Print

Realismo Bíblico em Relação a Israel

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

Realismo Bíblico em Relação a Israel

Na chamada “teologia da substituição,” que é muito difundida, o Israel literal, étnico e nacional não é mais visto como o povo da aliança de Yahuwah, mas sim a Igreja substituiu Israel de forma plena e permanente. As promessas de restauração do Antigo Testamento para Israel são “reinterpretadas” por esta teologia de modo a tornar a Igreja o destinatário de todas as bênçãos, enquanto o Israel nacional é deixado para receber apenas as maldições de Yahuwah. Historicamente, a Igreja Católica adotou essa teologia e a popularizou amplamente. O reformador Protestante John Calvin a perpetuou entre seus próprios seguidores, e é aceita hoje por muitos chamados “evangélicos,” bem como (surpreendentemente!) Testemunhas de Jeová (ao contrário do que pensa seu próprio fundador, C.T. Russell).

Esta teologia de substituição está claramente invalidada por Romanos 11 (e uma série de profecias do AT), onde “Israel” significa Israel literal e onde Paulo nos diz que Yahuwah ainda tem planos para eles como uma nação (vv. 22-32) porque eles são “amadoS por causa dos pais” (v. 28). A Igreja medieval adotou um método de “interpretação” das profecias bíblicas “alegoricamente.” Esse alegorismo continua em grande parte da igreja professa hoje. Alegoria significa “dizer outra coisa.” É um veneno espiritual, porque anula o texto da Escritura em nome da “interpretação.” Falsa “alegorização” é uma maneira sofisticada de se livrar da verdade na qual alguém não se preocupa em acreditar!

Há muito tempo, as pessoas de fé Abraâmica perceberam que esse método não era fiel às Escrituras e era destrutivo para a crença no Evangelho do Reino. O Evangelho do Reino inclui informações vitais sobre o agora endurecido e cego Israel (não a Igreja) que é “inimigo do Evangelho” (Rm. 11:28). Mas, coletivamente, no futuro, eles se voltarão para o Messias. Enquanto isso, os Judeus individuais podem, é claro, se juntar aos seguidores de Yahushua o Messias e se tornar membros da “circuncisão” espiritual (Fp. 3:3; Gl. 6:16, o Israel do espírito, não “o Israel da carne,” 1 Co. 10:18).

Insistir em um futuro bíblico para o Israel nacional não significa que nós, como Cristãos, devemos ser ativos politicamente para realizar qualquer agenda que pensamos que a Bíblia apóia. Acreditamos que a Igreja não é chamada para tal atividade, mas sim para ser separada dos governos desta era.

Alguns falam do “Deus dos Judeus e do Deus dos Muçulmanos” de forma a sugerir que este é o mesmo Deus. Nós nos opomos a tal identificação. O Deus dos Judeus, Yahuwah, é o verdadeiro Deus do universo. Ele é o Deus e Pai do Senhor Yahushua. Ele não é Alá, o “Deus” do Islã. O Alcorão e a Bíblia são documentos muito diferentes. O bíblico Yahuwah chama a Si mesmo de Deus de Israel. Falsas interpretações da Bíblia também são capazes de afastar as pessoas de Yahuwah, que inspirou este precioso Livro.

Embora acreditemos na restauração da nação de Israel, isso não significa que vemos o atual governo de Israel como o Reino de Yahuwah. Não acreditamos que o Sionismo seja o cumprimento da imagem bíblica de Israel recuperado na verdadeira fé. Não acreditamos que os Israelenses não cometam erros graves, como todos nós cometemos. Israel ainda não foi convertido ao Evangelho Cristão da salvação, nem à ética do Novo Testamento. Paulo os chama de “inimigos do Evangelho” (Rm. 11:28). Eles são um governo mundano como todos os outros governos atuais. Eles foram trazidos de volta à sua pátria histórica na descrença, assim como nossos antepassados na fé Abraâmica previram.

“Eu certamente reunirei todos vós, Jacó; Vou reunir o remanescente de Israel” (Miquéias 2:12)

Mas eles precisavam estar lá, na terra, em sua incredulidade para que Yahuwah pudesse lidar com eles naquela terra, assim como Seus profetas predisseram. Muitas profecias dizem respeito a eventos que ainda ocorrerão em Israel. No futuro, após a Grande Tribulação, é esperado um arrependimento nacional coletivo e um retorno ao Messias. “Assim todo o Israel será salvo” (Rm. 11:26). O comentário de Miquéias se encaixa bem: “Eu certamente reunirei todos vós, Jacó; Vou reunir o remanescente de Israel” (Mq. 2:12). Israel como um todo será finalmente convertido. Isso não significa todo Judeu, apenas porque ele é Judeu. Todos devem escolher se arrepender e aceitar Yahushua e seu Evangelho do Reino (Atos 8:12).

A Bíblia não contém nenhuma doutrina de salvação inevitável e irresistível, muito menos de dupla predestinação. Cada homem deve fazer uma escolha e, felizmente, Yahuwah deseja que todos sejam salvos (1 Tm. 2:4-5). O fato de que nem todos serão salvos é uma prova positiva de nossa capacidade de escolha, ou seja, de exercer nosso “livre arbítrio” divinamente dado para crer e obedecer à verdade do Evangelho, para sermos salvos (Hb. 5:9 ; João 3:36; 12:44-50).


Este é um artigo não WLC escrito por Bill Wachtel.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC