Tu és meu Filho; hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e as extremidades da terra por possessão. Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como um vaso de oleiro." (Salmo 2:7-9)

A Escritura não ensina que Yahushua preexistia no céu antes de condescender em se tornar um feto humano.


Compreendendo os Termos

Como os Hebreus entendiam “Cristo”? Quem ou o que é um “Messias”?

No oeste, muitas vezes entendemos mal o verdadeiro significado de Messias e de Cristo como escrito pelos autores da Bíblia. Ambos os termos significam simplesmente "ungido". Eles, de forma alguma, implicam divindade ou deidade. Isso fica bem claro quando você considera que Ciro, um rei Persa, era conhecido como o "messias" de Yahuwah no Antigo Testamento.

Assim diz Yahuwah ao seu ungido [H4899: mashiyach (messias)], a Ciro, cuja destra eu segurei, para subjugar as nações diante dele; . . . (Isa. 45:1a)

lâmpadas de luzMessias/Cristo simplesmente denota uma unção para um propósito especial.

Mashiyach significa "o ungido". (1) Uma palavra importante tanto para a compreensão do Antigo quanto do Novo Testamento é o substantivo mashiyach, que nos dá o termo messias. (2) Como acontece com o verbo, mashiyach implica uma unção para um cargo ou função especial. (2a) Assim, Davi se recusou a fazer mal a Saulo porque Saulo era "o ungido do Senhor" (1 Samuel 24:6). . . (4) O título de Cristo no Novo Testamento é derivado do Grego Christos, que é exatamente equivalente ao Hebraico mashiyach, pois também está enraizado na ideia de 'untar com óleo'. Portanto, o termo Cristo enfatiza a unção especial de Jesus de Nazaré por Seu papel como o escolhido de Deus. (Dicionário Expandido de Palavras da Bíblia do The New Strong)

Yahushua é “divino”?

Esta pergunta causou confusão entre muitos porque o significado de “divino” não foi claramente delineado.

O Dicionário Webster define “divino” como:

1 religião
a: de, relacionado a, ou procedendo diretamente de Deus ou de um deus
b: ser uma divindade

Se a pergunta for: "Yahushua procedeu diretamente de Yahuwah?" (Definição 1a), então a resposta é sim. Ele procedeu de Yahuwah; ele é a palavra de Yahuwah feita carne. (Ele não tinha, no entanto, existência antes de sua concepção miraculosa no ventre de Maria.)

E o Verbo foi feito carne e habitou entre nós, (e vimos a sua glória, a glória como do unigênito do Pai), cheio de graça e verdade. (João 1:14)

Yahushua disse-lhes, Se Yahuwah fosse vosso Pai, vós me amaríeis: porque eu saí e vim de Yahuwah; nem vim de mim mesmo, mas ele me enviou. (João 8:42)

Se a pergunta for, "Yahushua é uma divindade?" (Definição 1b), então a resposta é não. Yahushua era o descendente prometido de Davi, um ser humano nascido de uma virgem por meio da obra milagrosa do espírito de Yahuwah.

“Da [de Davi] semente Yahuwah, de acordo com sua promessa, levantou a Israel um Salvador, Yahushua” (Atos 13:23)”

E o anjo respondeu e disse a ela, O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra: por isso também o sagrado que há de nascer de ti será chamado de Filho de Yahuwah. (Lucas 1:35)

"Quanto a seu Filho Yahushua Cristo nosso Senhor, que foi feito da semente de Davi segundo a carne; E declarou ser o Filho de Yahuwah com poder, segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos" (Romanos 1:3-4)

E, depois de o ter removido, levantou a Davi para ser seu rei; a quem também deu testemunho, e disse, Eu achei Davi, filho de Jessé, um homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. Da semente deste homem Yahuwah, de acordo com sua promessa, levantou a Israel um Salvador, Yahushua: (Atos 13:22-23)

O que a Escritura quer dizer quando diz que Yahushua era um “homem”?

Significa exatamente o que diz. Yahuwah, nosso Pai Celestial, nunca é referido como um "homem". Muitos Cristãos sinceros ensinam que Yahushua é 100% Yahuwah e 100% homem. Isso, porém, é totalmente sem sentido e não pode ser encontrado em lugar algum das Escrituras.

Mas não como a ofensa, assim também é o presente gratuito. Pois, se pela ofensa de um muitos morreram, muito mais a graça de Yahuwah, e o presente pela graça, que é por um homem, Yahushua Cristo, abundou para muitos. (Romanos 5:15)

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Yahushua; (1 Tim. 2:5) [Observe que "o homem Cristo Yahushua" é mencionado como sendo distintamente separado do "único Deus".]

Porque ele designou um dia no qual ele julgará o mundo em justiça por aquele homem [Yahushua] a quem ele ordenou; do que deu garantia a todos os homens no que o ressuscitou dentre os mortos. (Atos 17:31)

Vós homens Israelitas, ouvi estas palavras; Yahushua de Nazaré, um homem aprovado por Yahuwah entre vós por milagres e maravilhas e sinais, os quais Yahuwah fez por ele no meio de vocês, como vós mesmos sabeis: (Atos 2:22)

Observe cuidadosamente a proclamação de Pedro na última passagem. Ele diz que Yahushua é “um homem aprovado de Yahuwah”. Ele não diz que ele é Yahuwah. Isso concorda com a declaração de Paulo de que Yahushua era um "homem" que Yahuwah havia "ordenado". (Atos 17:31)

Existem duas divindades?

Muitos, ao reconhecer que a Escritura faz uma distinção clara entre o Pai e o filho, admitem que são seres separados, mas ainda se apegam à ideia de que Yahushua é o co-criador e pré-existiu no Céu antes de seu nascimento em Belém. Essa noção, porém, nos apresenta com uma contradição clara.

A Escritura deixa claro que somente Yahuwah é o Criador e o único Deus verdadeiro. Yahuwah é echad (um).

E um dos escribas se aproximou e os ouviu discutindo entre si, e vendo que ele lhes respondia bem, perguntou-lhe: “Qual é o mandamento mais importante de todos?” Yahushua respondeu, “O mais importante é, 'Ouve, ó Israel: Yahuwah nosso Elohim, Yahuwah é um. E tu amarás Yahuwah teu Elohim com todo o teu coração e com toda a tua alma e com toda a tua mente e com toda a tua força. ' (Ver Marcos 12:28-30.)

Assim diz Yahuwah, teu redentor, e aquele que te formou desde o ventre, Eu sou Yahuwah que faço todas as coisas; que estendo os céus sozinho; que espalho a terra sozinho; (Isa. 44:24)

A negação desta verdade claramente declarada é em grande parte responsável pela rejeição do Evangelho por Judeus e Muçulmanos. Yahuwah é um. Ele sozinho é Deus. Ele apenas é o Criador. A doutrina errônea de Trinitários e Binitaristas imediatamente repele Judeus e Muçulmanos sinceros porque ambos sabem que Deus é um. Consequentemente, seus ouvidos estão fechados para a verdade vivificante como ela é em Yahushua e eles são incapazes de compreender o glorioso evangelho da graça e misericórdia de Yahuwah.


Uma Análise Mais Detalhada de Algumas Passagens Frequentemente Mal Compreendidas

Abaixo estão alguns dos versículos frequentemente usados por muitos Trinitarianos/Binitarianos amorosos e sinceros para provar que Yahushua e Yahuwah são na verdade o mesmo ser.

“Eu e meu Pai somos um.” (João 10:30)

Se recuarmos e examinarmos este versículo no contexto, torna-se imediatamente evidente que Yahushua não estava afirmando que ele e o Pai são literalmente o mesmo ser.

27 Minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem: 28 E eu dou-lhes a vida eterna; e elas nunca hão de perecer, nem ninguém as arrebatará de minha mão. 29 Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai. 30 Eu e meu Pai somos um. 31 Os Judeus então pegaram novamente pedras para o apedrejarem. 32 Yahushua respondeu-lhes, Muitas boas obras vos tenho mostrado de meu Pai; por qual dessas obras vós me apedrejais? 33 Os Judeus responderam-lhe, dizendo, Não te apedrejamos por uma boa obra; mas pela blasfêmia; e porque tu, sendo homem, te fazes Deus. . . . 36 Dizeis vós daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, Tu blasfemas; porque eu disse, eu sou o filho de Deus? (João 10:27-36)

Observe o seguinte:

Outra prova de que Yahushua não estava afirmando que ele e o Pai são literalmente o mesmo ser pode ser encontrada em sua oração em João 17:

“E a glória que tu me deste eu lhes dei; para que eles possam ser um, assim como nós somos um.” (João 17:22)

E agora eu não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Santo Pai, guarda pelo teu próprio nome aqueles que me deste, para que eles possam ser um, como nós somos. (João 17:11)

E a glória que tu me deste eu lhes dei; para que eles possam ser um, assim como nós somos um: (João 17:22)

Yahushua, nas passagens acima, ora para que seus discípulos sejam um assim como ele e o Pai são um. Ele estava orando para que todos nós nos tornássemos um ser literal? Não. Ele estava orando para que todos fôssemos de um só pensamento, um acordo e um só espírito, assim como ele e o Pai o são (João 10:30). Tanto Paulo como Pedro ecoaram este mesmo sentimento.

