Print

Se Yahushua pré-existiu, Ele não era um Humano, João 17:5

Este é um artigo não-WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se fossem provenientes diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Tais trabalhos, excluímos das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério isento de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não publicado pela WLC [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nossa compreensão de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é lançada em nosso caminho. Valorizamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

se-yahushua-pré-existiu-ele-não-era-um-humano-joão-17:5

Muitos Trinitarianos acreditam que a oração de Yahushua no Evangelho de João 17:5 mostra que Yahushua pré-existia:

“E agora, Pai, glorifica-me tu junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo fosse feito” (RSV).

Como acontece com qualquer passagem bíblica problemática, devemos considerar o contexto da declaração de Yahushua nesta oração a Yahuwah (o Pai). Apenas duas frases antes, conforme registrado em João 17:3, Yahushua orou a Yahuwah: “Pai (17:1) … a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Yahushua, o Messias a quem enviaste.” Em João 17:5, duas sentenças depois de Yahushua dizer que o Pai é o único Deus verdadeiro, seria bizarro Yahushua sugerir que ele também, o próprio Yahushua, também é Deus.

Pai = Yahuwah

A oração de Yahushua em João 17 é dirigida ao “Pai”. No Novo Testamento, o Pai de Yahushua é sinônimo de “Yahuwah”. Quando Yahushua diz: "Pai", ele quer dizer "Deus". Trazendo pressupostos para o texto, os Trinitarianos olham para esta oração e veem “Deus Filho” apelando a Deus Pai para devolver a glória que ele, “Deus Filho”, teve antes em uma existência pré-humana. Mas esta interpretação interpreta mal a Paternidade de Yahuwah na Bíblia. Na Bíblia, a Paternidade de Yahuwah é uma metáfora que descreve a relação de Deus com a humanidade (Êxodo 4:22, Isaías 63:16, Oséias 11:1, Mateus 5:45, 6:9, João 20 :17). Biblicamente, a Paternidade de Yahuwah não descreve uma relação metafísica de uma pessoa da “Divindade” para outra.

Além disso, a Bíblia não descreve a glória destinada ao Messias à direita do Deus Todo-Poderoso como algo que o Messias já teve, que ele abriu mão e foi devolvido. Em vez disso, a exaltação e a glória do Messias foram preditas no Antigo Testamento e então cumpridas em Yahushua. Yahushua disse: "Ó insensatos e tardos de coração para crer em tudo o que os profetas disseram! Não era necessário que o Messias sofresse essas coisas e entrasse em sua glória?" (Lucas 24:25-26).

mulher-negra-pensativa

Falar de coisas que ainda não existem, como se existissem

A interpretação trinitária de João 17:5 falha em entender que tanto Yahuwah quanto Yahushua, através de Seus profetas, falam de coisas (e pessoas) predeterminadas (ou pré-conhecidas) como se já existissem. Observe as palavras de Yahushua nesta mesma oração de João 17 apenas 15 versículos depois:

"Não rogo apenas por estes, mas também por aqueles que crerão em mim por meio de sua palavra, ... A glória que você me deu eu dei a eles, para que sejam um, assim como nós somos um" (João 17:20-22).

  1. Aqui Yahushua disse que já havia recebido a glória destinada a ele. Mas sua glória não havia sido dada literalmente, pois Yahushua ainda não havia morrido, ressuscitado e exaltado à direita do Todo-Poderoso Yahuwah (Lucas 24:25-26). Yahushua disse que a glória já havia sido dada porque ele sabia que Yahuwah havia prometido a glória. A concessão da glória é tão “boa quanto feita”, então Yahushua poderia falar dela como se já a possuísse.
  2. E Yahushua também podia falar da glória que ele havia dado às pessoas que ainda não eram crentes nele. Para algumas dessas pessoas, Yahushua já deu glória que nem existia quando Yahushua falou essas palavras. Assim como Yahuwah deu glória ao Messias antes que o Messias existisse, aqui Yahushua fala da glória que ele deu às pessoas antes que elas existissem literalmente.
  3. Os chamados crentes da "divindade de Cristo" insistem que a glória que Yahushua teve e desistiu foi sua glória como Yahuwah. Mas Yahushua diz que a mesma glória que o Pai (já) deu a ele, Yahushua (já) deu a algumas pessoas que ainda não haviam nascido. Não é evidente que a glória que Yahuwah deu a Yahushua não é a glória de Yahuwah?

Lendo alguns versículos adiante, em João 17:24, Yahushua reiterou o que ele orou em 17:5: “Pai, desejo que onde eu estou, também aqueles que me deste estejam comigo, para que vejam a minha glória. que você me deu em seu amor por mim antes da fundação do mundo”.

