Print

Todos Falam em Línguas? Um Estudo de 1 Coríntios 12

Este é um artigo não WLC. Ao usar recursos de autores externos, publicamos apenas o conteúdo que está 100% em harmonia com a Bíblia e as crenças bíblicas atuais da WLC. Portanto, esses artigos podem ser tratados como se viessem diretamente da WLC. Temos sido grandemente abençoados pelo ministério de muitos servos de Yahuwah. Mas não aconselhamos nossos membros a explorar outras obras desses autores. Excluímos essas obras das publicações porque contêm erros. Infelizmente, ainda não encontramos um ministério que esteja livre de erros. Se você ficar chocado com algum conteúdo não WLC publicado [artigos/episódios], lembre-se de Provérbios 4:18. Nosso entendimento de Sua verdade está evoluindo, à medida que mais luz é derramada em nosso caminho. Prezamos a verdade mais do que a vida e a buscamos onde quer que possa ser encontrada.

todos-falam-em-línguas

As palavras de Paulo em 1 Coríntios 12 foram mal compreendidas e mal interpretadas quando se trata de “falar em línguas.” Os últimos cinco versículos dizem claramente que nem todo mundo falava em línguas. Nem todo mundo tinha esse dom. Mas na organização com a qual estive envolvido por muitos anos, Paulo foi contestado por algumas “explicações.” Primeiro, foi declarado que o contexto estava falando de uma reunião da igreja e, portanto, nem todos falariam em línguas na reunião. “Se eles fizessem isto, você nunca chegaria em casa,” disse nosso professor. O problema com isso é que o contexto do capítulo fala claramente sobre os membros do corpo de Cristo como um todo e suas várias funções, não uma reunião da igreja. Além disso, línguas não é a única coisa mencionada nesta seção. Essa mesma explicação não pode ser aplicada a apóstolos ou operários de milagres. Ninguém em nossas reuniões jamais disse, “Alguém, por favor, fique de pé e faça um milagre” ou “levante-se e ressuscite os mortos.”

Outra explicação, ainda usada com frequência, é que todo aquele que nasceu de novo tem a capacidade de “operar todos os nove [dons] o tempo todo,” mas nem todo mundo o faz, dependendo de sua vontade ou crença. De acordo com essa explicação, diferentes pessoas têm diferentes aptidões, diferentes “ternos longos” em uma ou mais manifestações. Mas eles realmente deveriam ou poderiam operar todos os nove dons. A base disso foi o resultado da má interpretação da parte inicial do capítulo, especialmente os versículos 4-11. Os versículos 4 a 6 falam de variedades de dons, ministérios e efeitos (dons, administrações e operações na KJV). Então o versículo 7 começa com “mas.” Foi dito que isso contrasta o que se segue com o que veio antes. Assim, as manifestações eram diferentes dos presentes. O dom, nos foi ensinado, é o espírito santo, e as nove coisas listadas nos versículos a seguir eram manifestações desse dom.

A palavra para “mas” no versículo 7, entretanto, não é a palavra alla, que marca um forte contraste. É de, que é usada para marcar uma transição entre frases, ou um contraste que não é forte. Pode ser traduzida como “e,” “assim,” “agora” ou “além disso.” Os próximos versículos listam as maneiras pelas quais o espírito se manifesta, mas não há nada que indique que não sejam dons. Eles são todos dons listados em nenhuma ordem particular, e quando comparados com outras listas de dons (Rm. 12:4-8; 1 Co. 12:27-31; Ef. 4:7-13; 1 Pe. 4:10-11), pode-se verificar que esses nove são presentes, mas não uma lista exaustiva.

Além disso, o versículo 7 fala da “manifestação do espírito,” não “manifestaçõeS.” Significa evidência ou exibição. Existem muitas variedades de dons, ministérios e efeitos, mas o mesmo espírito os energiza; assim, a evidência do espírito é dada a cada um para o bem comum.

“Porque a um é dada a palavra de sabedoria pelo Espírito, e a outro a palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito; a outro fé pelo mesmo Espírito, e a outro dons de cura por um Espírito, e a outro a realização de milagres, e a outro profecia, e a outro a distinção de espíritos, a outro vários tipos de línguas, e a outro a interpretação de línguas. Mas um e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, distribuindo a cada um individualmente como Ele quer” (1 Co. 12:8-11).

Certa vez, fui ensinado que a palavra para “a” no versículo 8 deveria ser “para” e “um” significava “um proveito,” e estes versículos deveriam ler: “Para um benefício é dada a palavra de sabedoria, e para outro [proveito] a palavra de conhecimento...” No entanto, o Grego não dá nem mesmo uma sugestão de evidência para tal grande erro de tradução, e muitos seguidores ou ex-seguidores desistiram corretamente desta explicação. No entanto, ainda se afirma que qualquer pessoa que nascer de novo tem a capacidade de operar todos os nove dons. O versículo 11 diz que eles são distribuídos a cada indivíduo como “ele” quer. Foi-me ensinado que “ele” se refere a quem recebe o presente, indicando assim que as manifestações que se opera dependem de sua própria vontade. Mas independentemente de como você interpreta o “ele” no versículo 11, os versículos 18 e 28 ainda afirmam claramente que Yahuwah colocou os membros do corpo onde Ele os deseja. Nenhum comentário imagina que o “ele” no versículo 11 se refere ao crente Cristão.

Os versículos 12 e seguintes comparam a Igreja com o corpo humano. O pé não diz que não faz parte do corpo porque não é uma mão. A orelha não diz que não faz parte do corpo porque não é um olho. Cada membro tem uma função particular, e é colocada no corpo para realizá-la. Mas observe o que esta passagem não diz. Ela não diz que cada parte do corpo tem a capacidade de ser qualquer outra parte. Não diz que o olho não é uma orelha, mas poderia ser, se quisesse, ou que o pé poderia ser uma mão, se quisesse. Nem diz que todas as partes do corpo devem aspirar a realizar todas as funções. Cada membro tem sua própria função, que é determinada por Yahuwah.

Além disso, os versículos 7-11 afirmam claramente que a um é dado um presente, e a outro é dado outro presente. Se um presente não for dado a você, você não o tem! Esta é outra prova de que o versículo 11 não pode significar “Como a pessoa deseja.”

“Agora vós sois o corpo de Cristo, e individualmente membros dele. E Yahuwah designou na igreja, primeiro Apóstolos, segundos profetas, terceiros mestres, então milagres, então dons de cura, ajuda, administração, vários tipos de línguas. Todos não são Apóstolos, são? Todos não são profetas, são? Todos não são professores, são? Todos não são operadores de milagres, são? Todos não têm dons de cura, têm? Todos não falam em línguas, falam? Todos não interpretam, interpretam? Mas desejai sinceramente os dons maiores. E eu vos mostro um caminho ainda mais excelente” (I Co. 12:27-31).

Toda a noção de que todos os crentes têm a habilidade de operar todos os dons foi lida nesta e em outras passagens, mas não há base Escritural para isso. Uma das razões para lê-la nas Escrituras é o mal-entendido sobre o que é o espírito santo. Na Bíblia, é a presença e o poder de Yahuwah, ou o Yahushua ressuscitado, em ação nas pessoas ou eventos.

rupo de oração


Este é um artigo não WLC escrito por Mark Clarke.

Retiramos do artigo original todos os nomes e títulos pagãos do Pai e do Filho e os substituímos pelos nomes próprios originais. Além disso, temos restaurado nas Escrituras citadas os nomes do Pai e do Filho, como eles foram originalmente escritos pelos autores inspirados da Bíblia. -Equipe WLC