Para que vós possais com uma mente e uma boca glorificar Yahuwah, o Pai de nosso Senhor Yahushua Cristo. (Romanos 15:6)

Finalmente, irmãos, adeus. Sejam perfeitos, sejam de bom conforto, sejam de uma só mente, vivam em paz; e o Deus de amor e paz estará convosco. (2 Coríntios 13:11)

Apenas deixai que vossa conversa seja como convém ao evangelho de Cristo: para que, quer eu venha e vos veja, ou esteja ausente, eu possa ouvir sobre vossos negócios, para que permaneçais firmes em um espírito, com uma mente lutando juntos pela fé no evangelho; (Filipenses 1:27)

Cumpri minha alegria, para que tenhais o mesmo pensamento, tendo o mesmo amor, sendo de um só acordo e de uma só mente. (Filipenses 2:2)

Finalmente, sede todos de uma só mente, tendo compaixão uns dos outros, amai como irmãos, sede piedosos, sede corteses: (1 Pedro 3:8)

Outro versículo frequentemente mal compreendido ...

"E agora, ó Pai, glorifica-me tu contigo mesmo, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse." (João 17:5)

Esta passagem é frequentemente interpretada como significando que Yahushua preexistia com o Pai antes que o mundo fosse criado. Não é isso que ele está dizendo, no entanto. Yahushua, aqui, está se referindo à glória que Yahuwah preordenou para ele antes que o mundo fosse criado (antes mesmo de ele nascer). Pedro deixa isso muito claro.

Porquanto sabeis que não fostes redimidos com coisas corruptíveis, como prata e ouro, de vossas conversas vãs recebidas por tradição de vossos pais; Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha: Que em verdade foi preordenado antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos por vós, Que por ele crêem em Yahuwah, que o ressuscitou dos mortos e deu-lhe glória; para que sua fé e esperança possam estar em Yahuwah. (1 Pedro 1:18-21)

Vemos essa ideia de preordenação comunicada regularmente em todo o Novo Testamento. O plano de salvação de Yahuwah foi estabelecido antes da fundação do mundo, mas não foi manifestado até o nascimento, morte e ressurreição de Seu Filho, Yahushua nosso salvador.

“Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha: O qual, na verdade, foi predestinado antes da fundação do mundo, mas se manifestou nestes últimos tempos por vós" (1 Pedro 1: 19-20)

Conforme ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele no amor: (Ef 1:4)

Quem nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não de acordo com nossas obras, mas de acordo com seu próprio propósito e graça, que nos foi dada em Cristo Yahushua antes que o mundo começasse, Mas agora foi feito manifesto pelo aparecimento de nosso Salvador Yahushua Cristo, que aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho: (2 Tim. 1:9-10)

Na esperança da vida eterna, que Yahuwah, que não pode mentir, prometeu antes que o mundo começasse; Mas, no devido tempo, manifestou sua palavra por meio da pregação, que me foi confiada de acordo com o mandamento de Deus, nosso Salvador; (Tito 1:2-3)

Se alguém ficar tentado a duvidar desta explicação de João 17: 5, você só precisa ler a oração de Yahushua em sua totalidade. Depois de dizer, "E agora, ó Pai, glorifica-me tu contigo mesmo com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse", Yahushua continua orando o seguinte:

Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim; Para que todos possam ser um; como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles sejam um em nós: para que o mundo creia que tu me enviaste. E a glória que tu me deste eu lhes dei; para que eles sejam um, assim como nós somos um. (João 17:20-22)

Na passagem acima, Yahushua diz que deu sua glória presenteada para aqueles que ainda nem nasceram - para "também aqueles que hão de crer [nele] por meio da palavra [dos discípulos]". Ele estava compartilhando sua glória conosco antes mesmo de nascermos – assim como seu Pai fez com ele.

Lembre-se, novamente, que o plano de Yahuwah foi estabelecido antes mesmo que o mundo fosse criado. É assim que se pode dizer que Yahushua foi o “Cordeiro morto desde a fundação do mundo”. (Apocalipse 13:8)

Conclusão

Para ser justo, há muitos versículos que, superficialmente, parecem apoiar o ensino de um Cristo pré-encarnado. Devemos ter em mente, porém, que os tradutores da Bíblia não eram imparciais em seu trabalho. Eles eram seres humanos falíveis como você e eu, com noções preconcebidas e tradições herdadas – e intencionalmente, ou não, seu preconceito aparece em suas traduções.

Muito mais poderia ser dito sobre esses pontos, mas é nossa oração que VOCÊ (o leitor), como um honesto estudante da Bíblia e sincero buscador da verdade, investigue com oração essas coisas por si mesmo. A verdade não teme uma investigação rigorosa.

Pois há um Deus, e um mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Yahushua. (1 Tim. 2:5)

Louvado seja o Nome incomparável de Yahuwah agora e para sempre.

homem sentado na floresta, segurando uma Bíblia


Para obter uma explicação dos versículos mais frequentemente usados para apoiar a doutrina de Cristo pré-encarnado, por favor consulte o seguinte: https://www.worldslastchance.com/topical-biblical-studies/anti-trinitarian-studies

Para mais informações sobre o erro da doutrina da Trindade: https://www.worldslastchance.com/directory#The-Trinity-(doctrinal-error)