Observe que Yahushua disse a mesma coisa, mas de uma maneira ligeiramente diferente. Yahushua não apenas “teve” glória com o Pai (17:5), mas RECEBEU glória (17:24) antes da fundação do mundo.

Mais uma vez, a oração de Yahushua entra em conflito com a interpretação da divindade de Cristo em pelo menos duas maneiras significativas:

  1. Devemos supor que a primeira pessoa da Divindade deu glória e amou a segunda pessoa da Divindade apenas antes da fundação do mundo? Por que não na eternidade passada?
  2. O Pai deu glória ao filho antes da fundação do mundo. Isso significa que houve um tempo, mesmo antes da fundação do mundo, quando a segunda pessoa da Divindade não tinha glória e recebeu glória. Por que a primeira pessoa da Divindade teve que dar glória à segunda pessoa da Divindade antes da fundação do mundo?

Os intérpretes da Deidade de Cristo criam contradições e dilemas como esses porque o que eles acreditam não é a verdade.

Um princípio fundamental da interpretação da Escritura é tomar as palavras em seu contexto histórico e gramatical. Neste caso, precisamos apenas ouvir mais 15 frases na oração de Yahushua para entender melhor o que Yahushua quis dizer em 17:5. Em João 17:20-24 Yahushua usou novamente a linguagem de “dar glória” e “ter glória” antes da existência literal.

A glória que Yahuwah planejou para o Messias Yahushua falou no passado, assim como ele falou no passado da glória que ele daria aos futuros crentes. As coisas predestinadas são mencionadas como já existentes porque são “tão boas quanto feitas” aos olhos de Yahuwah.

"Antes de formá-lo no ventre, eu te conheci, e antes de tu nasceres, eu te consagrei; designei-te um profeta para as nações" (Jeremias 1:5).

Outra maneira de dizer isso é que, na Bíblia, uma pessoa pode “ter” algo antes de tê-lo literalmente ou mesmo antes de existir. Yahushua disse que os pobres de espírito e os perseguidos por causa da justiça têm o reino dos céus (Mt 5:3, 10). Mesmo que essas pessoas ainda não tivessem o reino dos céus (eram pobres e perseguidas), elas o tinham.

Paulo disse que os crentes no Único Deus verdadeiro e em Seu Messias Yahushua tinham salvação e um chamado santo antes mesmo de existirem. “(Yahuwah) que nos salvou e nos chamou para uma santa vocação, não por causa de nossas obras, mas por causa de seu propósito e graça, que ele nos deu no Messias Yahushua antes dos tempos eternos, e que agora se manifestou…” (2 Timóteo 1:9-10). Para Paulo, estar “plenamente convencido de que Yahuwah pode fazer o que prometeu” é a fé salvadora (Romanos 4:21).

Como Jeremias foi conhecido e designado para ser um profeta antes de ser formado no ventre de sua mãe, Yahushua foi conhecido e designado para ser o Messias:

"Antes de formá-lo no ventre, eu o conheci, e antes de você nascer, eu o consagrei; desginei-lhe um profeta para as nações" (Jeremias 1:5).

Outro exemplo é Isaías 53

A maioria dos Cristãos concordaria que Isaías 53 é messiânico; isto é, embora seja paralelo à experiência da nação de Israel, Isaías 53 de alguma forma nos fala sobre a vinda do Messias (João 12:37-38, 1 Pedro 2:24-25). Isaías 53 foi escrito centenas de anos antes de Yahushua nascer. No entanto, Isaías 53 está todo no passado. “Ele cresceu diante dele... ele foi desprezado e rejeitado pelos homens... ele tomou sobre si as nossas dores... nós o consideramos ferido... ele foi ferido... Yahuwah fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós...” e assim por diante, tudo no passado . Yahuwah colocou sobre Yahushua a iniquidade de todos nós, antes de 700 AC? Obviamente não, mas fala-se de 700 anos antes de acontecer como se já tivesse acontecido.

Alguns chamam essa linguagem de “tempo perfeito profético” porque as palavras dos profetas tratam de algo ainda por vir, mas as palavras são ditas como se já tivessem acontecido, já existissem. Se Yahuwah o predestina, é tão bom quanto feito. Da mesma forma, Yahushua poderia dizer que Yahuwah “tinha dado” a ele glória antes que ele recebesse a glória.

Outro exemplo, Abrão

Quando Abrão não tinha descendente, Yahuwah disse a ele: "EU DEI (passado) esta terra à tua semente (Gn 15:18). Antes que eles (ou ele) existissem, a semente de Abrão recebeu a terra.

Quando Abrão já era velho e não tinha filho da promessa, Yahuwah disse a ele: “EU FIZ de você (no passado) o pai de muitas nações”. Realmente? Abrão, velho e sem filhos, era pai de muitas nações? Isso ocorre porque Yahuwah fala de coisas que ainda não existem como se já existissem (veja Romanos 4:17).

Mais problemas com a interpretação trinitária

Os Trinitaristas criam enormes problemas teológicos ao dizer que Yahushua recorda sua pré-existência literal e glória em João 17:5. Sejamos claros: Yahushua não reivindica divindade em João 17:5, muito menos faz parte de uma Divindade de três pessoas. Nem Yahushua disse que tinha glória com Yahuwah desde a eternidade passada, apenas desde antes que o mundo existisse, o que é uma maneira estranha de descrever uma glória compartilhada de duas pessoas divinas eternamente existentes.

Na doutrina trinitária, “Deus Filho” não desistiu de sua natureza divina quando assumiu a natureza humana na encarnação, isto é, quando se tornou “totalmente Deus e totalmente homem”. A natureza humana de Yahushua não tinha glória divina “antes que o mundo existisse”, então esta deve ser a natureza divina de “Deus Filho”, falando em João 17:5.

Mas pode “Deus Filho” ser totalmente Deus sem a Sua glória?

A interpretação trinitária de João 17:5 acaba sendo uma teia emaranhada de contradições.

homem-negro-pensativo-coçando-a-cabeça

Suponha que os trinitarianos queiram dizer que João 17:5 mostra que Yahushua pré-existiu. Nesse caso, eles deveriam ser seguidores de Ário do século IV dC, que acreditavam que o Logos (Palavra), um Deus menor ou anjo que pré-existia, assumiu a natureza humana. Qualquer um que teve glória “com” Yahuwah, de fato recebeu glória, então não teve glória “com” Yahuwah, mas então recebe glória novamente “com” Yahuwah, não é Yahuwah. Assim como quem “vai a Yahuwah” não é Yahuwah.

Uma maneira melhor de entender João 17:5

Em vez da lembrança de uma assim chamada pessoa divina eterna, João 17:5 é uma expressão (na véspera de ser morto por crucificação) do homem Cristo Yahushua de Nazaré na promessa de Yahuwah. A chamada interpretação da “divindade de Cristo” denigre, na verdade tenta eliminar o homem Cristo Yahushua e a confiança que ele depositou em Yahuwah, seu Deus.

Assim como Yahuwah deu a semente de Abraão a terra, mesmo antes que eles existissem, e como Yahuwah fez de Abrão o pai de muitas nações, mesmo antes que ele tivesse um filho da promessa, Yahuwah deu glória ao Messias Yahushua antes que ele existisse. Yahuwah fala de coisas que ainda não são como se já fossem. O homem Cristo Yahushua acreditou inteiramente na promessa determinada para ele há muito tempo.

Um aviso

Se Yahushua existiu como Yahuwah, ele não é humano. Ele seria algum outro tipo de criatura, mas não uma pessoa humana. A doutrina trinitária, no final, leva a uma negação do homem Yahushua.

Se Yahushua existiu como Yahuwah, ele não é humano. Ele seria algum outro tipo de criatura, mas não uma pessoa humana. A doutrina trinitária, no final, leva a uma negação do homem Yahushua.

Adão pré-existiu além do plano e propósito de Yahuwah? Algum outro ser humano pré-existiu além do plano e propósito de Yahuwah? (Aparentemente, os mórmons acreditam que os humanos já existiam, mas isso não é bíblico). Se Yahushua existiu literalmente, então ele não é um ser humano; ele é outra coisa. Ele não é como você ou eu no que nos torna essencialmente humanos. O Yahushua de dupla natureza dos credos católicos é um Superman de Clark Kent, uma ficção científica, um conto de fadas, uma fantasia. Se Yahushua é Yahuwah que assumiu a carne, ele não é uma pessoa humana, e não temos uma oferta pelo pecado (Romanos 5:15, 17; 1 Tim. 2:5; 2 Coríntios 5:21).

As Escrituras nunca chegam perto de dizer algo como "esse é o Yahushua humano", mas "esse é o Yahushua divino". Um Yahushua de dupla natureza é uma especulação filosófica, uma fantasia. A morte do homem Yahushua (não de natureza dupla) na cruz, a ressurreição do homem Yahushua dentre os mortos e a exaltação do homem Yahushua à direita do Todo-Poderoso Yahuwah no céu não é uma fantasia.

yahusuha-não-pré-existiu


Este é um artigo não WLC de Bill Schlegel.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, restauramos nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, conforme foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC